25
OUT

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, afirmou neste sábado (25/10), em São João del Rei (MG), que a depredação do prédio da editora Abril, que publica a revista Veja, é um atentado à democracia e às liberdades de imprensa e expressão.  Para ele, as pichações, a destruição e a sujeira espalhada no local marcam atos de “vandalismo”.

“Assistimos ontem [24/10] e hoje um atentado contra a democracia, contra a liberdade de expressão, o que já é uma marca extremamente preocupante dos nossos adversários”, afirmou Aécio, que foi a São João del Rei para visitar o túmulo dos avós Tancredo e Risoleta Neves. “A democracia vive disso [do respeito às liberdades] e as manifestações contrárias têm que ser respeitadas. E o alvo foi o alvo errado.”

Em seguida, Aécio completou: “[Houve] um atentado que deve receber o repúdio de todos os brasileiros da forma mais veemente possível. Uma boa forma de demonstrar esse repúdio é indo às urnas amanhã [26/10] para valorizar a democracia para apontar um novo caminho para o Brasil”

Na área em frente ao prédio da editora, nas paredes do edifício e na placa da Abril, foram pichadas frases agressivas. Além das edições da revista Veja, foram espalhados sacos de lixo rasgados e pedaços de papel higiênico em frente ao portão da empresa.



24
OUT

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, ao lado dos vereadores, da vice-prefeita, Zélia Leite, do Deputado Estadual, Getúlio Rego, e dos amigos, promovem, nestes últimos dias de campanha, as “Caminhadas do Abraço” em vários bairros da cidade.

A primeira caminhada aconteceu no bairro Princesinha do Oeste, nessa quinta-feira, 23, onde, em um contato direto com a população, Leonardo levou a sua mensagem de apoio ao candidato a governador, Henrique Alves.

Nesta sexta-feira, 24, a caminhada acontece no bairro Manoel Deodato, junto com o Deputado Getúlio Rêgo e dos vereadores. A concentração será na Praça do ‘Princesinha do Oeste’, às 17 horas.

No sábado, 25, também às 17 horas, será a vez do bairro São Judas Tadeu. O encontro será na Rua Francisco Dantas, próximo à Escola Estadual 4 de Setembro.

Campanha de Robison Faria

O prefeito, Fabrício Torquato, ao lado de vereadores e lideranças políticas locais, tem intensificado suas caminhadas em defesa do nome do candidato Robinson Faria em solo pau-ferrense.

Sua militância política já percorreu diversos bairros e comunidade rurais do município, inclusive a Vila Perímetro Irrigado, fazendo rodas de conversas e comícios relâmpagos. Ontem foi a vez do bairro Riacho do Meio.

Hoje, 24, o trabalho continua por outros bairros da cidade.  

Já neste sábado, 25, véspera da eleição, haverá um PITSTOP55 em prol do postulante ao cargo máximo do estado, a partir das 8 horas da manhã, em frente à Caixa Econômica Federal.


Militância de Henrique e Robinson intensificam campanha na reta final 



24
OUT

Atletas das modalidades futebol de campo e do Futsal de São Miguel, que atuam pelas diversas equipes, receberam das mãos do Prefeito Dario Vieira, kits de uniformes e bolas, na noite dessa quinta-feira (23), em reunião de lançamento dos Eventos: Campeonato de Campo Francisco ‘Libâneo do Nascimento’ e Campeonato de Futsal ‘Igor Ribeiro’.

O chefe do executivo micaelense, acompanhado de seu secretariado e de representantes do Poder Legislativo, lançou solenemente os campeonatos que serão realizados com culminância para o dia 11 de dezembro de 2014, quando se comemora a Emancipação Política do Município. Na ocasião, estavam presentes alguns vereadores, dentre eles, Adalcina Vieira, atletas das modalidades masculina e feminina; Libâneo, o Pai de Igor Ribeiro (in memorian), ambos homenageados.

Para o Prefeito Dario Vieira, “os atletas carregam - com muito brilhantismo e orgulho - a bandeira da nossa cidade e nos estimulam a manter e ampliar o investimento no setor. Aos poucos, vamos oferecendo mais estrutura para o desenvolvimento do esporte na cidade. Mas precisamos criar uma cultura de zelo ao nosso patrimônio. Existem, ainda, ações de vândalos que depredam nossos ginásios, quebram lâmpadas nas iluminações públicas, ataques aos patrimônios públicos que fazem com que os gastos e a demora em atender alguns setores se tornem precários. Precisamos criar uma política de pertença. O patrimônio público é do povo e pelo povo deve ser zelado”, destacou Dario.

O gestor da Terra do Arcanjo também lembrou o último Diretor de Esportes, Vanilson Pinheiro, que muito contribuiu, com sua competência, para o desenvolvimento do esporte da cidade. Agora, com Carlos Alberto Silva no comando, dar-se-á continuidade ao trabalho em prol do esporte.

