17
SET

A Ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, anunciou, na noite desta quarta-feira, 17, apoio à candidatura de Henrique Alves ao Governo do Estado. O candidato participou da ‘Reunião do Abraço’, na Estrada da Raiz, e se comprometeu a expandir para todo o Rio Grande do Norte o projeto de segurança criado por Cláudia Regina, a Base Integrada Cidadã (BIC).

“Henrique é o candidato que eu confio e acredito, porque tem compromisso com Mossoró. Ele veio dizer ao nosso povo que vai trabalhar pela segurança, assim como nós fizemos”, destacou Cláudia Regina. Henrique também assumiu outros compromissos, como a construção de uma maternidade pública e atração de empresas para Mossoró.

Já Henrique ‘levantou a bola’ de Cláudia Regina afirmando que ela é uma mulher forte e que tem brilho próprio.

"Essa é uma das reuniões mais conscientes que eu participei na vida pública aqui em Mossoró. Parabéns! Revê-la com essa força, entusiasmo e brilho nos olhos, me deixa muito feliz. Cláudia Regina é uma das maiores lutadoras que já conheci", Henrique Eduardo Alves.

Em Mossoró, além de Henrique para o governo, Claúdia Regina apoia os candidatos, à reeleição, Felipe Maia para deputado federal e Getúlio Rêgo, a estadual.   

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, também participou do encontro que selou a aliança política.  








17
SET

Faleceu na noite desta quarta-feira, 17, por volta de 20h20min, no município de Barbalha/ CE, de causas naturais, o Padre Luiz Sampaio do Rêgo, 76 anos.

Num primeiro momento, o corpo será velado em Juazeiro do Norte, Ceará, a pedido dos fiéis, e chegará a Pau dos Ferros na sexta-feira, 19, onde também será velado (em local ainda não divulgado) e será sepultado no túmulo de seus genitores no cemitério público ‘São Manoel’ (horário incerto).

Pe. Luiz Sampaio nasceu no dia 10 de junho de 1938, em Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar, e foi criado no município do Encanto. Ele é filho do casal Raimundo Francisco Sampaio e Antônia Guedes do Rêgo (in memorian). Ele foi ordenado aos 09 de junho de 1991 (memória de São Jose de Anchieta) na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Pau dos Ferros/ RN, pela imposição e Oração Consecratória de D. Jose Freire de Oliveira Neto (in memorian).

Em Pau dos Ferros, foi Administrador desta Paróquia, entre os anos de 1991 a 1994, onde criou várias pastorais, serviços e movimentos e, ainda, muitas comunidades nasceram e se tornaram grandes propagadoras da palavra de Deus. Entre elas destacamos a Comunidade D. Bosco que, até hoje, segue a mesma espiritualidade de seu fundador.

Padre Luiz também foi vigário em Juazeiro do Norte, no Santuário do ‘Sagrado Coração de Jesus’ (1995 a 2006), onde fez um grande trabalho de Evangelização (templo em que os salesianos estão até hoje sob a direção), e, em seguida, foi transferido para Areia Branca/ RN (2006 até 2012) e, atualmente, era vigário da Paróquia de São João Bosco, no bairro Guamoré, na cidade do Natal/ RN.



17
SET

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (SUVISA) vem esclarecer aos proprietários e responsáveis técnicos das farmácias do Rio Grande do Norte sobre uma tentativa de golpe que vem ocorrendo em nosso Estado. 

Pessoas se passando por fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estão cobrando taxas indevidas e chantageando as farmácias com ameaças de fechar o estabelecimento, caso não paguem a “Taxa para Autorização de Funcionamento da ANVISA”, a qual deverá ser depositada em uma conta por eles fornecida.

A SUVISA alerta que se trata de um golpe. A ANVISA, órgão da esfera federal, não realiza inspeção nos estados ou nos municípios. Esta inspeção é de competência da Vigilância Sanitária local. Quando há necessidade da presença da ANVISA a inspeção é feita conjuntamente com os fiscais do Estado ou do Município.

Portanto, a SUVISA reitera que fiquem atentos e que, caso sofram esse tipo de abordagem, não façam nenhum depósito bancário. Denunciem, através do telefone (84) 3232-2557, ou entrem em contato com os fiscais das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) ou das Vigilâncias Sanitárias (VISAS) dos seus municípios.



