26
ABR


"As gestões que me sucederam esqueceram a tradição dos festivais de cantoria"

Na cerimônia de casamento de ‘Lidiane Capote/Djalma Aquino’, realizada ontem num sítio dos nubentes, estava entabulando uma conversa com o ex-prefeito de José da Penha, médico Raimundinho Abílio, quando a banda que animava a festa  tocou uma música da dupla os ‘Nonatos’, que começaram a carreira como cantadores de viola.

Como sou saudosista de nascença, de repente, veio-me à memória os tempos áureos dos festivais promovidos, religiosamente, por doutor Raimundinho todos os anos da sua administração e que, de uns tempos pra cá, foram sepultados pelas gestões sem compromisso com a cultura sertaneja.

Na ‘Terra de São Francisco de Assis’ (um religiososo defensor da natureza) sou testemunha ocular e auditiva, Raimundinho, que é amante dessa belíssima arte, levou nomes consagrados do cancioneiro popular  como, por exemplo, Ivanildo Vila Nova, Oliveira de Panelas, Valdir Teles, Sebastião Silva, Severino Feitosa, Zé Cardoso . . . e por vai.

Raimundinho Abílio, sem sombra de dúvidas, abriu as porteiras da cultura jotapenhanese, mas, infelizmente, quem veio atrás se encarregou de fechá-las!

Pois é . . .

“Um povo sem cultura é um povo sem alma”, disse um pensador do nosso século. 


26
ABR

O curso de Enfermagem do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CEN/CAMEAM) da UERN promoverá a III Semana de Estudos e Pesquisa em Saúde e Enfermagem (Sespese) no período de 05 a 08 de maio de 2015. O evento acontecerá na própria sede do curso.

O tema central do evento será “A responsabilidade social na agenda das transformações do trabalho em saúde e enfermagem”. O objetivo do evento é integrar estudantes, docentes e profissionais da área da saúde e enfermagem na discussão de questões pertinentes da temática responsabilidade social e transformação do trabalho em saúde.

A programação do evento inclui conferências, mini-cursos, oficinas, apresentações de trabalhos em pôsters e em sessões coordenadas, cujo detalhamento poderá ser consultado na página http://cencameam.wix.com/sespese



25
ABR

A prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rego, representando a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte,  e mais 19 gestoras potiguares, de todas as siglas partidárias, 10 vereadoras do PP no RN, a senadora Fátima Bezerra (PT), a deputada federal Zenaide Maia (PR) e as deputadas estaduais Márcia Maia (PSB) e Cristiane Dantas (PCdoB), marcaram presença e foram homenageadas no evento que o diretório estadual do Partido Progressista promoveu nesta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa.

A cerimônia foi aberta com a participação do cantor Isaque Galvão e da Camerata de Vozes regida pelo Padre Pedro. Logo após, o presidente estadual do PP, ex-deputado Betinho Rosado, anunciou a instalação do Movimento Mulher Progressista no estado, com o objetivo de incentivar a participação da mulher potiguar na política. Foi lançado ainda um cartaz comemorativo com a imagem das parlamentares do estado, das prefeitas, e das vereadoras do PP.

Convidada para falar sobre o papel da mulher na política, a senadora Ana Amélia (PP/RS), presidente de honra do movimento Mulher Progressista e da Fundação Milton Campos, também participou da cerimônia, que foi encerrada com a fala do principal nome do PP no Rio Grande do Norte, o deputado federal Beto Rosado.

Também prestigiaram o evento o senador Garibaldi Alves e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.



25
ABR



24
ABR

Na última sessão ordinária, realizada na quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, foram aprovadas duas moções de pesar. Através do Requerimento nº 047/2015, o vereador, Kasumaro Kened (PDMB), apresentou sua Moção de Profundo Pesar pelo falecimento do Senhor José Ferreira Pessoa, conhecido como ‘Zuca Catirino’ ou por ‘Zuca da Sapataria’, ocorrido no dia 14 de abril.

Segundo Kasumaro, “seu Zuquinha era uma pessoa muito querida, um comerciante bem participativo  de serviços prestados aqui no município; ele era tão querido que foi padrinho de várias crianças, inclusive, na época, Padre Caminha falava que não o aceitava mais como padrinho por ter sido de muitos”.

Os vereadores, Renato Alves (PMDB) e Antônio Avelino (PP), subscreveram o requerimento.