O prefeito ainda ressaltou a importância do esporte para tirar os jovens, crianças e adolescentes da vulnerabilidade do álcool e das drogas, assim como a importância de dar mais valor aos esportes femininos. Além disso, convocou toda a sociedade a prestigiar seus atletas locais, uma vez que os eventos serão abertos, sem cobrança de bilheteria.

A novidade da noite foi trazida pela Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Luzinete Cesário, que anunciou a vinda do Ministério dos Esportes, nos dias 11 e 12 de novembro, sediando o município como polo de encontro de quarenta cidades do Alto Oeste.

Na solenidade foram entregues kits a atletas do futebol feminino e masculino, que participam de eventos esportivos como os Jogos Regionais do Estado do rio Grande do Norte.











24
OUT

 

Pesquisa ISTOÉ/Sensus mostra que o candidato do PSDB chega à reta final da campanha com 54,6% das intenções de voto, enquanto a petista soma 45,4%
Pesquisa ISTOÉ/Sensus, realizada a partir da terça-feira 21, reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff. Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos.

A pesquisa também constatou que, a dois dias das eleições, 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar. “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT 40%.

De acordo com Guedes, a pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios  revela que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%. Segundo o diretor do Sensus, a taxa de rejeição pode indicar a capacidade de crescimento de cada um dos candidatos. Quanto maior a rejeição, menor a possibilidade de crescimento. Outro indicador apurado pela pesquisa Istoé/Sensus diz respeito à votação espontânea, quando nenhum nome é apresentado para o entrevistado. Nessa situação, Aécio também está à frente de Dilma, embora a petista esteja ocupando a Presidência da República desde janeiro de 2011. O tucano é citado espontaneamente por 47,8% dos eleitores e a petista por 39,4%. 0,2% citaram outros nomes e 12,8% disseram estar indecisos ou dispostos a votar em branco.



24
OUT

A I Jornada Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Foro Regional Pau dos Ferros que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro de 2014 no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, localizado às margens da BR 405, KM 154, Bairro Chico Cajá, Pau dos Ferros/RN, Cep 59900-000, Pau dos Ferros, RN.

A Jornada é um evento promovido pelo Tribunal de Justiça através da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude, CEIJ-RN, em conjunto com CAOPIJF do Ministério Público do RN, e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, CONSEC.

Neste referido encontro, serão discutidos diversos temas relacionados à matéria de Infância e Juventude, em especial:

O novo sistema do Estado do Rio Grande do Norte da Justiça da Infância e da Juventude;
O SINASE;
Convivência Familiar e Comunitária;
Os cadastros nacionais;
O projeto Conviver SUAS do Ministério Público do RN;
Família Acolhedora;
As unidades regionais de acolhimentos institucionais e
Capacitação e fortalecimento dos Conselhos Tutelares e de Direitos.

O trabalho infantil

Esta Jornada é fruto de um trabalho de parcerias entre o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN), o Ministério Público (MP) e o Poder Judiciário com o objetivo de realizar um trabalho articulado em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Integram esta edição da Jornada os seguintes municípios: Pau dos Ferros, Patu, Martins, São Miguel, Luís Gomes, Alexandria, Janduís, Almino Afonso, Umarizal, Portalegre, Marcelino Vieira, Messias Targino, Olho d´Água dos Borges, Rafael Godeiro, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Viçosa, Riacho da Cruz, Taboleiro Grande, Francisco Dantas, São Francisco do Oeste, Encanto, Serrinha dos Pintos, Antonio Martins, Dr. Severiano, Água Nova, Rafael Fernandes, Antônio Martins, João Dias, Pilões, Cel. João Pessoa, Riacho de Santana, José da Penha, Venha Ver, Major Sales, Paraná, Tenente Ananias.

As inscrições são gratuitas. Clique aqui!  



24
OUT

O Pólo Serrano de Turismo do Rio Grande do Norte teve reunião nessa quinta-feira (23), em Pau dos Ferros. O encontro contou com a presença dos prefeitos Fabrício Torquato, de Pau dos Ferros, e Euclides Pereira, de Portalegre, além da secretária de Turismo do RN, Gina Robinson, e de representantes da Caixa Econômica Federal, Uern, Banco do Nordeste, Sebrae-RN e Câmara dos Dirigentes Lojistas.

Um dos destaques da pauta foi o RN Sustentável, assim como o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do Polo Serrano, em fase de contratação. Houve também uma explanação sobre o projeto de sinalização turística para a região, inserida no Programa RN Sustentável.

Na oportunidade também foram escolhidos representantes para a vaga do Pólo Serrano no Conselho Estadual de Turismo do RN (Conetur), para o biênio 2015-2016. Como titular, foi votado o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, tendo como suplente a representação da UERN.