17
SET

Notícias extraoficiais chegadas ao blog dão conta de que um dos assessores da campanha do deputado estadual, Gustavo Fernandes, candidato à reeleição, Roberto Salém de Miranda, 59 anos, foi encontrado morto na Pousada do Anízio, em Pau dos Ferros, nesta quarta-feira, 17.

Segundo populares, Roberto, que era o responsável pela divulgação das mobilizações políticas de Gustavo, sofreu um infarto fulminante. Alguns amigos, que o esparavam para o almoço, estranharam a demora e foram ao quarto averiguar. Ao chegarem, encontram Roberto sem vida dentro de uma rede.

O corpo ficou na pousada até o final da tarde à espera da chegada do ITEP, que o levou para a unidade do órgão, em Mossoró, para necrópsia.

Poderemos voltar, a qualquer momento, com informações adicionais.



17
SET

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou nessa terça-feira, 16, a lista de concorrência referente ao Edital Nº 21/2014 do processo seletivo para os cursos superiores de graduação via ENEM. Ao todo, foram 1069 candidatos inscritos para concorrer as vagas ofertadas pelos cursos de graduação em Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Física e Técnico em Logística.

O curso ofertado pelo Campus Pau dos Ferros do IFRN, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), foi o mais procurado, com demanda de 10,78 candidatos por vaga, o que representa 431 inscritos.

O processo utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2010, 2011, 2012 ou 2013 do ENEM, sendo esta informada pelo próprio candidato no momento da inscrição.

Concorrência

Página do Processo Seletivo



17
SET

Nas eleições do próximo dia 5 de outubro, mais de 2,4 milhões de mesários estarão trabalhando para atender os 142,8 milhões de eleitores que estão aptos a votar nas eleições gerais deste ano.

Mais da metade desses mesários são voluntários, ou seja, se apresentaram de livre e espontânea vontade à Justiça Eleitoral para colaborar com o exercício da democracia no dia da eleição. Os mesários estarão espalhados pelos 5.570 municípios do país e também em 141 cidades de 89 países onde os brasileiros podem votar. “O mesário tem um papel essencial no processo eleitoral e participação importante no exercício da cidadania”, destacou a secretária de gestão de pessoas e coordenadora do Grupo de Trabalho de Mesários do TSE, Zélia Miranda.

Os mesários que foram convocados receberam a comunicação por meio dos Correios, que foi enviada até o dia 6 de agosto. Entre as funções desenvolvidas por eles na seção eleitoral estão a de presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente. No dia da eleição, são os mesários os responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação. Eles não podem usar vestuário ou objetos que contenham qualquer propaganda de partido, coligação ou candidato.

Benefícios

O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Caso o mesário não possa comparecer, ele deve enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa.

Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa, ao juiz eleitoral, será de 30 dias. Caso contrário, o mesário será multado. As regras e penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas na legislação eleitoral (Lei nº 9.504/97).



17
SET

Cumprindo agenda no Seridó, a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini, visitou, nesta quarta-feira (17), confecções instaladas através de incentivosdo Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (Pró-Sertão). A Chefe do Executivo foi acompanhada do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato.

A primeira visita aconteceu em uma facção de Parelhas com a participação do Prefeito, Francisco de Assis de Medeiros. O município agora conta com 8 facções produzindo peças de roupas para serem comercializadas por grandes empresas como Guararapes e Hering, ambas grandes fábricas instaladas em Natal.

Antes do Pró-Sertão, Parelhas contava apenas com duas confecções. A proprietária da facção visitada, Eva Vilma Panício, se emocionou ao falar sobre o projeto. Ela que foi gerente de uma confecção na cidade, agora emprega 45 pessoas todas com carteira assinada. “A gente se emociona porque é realmente uma grande diferença na minha vida e na de todos que estão aqui e foi graças ao Pró-Sertão que tudo se tornou possível”, disse.

No município de Jardim do Seridó, Rosalba Ciarlini visitou a facção do empreendedor Janúncio Nóbrega. Ele, que já era proprietário de uma confecção, conseguiu abrir mais uma pelo Pró-Sertão onde trabalham 60 pessoas, além dos outros 35 que já eram funcionários. Pelo programa foi realizada uma capacitação técnica. “A capacitação foi extremamente importante porque apesar de nossa região ter a tradição no setor de confecção precisávamos de mão-de-obra qualificada”, explicou.



