2
OUT

A Coligação União Pela Mudança protocolou junto ao Tribunal Regional Eleitoral uma ação judicial eleitoral para a abertura de investigação sobre a rede de perfis falsos usados nas redes sociais para caluniar o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves. A relatora será a corregedora eleitoral, Maria Zeneide Bezerra, e a investigação será conduzida pela Polícia Federal. Os advogados pedem no processo a cassação do registro do candidato do PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, e de seu vice, Fábio Dantas, por “abuso de poder”.

De acordo com a ação, a rede de fakes têm o objetivo de “desequilibrar o pleito de 2014 em prol do candidato Robinson Faria”. A representação aponta que os responsáveis pelo exército de perfis falsos são o candidato do PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, o candidato a vice-governador, Fábio Dantas, o blogueiro Bruno Giovanni, a media social Fernanda Andrade, a empresa Mais Data Soluções Technológicas, entre outros. A rede utilizava perfis falsos e sites, além de alugar perfis famosos na internet, como o do Pinta Natalense, no twitter, para realizar uma “campanha de difamação contra o candidato do PMDB”, segundo os termos da ação.

O blogueiro Bruno Giovanni, do conhecido Blog do BG, é, segundo a representação, o responsável pelas redes sociais da campanha do vice-governador Robinson Faria ao Governo do Estado. O contrato entre Bruno Giovanni se dá através da empresa C.F. de Macedo Moura Rodrigues, que possui o nome fantasia de Iluminar Som e Luz. Dados da prestação de contas do candidato Robinson Faria mostram que a empresa de Bruno Giovanni recebeu até o momento o valor de R$ 140 mil.

Giovanni foi o responsável por alugar, em maio de 2014, o famoso perfil do twitter Boy Naldinho, o Pinta Natalense, que tem mais de 50 mil seguidores e desde então tem “postado várias mensagens caluniosas, difamatórias e injuriosas contra o candidato Henrique Eduardo Alves”. A informação de que Bruno Giovanni alugou o perfil foi confirmada em depoimento espontâneo e autorizado pelo verdadeiro dono do “Pinta Natalense”, Rodrigo Sérvulo.



1
OUT

O empresário de Luís Gomes, Joanismar Sobreira de Lima (‘Naninha’), um homem que tem visão de futuro, vai inaugurar no próximo dia 10, uma sexta-feira, a filial da sua Academia PowerFísio. O evento solene, que será regado a coquetel e música ao vivo, acontecerá às 19h.

A ‘oficina do corpo’ – com tv, som e ambiente climatizado - será instalada no município de Iguatu, no vizinho estado do Ceará, vai dispor das mais modernas máquinas da marca Lion Fitness e contará com uma equipe multiprofissional nas áreas de educação física, nutrição e fisioterapia visando proporcionar a prática saudável de exercícios que garantirão segurança e qualidade de vida aos usuários.

Academia Power Físio: Rua Aldeodato Matos Cavalcanti, 122.

Bairro Flores (‘Praça da Mulher’), Iguatu-Ce.

Fones: (88) 3581-4070 // 9991-7928.



1
OUT

Nesta quarta-feira (1) foi realizada uma reunião com os servidores deste Tribunal que prestarão apoio às Zonas Eleitorais na Véspera e Dia das Eleições 2014.

Na oportunidade, a Diretora-Geral, Ana Esmera, abriu o evento e agradeceu aos servidores o empenho e a disponibilidade em ajudar as Zonas Eleitorais. Em seguida, a Secretária de Gestão de Pessoas, Andrea Campos, repassou orientações gerais da área de pessoal e reforçou o que é vedado e permitido no Dia das Eleições.

Dando continuidade, o Secretário de Tecnologia da Informação, Marcos Maia, apresentou um panorama geral da distribuição do suporte técnico de tecnologia da informação em 14 regiões do Estado e, ainda, apresentou o formulário de ocorrência em urnas eletrônicas e o sistema de transmissão de resultados.

Por fim, o Coordenador de Eleições, Tyronne Dantas, repassou orientações gerais sobre a preparação das seções eleitorais na véspera e a atuação dos servidores nos pontos de apoio no Dia da Eleição.

O evento organizado pela equipe de deslocamento de pessoal, coordenada pela servidora Louisianne Paskalle, teve a participação de, aproximadamente, 100 servidores que serão distribuídos em 42 Zonas Eleitorais do Estado.

Na Véspera e no Dia das Eleições, os servidores da Secretaria do Tribunal atuam em 05 frentes: Plantão da Secretaria, Suporte Técnico de TI nas Regiões, Disque-Eleições, Votação Paralela e Apoio às Zonas Eleitorais.



1
OUT

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 01, na VI Unidade Regional de Saúde Pública,  sediada em Pau dos Ferros, uma reunião técnica que teve como objetivo retomar a discussão sobre a Rede de Assistência a Pessoa com HIV/AIDS na 6ª Região de Saúde.

O encontro, que foi coordenado por Sônia Cristina Lins, responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais da Sesap, contou com a presença do gerente da VI Ursap, Temístocles Maia, técnicos da Unidade Regional, por meio representantes do Programa DST/AIDS, e, ainda, profissionais da Secretária Municipal de Saúde e do Laboratório Regional.

Para Temístocles Maia, a reunião visou “definir o fluxo de coleta de exames de CD4 e Carga Viral, em Pau dos Ferros, para os pacientes em tratamento da AIDS no Alto Oeste potiguar a partir do dia 29 de outubro”, destacou, acrescentando que o tema será item da pauta de pactuação na próxima reunião da CIR. Ele também frisou que para que o serviço funcione de forma eficaz é preciso que o Serviços de Atenção Especializada (SAE) do município cumpra sua finalidade.

Ainda de acordo com Temístocles, atualmente, esse público está se deslocando para o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, para realizar o procedimento.

Já a técnica da Sesap, Cristina Lins, explica que, num passado recente, existia o conceito que a doença era monopólio de um determinado grupo de risco, mas que esse rótulo mudou.  “O vírus HIV poderá acometer qualquer pessoa com vida sexual ativa e que possui uma cultura de não usar o preservativo e, ainda, alimenta o receio em fazer o teste”, pontuou.

