27
JAN

Faleceu, na noite desta terça-feira, 27, aqui em Pau dos Ferros, de causas naturais, meu avô materno, Chico Capote, patriarca da família, aos 96 anos. 

Vovô, que serviu ao Exército Brasileiro durante a II Guerra Mundial, soube “combater o bom combate” dentro e fora da farda. Foi um guerreiro na essência da palavra. Era duro na queda, como é um Capote de verdade, inclusive as aves, e forte como um Leão. Ele não se deixava abater com facilidade.

Sem internet, novela das 9h, BBB e futebol na tv, ele, na base do “vamo lá minha véia”, aproveitava as noites – insones ou não - para trabalhar na fábrica de fazer menino de vovó Raimunda Capote, que foi morar no céu em junho de 2007. Desse sagrado enlace matrimonial, descenderam 12 filhos, 57 netos, uns 80 bisnetos e mais uma carrada de tataranetos. É gente pra todo lado!

Dos filhos, dois já partiram para a eternidade e, agora, ‘o velho, meu querido velho’, também foi se juntar a eles na ‘Casa do Pai’.  

Num passado não muito distante, vovô, que também era poeta nas horas vagas, escreveu um verso retratando a velhice e a morte:  

Me lembrei do meu passado,
Eu também já fui assim,
Andava muito ligeiro
Trilhava todo o ‘camim’;
Hoje estou velho e cansado
Ando bem ‘devagarim’.

Pra que tanta fantasia,
Sabendo que morro um dia?
Quem fica, fica gozando
E quem morre deixa a ‘famia’
Sabendo que nunca mais
Pisa nessa terra fria!

O corpo de meu avô, Chico Capote, está sendo velado na sua residência, localizada na rua Antístenes Diógenes, 22, imediações da antiga Telemar, de onde sairá para sepultamento nesta quarta-feira, 28, às 16h30, no cemitério público ‘São Manoel’.

(*Na foto, clicada em junho do ano passado, ele, trajado com a camisa da seleção brasileira, está abraçado com Esaú Capote, meu filho e seu bisneto).



27
JAN

Faltou em primeiro lugar humildade para a presidente para que ela pedisse desculpas aos brasileiros. A presidente deveria ter iniciado suas palavras se desculpando. Não apenas pela corrupção instalada na Petrobras durante o seu governo, como sugeri durante a campanha. A presidente deveria ter se desculpado pelos erros que cometeu e que trouxeram o país à grave situação em que ele se encontra e pelo fato de, movida apenas pelo interesse eleitoral e não pela preocupação com o bem-estar dos brasileiros, ter adiado medidas que, se tomadas há mais tempo, afetariam menos a vida de milhões de pessoas.

Quem escuta as palavras da presidente acha que o país chegou aonde chegou por obra do acaso. Não é verdade. Foi preciso muita incompetência, muita arrogância para desprezar os alertas feitos por tantos brasileiros para que chegássemos até aqui.

A presidente tenta se defender da acusação de ter sido protagonista do maior estelionato eleitoral da história do país. Tenta nos fazer crer que não prometeu o que prometeu e que não está fazendo o que está fazendo.

E, de forma inacreditável, sabemos hoje que o estelionato eleitoral foi duplo – o governo já vinha estudando as mudanças no seguro desemprego, abono salarial e pensões antes das eleições, mas não apenas negava a necessidade de mudanças como prometia que não iria fazê-las. Foi um estelionato eleitoral premeditado.

A presidente chega a afirmar que não descuidou da inflação.

A inflação média no governo Dilma foi de 6,2% ao ano, acumulando uma inflação de 27% e que, este ano, corre o risco de passar de 7% e estourar o teto da meta. A presidente não apenas descuidou da inflação como segurou preços da gasolina e da energia que serão reajustados agora. Em 2015 teremos um tarifaço graças à política artificial da presidente Dilma de controlar a inflação que foi um desastre duplo: não reduziu a inflação e deixou um prejuízo monumental para a Petrobras e Eletrobras.

Ela promete reforma do PIS/Cofins,  mas acabou de aumentar esse tributo sobre importações e combustíveis. A única reforma que foi feita até agora foi o aumento da carga tributária na semana passada em mais de R$ 20 bilhões em um contexto de PIB estagnado.

Ao invés de combater a inflação, a paralisia da economia, a falta de confiança, a presidente pede que ministros combatam boatos.

Na verdade, a grande fábrica de boatos tem sido o PT, a candidata Dilma e seu marqueteiro na campanha de 2014. O que está acontecendo agora não é boato. É realidade. A presidente já editou de forma autoritária Medidas Provisórias que retiram direitos dos trabalhadores e aumentam impostos.

Não bastasse todo o jogo de cena, a presidente se apropria do trabalho de outros.

Quem combateu a corrupção não foi o governo, mas sim o polícia federal, Ministério Público e a Justiça Federal. O que o governo fez foi possibilitar a ocorrência da corrupção com o aparelhamento político das estatais para viabilizar um projeto de poder.