17
SET

Médico e ex-prefeito de São Miguel, o candidato a deputado estadual, Galeno Torquato, participou, ontem, 16, de mobilização popular no município de Água Nova, onde a prefeita, Rafaela Carvalho, o líder político, Iromar Carvalho, e todo seu grupo, o apresentaram como seus candidatos à Assembléia Legislativa. "Venho hoje, em praça pública, pra pedir ao eleitor que dê esse voto de confiança para Dr. Galeno, e que faça a diferença para o povo de Água Nova e para o povo do Oeste", enfatizou a prefeita, acrescentando que, juntamente com seus aliados, apoiam Walter Alves para deputado federal.

Seguindo o mesmo tom de discurso, Iromar Carvalho destacou que a sua opção de apoiar Torquato deve-se ao fato deste ter se comportado, ao longo da vida pública, como "um homem de palavra". Para Iromar, Galeno já provou a sua capacidade de trabalho como prefeito de sua cidade, São Miguel.

O candidato, por sua vez, disse que deixou a prefeitura de São Miguel com 80% de aprovação e tem a sensação do dever cumprido. "Agora, quero poder contribuir para a vida do povo de São Miguel, do povo de Água Nova e com o povo do meu estado, atuando na Assembleia Legislativa. Sou da região, entendo os problemas daqui e acredito que ter um deputado estadual presente e próximo faça a diferença.", disse.

Galeno Torquato participou, ainda, de uma movimentação política na cidade de Riacho de Santana, ao lado do prefeito Jessé Freitas e do ex-prefeito Raimundo Nonato (‘Raimundinho’). O evento político contou, também, com as presenças de lideranças da região, como vereadores e prefeitos de municípios próximos, entre eles Antônio Dólar (prefeito de José da Penha) e Rafaela Carvalho (prefeita de Água Nova).

"Quando fui prefeito daqui, Galeno era prefeito de São Miguel, conheci o seu trabalho, vi o quanto ele mudou a realidade de sua população, do seu comprometimento e principalmente de sua coragem! Sem padrinhos políticos e sem mandato, Galeno veio comprometido a ser um deputado. Ele merece nosso voto e sei que teremos um deputado com um gabinete de portas abertas para o nosso município", destacou Raimundinho.

Galeno, em seu discurso, falou sobre o seu compromisso com o povo do Oeste. "Eu sei das dificuldades que o povo do Oeste sofre. Sei como é complicado administrar um município que, muitas vezes, não conta com o apoio do Governo do Estado. Não quero ser deputado por vaidade. Quero trabalhar para ajudar você, prefeito Jessé, para ajudar seu povo; para ajudar ao povo da região Oeste e para ajudar meu Estado",  assinalou.










17
SET

O município de São Miguel, localizado na região do Alto Oeste do RN, certificado por duas vezes com o Selo UNICEF Município Aprovado, está desenvolvendo ações que integram a metodologia do SELO UNICEF edição 2013-2016.

Dentre as atividades, o município implementou, nesta quarta-feira, 17, na Sede do Poder Executivo, o Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes – NUCA, um espaço de discussão, oficinas e aprendizagem, onde os adolescentes poderão participar e fomentar o debate acerca de temas atuais de seu interesse e da comunidade, seja:  religião, esporte, meio ambiente, política, sociedade, lazer, cultura e educação.

A reunião teve a participação do Prefeito, Dario Vieira, que proferiu a abertura, como, também, o Articulador do Selo, José Barbosa, da Presidente do CMDCA, Luzinete Cesário, de membros da Equipe Setorial representada pelos secretários Francisco Nunes de Freitas e Elza Franco, dos Membros do CMDCA, Francisco Anarclebson, Katiane Torres e Sueli Lopes, do Presidente do Conselho Tutelar, Francinaldo Pessoa, e dos Adolescentes Paloma Lopes e Carlos Alberto Junior, que participaram do 3º ciclo de formação em Natal.

A assembleia para a formação do NUCA acontecerá no próximo dia 26 de setembro, uma sexta-feira, às 14h, no PETI, onde serão formadas as equipes de mapeamento das oportunidades do NUCA.

O NUCA, formado por adolescentes de até 18 anos incompletos, terá representatividade dos mais variados setores territoriais do município, abrangendo aspectos preconizados na metodologia do selo.

Com a execução de ações integradas, São Miguel busca, mais uma vez, ser aprovado com o SELO UNICEF, mostrando, desta forma, ser um município que garante a qualidade de vida e direitos às suas crianças e adolescentes.





17
SET

Representantes municipais do Alto-Oeste se reuniram hoje, 17, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), para participar de uma oficina realizada pela assessoria técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), cujo objetivo foi a discussão da legislação nacional que institui a política de resíduos sólidos.