Segundo Cristina Lins, “a Sesap vem investindo na capacitação de profissionais e infraestrutura dos SAEs e, também, dos hospitais. Além disso, estamos implantando testes rápidos para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites virais em todas as maternidades do estado para reduzir a transmissão vertical do vírus, que ocorre da mãe para o bebê no parto e amamentação, e também temos incentivado os municípios a realizar a ação ‘Fique Sabendo’ em todos os seus eventos”, concluiu.

Atualmente, a rede estadual para diagnóstico do HIV e assistência às Pessoas Vivendo com HIV/Aids conta com 14 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), localizados nos municípios de Natal (1), Mossoró (1), Santa Cruz (2), São José de Mipibú (1), Macaíba (2), São Gonçalo (1), Caicó (1), Pau dos Ferros (1) e Parnamirim (2), além de negociações para implantação de mais um em Assú, ainda em 2014. A rede também dispõe de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Mossoró, e dois hospitais de referência, Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró.





1
OUT

Num verdadeiro desequilíbrio emocional e demonstrando total desespero por estar lá no rabo da gata, comendo poeira nas pesquisas eleitorais, o deputado estadual, Raimundo Fernandes (PROS), como não tem nenhuma proposta concreta – e nem o que prometer -  para melhorar a vida do povo, partiu para o ataque contra o grupo político situacionista do município de Água Nova, na região do Alto Oeste potiguar, num encontro de beira de calçada que realizou por lá no último sábado, 27, com um público inferior aos dedos das mãos do ex-presidente Lula. O principal alvo das investidas foi Iromar Carvalho, pai da prefeita Rafaela Carvalho (PMDB).

Como os números das intenções de votos não lhe dão garantia de renovar o mandato, o ‘Bigodão’ está apelando pra todo tipo de baixaria no intuito de agredir a imagem e a honra de pessoas de bem, como se a população aceitasse desaforos de quem nunca foi capaz de colocar uma pedra de calçamento na cidade. 

Segundo o Instituto Certus, que fez levantamento há poucos dias e publicou no Blog do BG, Raimundo aparece no final da fila, bem atrás dos calouros Amazan, Major Fernandes e do seu principal concorrente, Galeno Torquato, que já tomou quase todos os seus apoios naTromba do Elefante’ e o deixou a ver navios.  

Talvez seja por isso que ele ande por aí a esmo, desnorteado e evidenciando esse espírito raivoso contra quem nunca lhe fez o mal.

Esse tipo de postura, já ficou claro em 2012, os aguanovenses não toleram. Naquele pleito, assim como agora, o veneno destilado contra Iromar Carvalho, um dos mais conceituados líderes políticos da região, não pegou. Ele é vacinado contra o ódio de seus adversários que, pelo visto, muito mais do que rivais, sentem é dor de cotovelo da sua capacidade de liderança.    

Não é possível, deputado, que o senhor, apesar dos 72 anos de idade nos couros, tenha engolido corda de meia dúzia de gatos pingados da oposição do município para soltar cobras e lagartos na direção do Presidente do PMDB local. Isso é muito feio para uma pessoa idosa!

Só para refrescar a memória, ‘Raimundo de Esíquio’, há dois anos, esses mesmos que agora te incentivam a atirar pedras no governo municipal, tentaram convencer uma candidata do DEM a rumar nessa mesma direção. Deu errado. O feitiço se voltou  contra os feiticeiros e eles levaram uma surra conversada em todas as urnas.

Como o senhor, deputado Raimundo, no discurso do último sábado, 27, utilizou a expressão ‘cão’ – dentre muitas outras baboseiras e grosserias – ao se referir a Iromar, nunca se esqueça que o inferno é aqui na terra e que quem faz aqui, de repente, poderá pagar aqui também numa espécie de efeito bumerangue. Frases negativas, via de regra, atraem fluidos negativos!

Para mostrar que é verdade, dois dias depois, sabe-se lá como, nem o porquê, o senhor foi vítima de um acidente automobilístico de grandes proporções. E tenha certeza duma coisa: não foi praga rogada. Quem sabe, pode ter sido um aviso do céu de luz – ou das trevas -, já que o senhor clamou tanto pela escuridão na ‘Terra de Nossa Senhora de Fátima’. 

Deus não dorme!

05 de outubro vem aí . . .



1
OUT

O Detran/RN iniciou hoje (1º) pela cidade de Currais Novos o cronograma de exames de direção veicular voltado aos municípios do interior do Estado. Serão 22 cidades polos espalhadas pela várias regiões do RN que receberão os examinadores do Órgão. A previsão é realizar mais de dois mil testes durante os 20 dias úteis deste mês.

De acordo com o setor de Estatística do Detran/RN, em todo o Estado foram efetivados no primeiro semestre deste ano 42.247 testes, sendo que deste total 64,43% dos avaliados foram considerados aptos e 35,47% inaptos. Os dados também mostram que 45,15% das mulheres que são submetidas ao exame são reprovadas. Já os homens, o índice de eliminados é de 31,27%.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos candidatos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutores de sua escolha.

O usuário que deseja permissão para pilotar veículo automotor de quatro ou mais rodas é avaliado no tocante a estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e referente à condução do veículo em via pública, urbana ou rural.  

Já para os veículos de duas rodas são exigidas habilidades de ziguezague com no mínimo quatro cones, passagem por prancha ou elevação com no mínimo oito metros de comprimento, sonorizadores com réguas de largura, espaçamento, altura e comprimento delimitados na largura da pista, além de duas curvas sequenciais de 90° em “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobrar em formato de “8”.

Além do cronograma de testes de direção veicular direcionado as cidades do interior do RN, o Detran/RN realiza um processo diário de avaliações com equipes de examinadores fixas nos municípios de Natal e Mossoró. Semanalmente nas terças e quintas-feiras também são efetuados mais de 200 avaliações de volante na cidade de Parnamirim.