Outra moção aprovada pelos edis foi o Requerimento nº 048/2015, de autoria do vereador Gilson Rêgo (DEM), pelo falecimento do Sr. ‘Chico de Cesário’, fato ocorrido no dia 10 de abril.

“Mais do que justa esta homenagem ao amigo que foi coordenador do cemitério do nosso município, prestou relevantes trabalhos prestados à sociedade, foi um bom cidadão, um bom pai, esposo e que, infelizmente, teve sua vida abreviada devido a uma série de doenças” ,justifica.

Os vereadores, Francisco José (DEM), Antônio Avelino e Gutemberg Bessa (DEM) subscreveram a proposição.



24
ABR

Decisão monocrática do desembargador Vivaldo Pinheiro manteve a condenação sobre o Município de Luís Gomes, localizado na região do Alto Oeste potiguar, para que efetive o pagamento dos salários dos seus servidores efetivos e comissionados referentes ao mês de março de 2015, sob pena de sofrer bloqueio de suas verbas públicas, além de ser imputada multa pessoal sobre o prefeito municipal e sem prejuízo de outras medidas cabíveis, tudo isso na hipótese de descumprimento.

A sentença, dada pela Vara Única da Comarca de Luís Gomes, fixou prazo para o município promover a quitação dos salários, a partir do julgamento da Ação Civil Pública nº 000830-45.2012.8.20.0120, movida pelo Ministério Público Estadual. O Juízo do primeiro grau determinou o pagamento dos salários do mês de março de 2015 até o dia 22 de abril de 2015, para os servidores efetivos, e até 30 de abril de 2015 para os servidores comissionados e contratados.

Ao contrário do que argumentou o Município, em alegações sobre os danos a serem causados por um eventual bloqueio nas verbas públicas, o desembargador Vivaldo Pinheiro esclareceu que tal risco só ocorrerá se não houver cumprimento da ordem de pagar os salários em atraso dos servidores efetivos, comissionados e contratados. “Contrariamente ao que alega o agravante, vejo que há na espécie verdadeiro risco de dano irreparável inverso, caso seja atribuído efeito suspensivo a esse recurso”, enfatiza o magistrado.

Segundo a decisão no TJ, a sentença inicial até prorrogou o prazo para pagamento dos salários em atraso, numa medida conciliatória possível, o que descarta, agora, a suspensão da eficácia da decisão que conferiu esse novo prazo. “Os servidores trabalharam e nada mais justo e proporcional que exigir da Administração Municipal o respectivo pagamento dos salários. Certamente, se há o alegado caos administrativo no município, não é por culpa dos servidores”, ressalta o desembargador.



24
ABR

A equipe da Subcoordenação de Arte e Cultura da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) do RN está participando, hoje (24) e amanhã (25), da I Feira Literária de Nísia Floresta, a I FLINÍSIA, que tem como tema “Canta tua aldeia em arte”. Na feira, membros da secretaria estão com estande literário divulgando e prospectando parcerias para o Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras e expondo livros e gibis para grupos de crianças.

“O evento reúne gente que gosta de leitura, e o nosso programa é um incentivo. O Arca é um programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura, coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)”, disse Lídia Guedes, que coordena o Programa do estado.

A programação do evento é composta por apresentações culturais, mesa-redonda, palestras, mostra de vídeos, oficinas, diálogos culturais e espetáculo.



24
ABR



24
ABR

O vereador, Renato Alves (PMDB), solicitou, através do Requerimento nº 043/2015, a perfuração de um poço no Sítio Alagoinha dos Estevam, zona rural de Pau dos Ferros.

“Fui procurado por moradores, onde argumentaram que o corte da água foi após o fechamento do abatedouro”, justifica Renato, pedindo a colaboração do executivo.

Renato Alves apresentou, também, o Requerimento nº 045/2015, solicitando o retorno do “Carro Fumacê” nas ruas de Pau dos Ferros.

O vereador disse que, mesmo com a falta de água, está “preocupado com a proliferação dos mosquitos, causadores da nova onda, chikungunya”.

“Semana passada estive em Limoeiro do Norte, Ceará, onde eles estão fazendo um rodízio nos bairros, ainda com a disponibilidade de um calendário; sugiro o mesmo para o nosso município”, disse o vereador apresentando o informativo aos colegas.