Na capacitação, técnicos e gestores públicos receberam orientações acerca de atividades estratégicas para o desenvolvimento da limpeza pública e da metodologia a ser utilizada na elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos da Região do Alto-Oeste, bem como do plano estadual.

De acordo com a Semarh, um dos principais benefícios dos planos é a aptidão dos prefeitos para pleitear junto ao Governo Federal recursos para serem investidos na área de resíduos sólidos.

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, consciente da necessidade dos cuidados com o meio ambiente, não poderia ficar de fora da oficina. O prefeito, Fabrício Torquato, e as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação e Saúde compareceram ao treinamento.

Vale lembrar, contudo, que Pau dos Ferros, através da secretaria de Meio Ambiente (SEMA), já tem realizado um importante trabalho socioeducativo, com moradores e unidades de ensino. “A construção coletiva de hábitos e atitudes corretos em relação à preservação ambiental, por meio da coleta seletiva e do acondicionamento do lixo, mostra um resultado positivo para o desenvolvimento do município”, disse a secretária Fátima Araújo.

Por meio do Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos da Região do Alto-Oeste e do aterro sanitário que funcionará na cidade atendendo mais de 40 municípios da região, Pau dos Ferros irá avançar ainda mais na resolução dos problemas relacionados aos resíduos sólidos.





17
SET

Faltando apenas dezenove dias para a eleição, a candidata ao Senado pelo PSB/RN, Wilma de Faria, concentrou a sua agenda dessa terça-feira (16) na Grande Natal, com mobilizações, caminhada e reuniões.

“Eu só gosto de estar onde eu possa trabalhar, porque só acredito nas coisas conquistadas com muito esforço”, afirmou Wilma em reunião em Parnamirim, referindo-se ao seu trabalho como deputada federal, afirmando que não será diferente no Senado. “Trabalhei dia e noite quando fui deputada constituinte e, como senadora, vou trabalhar ainda mais”.

A reunião foi organizada pelos suplentes de vereador Dra. Elizabeth Carrasco (DEM), Dr. Deoclécio Marques (PSB) e Marquinhos da Climep (PSDC),  e pela liderança Vinicius Machado, que na ocasião, destacaram algumas obras realizadas pelo governo Wilma na cidade, como o Hospital Deoclecio Marques, a conclusão do viaduto, Restaurante Popular, escolas, estradas e Farmácia Popular, além de 200 casas populares.

Já em Natal, a candidata participou da "Caravana da Mudança", que passou pelos bairros das Rocas, Brasília Teimosa e Santo Reis, e de reunião com representantes de movimentos sociais da região Oeste, no Centro Pastoral da Cidade da Esperança, reunindo lideranças comunitárias do Bom Pastor, Planalto, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Quintas, Dix-Sept Rosado, Nazaré, Guarapes, Nova Cidade e Lagoa Nova.

“Eu não sou como alguns candidatos que se preocupam com o que seu partido manda, eu me preocupo e faço o que o povo pede, porque eu trabalho para o povo do Rio Grande do Norte”, observou Wilma, que completou: “Eu já fui do legislativo e executivo, sei a necessidade da população e vou usar minha experiência no Senado”.







16
SET

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), torna público o resultado do Processo de Seleção Simplificada para professor substituto e Instrutor Musical dos campi de Mossoró, Patu, Natal, Pau dos Ferros e Assú.

De acordo com o Edital, os convocados para Mossoró, devem apresentar a documentação exigida na Diretoria de Pessoal, localizada no Edifício Epílogo de Campos, Centro.

Já os convocados para Patu, Pau dos Ferros, Natal e Assú devem apresentar a documentação nas secretarias dos respectivos campi.

A relação dos convocados e documentação exigida está disponível no EDITAL



16
SET

Na noite do último domingo (14), o deputado estadual, Getúlio Rêgo, candidato à reeleição, recebeu, novamente, o carinho do povo de Umarizal. A população saiu às ruas para abraçar o parlamentar do DEMocratas, que é o campeão de mandatos na Assembleia Legislativa do RN.

Leonardo Rêgo, ex-prefeito de Pau dos Ferros, no seu discurso, lembrou da política que o pai faz com decência e responsabilidade, e mandou um aviso às críticas vazias dos adversários.