CRONOGRAMA – EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR OUTUBRO DE 2014

01/10 – Currais Novos;
02/10 – Caicó;
06/10 – Ceará Mirim;
07/10 – Jaçanã e Santa Cruz;
08/10 – Goianinha e Canguaretama;
09/10 – Pau dos Ferros;
10/10 – Pau dos Ferros e São Miguel;
13/10 – Goianinha e Canguaretama;
14/10 – São José de Mipibu;
15/10 – Currais Novos;
16/10 – Jucurutu;
17/10 – Caicó;
20/10 – Ceará Mirim;
21/10 – João Câmara e Macau;
22/10 – Passa e Fica e Nova Cruz;
23/10 – Caraúbas;
24/10 – Apodi;
29/10 – São Paulo do Potengi e Tangará;
30/10 – Jardim do Seridó e Acari;
31/10 – Parelhas.

 



1
OUT

Determinado e sempre com um trabalho sério, o Deputado estadual, Getúlio Rêgo, recebeu, mais uma vez, o apoio e a declaração da maioria dos membros da Associação dos Assessores Jurídicos do Estado do Rio Grande do Norte – ASSEJURIS.

A ASSEJURIS, que foi fundada em 1991, é um órgão que representa os Advogados que exercem Assessoria Jurídica dos Órgãos da Administração Direta, Indireta e Fundacional do Estado.

Segundo a Assessora Jurídica do Estado e Vice-Presidente da ASSEJURIS, Albaniza Carvalho de Sena, "foram anos de observação e conhecimento na convivência com Getúlio Rêgo, com seus posicionamentos públicos, capacidade técnica, integridade moral, zelo no trato da coisa pública, respeito aos seus eleitores, além de ser detentor de um caráter irretocável", afirmou.

“Recentemente, abraçou a causa da reestruturação da carreira, dada como impossível”, explica Albaniza, “e logrou êxito na sua edição. Desse assunto, podemos dar esse testemunho, afora inúmeros outros de sua brilhante atuação parlamentar noutros segmentos, mas se este o fazemos, é em reconhecimento ao grande e inestimável trabalho que ele desenvolveu na consolidação de uma carreira que quase se extingue, não fosse a sua respeitada intervenção.

Ela finalizou afirmando que, "como político, e pelo ser humano ímpar que é, confio, voto e recomendo: 25.110 - Getúlio Rêgo, pois esse é o tipo de parlamentar honrado e leal aos seus princípios que o povo precisa ter e manter na Assembleia, como seu representante", finalizou.







1
OUT

Quatro candidatos ao governo do Rio Grande do Norte participaram de debate realizado pela Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo, na noite desta terça-feira (30) em Natal. No encontro, foram abordados temas como segurança, saúde, economia, recursos hídricos, pesquisas eleitorais e alianças políticas. Dividido em três blocos, o debate foi mediado pelo jornalista Ari Peixoto. Os candidatos fizeram perguntas entre si em dois blocos seguidos sobre temas livres e sorteados. No terceiro bloco, cada candidato fez suas considerações finais.

Participaram do debate Henrique Eduardo Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD), Professor Robério Paulino (PSOL) e Araken Farias (PSL). A candidata do PSTU, Simone Dutra, foi a única que não participou do encontro porque seu partido não tem representatividade no Congresso Nacional. As regras de participação no debate foram apresentadas em reunião com representantes de todos os partidos.

Nas considerações finais, Araken Farias fez um comentário sobre a corrupção no país e fez um apelo para que os eleitores não vendam seus votos. "Cabe a você, eleitor, decidir no dia 5 de outubro. Vote em quem apresentou propostas para o Rio Grande do Norte", disse.

Na sequência, o Professor Robério Paulino disse: “Entendo a revolta dos eleitores com os políticos, mas não vote nos mesmos de sempre. O PSOL é uma opção melhor. Pesquise não só as propostas, mas também a história de cada candidato. Dê uma chance ao novo. Podemos ir ao segundo turno”.

O terceiro a falar foi Henrique Eduardo Alves. O candidato do PMDB pediu para o eleitor comparar e decidir antes de votar. "Você que viu e ouviu as histórias, que conhece o estado, sabe que não se pode mais aventurar, errar. É preciso mudar. Não dá para se arrepender quatro anos depois. E não se muda com radicalismo. É preciso força política para conquistar parcerias", concluiu.

O candidato Robinson Faria falou sobre um momento de ruptura com a estrutura política do estado e convidou o eleitor para participar de uma "grande mudança" no Rio Grande do Norte. "Até hoje cheguei aqui alimentado por um sonho de ousadia, resistência e coragem. Quero convidar você a fazer parte dessa história, um momento em que mudaremos práticas atrasadas e coronelistas", disse.

Do G1/Globo 



30
SET

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (30/09) confirma o crescimento consistente das intenções de votos em Aécio Neves. Segundo o levantamento, 20% dos entrevistados declararam voto em Aécio, que cresceu mais dois pontos percentuais em relação à versão anterior da pesquisa. A candidata do PSB, Marina Silva, caiu dois pontos, enquanto a candidata petista Dilma Rousseff não teve seu índice alterado.

Assim, a diferença entre Marina e Aécio despencou 15 pontos percentuais nas últimas semanas. A virada do senador mineiro começou na segunda semana de setembro, quando a candidata do PSB passou a despencar nas pesquisas eleitorais, enquanto Aécio começou a subir, reduzindo a diferença de 20 para 5 pontos percentuais.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Aécio também subiu dois pontos porcentuais, chegando a 41% das intenções de voto. A diferença para a candidata do PT caiu, assim, para nove pontos percentuais.

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores na segunda e nesta terça-feira. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00905/2014.

Ibope

Pesquisa Ibope também divulgada nesta terça-feira (30/09) comprova Aécio Neves cada vez mais próximo de Marina Silva. No levantamento, a diferença caiu de 10 pontos percentuais para seis pontos. Em um cenário de segundo turno, a diferença entre Aécio e a candidata do PT também caiu, de 11 para 10 pontos percentuais.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais. O nível de confiança da pesquisa também é de 95% e foi registrada no TSE sob o protocolo BR 00909/2014.