24
OUT

Pessoas de má fé vêm tentando aplicar golpe em parentes e amigos de pacientes internados em unidades de Saúde Pública do Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem a público esclarecer que pessoas de má fé estão usando o nome da Central de Regulação e de médicos lotados em hospitais da rede estadual na tentativa de aplicar golpes em familiares de pacientes internados.

O golpe vem sendo aplicado da seguinte forma: através de um número de celular com (código de área de outro estado), o familiar recebe uma ligação informando que para a realização da cirurgia (ou procedimento) que o paciente esteja precisando, é necessário o depósito de uma quantia (alta) em dinheiro em uma conta corrente informada ainda na ligação. O golpista ainda afirma ser uma pessoa ligada ao médico que está cuidando do paciente e que o depósito deve ser feito com a maior urgência possível.

A Sesap afirma que este tipo de procedimento não é legal e alerta aos familiares e amigos dos pacientes internados em qualquer um dos hospitais geridos pelo poder estadual que NÃO realizem nenhum depósito, de qualquer valor, sob qualquer pretexto e em nome de ninguém. Os hospitais sob gestão da Sesap são públicos e todos os seus serviços são 100% oriundos e financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria também orienta as pessoas que já sofreram esta tentativa de golpe, que se dirijam a uma delegacia, informando o fato ocorrido para registrarem um Boletim de Ocorrência (B.O), a fim de que possam ser tomadas as providências cabíveis pela polícia.



23
OUT

Nesta quinta-feira (23), a Inter TV Cabugi promove o último debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte para o segundo turno das Eleições 2014. O programa será mediado pelo jornalista Ari Peixoto.

De acordo com as regras, o debate terá três blocos. No primeiro e no segundo bloco haverá uma rodada de perguntas com tema livre e uma rodada com tema determinado. O terceiro bloco será para as considerações finais de cada candidato.

Os candidatos terão trinta segundos para fazer a pergunta; um minuto e meio para a resposta; um minuto para a réplica; e um minuto para a tréplica. No último bloco, cada candidato terá dois minutos e trinta segundos para fazer as considerações finais.



23
OUT

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou que o Governo do Estado convoque os 824 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar. A decisão, do juiz Cícero Martins, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

A decisão atende o pedido feito pela Associação dos Praças da Polícia Militar do RN (Aspra-RN). De acordo com o magistrado, o Governo deve dar continuidade às etapas do concurso e inscrever os aprovados para o Curso de Formação de Soldados e, após o resultado, realizar a promoção dos aprovados ao cargo de soldados.

“Há orçamento para tanto, pois é obrigação do Estado, que não conseguiu concluir correta e legalmente o concurso, arcar com esse ônus que não comprometerá o chamado limite prudencial, já que haverá uma decisão judicial a respaldar o dispêndio”, explica o juiz. Segundo ele, embora o ingresso dos novos soldados na Polícia Militar não solucione os problemas da segurança pública, vai contribuir para que melhore.

Os resultados de todas as fases do concurso deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado.



TN Online



23
OUT

Nesta semana, foram nomeados os membros do Conselho Municipal de Política Cultural, conforme exigência da Lei nº 1429/2013, a qual dispõe sobre o sistema de cultura do município de Pau dos Ferros, estabelecido de acordo com o Ministério da Cultura e o Plano Nacional de Cultura (PNC).

Também recebeu nomeação a diretoria do colegiado, escolhida através de reunião extraordinária realizada na última sexta-feira, 17, ocasião em que ainda foi aprovado o regimento interno do conselho.

Com atribuições e competências designadas no documento, foram eleitos: Francisco Genário Pinheiro Melo (Presidente), Alexander Vanne de Moura (Vice-presidente) e Maria da Conceição Silva (Secretária).

O colegiado se constitui como principal articulador, no âmbito do município, das políticas públicas de cultura, fixando mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil. Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Marta Pontes, “ele irá favorecer a fomentação e a inclusão cultural, bem como convênios estaduais e federais, os quais se somarão aos recursos do Fundo Municipal de Cultura.”

Além da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e das secretarias de Desenvolvimento Social (SEDES), Educação (SEDUC) e Meio Ambiente (SEMA), participam do conselho: A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação Beneficente Firmo Antônio Chaves (ABFAC), a Associação Cultural e Desportiva Pauferrense de Capoeira (APCAP) o Sindicato Regional de Saúde (SindSaúde), o Rotary Clube, o Grêmio Estudantil Joaquim Correia, a 15ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (15ª DIREC) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).