“Ainda é possível fazer vida pública, neste Brasil, com decência e responsabilidade. Queria dizer que não estou aqui para atirar pedras em pessoas que já foram nossos correligionários no passado; essas pessoas tiveram uma importância relevante na trajetória vitoriosa do deputado Getúlio e suas famílias ainda continuam com amizade com a gente. E nós queremos o bem de toda Umarizal. Agora, bater em Getúlio Rêgo, em Umarizal, é remar contra a maré”, disse Leonardo Rêgo.

Antes do comício, o deputado Getúlio Rêgo participou de uma gigantesca carreata/passeata, ao lado do prefeito, Mano Onofre, do candidato a federal, Betinho Segundo, vereadores e lideranças politicas de Umarizal e municípios circunvizinhos





16
SET

 Instituto ouviu 3.010 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Marina Silva (PSB): 30%
- Aécio Neves (PSDB): 19%

- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Luciana Genro (PSOL): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iase (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 6%

* Cada um dos sete indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%

No levantamento anterior do instituto, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado no dia 12, Dilma tinha 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15%.

- Não sabe/não respondeu: 18%

G1/Globo 



16
SET





16
SET

O conselheiro do TCE/RN, Tarcísio Costa, desaprovou a prestação de contas do ex-prefeito de Riacho de Santana, Raimundo Nonato dos Santos (‘Raimundinho’), referente  ao exercício de 2011, condenando-o ao pagamento de multas que somam R$ 36.476,00. O processo foi relatado na sessão da Segunda Câmara de Contas desta terça-feira, 16.

Foi imposto ao ex-gestor a multa de R$ 25.200,00, em razão da não divulgação dos Relatórios de Gestão Fiscal - do 1° e 2° semestres de 2011 - e pelo atraso na entrega da prestação de contas do 2° semestre de 2011.

O atraso na apresentação dos Relatórios resumidos de Execução Orçamentária e prestações de contas bimensais, no referido ano, provocaram, ainda, multas no valor de R$ 11.276,00. 



16
SET

A mensagem governamental que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2015 foi lida na sessão plenária desta terça-feira (16) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O projeto de lei agora irá tramitar pelas comissões temáticas da Casa e estabelece uma receita total estimada em R$ 12,3 bilhões.

De acordo com o projeto do governo, a receita deverá ser distribuída da seguinte forma: R$ 10,67 bilhões do orçamento fiscal; R$ 1,5 bilhão do orçamento da seguridade social e R$ 672 milhões da receita total, definida como receita intraorçamentária por se tratar de operações entre os órgãos.

A despesa está fixada no mesmo valor da receita: R$ 12,3 bilhões dos quais R$ 8,7 bilhões são orçamento fiscal e R$ 3,6 bilhões da seguridade social. Com relação às fontes de financiamento oriundas das empresas públicas e das sociedades de economia mista, o projeto prevê a arrecadação de R$ 551 milhões.

Pelo projeto o governo propõe que o remanejamento de verbas será de 15% do total das despesas fixadas e estima um crescimento do PIB em três por cento, com a meta de inflação de cinco por cento.

A estimativa da receita proveniente do ICMS é de R$ 4,7 bilhões, o que representa 38,19% da receita total. Entre as despesas correntes elencadas pelo governo, destaca-se a despesa com pessoal e encargos sociais, no montante de R$ 6,6 bilhões, que serão financiados com recursos do tesouro e complementados com recursos de outras fontes.   



16
SET

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através da Diretoria de Ensino, iniciará o processo de implementação da Lei de Promoção de Praças. Será realizado, a partir de outubro, o curso de nivelamento dos primeiros Soldados que estarão aptos a serem promovidos em abril de 2015, conforme previsto na Lei de Promoção de Praças, sancionada este ano pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.

"A Lei de Promoção de Praças foi uma conquista bastante esperada pela Instituição que irá valorizar ainda mais os nossos policiais”, disse o Comandante Geral, Coronel Francisco Araújo.

Inicialmente serão nivelados 120 Soldados, divididos em três turmas concomitantes de 40 policiais cada. A duração das aulas será de duração de 45 dias.

"Também estamos convocando os Cabos aptos à promoções a realizarem um Estágio de Habilitação à Sargento como forma de valorizar através dessas promoções cada vez mais os nossos policiais", destacou o Comandante Geral.

Para o Estágio da Habilitação à Sargento foram convocados 40 policiais, os quais também iniciarão o curso em outubro após exames de saúde e avaliação de documentos.

Ao todo serão nivelados simultaneamente 160 policiais, entre Soldados e Cabos, visando garantir uma melhor formação no âmbito didático e observando as limitações estruturais do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM (CFAPM).