30
SET

De 29 de setembro a 1º de outubro, cada uma das 64 Zonas Eleitorais do Interior do Estado preparação as suas urnas eletrônicas que serão utilizadas no 1º turno das Eleições 2014, na sede do Cartório Eleitoral, excetuando-se as Zonas da região metropolitana (5ª – Macaíba, 6ª – Ceará-Mirim, 44ª – Monte Alegre, 50ª – Parnamirim e 51ª – São Gonçalo do Amarante), que utilizarão as instalações do COJE para tais atividades.

Para a execução dos procedimentos que envolvem a preparação de urnas (geração de mídias, carga de aplicativos, teste de votação e lacração), além de outras atividades cartorárias estabelecidas em contrato, as Zonas Eleitorais contam com o apoio de auxiliares de eleição contratados pelo TRE/RN, que foram devidamente treinados, no início deste mês, e permanecerão nos Cartórios até o final do pleito, totalizando em todo o Estado 288 profissionais.

Para eventual suporte técnico durante este período, o Estado foi dividido em 14 regiões e uma equipe de servidores do Tribunal, coordenada pelo servidor Carlos Narciso Fernandes (lotado na SBDS/CS/STI) e devidamente capacitada pela Secretaria de Tecnologia da Informação, foi deslocada para o Interior do Estado, para as seguintes sedes: Natal (Roberto Nascimento e Wolmer Barboza), Touros (Luis Panatís), João Câmara (Radi Nascimento), Canguaretama (Saulo Falcão), Santo Antônio (Epitácio Nunes), Tangará (Adriano Benício), Lajes (Carlos Vilanova), Currais Novos (Carlos André e Marly Frutuoso), Caicó (George Barbalho), Assu (Marcos Alexandre), Mossoró (Henrique Calife), Caraúbas (Ana Karla Costa), Patu (Ibsen Gurgel) e Pau dos Ferros (Andretti Barros).

A referida equipe de trabalho tem como atribuições prestar eventual suporte técnico nas Zonas Eleitorais pertencentes a sua região, nas atividades de preparação de urnas e substituição das que porventura apresentarem defeitos, bem como em relação aos sistemas eleitorais correlatos a esta etapa; treinar, no dia 2 de outubro, os supervisores convocados, no âmbito de cada região, como responsáveis pela transmissão descentralizada de resultados; além de outras atividades previstas para a véspera e dia do pleito.

Os servidores já se encontram no Interior do Estado e deverão retornar à Capital somente no dia seguinte ao pleito.



30
SET

Deste o ano de 2007 que o Polo Universitário de Luís Gomes - PUAP mantém um blog sempre com notícias atualizadas sobre o cotidiano das ações do polo e da educação a distância. Ao longo desse tempo, muita coisa mudou, mudou a logo inclusive, duas vezes, do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, mas o que não mudou foi a determinação dos que fazem o PUAP a continuarem sempre firmes em defesa do crescimento e fortalecimento da instituição que muito tem contribuído para o progresso de Luís Gomes e região.

Objetivando se manter sempre atrativo e dentro dos padrões de inovação e interatividade, o blog do PUAP passou por uma série de mudanças em seu layout de apresentação e, sobretudo, na nova configuração de seus links, que agora apresentam muito mais praticidade, interatividade e velocidade para que o web leitor se mantenha sempre motivado a acompanhar e curtir os fatos e fotos que são destaque em nossa página.

Na barra inicial, por exemplo, temos, agora, um link que apresenta quem é o coordenador do PUAP, os tutores – com foto, telefone, e-mail, dias e horários de atendimento, fotos – formatura e estrutura, agenda – relação das principais atividades presenciais a serem desenvolvidas no PUAP, links – acesso a uma série de instituições que integram o universo da EaD, leis do Polo e, contato – link que permite encaminhar mensagem diretamente para a coordenação do PUAP.

E, além disso, há, também, nas laterais, acesso a mais completa lista de bibliotecas digitais, relação de blogs de polos UAB no RN, informativo – arquivo em formato PDF de todas as edições do Informativo PUAP, relação de uma série de instituições que oferecem gratuitamente cursos online grátis, moodle da UFRN e do IFRN e, a opção de curtir via facebook.

O Prof. Franklin Miguel Fernandes, coordenador do PUAP, destaca que o novo blog do PUAP além de ter uma cara nova, mais moderna e significativa, conta agora com uma série de links que permitem maior interatividade e praticidade, para manter os nossos web leitores sempre atentos as nossas publicações.

O coordenador também destaca que “o compromisso é procurar manter-se sempre atualizado, interativo e funcional, para que possamos continuar sempre conquistando novos webleitores e mantendo os já conquistados”.



30
SET

Tendo como candidato a segundo suplente o evangélico, que é vereador de São Gonçalo do Amarante, Pastor Edmilson, a candidata ao Senado, Wilma de Faria, vem contando com apoio de várias denominações.

E, na manhã desta terça-feira (30), teve importante reunião com representantes da Ordem dos Pastores do Rio Grande do Norte, que representa mais de 500 igrejas no estado, para fortalecimento do trabalho nesta reta final de campanha.

Reafirmando a defesa vida e da família, a ex-governadora conversou com pastores relatando sobre seu histórico de atuação e bandeiras que pretende defender no Senado. "Tenho princípios éticos e morais com base nos valores cristãos e acredito que o que mais precisamos neste país é de fé para enfrentar os muitos desafios diários".

Vice-presidente da Ordem, o Pastor da Assembleia de Deus, Eliel Moreira, gostou dos compromissos assumidos pela candidata. "Vimos aqui um discurso forte e seguro que nos dá tranqüilidade para continuar sua defesa".

Já o Pastor Edmilson ressaltou: "Nossa senadora tem posicionamento a favor da vida, da família e dos princípios cristãos, que tanto defendemos. Tem uma candidatura que se identifica e se assemelha com o que pregamos, pensamos e queremos para nosso país e para o Rio Grande to Norte. Estavam cantando vitória, mas daqui para o dia 5 vamos para as ruas e os evangélicos vão defender a candidatura de Wilma".