23
OUT

Os milhares de vozes bradando, em uníssono, o Hino Nacional e palavras de ordem como “eu acredito!” encheram a Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG), na noite dessa quarta-feira (22/10), durante ato de apoio à candidatura de Aécio Neves, da Coligação Muda Brasil, à Presidência da República. Cercado por apoiadores e pelas bandeiras de todos os Estados brasileiros, Aécio prometeu a seus eleitores realizar “o maior governo da história desse país”.

“Minas foi testemunha da minha caminhada, e, portanto, a vocês eu digo, para que o Brasil inteiro nos ouça: no próximo domingo, com a força dos mineiros, serei eleito presidente da República. Serei eleito para honrar Minas, o Brasil, e para mostrar o caminho da verdadeira mudança. Me deem seu voto e sua confiança, que eu darei a vocês o maior governo da história desse país”, afirmou.

Aécio destacou que faltam exatos quatro dias para um momento decisivo na história brasileira, onde a população não vai escolher apenas o próximo presidente da República, mas sim em qual país quer viver: “um Brasil honrado, que respeita a sua história e constrói o seu futuro, ou esse país da vergonha, da mentira e das ofensas em que se transformou a campanha da adversária”, a petista Dilma Rousseff.

“São pouquíssimos dias que nos separam da libertação do Brasil. Porque, se há trinta anos, o presidente Tancredo [Neves] nos libertou da ditadura, eu vou libertar o Brasil de um governo que se ocupou do Estado nacional em benefício de um pequeno grupo, em detrimento dos interesses maiores da nossa gente. Não venho para dividir, venho para unir esse país em torno de valores como a ética e a honradez, para unir os brasileiros em torno de um só projeto de desenvolvimento e de justiça social”, acrescentou.



23
OUT

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu proibir que o eleitor leve celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer aparelho semelhante quando for para a cabine de votações.  No primeiro turno das Eleições Gerais 2014, a Justiça Eleitoral recomendou que os eleitores não utilizassem os dispositivos no momento do voto, mas houve registros de inúmeros desacatos.

Para evitar novos problemas no segundo turno, dia 26 de outubro, o eleitor terá que deixar o aparelho móvel próximo ao mesário responsável pela seção. A proibição é apenas de levar o dispositivo para a frente da urna eletrônica. Quem desrespeitar a legislação estará sujeito a até dois anos de detenção.

Eleitor flagrado ao fotografar o voto deve ser identificado pelo mesário que fará um registro em ata. Neste caso, caberá ao juiz eleitoral comunicar o fato ao Ministério Público Eleitoral para instauração de inquérito. A medida consta no artigo 88, da Resolução 23.399, do TSE. Ela dispõe sobre os atos preparatórios para as Eleições de 2014.



23
OUT

Atendendo ao pedido do funcionalismo público do RN, a Governadora Rosalba Ciarlini determinou que o feriado do Dia do Servidor, comemorado na próxima terça-feira (28), seja transferido para a sexta-feira (31).

O Decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24). 



23
OUT

O prefeito de São Miguel, Dario Vieira, e o Secretário Municipal do Gabinete do Prefeito José Barbosa, participaram nesta quarta-feira (22), da abertura do I Ciclo de Palestras em Ciências Contábeis – no núcleo Avançado de São Miguel – UERN, que funciona na Escola Municipal Avelino Pinheiro.

A solenidade de abertura do Ciclo contou, ainda, com as presenças de Ana Alice (Diretora da Escola Avelino Pinheiro), Erinaldo Vieira (Chefe de Serviço de Almoxarifado), Aluísio Dultra (coordenador do Ciclo), Francisco Tavares (Chefe de Departamento Contábil), do representante acadêmico Jailson de Souza, da Coordenadora do Núcleo Zuilene Alves e Wyllo Marx (Palestrante), que abordou o tema da Declaração de Imposto de Renda para Pessoas Físicas.

O auditório com boa participação contou com a assembleia de cerca de 85 acadêmicos.

O Prefeito Dario, em sua explanação, falou da importância do Ciclo para a formação dos estudantes, sobretudo no que diz respeito à sua participação na formação sobre o assunto receitas, tanto municipal quanto federal.

O ciclo de palestras em ciências contábeis acontecerá até fevereiro, sempre uma vez a cada mês.







22
OUT

A pesquisa divulgada hoje, pelo Instituto Certus, mostra o candidato ao Governo do RN, Robinson Faria, com 51,54% dos votos válidos. Já Henrique Alves está com 48,44%.

Nos números globais, Robinson Faria tem 43,84% dos votos e Henrique Alves 41,19%. Indecisos somam 3,17% e os brancos e nulos aparecem com 11,26%.

Embora com vantagem numérica, os números mostram que existe um empate técnico entre os dois postulantes ao cargo máximo do Rio Grande do Norte.

A pesquisa tem registro no TSE de Nº BR-01156/2014 e no TRE Nº RN-00045/2014. A Margem de erro é de 3% e o índice de confiabilidade é de 95%.