"Formaremos esses primeiros 160 policiais e, tão logo seja concluído o nivelamento, iniciaremos as turmas seguintes com mais 160 policiais, garantindo a continuidade do nivelamento dos PMs", declarou o Coronel Araújo.



16
SET

A equipe do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (NAPS) se reuniu na segunda-feira, 15, na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) com o prefeito do Município de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, para a definição e ajustes gerais referentes à realização de edição do programa Justiça na Praça, que pela primeira vez acontecerá em dois dias, 05 e 06 de dezembro, e será a última edição do programa para o ano de 2014, assim como marcará o encerramento das atividades do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (NAPS) para este ano.

Pela programação, a abertura será no dia 05 de dezembro com a realização dos casamentos comunitários (estão previstas 200 oficializações de uniões maritais). No dia seguinte, estarão disponíveis para toda a população daquela região todos os serviços oferecidos pelo Poder Judiciário, bem como de seus inúmeros parceiros. O encerramento será às 17 horas com apresentações culturais das escolas nas quais os professores receberam a formação do programa.

Na reunião, ficou acertada a realização de palestras, no período de 03 a 05 de dezembro deste ano, a ser ministradas pelos servidores do Poder Judiciário abordando temas como reconhecimento de paternidade e adoção, além da participação do Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal (NOADE), que falará sobre o tema: Drogadição.

Para o prefeito, Fabrício Torquato, esta parceria existente entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça só beneficia a população, na medida em que leva cidadania e encurta a distância entre o Poder Judiciário e o jurisdicionado. “A importância do ‘Justiça na Praça’ está justamente na possibilidade do cidadão comum ter um acesso fácil ao Poder Judiciário, possa conhecer melhor seus direitos e assim poder exercê-lo no seu dia-a-dia”, comentou.



16
SET

Em campanha nessa segunda-feira (15/09) na cidade de Linhares, polo moveleiro localizado no norte do Espírito Santo, o candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, afirmou que a recessão começa a impactar diretamente a geração de empregos e responsabilizou o atual governo da presidente Dilma Rousseff pelo cenário de crise.

“Somos a única alternativa segura para que os empregos voltem a ser gerados no Brasil e a qualidade da saúde, da educação e da segurança pública melhore”, ressaltou ao comentar notícia de que 3,5 milhões de empresas brasileiras estão com dificuldades para honrar compromissos financeiros. “A recessão anunciada no Brasil começa a impactar diretamente nos empregos que deveriam estar sendo gerados em todas as nossas regiões, inclusive aqui.”

“Isso significa que elas [as empresas brasileiras] estão diminuindo sua capacidade de gerar empregos. Isso tem afetado principalmente as micro, pequenas e médias empresas. Esse é o lado perverso da crise econômica que se abateu sobre o país pela absoluta incapacidade do atual governo de enfrentá-la.”

Aécio fez caminhada por uma rua de comércio de Linhares e visitou duas fábricas, acompanhado pelo candidato ao governo do Espírito Santo Paulo Hartung (PMDB), o vice na chapa dele, César Colnago (PSDB), e do senador Ricardo Ferraço (PMDB), coordenador de sua campanha no Estado, além de várias lideranças políticas.



16
SET

A mediana das expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2014 não para de cair como mostrou o Relatório de Mercado Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro, pelo Banco Central. E também contamina a perspectiva dos economistas para 2015.

Pelo documento, a economia brasileira crescerá apenas 0,33% este ano ante projeção anterior de avanço de 0,48% e de expansão de 0,79% esperada um mês atrás. Esta é a 16a semana consecutiva em que o mercado revisa suas planilhas para baixo. Para 2015, a taxa mediana da Focus também recuou, passando de 1,10% para 1,04%. Quatro semanas antes, a estimativa de crescimento para o próximo ano estava em 1,20%.

As mudanças ocorreram mesmo com a parada nas correções que o mercado fez esta semana em relação ao desempenho negativo da indústria. Conforme a pesquisa, o setor manufatureiro terá retração de 1,98% este ano, como já era esperado na semana passada.

Vale lembrar que um mês antes, a expectativa era de uma diminuição da atividade da ordem de 1,76%. Para 2015, a previsão é de recuperação do setor, que deve ter expansão de 1,50% - mesma taxa do documento anterior. Há um mês, a mediana estava em 1,70%. Há quase um mês, o IBGE divulgou que o PIB recuou 0,60% no segundo trimestre do ano e revisou para pior do número dos primeiros três meses do ano.