24
ABR

As inscrições da primeira etapa dos Jogos Universitários da UERN – JUERN´s 2015 – foram abertas nesta quinta-feira, 23 de abril, e seguem até o dia 30 de abril. De acordo com o regulamento, nesta primeira etapa a inscrição deve ser feita pela unidade ou curso, já na segunda etapa, cujas inscrições acontecem de 18 a 21 de maio, a inscrição deve ser feita por Campus.

O objetivo do JUERN´s 2015 é fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos, além de possibilitar a identificação de talentos esportivos na UERN para o cenário esportivo estadual.

O evento ainda tem como propósito desenvolver o intercâmbio sociocultural e esportivo dos participantes entre os Campi Avançados da UERN.

Os Jogos serão realizados entre 08 e 17 de maio nas cidades de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Caicó e Natal. Na segunda etapa, de 22 a 31 de maio, os jogos se concentram em Mossoró.

As modalidades disputadas são as seguintes: Individuais - Natação e Judô; Coletivas - Futsal, Basquetebol, Handebol e Voleibol.

Os Jogos da UERN são organizados pela Diretoria da Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis – DAE/PRORHAE, em parceria com a Faculdade de Educação Física, Campi Avançados da UERN, Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos.

Clique e veja o REGULAMENTO



24
ABR

O vereador, Gilson Rêgo (DEM), solicitou ao Chefe do Executivo pau-ferrense, na Sessão Ordinária ocorrida ontem, 23 de abril, através do Requerimento nº 034/2015, que seja pago o piso salarial aos Agentes de Saúde do município.

De acordo com Gilson, os agentes não recebem o piso salarial como salário base. “É pago apenas um incentivo como complemento para que atinja o valor estabelecido pela Lei Federal nº 11.350, de junho de 2014, que institui o piso salarial profissional nacional em R$ 1.014,00”, justifica.

“Com isso, os agentes estão tendo prejuízo no quinquênio, insalubridade, entre outras vantagens”, lamenta o vereador. Gilson lembra, ainda, que “os agentes de saúde são os grandes responsáveis para que o serviço da Atenção Básica - AB funcione, pois são eles quem levam os diagnósticos da população que trabalham”.  

No debate, o vereador, Francisco José (DEM), falou sobre a importância dos agentes de saúde e parabenizou pelo trabalho que a equipe realiza no município. “É mais do que justo o pagamento do piso salarial, pois ele favorecerá na aposentadoria; além de enobrecer a categoria”, disse Francisco.

Os vereadores, Kasumaro Kened (PMDB) e Antônio Avelino (PP), parabenizaram a iniciativa do autor da proposição e o apoiaram. “Fui defensor dos agentes de saúde desde 2005, acho mais do que justo este piso”, disse Avelino. O parlamentar, Renato Alves (PMDB), assim como os demais colegas, afirmam que a classe tem de ser defendida. 



24
ABR

Em sessão ordinária que aconteceu nessa quinta-feira, 23, na Câmara Municipal, o vereador, Gutemberg Bessa (DEM), solicitou ao chefe do executivo pau-ferrense – através dos Requerimentos nº 026/2015 e nº 035/2015 – a terraplanagem no Conjunto Olívio de Souza Medeiros, no bairro Riacho do Meio, e nos bairros Chico Cajá e Zeca Pedro, respectivamente.

Segundo Gutemberg, os bairros encontram-se com muitas crateras, dificultando o trânsito de moradores em carros, motos como, também, os pedestres. Ele lamenta que a pá mecânica do município esteja sendo usada para abrir loteamentos privados.



24
ABR

O Boletim de Análise Climática da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) revela que “mesmo com um quadro de pouca chuva ocorrida nas últimas semanas, as condições oceânicas/atmosféricas, juntamente com a Oscilação 30-60 dias e a posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) indicam uma melhora na ocorrência de chuvas para o restante do mês de abril.

Segundo os meteorologistas, “são esperadas boas chuvas com valores que deverão variar entre 50 milímetros (mm), no interior até 150mm no litoral leste. O monitoramento das chuvas ocorridas até o dia 23 abril  revela que “o bloqueio que estava presente sobre a região Nordeste foi dissipado voltando assim a condição de chuva sobre o Estado, observando-se que as maiores chuvas concentraram-se sobre a região do Seridó”.