Para quem não compreendia as imensas contradições e as improvisações dos últimos trinta dias, ficou claro: Depois do fracasso do seu primeiro governo, a presidente Dilma não se preparou para um segundo mandato.  E quem vai pagar a conta, mais uma vez, serão os brasileiros.

Senador Aécio Neves (PSDB



27
JAN


Em 2007, Ismael Mendes e Socorro do Posto tiveram os mandatos cassados

A Sessão Extraordinária, com a pauta sobre o Processo de Extinção do mandato do vereador Edgar de Queiroz (PRB), que aconteceria hoje, 27, às 10h, foi remarcada e oficializada pelo presidente da Câmara Municipal, Gilson Rêgo, para a próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro, no mesmo horário, no Plenário da Casa Legislativa.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, em seu art. 20, § 5º, e o Regimento Interno da Câmara Municipal, art. 159, “a convocação para a sessão extraordinária será feita (...) através de comunicação, por escrito, aos Vereadores, os quais registrarão, em uma das vias do comunicado, a data do seu recebimento e a respectiva assinatura, com antecedência de 48h”.

Em função disso, o cancelamento da sessão extraordinária nesta terça-feira, 27, ocorreu por motivos que, dentro do prazo exposto, dos nove (9) vereadores, dois não haviam dado ciência ao ofício.

O comunicado da não realização da sessão foi feito na manhã/tarde de ontem, 26.

Cassações de Mandatos em Pau dos Ferros

Não é a primeira vez que a Câmara Municipal de Pau dos Ferros cassa mandato de vereadores. Na última gestão de Tércia Batalha como presidente, biênio 2007-2008, na época filiada ao PMDB, ela assinou Ato Administrativo extinguindo os mandatos eletivos dos vereadores Ismael Mendes (PP) e Socorro do Posto (DEM) por infidelidade partidária – antes mesmo que o STF tomasse uma decisão sobre o polêmico tema, algo que só passou a valer a partir das eleições de 2010.

A Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros foi a única do País a tomar essa decisão inconsequente e precipitada.

Na época, assumiram os cargos declarados vagos, os suplentes Jean Carlos (PP) e Rogério do Banco (PMDB). E o entra e sai demorou um tempo para estacionar. O Ato Administrativo da Mesa Diretora, que não direito de ampla defesa a Ismael e Socorro, enfim, foi derrubado por via judicial.  

No caso envolvendo Edgar de Queiroz, que poderá perder o mandato por condenação criminal transitada em julgado, quem deverá assumir a vaga é o primeiro suplente da Coligação ‘Para o BeM de Todos”, Renato de Assis Bigodão, que obteve 476 votos nas eleições de 2012.  

Edgar está no cargo por força de liminar concedida pelo TSE. Existe uma ação tramitanto naquela Corte Eleitoral pedindo a cassação do diploma do parlamantar do PRB. 

 



27
JAN



27
JAN

Parece que o que já estava ruim na Segurança do RN, pode piorar

Criminosos roubaram um carro da Polícia Civil do estado na noite desta segunda-feira (26) no bairro Pitimbu, na zona Sul de Natal. Segundo a polícia, o trio usou o veículo - que estava descaracterizado - para levar pertences obtidos após um arrastão no mesmo local. Ninguém foi preso.

De acordo com a polícia, dois criminosos entraram na casa e recolheram os pertences. Um terceiro dava cobertura do lado de fora do imóvel, em outro veículo. Após recolher os objetos de valor da casa, o trio pegou o carro que estava no local.

Após perceberem que se tratava de um carro da Polícia Civil, os assaltantes abandonaram o veículo em um trecho da BR-101 no município de Parnamirim, na região metropolitana. Dentro do veículo estavam os pertences levados da casa.

TN Online

Comentário do Capote

Robinson Faria, durante a campanha eleitoral do ano passado, na transição e, agora, após assumir o Governo do RN, abraçou, como bandeira administrativa de sua gestão, a Segurança Pública.  

Segundo ele, os efeitos das ações, como mais policiais nas ruas e o pagamento de diárias operacionais, seriam sentidos logo nos primeiros dias de governo.

Pelo visto, até o momento, a ‘Ronda de Quarteirão’ - tão propalada pelo chefe do executivo potiguar - não surtiu os efeitos desejados. No mês de janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de anos anteriores, os índices de homicídios no estado aumentaram.

Como se não bastassem os ‘atentados’ contra a vida de civis, agora, para piorar ainda mais o que já estava ruim, até as viaturas de policiais estão sendo assaltadas.

Parece que até os homens responsáveis pela segurança do RN também estão precisando muito dela!

Eita mundo 'véi' que dá voltas . . . no quarteirão . . .


27
JAN

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), divulgado nesta segunda-feira, 26 de janeiro, revela que 71,49% dos candidatos aprovados na UERN em primeira chamada são do Rio Grande do Norte. 