22
OUT

Ultrapassagens proibidas podem custar até 900% a mais a partir do dia 1.º de novembro. Sancionada em maio, a Lei 12.971/2014 passa a valer nesta data e aumenta bastante a punição aos motoristas que cometerem esta infração. Além de multas mais altas, quem for pego pelo mesmo erro em menos de 12 meses perderá o direito de dirigir por um ano e pagará a multa em dobro.

De acordo com a nova legislação, ultrapassar em local proibido, com sinalização, vai custar R$ 957,70. O valor cobrado atualmente é de R$ 191,54, portanto o aumento foi de 400%. Ultrapassagem pelo acostamento será cobrado os mesmos R$ 957,70 – ante os atuais R$ 127,69 – elevação de 650%. Quem forçar a ultrapassagem vai ser punido em R$ 1.915,40. Este é o maior aumento – 900%. A multa antes do dia 1.º é de apenas R$ 191,54. O mesmo valor será aplicado em casos de “racha”.

Todas as punições custarão também sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esses aumentos seguem a mesma lógica utilizada na Lei Seca. Antes, os motoristas pagavam multas muito baratas, que não os inibiam de cometer os erros no trânsito. Agora, com valores mais significantes, o governo espera conscientizar, mesmo que por este meio, e diminuir os acidentes causados pelo desrespeito às leis.

CNM 



22
OUT

Na última segunda-feira (20), a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio, aprovou o envio de tropas federais para as seguintes zonas eleitorais: 40ª (Pau dos Ferros), 57º (Jardim de Piranhas) e 13ª (Santo Antônio).

Assim, 47 municípios do Rio Grande do Norte contarão com tal reforço para garantir a segurança do pleito no segundo turno das Eleições 2014: Macaíba, Ielmo Marinho, Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, São José de Campestre, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Caicó, Jucurutu, Carnaubais, Ipanguaçu, Mossoró, Serra do Melo, Baraúna, Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Luís Gomes, José da Penha, Major Sales, Paraná, Monte Alegre, Lagoa Salgada, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Pendências, Alto do Rodrigues, Pedro Avelino, Cruzeta, São José do Seridó, Coronel Ezequiel, Santo Antônio, Passagem, Várzea, Jundiá, Serrinha, Lagoa de Pedras, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Jardim de Piranhas.



22
OUT

Organizada pelo Núcleo de Apoio aos Pacientes com Câncer (NAPC) de Pau dos Ferros, a Caminhada Rosa deste ano será realizada nesta quinta-feira, 23, às 17h30, com saída da Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição e término na Praça Monsenhor Caminha, no centro da cidade.

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Saúde (SESAU), tem sido parceira na realização do evento. No ponto de partida da caminhada, além de proporcionar exercícios de alongamento com profissional de educação física, a Sesau terá um estande de orientações alimentares. A nutricionista Amazille Nunes irá falar sobre as frutas que previnem o câncer de mama.

Ainda na praça de eventos, o NAPC estará disponibilizando venda de camisetas com o slogan “Tô de Rosa. Tô Consciente” para quem quiser participar da Caminhada Rosa trajado com as cores dessa campanha de sensibilização, que ocorre desde o início deste mês.

É importante lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres, e também atinge os homens. A prevenção e o diagnóstico precoce contribuem para a redução da mortalidade por essa doença.



22
OUT

Num email enviado a este blog, hoje, a coordenação da campanha do candidato ao Governo do RN, Henrique Alves, em solo pau-ferrense, afirma que vândalos estão destruindo mini outdoor´s  - espalhados em diversos bairros da cidade - nos quais constam as fotos do postulante ao cargo máximo do estado ao lado do deputado estadual, Getúlio Rêgo, e do ex-prefeito, Leonardo Rêgo.

Diz o texto, ainda, que esse tipo de conduta começou a existir somente agora, no segundo turno, e que, possivelmente, existe um “pequeno grupo orientado” para destruir as placas publicitárias.

Eis o texto:

“Desde o domingo, 19, quando aconteceu o primeiro ataque, até a madrugada desta quarta-feira, 22, seis placas publicitárias do candidato Henrique Alves, ao lado do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo e do Deputado reeleito, Getúlio Rego, já foram alvo de vândalos.

Após a polarização na disputa, a cidade vem sendo surpreendida por um pequeno e orientado grupo, de pessoas que se utilizam de atos de vandalismo e que agora se reverte em destruição e na falta de respeito à democracia, até então, existente na cidade, visto que até aquele momento, não havia acontecido nenhum caso semelhante em Pau dos Ferros.

As placas instaladas nos bairro Riacho do Meio, São Geraldo e João XXIII, estão sendo destruídas, menos de 24 horas após a sua afixação, sempre tento como alvo os materiais que constam a foto do ex-gestor pau-ferrense, Leonardo Rego.