O monitoramento das chuvas acumuladas até o dia 23 de abril sobre o Rio Grande do Norte mostra, segundo o mapa dos desvio percentuais, que ocorreu uma predominância de desvios negativos (chuvas abaixo do esperado para o período). Destacam-se as regiões Agreste e Leste, onde os desvios foram elevados, em uma média superior a -50%. As chuvas observadas nesses 23 dias concentraram-se na faixa central do Estado, atingindo a Microrregião Baixa Verde, Seridó, Vale do Assú e Médio Oeste.



24
ABR

As chuvas que caíram na região, nas últimas horas, já foram suficientes para fazer a alegria da população do Encanto. O açude público da cidade atingiu sua capacidade máxima e começou a sangrar na manhã desta sexta-feira, 24.

Como as previsões ainda são de chuvas, seguramente, neste fim semana, a ‘Terra de São Sebastião’ deverá se transformar num roteiro turístico.

Na região do Alto Oeste potiguar, o açude do Encanto, ‘quer chova, quer faça chuva’, é um dos primeiros a sangrar!



Foto: Ronivon



23
ABR

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), "para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”.

Segundo nota divulgada pelo MEC, uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antônio Idilvan de Lima Alencar.

Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

De acordo com o último balanço divulgado pelo MEC, foram firmados 242 mil novos contratos. Em relação às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Faltam ainda 296 mil contratos para serem renovados.



23
ABR

Por maioria de votos, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu multar em R$ 30 mil a coligação Com a Força do Povo, da então candidata Dilma Rousseff, e a empresa Polis Propaganda e Marketing Ltda. por utilização de site na internet de forma ilegal para fins de propaganda eleitoral, durante as Eleições Gerais de 2014.

Na representação, a coligação Unidos pelo Brasil e Marina Silva alegavam que Dilma Rousseff, sua coligação, a empresa e Franklin Martins foram responsáveis pela veiculação irregular de propaganda na internet por meio de site ilegal e não registrado, intitulado Muda Mais (mudamais.com.br).

Em seu voto, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli,  ponderou que houve o descumprimento de dois dispositivos da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997): o 57 - H, que prevê multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil para quem realizar propaganda eleitoral na internet, atribuindo indevidamente sua autoria a terceiro, inclusive a candidato, partido ou coligação; e o 57 –C que veda, ainda que gratuitamente, a divulgação de propaganda na internet em sites de pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos.

Ao julgar procedente a ação para condenar ao pagamento de multa máxima, o ministro afirmou que ocorreu uma “simbiose” na atuação da coligação de Dilma e da empresa de propaganda. “Estava-se fazendo uma propaganda paralela através de uma empresa privada quando foram descobertos, e representados no TSE, resolveram assumir o site. Então, é óbvio que a coligação sabia disso. Eu vejo responsabilidade da coligação.



23
ABR



23
ABR

O Governador do RN, Robinson Faria, recebeu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Augusto Vaz, o diretor executivo, Johan Xavier e o empresário Bernardo Faria para tratarem sobre o 14º ‘Liquida Natal’, que deverá ocorrer entre agosto e setembro próximos. O motivo da audiência foi a busca por apoio institucional do Governo do Estado, a exemplo do que vem ocorrendo ao longo dos anos. O Governador recebeu as propostas e ficou de avaliar e ver como o Estado pode apoiar um dos eventos de liquidação de maior porte em todo o Brasil.

Em 2014 foram distribuídos 5 milhões de cupons para os sorteios. "Ano passado conseguimos ultrapassar em volume de vendas o dia das mães. Em termos proporcionais, o Liquida Natal é o segundo maior de todo o Brasil", informou Augusto Vaz ao Governador, acrescentando que algumas atividades antecedem o Liquida Natal, como palestras de capacitação das empresas e workshops de treinamento.

Uma novidade que ele acrescentou é que este ano as ruas da cidade ganharão decoração especial.



23
ABR

A senadora Ana Amélia (PP/RS), presidente nacional do PP Mulher e da Fundação Milton Campos, chega esta noite a Natal, para participar do evento que o diretório estadual do Partido Progressista vai promover nesta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa.

O evento, marcado para as 9h30, fará uma homenagem as mulheres potiguares com mandato. Entre elas está a senadora Fátima Bezerra (PT), a deputada federal Zenaide Maia (PR), as deputadas estaduais Cristiane Dantas (PCdoB) e Márcia Maia (PSB), além de todas as prefeitas do Estado e das vereadoras do PP.

Na ocasião, também será instalado o movimento Mulher Progressista no Rio Grande do Norte, para estimular uma participação ainda maior das potiguares na política.