Também participou do encontro o candidato a deputado federal evangélico, Antônio Júnior.



30
SET

O Governo do Rio Grande do Norte decretou, nesta terça-feira (30), situação de emergência por 180 dias em 145 municípios do interior do estado devido à estiagem e aos baixos níveis dos reservatórios de água pelo interior. De acordo com o decreto, a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apontou para a continuidade do grave quadro na estiagem, com a maior parte dos reservatórios com percentual de armazenamento inferior a 50% de sua capacidade máxima. Dentre esses, quinze açudes têm armazenamento inferior a 10%. Esta é a sétima publicação seguida sobre o tema.

O último decreto que tratava sobre emergência devido à seca havia vencido no dia 14 de setembro. O Governo temia pela morosidade em publicação e novo decreto (que ainda estava sob avaliação) porque a continuidade de alguns projetos de combate à seca dependiam dele, como o programa de venda de milho em balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nas justificativas para o novo decreto por 180 dias, o Governo lembrou o relatório elaborado pela Caern que aponta colapso no sistema de abastecimento de água em cinco Municípios do Estado do Rio Grande do Norte em razão da escassez de água, alé de mais oito Municípios poderão ter seus sistemas de abastecimento paralisados até dezembro de 2014.

Além disso, o Governo também explicou que o diagnóstico de chuvas formulado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) aponta para uma queda de 35% na média de chuvas e que o inverno, até o presente momento, não está com índices pluviométricos capazes de contribuir para a formação de estoques de água nos principais reservatórios do estado.

Segundo o Executivo, a estimativa da Secretaria de da Agricultura para o ano de 2014 é de prejuízo de R$ 4,6 bilhões na produção agropecuária do estado, o que representa uma redução de quase 57% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) potiguar, se comparada a uma situação de normalidade das condições climáticas.

Como a validade do decreto é de seis meses, esse será o último da gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que não disputa a reeleição e deixará o comando do Governo no fim deste ano.

Confira a lista dos municípios que estão em situação de emergência:




30
SET

O ex-presidente da Câmara municipal de Montanhas, senhor Itamar Alves Nery, teve a prestação de contas do exercício de 2009 considerada irregular pela 2ª Cãmara do tribunal de Contas. Em processo relatado pelo conselheiro Tarcísio Costa, o voto foi pela aplicação de multa de R$ 13.374,00 decorrente do atraso no envio dos relatórios de Gestão Fiscal  referentes aos 1° e 2° semestres de 2010; ausência de remessa dos comprovantes de publicação do RGF; atraso no envio do relatório Resumido de Execução Orçamentária atinente ao 6° bimestre ; e gastos com despesas gerais do legislativo acima do limite constitucional.

Na mesma sessão, o conselheiro Francisco Potiguar relatou processo da Câmara municipal de Alexandria, documentação comprobatória de despesa do 1° ao 5° bimestres de 2004, sob a responsabilidade do sr. Francisco Germano da Silva. O voto foi pela desaprovação das contas, com ressarcimento aos cofres municipais do montante de R$ 13.627,30, correspondente às despesas realizadas e não comprovadas.

Foi aprovado, também, o envio das principais peças processuais ao ministério Público estadual, para tomar as medidas que entender convenientes no âmbito de sua competência.



30
SET

O Servidor do Campus Pau dos Ferros do IFRN, o pedagogo João Batista de Barros, teve dois trabalhos aprovados na edição 2014 do Congresso Nacional de Educação (Conedu), cujo temário foi "Inovação, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas".

Intitulados "Uma proposta para formação do leitor crítico na escola" e " Formando leitores críticos para além da escola", os trabalhos foram apresentados na Paraíba, sede de Congresso, no período de 18 a 20 de setembro de 2014.

João Batista acredita que ambos os trabalhos têm o propósito de evidenciar a importância da leitura no processo da formação do leitor crítico, uma vez que essa perpassa por todas as modalidades de ensino, independente de nível. "Foi com esse pensar que os trabalhos foram elaborados, tomando-se por base a perspectiva de língua enquanto prática sociointerativa. Nesse contexto, observa-se que as atividades de ensino pautadas na diversidade de gêneros do discurso com vistas à produção de sentidos verbais contextualizados, repercutem na resposta crítica dos leitores, e que o compartilhar de conhecimentos construídos na escola com a comunidade com o propósito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o ensino, a pesquisa e a extensão como componentes da prática dos professores da educação básica são fundamentais para a melhoria dos aspectos da função social do conhecimento, a integração dos sujeitos e o compromisso social da escola", afirma o autor.

João Batista, que é Mestre em Ciências da Linguagem, atua como pedagogo no Campus, integrando a equipe técnico-pedagógica.  



30
SET

O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou, nesta segunda-feira (29/09), em Uberlândia (MG), que o Brasil está despertando para a necessidade de uma mudança consistente e verdadeira, que virá por meio de seu governo. Aécio reiterou que a sua candidatura é a única que apresenta propostas claras para fazer a economia do país crescer, voltar a gerar empregos e fortalecer áreas como a segurança pública e os indicadores sociais.

“Quem tem um projeto para o Brasil, um projeto que faça o Brasil voltar a crescer e gerar empregos, com melhores condições de vida e mais esperança aos brasileiros, somos nós. Nenhuma outra candidatura – incluindo a da atual presidente da República [Dilma Rousseff] – tem condições de resgatar a credibilidade do país para que os investimentos voltem a gerar empregos. É o que nós estamos buscando, a partir, inclusive, de propostas de qualificação mais ampla dos nossos jovens”, afirmou.

Aécio lembrou que, nos últimos 12 meses, a indústria nacional perdeu cerca de 80 mil postos de trabalho em decorrência do desaquecimento da economia. Ele ressaltou que o Brasil precisa de um governo “qualificado e ousado do ponto de vista das políticas públicas”. Segundo o candidato, essa disposição é resultado da mescla de experiências bem sucedidas como a de seu governo em Minas Gerais (2003-2010) e das gestões de São Paulo, com Geraldo Alckmin, e do Paraná, com Beto Richa, ambos do PSDB.