De acordo com a coordenação de campanha local, estarão sendo adotadas medidas de monitoramento, além de já ter sido providenciada a reposição de todo o material destruído.

O crime será investigado pela polícia, visto que inutilizar, alterar ou perturbar meio de propaganda, é crime e pode gerar detenção de até seis meses ou pagamento de 90 a 120 dias-multa, segundo o código eleitoral”.









22
OUT

A modernização do Blog do Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP avança e, agora, toda a lista de livros, revistas, periódicos e monografias que compõem o cervo da Biblioteca Universitária “Profª Maria do Socorro Silva Pereira” está disponível em um link no Blog do PUAP.

Com esta ação, a instituição de ensino possibilita aos seus alunos se dirigir à biblioteca do Polo já tendo a certeza sobre a existência de determinada obra e se ela está disponível para empréstimo ou não.

O objetivo é proporcionar oportunidades para que os estudantes possam utilizar mais e melhor o cervo bibliográfico do PUAP, que conta, atualmente, com 5661 obras, distribuídas em 1658 títulos, sendo uma das melhores bibliotecas de Polo UAB de toda região.

O professor Franklin Miguel Fernandes, coordenador do PUAP, destaca que, com essa ação, “estamos dando visibilidade ao acervo bibliográfico da biblioteca do PUAP e oportunizando aos estudantes saber, no conforto do seu lar, ou em qualquer outro local que possa estar, com acesso à internet, saber se determinada obra existe no cervo e se está disponível para empréstimo. Com essa ação estamos aproximando os estudantes dos livros”, destacou o professor Franklin Miguel.

SAIBA COMO TER ACESSO:




21
OUT

Dentre as ações da Prefeitura de Pau dos Ferros que integram a metodologia do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013/2016 –, foi criado o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), cujo primeiro encontro aconteceu na quarta-feira passada, 15, na Câmara Municipal.

Espaço de discussão, oficinas e aprendizagem, o Nuca é formado por adolescentes de até 18 anos incompletos, que podem fomentar o debate acerca de temas atuais de interesse do grupo na comunidade.

O núcleo, apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), tem representatividade dos mais variados setores territoriais do município, abrangendo aspectos preconizados pelo selo.

Os adolescentes Antônio Clebson dos Santos Lopes e Francisca Renally Ribeiro, integrantes do Nuca, criaram uma página na rede social Facebook para veiculação de informações relacionadas ao grupo. A fan page “REDE NUCA - Pau dos Ferros/RN” pode ser visitada por qualquer internauta.

Sobre a importância do Nuca, avaliou Clebson Lopes: "Somos atores de uma juventude desacreditada, cada dia mais envolvida no mundo das drogas. E nós, que aceitamos participar voluntariamente de um grupo de jovens como esse, queremos fazer diferente e trazer nossos amigos para participar conosco, para juntos desenvolvermos ações de participação no nosso município. A ajuda e o reconhecimento nos foram dados pelo prefeito Fabrício Torquato e pela Secretária Glenira Holanda, agora cabe a nós fazermos a nossa parte.”





21
OUT

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), registrou uma taxa de 0,48% em outubro deste ano. O resultado é superior ao 0,39% da prévia de setembro e igual à taxa observada na prévia de outubro do ano passado. O dado foi divulgado hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA-15 acumula taxas de 5,23% no ano e 6,62% no período de 12 meses. A taxa acumulada no ano supera o teto da meta de inflação do governo federal, que é 6,5%.

O IPCA-15 mede a variação dos preços no mercado varejista. Reflete o aumento do custo de vida da população. O período de coleta de preços, que acontece em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio), vai do dia 13 do mês anterior ao dia 13 do mês atual.

Os gastos com alimentos foram os principais responsáveis pela alta da prévia da inflação oficial. O grupo de despesas alimentação teve taxa de inflação de 0,69%, influenciada principalmente pelo aumentos de preços de 2,38% das carnes, de 3,52% da cerveja, de 1,75% do frango e de 1,35% do arroz.

O grupo de despesas habitação também teve influência relevante na prévia da inflação oficial de outubro, com uma taxa de 0,8%. Os consumidores sentiram impacto principalmente da energia elétrica (com alta de preços de 1,28%) e de gás de cozinha (de 2,52%).

O custo com vestuário também subiu (0,7%) na prévia de outubro. Os demais grupos de despesas tiveram as seguintes taxas de inflação: despesas pessoais (0,4%), saúde e cuidados pessoais (0,37%), transportes (0,25%), artigos de residência (0,13%) e educação (0,08%). O grupo comunicação não teve inflação.