Os analistas também mantiveram suas estimativas para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB em 2014. A Focus de hoje aponta uma mediana de 35,00% ante taxa de 34,89% de um mês atrás. Para 2015, a mediana subiu de 35,04% para 35,30%.

Agência Estado



15
SET

Sempre somos agradecidos pelos clientes que temos.

O motor da economia e o nosso bem mais precioso.

Parabéns, clientes Rio Grande!

Rio Grande Supermercados:

Loja 01 – Rua Pedro Velho, 977, Centro.

Loja 02 – Rua Manoel Alexandre, 1036, Princesinha do Oeste.

Pau dos Ferros-RN. 



15
SET

O Instituto Ibope divulgou, nesta segunda-feira (15), pesquisa de intenção de voto sobre o primeiro turno da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. Em primeiro lugar, aparece o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), com 40%. No levantamento anterior, ele tinha os mesmos 40%.

Encomendada pela Inter TV Cabugi, a pesquisa é a segunda do Ibope no Rio Grande do Norte.

O candidato Robinson Faria (PSD) aparece em segundo lugar com 31% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 28%.

Professor Robério Paulino (PSOL) tem 3%. Simone Dutra (PSTU) e Araken Farias (PSL) têm 1% cada.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:

Henrique Alves (PMDB) - 40%
Robinson Faria (PSD) - 31%
Professor Robério Paulino (PSOL) - 3%
Simone Dutra (PSTU) - 1%
Araken Farias (PSL) - 1%
Brancos e Nulos - 14%
Não sabem - 10%

Segundo turno

O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Henrique Eduardo Alves e Robinson Faria. Os resultados são os seguintes:

Henrique: 40%
Robinson: 36%
Branco/nulo: 14%
Não sabe/não respondeu: 11%

Rejeição

O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é de Henrique Alves, que tem 28%. Na sequência aparecem Araken Farias (23%), Robinson Faria (21%), Simone Dutra (20%) e Professor Robério (14%).

A pesquisa foi realizada entre os 12 e 14 de setembro. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00027/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00643/2014.

Do G1/Globo/RN



15
SET

A população da cidade de São Miguel deu uma grande demonstração de apoio às candidaturas de Galeno Torquato para deputado estadual e dos seus correligionários, Robinson e Fabio Faria, que disputam, respectivamente, o governo do Estado e uma vaga na Câmara Federal.

Na manhã desse domingo, 14, cerca de 500 carros e motos saíram da zona rural do município e percorreram as principais ruas da cidade em um movimento que foi chamado ‘Esquenta 55555’.

Com o objetivo de mostrar a força da mobilização popular em apoio à candidatura do líder político local, o evento terminou com uma grande manifestação popular em frente à residência de Galeno Torquato, que agradeceu á multidão presente pelo apoio recebido.

O ‘Esquenta 55555’ foi considerado um grande sucesso no município e os amigos de Galeno Torquato planejam novas manifestações populares até o final da campanha, agregando sempre novos apoios e contagiando mais participantes.







15
SET

A VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, recebeu um Certificado, com VOTOS DE CONGRATULAÇÕES, da Coordenadoria de Promoção à Saúde e Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesap “pelo excelente desempenho na Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina de 2013, alcançando 87,5% de cobertura vacinal canina”.

A VI Ursap, com sede em Pau dos Ferros, é composta por 37 municípios do Alto Oeste potiguar. A meta estimada da região era vacinar 40.113 cães e 21.375 felinos, perfazendo um total de 61.488 animais. A equipe de endemias e zoonoses, coordenada pela técnica Fátima Leite, conseguiu superar – e muito - o índice de 80% sugerido pelo Ministério da Saúde.

Para Eliana Fixina, enfermeira responsável pelo Programa de Imunização da VI Ursap, “esses indicadores são frutos de um trabalho conjunto executado por todos os atores envolvidos no processo de erradicação da raiva canina e felina na 6ª Região de Saúde”, destacou.

Vacinação 2014

Este ano, o período de vacinação dos cães e gatos está compreendido entre 15 de setembro a 11 de novembro vindouros; sendo que o “Dia D” está marcado para 18 de outubro, um sábado. Deverão tomar a vacina, os animais que possuem mais de três meses de idade e fêmeas paridas com mais de 15 dias.

A meta para o ano de 2014, na 6a Região, é o de vacinar 61.840 animais, sendo 40.859 cães e 20.981 gatos.