O diretório estadual do PP tem à frente o ex-deputado Betinho Rosado e o deputado federal Beto Rosado.



23
ABR

Por 232 votos a 122, e 2 abstenções, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco o destaque do PSDB para o Projeto de Lei 2505/00, do deputado Lincoln Portela (PR-MG). De acordo com o projeto, aprovado com emenda do PT, bens, direitos e valores que sejam apreendidos pela Polícia Federal ou por outros órgãos federais como fruto de contrabando ou descaminho e que possam ser usados no combate ao crime serão destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). 

Com o destaque do PSDB, o texto aprovado estabelece que, no mínimo, 80% dos recursos do fundo sejam destinados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.



23
ABR


23
ABR

A Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) está com inscrições abertas para o Curso de Elaboração de Documentos Oficiais. A capacitação acontece de 25 a 29 de maio de 2015, no horário das 14h às 18h, na sede da EGRN.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.escoladegoverno.rn.gov.br, no > Menu Cursos > Cursos Abertos > Curso: Elaboração de Documentos Oficiais > preencher o formulário e realizar a inscrição. Todos os participantes receberão certificado.

O objetivo do curso é habilitar os participantes quanto aos métodos e técnicas para escrever documentos oficiais de forma clara, objetiva, impessoal, concisa e correta. Entre eles, memorandos, ofícios, avisos, notas técnicas, exposição de motivos, mensagens, pareceres e relatórios, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e o Manual de Redação da Presidência da República.

O curso será ministrado pelo professor João Maria de Lima. Ele é consultor linguístico do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) e possui experiência em ensino de produção de textos para servidores públicos e privados, além de estudantes de escolas particulares.  É ainda autor das publicações “Desenrolando a Língua Portuguesa” (2007) e “Lições de Português Aplicadas ao Direito” (2011).

As vagas disponíveis estão abertas para todos os servidores públicos estaduais interessados em participar da capacitação. As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet. Para mais informações contate a Diretoria de Capacitação da EGRN pelo número 3232-1699 ou pelo e-mail  escoladegoverno@rn.gov.br.

INSCRIÇÕES AQUI



23
ABR

A renovação do Programa do Leite no Rio Grande do Norte foi tema do pronunciamento feito em plenário pelo deputado estadual José Adécio (DEM) na manhã desta quinta-feira (23). A possibilidade de uma nova programação foi pauta de encontro recente entre o parlamentar e o governador Robinson Faria (PSD).

“Esse programa possui valor social inquestionável. Apesar disso, passou for fases bem melhores que a atual. Agora está na UTI. Mas fui surpreendido com o chamado para contribuição pela continuidade do programa”, disse José Adécio.

O deputado, que foi relator da CPI do Leite, formada em 2003, foi chamado para contribuir com a possibilidade da renovação e redirecionamento do Programa do Leite. “Não podemos negar que esse programa precisa continuar”, destacou.

José Adécio apresentou sugestões, consideradas como principais, para renovação do Programa, como a instituição do Cartão do Leite, de modo a permitir maior controle sobre os beneficiários e sobre a distribuição; a democratização do Programa, a fim de permitir uma maior participação dos segmentos da cadeia produtiva e dos beneficiários; a garantia de preço mínimo ao produtor, fixando-o em percentual de no mínimo 60%, sobre o preço do litro de leite pago às usinas.



23
ABR

Na página oficial do Sindsaúde/RN no facebook, numa postagem feita hoje, a coordenadora-geral do Sindicato, Simone Dutra, fala sobre as condições de trabalho que enfrentam os servidores da saúde e a falta de sensibilidade do governo de Robinson Faria.

"Insensível é o governo, esse governo que está dando continuidade ao caos que Rosalba deixou, está dando continuidade e está aprofundando os problemas da saúde. Com certeza está havendo redução de investimento na saúde, porque falta material, os profissionais estão indo embora, porque não é suficiente fazer concurso público, tem que fazer concurso e pagar um salário digno e dar condições de trabalho".



23
ABR

O Campus dos Ferros do IFRN divulgou a relação de terceira chamada de VAGAS REMANESCENTES de candidatos aprovados no Exame de Seleção 2015 para cursos técnicos do IFRN, na modalidade integrado.

Os candidatos convocados têm os dias 23 (hoje) e 24 de abril de 2015 (amanhã) para efetuarem a matrícula, que deverá ser feita na Secretaria Acadêmica do Campus, no horário das 7h às 12h e das 14h às 17h.