* Agência Brasil



21
OUT

O senador Aécio Neves (PSDB) seria eleito presidente da República com 53,2% dos votos válidos, caso a eleição fosse hoje. É o que diz pesquisa do instituto Veritá, encomendada pelo jornal Hoje em Dia. A presidente Dilma Rousseff (PT) não seria reeleita pois conta com 46,8% da preferência do eleitor.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de outubro e ontem e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento descarta o empate técnico, já que no pior cenário de Aécio e no melhor de Dilma, o tucano continua à frente.

Se forem considerados os votos totais, o senador Aécio Neves teria 47% das intenções de voto. Dilma aparece com 41,4%. Os indecisos somam 7,8% e outros 3,7% votariam em branco ou nulo.

Rejeição

De acordo com o Veritá, a rejeição da presidente Dilma é maior que a do senador. O índice de rejeição dela é de 46,1% dos eleitores. Já 39,1% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Aécio Neves.

O instituto também perguntou quem os entrevistados acreditam que será eleito o próximo presidente da República, no dia 26 deste mês. Para 56%, o senador tucano vencerá a disputa. Os outros 44% acreditam que a petista sairá vitoriosa.

A amostragem da pesquisa é 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os Estados brasileiros. Ela foi registrada com o número 01144/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança é de 95%.

Do R7.com



21
OUT

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PRORHAE/UERN) prorrogou o prazo das inscrições para o Processo de Seleção Simplificada para professor(a) substituto(a) do Departamento de Administração do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM).

Agora, as inscrições vão até o dia 24 de outubro das 8h às 11h e das 19h às 21h na Secretaria do Curso de Administração do CAMEAM, localizada na BR 405, Km 153. Bairro Arizona, Pau dos Ferros – RN. Outras informações no (84) 3351-2560.

A prova didática está marcada para o dia 27 de outubro e o resultado final fica para o dia 30.

Veja o aditivo AQUI



21
OUT

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte informa que a eleição no estado transcorrerá normalmente das 8h às 17h e os primeiros boletins do resultado da eleição para governador deverão ser divulgados por volta das 17h30.

Quanto ao resultado da eleição presidencial, o Tribunal Superior Eleitoral vai bloquear a divulgação até as 20h (horário de verão - 19h, aqui), em função do horário de verão em alguns estados da Federação e fuso horário diferenciado.



21
OUT

Os desembargadores que compõem a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte reformaram a sentença inicial que havia condenado o deputado estadual Getúlio Nunes do Rêgo, ao pagamento de indenização por danos morais, por supostas ofensas, durante a campanha eleitoral de 2008, contra o então prefeito municipal de Pau dos Ferros.

Segundo o então candidato, Francisco Nilton Pascoal de Figueiredo, as declarações do parlamentar proferidas em comício eleitoral teriam sido desfavoráveis e que lhe teriam sido atribuídos fatos criminosos, “denegrindo sua imagem perante a sociedade pauferrense”, o que daria ensejo à indenização de cunho moral.

A decisão no TJRN, destaca, no entanto, que as declarações proferidas pelo parlamentar encontram-se respaldadas por divulgações negativas, publicadas na imprensa, apontando a existência de processos perante o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Contas da União, acerca de irregularidades da administração municipal conduzida pelo candidato.

“É fato que o gestor público sofre demasiada exposição durante seu mandato, sendo alvo de vigorosas críticas, que são, por óbvio, majoradas durante o período de propaganda política. Deste modo, os atos praticados pelos seus adversários de campanha eleitoral somente dão ensejo à ofensa moral caso ultrapassem o limite do razoável, o que não ocorreu no caso em demanda”, define o desembargador Claudio Santos, relator do recurso de Apelação Cível.




21
OUT

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU) do município realizou, há poucos dias, mais uma reunião de monitoramento do Açougue Público. Na ocasião, foram discutidas questões administrativas que favorecem a execução dos trabalhos na unidade. A reunião fez parte de uma série de ações da secretaria, que também promoveu, neste mês, encontro semelhante no Abatedouro Público.

Desde que assumiu a pasta do Desenvolvimento Rural, o secretário Carlos Rodrigo, tem procurado intensificar as melhorias em todos os setores de responsabilidade da Sedru. E ficar mais próxima dos produtores rurais está entre as prioridades da secretaria, como aconteceu nas reuniões de associações realizadas no Sítio Poço Comprido e Lagoa Redonda. “Nesses encontros nós ouvimos as necessidades do homem do campo e repassamos as solicitações ao prefeito Fabrício Torquato. Nós funcionamos como uma espécie de apoio para eles”, disse Carlos Rodrigo.

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), tem beneficiado a população da zona rural ainda com ações como o abastecimento de água para as atividades cotidianas (4 caixas d’água com capacidade de 3.000 litros foram adquiridas recentemente) e as perfurações de bebedouros e pequenos açudes para saciar a sede dos animais.