Somente em Pau dos Ferros são 5.559, sendo: 3.984 e 1.575 gatos.



15
SET

Na madrugada desta segunda-feira, 15, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte empreendeu diligências após o registro de uma explosão de um caixa eletrônico em Baía Formosa.

Durante as buscas, Policiais Militares do 8º BPM interceptaram um veículo conduzido por dois suspeitos envolvidos com o crime. A PM conseguiu apreender o material utilizado para a explosão e materiais de fraude e clonagem de cartões, além do valor roubado dos caixas eletrônicos.

Ao todo, foram recuperados R$ 143,7 mil em cédulas de R$ 10, 20, 50 e 100, os quais foram entregues à autoridade de polícia judiciária, juntamente com o material apreendido e os suspeitos envolvidos para as providências legais. 



15
SET

Governadora do RN, Rosalba Ciarlini, esteve no velório do ex-Governador, Iberê Ferreira de Souza, na manhã desta segunda-feira (15), na Escola de Governo, no Centro Administrativo.

A Chefe do Executivo prestou condolência aos familiares e amigos presentes. “Venho nesse momento de dor me solidarizar com os familiares e prestar uma homenagem não só ao homem público, mas também ao cidadão Iberê, homem dedicado a família, que foi deputado, secretário, esteve à frente do governo, que contribuiu para o crescimento do Rio Grande do Norte e cumpriu sua missão”, declarou.

Iberê Ferreira de Souza faleceu sábado (13), aos 70 anos, em conseqüência de uma infecção generalizada. Ele lutava contra um câncer desde 2010 e estava internado há vários meses em virtude de uma meningite bacteriana. Iberê era advogado e atuava na política desde 1970. Deixa 3 filhos e 7 netos. “Ele batalhou muito pelo Trairi, a região dele, assim como pelo estado, e deixa para nós muitos exemplos, especialmente de força e de luta”, disse o filho, João Olímpio “Joca” Ferreira de Souza.

O corpo chegou ao local por volta das 10h, vindo de Santa Cruz, cidade onde o ex-Governador iniciou a carreira política. O velório segue até às 15h, quando será celebrada uma missa. Em seguida o cortejo fúnebre segue para o cemitério ‘Morada da Paz’, onde será feito o sepultamento. 



14
SET

A Coligação ‘Unidos Pela Mudança’, encabeçada por Henrique Alves, candidato ao governo do RN, e Wilma de Faria ao Senado, cancelou agenda que cumpriria na região do Alto Oeste neste domingo, 14, em virtude do falecimento do ex-governador, Iberê Ferreira, ocorrido ontem, em São Paulo.

A Caravana teria mobilizações políticas nos municípios de Pilões, São Francisco do Oeste, Encanto, Água Nova e Pau dos Ferros.



14
SET

A amiga Márcia Morais, que está hospedada no coração do amado, Hermes Morais, pra valer, desde 2009, quando oficializaram a feliz união conjugal e juntaram os panos de prato, os talheres e as escovas, está aniversariando neste domingo, 14.

O casal, que forma a dupla dinâmica empresarial da Pousada Parque das Serras de Pau dos Ferros, vive numa eterna lua-de-mel e cantarolando, aos quatro ventos, os versos do poeta, interpretado pela cantora Amelinha, que diz: “foi Deus quem fez você. Foi Deus quem fez o amor . . .” 

Estendo efusivos abraços de parabéns!



14
SET

A governadora, Rosalba Ciarlini, do DEM, emitiu nota de pesar e decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, na noite desse sábado, 13, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde tratava se tratava de um câncer:

'O Rio Grande do Norte está de luto com a perda, na noite desse sábado, 13, do ex-governador Iberê Ferreira de Souza.

Solidarizando-nos com os familiares do ex-governador, queremos externar nosso profundo pesar e manifestar os sentimentos de todo o povo potiguar, especialmente aos filhos e netos.

O governador Iberê Ferreira de Souza, que também foi deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado dos Recursos Hídricos e vice-governador, deixa como legado o exemplo de sua dedicação ao trabalho e à família, que ele considerava o seu maior patrimônio.

Neste momento de dor, enviamos as nossas condolências à família, e ao mesmo tempo, rogamos a Deus para que fortaleça e console parentes, amigos e admiradores. Descanse em paz!

Em homenagem à memória de Iberê, a Governadora Rosalba Ciarlini decretará luto oficial no Estado.



Usuários On-line: 180
Setembro 2014
DSTQQSS
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30






































































Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.