23
ABR



23
ABR

A agente penitenciária Dinorá Simas não é mais a diretora da penitenciária estadual de Alcaçuz. Nesta quinta-feira (23), o Diário Oficial do Estado traz a exoneração de Simas, que passará a comandar o presídio provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal.

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Edílson França, a mudança não foi realizada por punição a Dinorá Simas ou devido às fugas recentes em Alcaçuz. De acordo com o titular da Sejuc, já estava definido anteriormente que haveria um rodízio no comando dos presídios e a mudança no maior presídio do estado é somente a primeira.

Dinorá Simas estava no comando de Alcaçuz desde o início da gestão de Robinson Faria. Durante a onda de rebeliões nos presídios do Rio Grande do Norte, no mês de março, uma das principais reivindicações dos detentos era a saída de Dinorá Simas do comando de Alcaçuz. Na oportunidade, o Governo do Estado garantiu que não faria a mudança sob pressão de detentos.

Com a saída de Dinorá Simas, o atual diretor do presídio Raimundo Nonato Fernandes, Eider Pereira de Brito, será o novo diretor de Alcaçuz.

TN



22
ABR

O juiz da Vara de Execução Penal do Rio Grande do Norte utilizou uma rede social para, mais uma vez, se posicionar sobre o sistema penitenciário do estado. Através de conta pessoal no Facebook, Henrique Baltazar questionou por qual motivo o Governo não age para resolver a situação da estrutura prisional potiguar.

O posicionamento do magistrado se deu após a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, ter registrado uma segunda fuga dentro de 15 dias. Na madrugada desta quarta-feira (22), 34 presos escaparam da unidade; sendo que no último dia 06, outros 33 apenados se evadiram do local.

"Descoberto mais um túnel na Penitenciária de Alcaçuz. Possível nova grande fuga", postou o juiz na rede social na manhã desta quarta. "Quantas serão as vítimas que perderão patrimônio, tranquilidade e até vidas até a imprensa potiguar diferenciar discurso de ação e parar de elogiar o que não foi feito?", publicou Baltazar logo em seguida.

"Concordo que o governo não precisa de meus alertas sobre a situação do sistema prisional, que possibilita as fugas. Mas por qual motivo não age para resolver?", escreveu o juiz ainda no Facebook em tom de ironia. Outras postagens de Baltazar na rede social sobre o assunto já ganharam repercussão anterior. 




De Fato


22
ABR

Uma das maiores feiras internacionais de turismo, a World Travel Market Latin America, a WTM, teve início nesta quarta-feira (22), no Expo Center Norte, em São Paulo, com a expectativa de atrair cerca de 15 mil empresários do setor em três dias de evento. Essa é a terceira vez que a feira é realizada no Brasil.

O ministro do Turismo, Henrique Alves, participou da cerimônia de abertura e destacou a importância da realização de grandes eventos e o potencial de crescimento do setor para a economia do turismo no Brasil. “As feiras e o turismo de negócios têm uma capacidade de agregar valor aos destinos, na medida em que permitem o intercâmbio de experiência, a transferência de tecnologias e o aumento de aprendizado dos participantes”, disse.

Este é o primeiro evento que Alves participa no atual posto de ministro. Ele aproveitou para convidar os presentes a conhecerem as praias do Rio Grande do Norte.

O turismo de negócios é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros no país e o Brasil ocupa a nona posição no ranking mundial de eventos internacionais de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês). Para continuar na rota dos grandes eventos, Henrique Alves destacou a necessidade de interação entre o setor público e privado.



22
ABR

O Sindsaúde RN postou na sua página no facebook, nesta quarta-feira (22), o desabafo de uma servidora do Hospital Walfredo Gurgel acerca da péssima comida que é servida aos profissionais durante a longa jornada de trabalho.

No desabafo, a servidora cobra ao Governador Robinson Faria - e à direção da unidade hospitalar - melhoria no cardápio.

Eis o desabafo:

"Hoje o almoço do maior hospital do estado do rn, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, foi feijão, carne e salada (com cenoura e pepino) Agora eu pergunto: isso é alimentação para passar um plantão de doze horas de trabalho?"

E aí, Robinson? E aí, direção do Walfredo? Desse jeito não dá pra trabalhar!



Usuários On-line: Database INSERT Error: Entrada '1430099137' duplicada para a chave 'PRIMARY'