“Na economia estamos assistindo inflação crescendo, um crescimento muito baixo e uma crise de desconfiança em relação ao Brasil, que afugenta investimentos e impacta na geração de empregos. O governo federal fracassou na gestão do Estado. As obras prometidas hoje são as mesmas prometidas há quatro anos. Demonizou as parcerias com o setor privado durante dez anos, e fracassou nos indicadores sociais. Ou alguém pode achar que a saúde vai bem? Que a educação vai bem? Que a segurança pública vai bem?”, questionou.



30
SET

De acordo com o Código Eleitoral, nenhum eleitor pode ser preso a partir desta terça-feira, 30 de setembro, até 48 horas depois do encerramento da votação. A Lei 4.737/1965 proíbe detenções nos cinco dias anteriores ao primeiro turno, neste caso dia 5 de outubro. Os candidatos também não podem ser presos desde o dia 20 de setembro.

As exceções, tanto para eleitores como para candidatos, são os casos de flagrante delito. Também podem ocorrer prisões por sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

No segundo turno, marcado para o dia 26 de outubro, é proibida a prisão de eleitor a partir do dia 21 de outubro até 48 horas depois do encerramento da votação.



30
SET

Ainda este ano o consumidor vai sentir redução e o aumento nas tarifas. O preço na telefonia fixa deve ser reduzido em 6,3%. Os valores cobrados pela energia elétrica, o contrário: devem ficar 16,8% mais caros. As estimativas são do Relatório de Inflação do Banco Central, divulgadas nesta segunda-feira, 29 de setembro.

De acordo com o BC, para o conjunto dos preços, o aumento estimado é 5%, mesmo valor previsto no relatório divulgado em junho. Portanto, neste quesito não houve elevação. Essa projeção inclui variações ocorridas até agosto nos preços da gasolina – de 0,2% - e do botijão de gás – de 0,3% -, além das projeções para telefonia fixa e eletricidade.

Para o ano de 2015, o reajuste nos preços administrados pelo governo deve chegar a 6%. No ano seguinte, 2016, é de 4,9%. Vale ressaltar que esses valores são estimados e podem ser alterados.

Agência Brasil



30
SET

Na tarde dessa segunda-feira (29), a Governadora, Rosalba Ciarlini, fez uma vistoria a obra de pavimentação asfáltica da BR-226, na altura de Pau dos Ferros. A Governadora foi acompanhada do Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato.  

O trecho onde as equipes de trabalho estão concentradas nessa fase do serviço fica a 2km da divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, em Ererê. Para a conclusão da obra, no trecho que compreende o RN, restam apenas 10 km, dos quais boa parte está asfaltada. A expectativa é que em Novembro o trecho esteja concluído.  

“Essa é uma obra de importante valor, especialmente para o município de Pau dos Ferros, que terá mais uma via para escoar a produção, além de facilitar a vinda de pessoas tanto do RN quanto do CE para a cidade, sem falar no desenvolvimento do turismo para Portalegre e Martins e a facilidade de deslocamento para o Campus da UFERSA de Pau dos Ferros, que recebe alunos também de estados vizinhos”, declarou a Governadora.  

A obra está sendo realizada com recursos federais e sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Quando Rosalba Ciarlini assumiu o Governo do Estado, as obras da BR-226 estavam paralisadas. O investimento é de R$ 46 milhões.  

“Para complementar a obra também vamos construir uma via de cerca de 300 metros para facilitar o acesso do município de Encanto a BR-226”, esclareceu a Chefe do Executivo.



29
SET

Notícias chegadas ao blog dão conta de que o deputado estadual, Raimundo Fernandes (PROS), 72 anos, sofreu um acidente automobilístico na noite desta segunda-feira, 29.

Segundo informações, o parlamentar, que disputa a reeleição, conduzia uma caminhonete hilux na direção São Miguel/Coronel João Pessoa na região do Alto Oeste do RN, quando perdeu o controle do veículo e desceu uma ladeira conhecida como ‘o vôo da morte’. Ele estava sozinho no momento do episódio.

Ainda de acordo com populares que foram ao local do sinistro, o ‘bigodão’ sofreu ferimentos leves, foi socorrido para o hospital de São Miguel, mas, em decorrência de um pico de pressão arterial, foi transferido para uma unidade hospitalar de Mossoró.

Poderemos voltar com informações adicionais. . .





 Fotos: Nazaré News



29
SET

A Prefeitura de Pau dos Ferros informa que o ‘Circuito Livre’ está sendo realizado apenas aos sábados e domingos. De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), o projeto tem passado por uma reestruturação.

O Circuito Livre, que faz parte do programa “Mais Saúde” e é voltado à prática de esporte sobre rodas (skate, ciclismo e patinação), acontecia de quinta a domingo na Avenida Getúlio Vargas.

Ainda em relação ao ‘Mais Saúde’, o município comunica que as atividades físicas da praça do bairro Manoel Domingos foram, temporariamente, suspensas para que o trabalho seja reorganizado.

O cuidado com o corpo e, consequentemente, com a saúde é uma proposta municipal de incentivo a uma melhor qualidade de vida da população.



29
SET

Pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira (29), aponta um empate entre as candidatas Fátima Bezerra (PT) e Vilma de Faria (PSB) na disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte. As duas, segundo o instituto, têm 35% das intenções de votos no estado. Ana Célia (PSTU), Professor Lailson (PSOL) e Roberto Ronconi (PSL) aparecem com 1% cada.

Os que não souberam responder somam 14% e aqueles que declaram voto branco ou nulo são 13%.

No levantamento anterior realizado pelo instituto, no começo de setembro, Fátima aparecia com 38% e Vilma de Faria, com 32%. Encomendada pela Inter TV Cabugi, a pesquisa é a terceira do Ibope após o registro das candidaturas.