A meta da Sedru agora é dar continuidade aos trabalhos de recuperação das estradas vicinais e preparação do solo para o inverno do próximo ano, já que 2014 está chegando ao fim.



20
OUT

Compositor de sucessos consagrados na história da música brasileira, o cantor Peninha fará show inédito, e exclusivo, em Pau dos Ferros no próximo dia 22 de novembro.

Autor de músicas consagradas como Sonhos, Sozinho e Matemática, Peninha virá ao Rio Grande do Norte para apresentações em Natal (21), e Pau dos Ferros (22), numa noite de sábado que promete entrar para a história do Alto Oeste do estado.

O show será realizado no Reencontro Casa Show, com uma super estrutura de som, palco, bar, e segurança, num espaço que contará entre outras coisas com uma Área Vip, destinada a receber convidados de toda a região.

“Será um show que atenderá várias gerações. A ideia é a de promover um evento que agradará tanto o público adulto, quanto o público jovem, que além de acompanhar os sucessos de um dos maiores compositores da música brasileira, contará com uma atração super especial que será anunciada ainda esta semana”, destaca o jornalista Márcio Costa, um dos promotores do show.

Uma equipe formada por cerca de 20 profissionais trabalha há cerca de 40 dias nos preparativos do show que mobilizará fãs do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. 

“O projeto envolve profissionais das áreas de administração, marketing, publicidade, comunicação, e toda uma equipe de apoio que intensificará a divulgação do show em cerca de 30 cidades dos três estados”, reforça o jornalista. 

Com a chegada da reta final do mês de outubro, a produção do show encaminha os preparativos para a venda antecipada dos acessos e mesas, que será iniciada na primeira semana de novembro.



20
OUT

O delegado Ricardo Adriano, de Portalegre, prendeu na manhã desta segunda-feira, 20, o pedreiro Antônio Gilmário Costa Lima, de 29 anos, acusado de matar a facadas a ex-mulher, a cozinheira Francisca Ronieve Soares de Oliveira, de 28 anos, nesse domingo, 19.

O delegado apurou que Antônio já vinha ameaçando matar a ex-mulher e a filha de 3 anos, alegando que estava sendo traído. Na madrugada desse domingo, só não teria matado a filha também porque uma parenta da vítima pegou a criança e saiu correndo.

Na delegacia, Antônio narrou para o delegado Ricardo Adriano que a sua ex-mulher lhe pediu R$ 500,00 emprestado. Ele teria chegado meio hora antes do horário marcado para entregar o dinheiro e teria flagrado a ex-mulher se “agarrando” com o vizinho.

Daí em retornou a sua casa, pegou uma faca e retornou à residência da ex-mulher, onde a matou. Depois ele fugiu para a comunidade rural chamada Sítio Brejo. Estava escondido no mato. Após ter sido preso, foi autuado e levado para o Presídio de Pau dos Ferros.

A história contada pelo pedreiro não convenceu o delegado. O crime deixou a população revoltada.

De Fato 



20
OUT

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, médico Nilton Figueiredo, enfim, resolveu sair da ‘moita’ e deu as caras na mobilização política realizada nesse domingo, 20, em Pau dos Ferros, do candidato ao Governo do RN, Robinson Faria.

Nilton, como se pode ver no detalhe da foto (abaixo), não subiu ao palanque. Ficou ‘na geral’. Não se sabe, ainda, o que aconteceu.

No entanto, uma fonte BeM próxima ao ‘doutor’ disse que há uma certa resistência dos ‘amigos de primeira hora’ do candidato à adesão do ex-gestor, que preside o PMDB local, em virtude da sua grande rejeição no município. Há quem afirme que o apoio de Nilton mais atrapalha do que ajuda.

“Se ele subir e declarar apoio, vai azedar o leite”, já dizia um cidadão pau-ferrense, há alguns dias, acrescentando que “Nilton deveria continuar apoiando na surdina, como já vinha fazendo”.

A torcida da seleção brasileira todinha – e a da Argentina também – sabem que Nilton Figueiredo, no primeiro turno, já atuou na campanha do candidato do PSD. Deste modo, não houve uma adesão clássica; apenas a revelação de algo que estava na cara igual a papeira.

A prova é que todos os vereadores e suplentes, que se elegeram na chapa de Bráulio/Maison, em 2012, e, ainda, empresários, familiares e amigos próximos – todos eles – já tinham declarado abertamente seu voto a Robinson, inclusive dona Maria José, esposa de Nilton (ver foto).


Nilton Figueiredo no detalhe: braços cruzados e camisa branca

Ex-primeira-dama de blusa colorida



Usuários On-line: 66
Outubro 2014
DSTQQSS
5
26
27
28
29
30
31




































































Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.