Veja os números do Ibope:

Fátima (PT) - 35% das intenções de voto
Vilma Maria de Faria (PSB) - 35%
Ana Célia (PSTU) – 1%
Professor Lailson (PSOL) – 1%
Roberto Ronconi (PSL) – 1%
Brancos e nulos – 13%
Não sabe ou não respondeu – 14%

Realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, a pesquisa contou com 812 entrevistas em 40 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) sob o protocolo número RN-00036/2014.



29
SET

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (29) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Rio Grande do Norte:

Henrique Eduardo Alves (PMDB) – 38%
Robinson Faria (PSD) – 31%
Professor Robério Paulino (PSOL) – 3%
Simone Dutra (PSTU) – 2%
Araken Farias (PV) – 1%
Brancos e nulos: 15%
Não sabe: 10%

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Henrique e Robinson, os candidatos do PMDB e do PSD aparecem com 40% cada.

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

Segundo turno

O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:

- Henrique Eduardo Alves: 40%
- Robinson Faria: 40%
- Branco/nulo: 5%
- Não sabe/não respondeu: 15%

Rejeição

O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo:

- Henrique Eduardo Alves: 37%
- Robinson Fariax: 27%
- Araken Farias: 25%
- Simone Dutra: 21%
- Professor Robério Paulino: 16%
- Poderia votar em todos: 7%
- Não sabe ou não respondeu: 21%

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00036/2014.

G1/Globo 



29
SET

A legislação eleitoral estabelece como crime, no dia da eleição, a arregimentação (o recrutamento) de eleitores ou a propaganda de boca de urna. A prática pode resultar em 6 meses a 1 ano de detenção, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa que pode variar de R$ 5.320,50  a R$ 15.961,50 (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 5º, I a III).

No dia da votação, também são proibidos o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

No entanto, é permitido ao eleitor manifestar sua preferência, individual e silenciosa, por candidato, partido político e coligação, por meio de bandeiras, broches, dísticos e adesivos no momento em que for votar (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, caput).

Já a divulgação de pesquisa de intenção de voto (de boca de urna) feita no dia das eleições somente pode ocorrer a partir das 17h, nas eleições relativas à escolha de deputados estaduais ou distritais, deputados federais, senador e governador. E apenas após as 19h no caso da eleição para presidente da República, sempre respeitando o fuso horário de cada localidade.

Confira aqui as íntegras da Resolução do TSE n° 23.400/2013, que trata das regras para as pesquisas eleitorais, e da Resolução n° 23.404/2014 do TSE, que dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas ilícitas em campanha eleitoral nas Eleições 2014.



29
SET

A Governadora do RN, Rosalba Ciarlini, visitou, na manhã desta segunda-feira (29), a obra de construção de uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, em Apodi. A Chefe do Executivo foi acompanhada da Diretora da 13a Direc (antiga Dired), Raimunda Freire, e do Subsecretário de Obra, Remer Batista.  

A quadra era um sonho antigo da comunidade escolar. O serviço está em fase de acabamento. Todo o piso, arquibancada, vestiários e coberturas estão prontos. A expectativa é que a entrega ocorra em outubro. Outras 60 quadras como esta estão sendo construídas em todo Estado.  

As estudantes Carmesine Ferreira, de 20 anos, e Alda Costa, de 17, que compõe a equipe de handball feminino da Escola estão ansiosas por este momento. "Nós gostamos muito de competir, ficamos em 2° lugar dos Jern's na categoria infantil e com a quadra poderemos treinar ainda mais", disse Carmesine Ferreira.  

De acordo com o Diretor da Escola, Jeoni Morais, o espaço será um grande diferencial na rotina escolar. "Com a quadra poderemos realizar as atividades esportivas e também culturais e festivas, como São João, sem dificuldade e organizadas", relatou.

O Governo do Estado investiu R$ 489 mil na obra da quadra poliesportiva.

"Nós sabemos a importancia que é ter um espaço adequado para a pratica de esportes e também para a realização da feira de ciências, festa junina e também para a comunidade realizar seus eventos", declarou Rosalba Ciarlini. 



29
SET

As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) informam que o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de setembro será da seguinte forma:  

Nesta terça-feira (30), ao meio dia, será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), bem como todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM, independente do valor do salário, que representam um total de 60.055 servidores;

Na terça-feira também recebem os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 2 mil líquidos – que somam 33.409 servidores;

No dia 10 de outubro, sexta-feira, ao meio dia, serão creditados os salários dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 2 mil líquidos - 9.377 servidores, que representam 9% do total.

93.464 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 91% da folha do Estado. 



29
SET

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, mostrou nesse domingo (28/09) ser o candidato mais preparado para fortalecer o Brasil e o melhor para conduzir a mudança que o país precisa, com segurança, eficiência e ética, nas áreas mais castigadas pelo atual governo: educação, saúde, segurança pública e economia.

“Temos os quadros mais preparados para governar na educação, na saúde, na economia. Para fazermos o Brasil se encontrar”, afirmou o candidato em debate promovido pela rede Record.

Durante o debate, Aécio alertou para o fracasso do governo da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, e para o improviso da candidata do PSB, Marina Silva, que muda de posição de acordo com a conveniência.

Aécio criticou a gestão da Petrobras no governo Dilma e afirmou que vai fortalecer a estatal. “Infelizmente, as nossas empresas públicas e as nossas instituições foram tomadas por um grupo político que as utilizam para se manter no poder. A cada debate em que nos encontramos há uma denúncia nova. Isso precisa mudar no Brasil. Por isso eu vou reestatizá-la, vou tirá-la das mãos desse grupo político que tomou conta dessa empresa”, afirmou Aécio no debate.

O candidato afirmou que vai aprimorar os projetos sociais atuais e lembrou a proposta de tornar o combate à pobreza mais amplo. “Não podemos compreender a pobreza apenas na vertente da privação da renda. A privação de serviços, saneamento básico, saúde adequada e a privação de oportunidades também caracterizam a pobreza. A nossa proposta, a Família Brasileira, busca classificar as pessoas que recebem o Bolsa Família em cinco níveis de carências: das maiores até as menores. Nenhuma família ficará mais de um ano em uma mesma faixa. O Estado atuará de uma forma integrada para que sua família melhore”, afirmou.



29
SET

Após ter realizado grandes mobilizações na manhã e tarde do último (27), em Natal, a candidata ao Senado, Wilma de Faria, encerrou sua programação no Alto Oeste do RN.

Ao lado do candidato a governador, Henrique Alves, a ex-governadora esteve em Alexandria e São Miguel, onde encontraram lideranças de várias cidades de todas as regiões do estado.

Em São Miguel, em comício organizado pelo deputado estadual candidato à reeleição, Raimundo Fernandes, 14 prefeitos e mais dezenas de vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores representando mais de 30 municípios lotaram o palanque para dizer sim aos candidatos da "União pela Mudança", com presença do candidato a deputado federal, Rafael Motta, apoiado por Raimundo.

"Quero agradecer esse grande líder, Raimundo, e todos os prefeitos, ex-prefeitos e lideranças que têm tantos votos em suas cidades e pedir o apoio de vocês para Wilma e Henrique e a gente ter a mais bela vitória no dia 5 de outubro", disse Wilma.

A candidata ressaltou que não se deixassem influenciar pelas falsas pesquisas que têm o objetivo de desestabilizar a campanha. "Estou viajando todo o estado e não vejo isso. Fui esta manhã à feira do Alecrim, em Natal, fizemos carreata e estou vendo o povo com a gente. São essas pesquisas das ruas que estão certas".

A ex-governadora aproveitou a oportunidade ainda para destacar suas realizações no município e região, e informar sobre algumas bandeiras e propostas que pretende defender no Senado, como segurança, saúde, reforma tributária.

Pouco antes, em Alexandria, o prefeito, Nei Rossatto (PSB), reuniu uma multidão em carreata e comício-relâmpago para defender seus candidatos (Wilma, Henrique, Sandra Rosado e Raimundo Fernandes).

"Wilma já foi deputada constituinte, prefeita três vezes, governadora por dias vezes e ajudou muito nossa cidade. Trouxe a central do cidadão, o Programa do Leite, a  Casa da Cultura e merece continuar trabalhando pelo estado no Senado".

E reforçou o voto casado: "Quem vota Henrique, vota com Wilma. Peço a vocês, juntamente com nossos vereadores, esse voto de gratidão para eles que tanto fizeram por nós".

Henrique, por sua vez, assegurou que tinha ciência da situação que deve enfrentar, caso vença a eleição, mas tranqüilizou que quer assumir o governo para encontrar soluções e parcerias nacionalmente para que possa devolver aos potiguares os serviços essenciais e buscar investimentos para que o Estado volte a se desenvolver.

Para isso, frisou, precisou de Wilma: "Quero ser governador olhando pra frente. E, para isso, fui buscar apoios. Buscar mãos e a mais importante foi a desta mulher que foi governadora duas vezes. Posso constatar o seu trabalho por onde passamos. É com muita honra que peço o voto casado com Wilma".





29
SET

A Polícia Militar registrou, durante o final de semana, homicídios nos municípios de Mossoró, Umarizal, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins e Ipanguaçu. Foram 7 homicídios, sendo que destes a policia conseguiu prender apenas um suspeito.

Os sete corpos foram examinados no Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP), em Mossoró.

As vítimas são:

Geilton Alves de Lima, de 31 anos, foi morto a tiros por homens que fugiram num carro no bairro Barrocas, na noite de sábado, 27, em Mossoró.

Luciano Barbosa Florêncio, o Roliço, de 30 anos, foi morto a tiros dentro de casa no bairro Aeroporto II, em Mossoró, no final da tarde de domingo, 28.

Manoel Lobo da Silva, de 64 anos, morto a facada pelo primo Fransuel Lobo da Silva, de 22 anos, devido a uma discussão durante um jogo de baralho na cidade de Antônio Martins. Fransuel se escondeu debaixo de uma mesa na casa vizinha, mas foi localizado e preso pelo cabo PM José Ivaneide Araújo.

Marcos Henrique Onofre da Silva, de 30 anos, foi morto dentro da AABB, em Umarizal, neste domingo 28. Neste caso, a polícia suspeita que o autor do crime seja o irmão (nome resguardado) de uma pessoa que Marcos Henrique teria matado no início deste ano no município. Umarizal já registrou 16 homicídios este ano.

Marcos Luiz Godim, de 32 anos, foi morto a tiros perto de sua casa no bairro Abolição IV por volta das 21h deste domingo, 28. As poucas testemunhas disseram que teriam visto homens fugindo numa moto, que supostamente seria da vítima. Este foi o homicídio de número 137 este ano em Mossoró.

Joao Batista Ferreira Braz, de 50 anos, foi morto a tiros dentro de sua casa em Ipanguaçu na noite deste domingo, 28. A vítima é irmão do vereador Manoel Ferreira Targino, o Manoel Botinha, de Assu.

Todos os casos foram removidos para exames na sede do Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP), em Mossoró. Os três casos registrados em Mossoró serão investigados pela Delegacia de Homicídio e os demais serão apurados pela Policia Civil auxiliado pela Policia Militar das cidades de onde aconteceram.



29
SET

Após uma nova rodada de negociações entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários decidiram manter a greve prevista para começar na próxima terça-feira (30). Na reunião de ontem (27), os bancos elevaram o índice de reajuste de 7% para 7,35% para os salários e de 7,5% para 8% para os pisos, segundo a Contraf.

“O Comando Nacional dos Bancários considerou a nova proposta insuficiente não somente do ponto de vista econômico, mas também porque ignora completamente as demais reivindicações da pauta de reivindicações da categoria”, informou a categoria, em nota.

Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 12,5% e piso salarial de R$ 2.979,25, entre outras reivindicações, como fim das metas, consideradas abusivas, combate ao assédio moral e isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde.

Agência Brasil 



Usuários On-line: 81
Outubro 2014
DSTQQSS
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31




































































Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.