Com candidatos de 21 Unidades Federativas aprovados, a UERN atraiu o interesse de estudantes de todas as regiões do Brasil, mas os potiguares prevaleceram – foram convocados 943 candidatos do Rio Grande do Norte nesta primeira chamada. O Ceará também teve um número expressivo de candidatos aprovados na UERN – foram classificados 224 candidatos cearenses, um percentual de 16,98%.

“Quando discutíamos a implantação do SiSU havia, por parte de algumas pessoas, o receio de que estudantes de fora tomassem as vagas dos alunos do nosso Estado. Sempre defendemos que isso não ia acontecer, o que foi comprovado por esses números. A UERN continuará prestando seu papel de formar profissionais em todo o Rio Grande do Norte e, com o apoio do Governo Federal, a partir da adesão ao SiSU, poderemos planejar novas ações de assistência estudantil”, afirma o Reitor Pedro Fernandes.

O diretor da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Prof. Egberto Mesquita, acredita que esse percentual de candidatos do RN deve aumentar na segunda chamada. “Muitos candidatos são classificados nas duas opções de curso e escolhem permanecer próximo à sua cidade de origem. É importante, agora, os candidatos ficarem atentos aos prazos de matrícula”, orienta Egberto.

Ofertando 60% das vagas pelo SiSU – um total de 1.319 vagas para os dois semestres letivos de 2015 – a UERN recebeu 53.541 inscrições.

Os candidatos convocados para ingresso no primeiro e no segundo semestre de 2015, deverão requerer, de forma presencial, a matrícula institucional nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro de 2015. (Clique AQUI e saiba mais sobre as matrículas e prazos).

Em 2016, todas as vagas da UERN serão ofertadas pelo SiSU.



27
JAN

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros lembra a todos da importância do aprendizado escolar. Assim, através da Secretaria de Educação (SEDUC), convida pais ou responsáveis a matricularem as crianças e os adolescentes na rede de ensino do município.

Segundo a Seduc, as matrículas já se encontram abertas e podem ser realizadas na creche ou escola mais próxima da residência do aluno, seja na zona urbana – até o dia 20 de fevereiro – ou rural, nesta última conforme cronograma.

Além das vagas destinadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, será ofertada a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas Elpídio Virgínio Chaves, Professor Severino Bezerra, Doutor José Torquato de Figueiredo (no Perímetro Irrigado) e Narcísia Amélia (no Sítio Barragem).

Neste ano, a Creche Branca de Neve, no bairro Riacho do Meio, irá abrir uma nova turma, enquanto a Creche Maria do Socorro Queiroz, localizada na Rua Lafaiete Diógenes, no bairro São Judas Tadeu, contará com mais duas turmas e funcionará nas proximidades do Fórum Municipal.

De acordo com a secretária Aldaceia Oliveira, “muito foi feito na Educação em apenas um mês”, tempo em que a titular da pasta assumiu os trabalhos. Para a nova secretária, todas as ações da Seduc precisam ser planejadas e executadas de forma responsável.

Cronograma de matrículas (zona rural)

Escola Mul. Narcísia Amélia (Sítio Barragem): 23 e 24 de janeiro
Escola Mul. Manoel Chagas de Aquino (Sítio Sorriso): 27 de janeiro
Escola Mul. José Alves Pereira (Sítio Raiz): 28 de janeiro
Escola Mul. Francelino Granjeiro (Sítio Conceição): 3 e 4 de fevereiro.



27
JAN

Comenta-se nas calçadas da fama do município de São Francisco do Oeste-RN, que a prefeita, Gildene Barreto, possivelmente, não abraçará nenhuma candidatura oficial à sua sucessão. Os motivos alegados por ela, segundo informações de bastidores, são as recorrentes traições políticas praticadas por gestores que receberam apoios de seus antecessores e, pouco tempo depois, transformaram-se, além de adversários, em potenciais inimigos.

Como diz um adágio popular, “é dar de comer a uma cobra pra ser mordido por ela depois”.  Já outro ditado afirma que "cachorro mordido por cobra, tem medo de linguiça”. E deve ser por isso que Gildene Barreto está puxando o freio de mão e não deverá usar a máquina administrativa para patrocinar postulação de ninguém.

Exemplos de infidelidade e punhalada nas costas - entre criador e criatura - existem aos montes, num gesto claro de ingratidão. A região do Alto Oeste potiguar tem de punhado.  O mais recente caso é a ‘briga de foice’ entre o prefeito de Major Sales, Thales Fernandes, e seu tio/padrinho político, Pio X Fernandes, que estão ‘EM AIS’ de trocar tabefe em praça pública pela chefia do executivo majorsalense em 2016.

Pio X Fernandes também não se deu BeM em Luís Gomes. Lá, outro sobrinho, José Fernandes (“Dedezinho”), que foi apoiado por ele, rompeu com o tio, renunciou para entregar o cargo ao vice, Tadeu Nunes, que foi reeleito contra Pio X em 2012. Hoje, ‘Dedezinho’ é um forte candidato – com chances reais de vitória - em Major Sales, onde já foi prefeito por duas vezes.

Outra situação envolvendo briga familiar pelo poder, aconteceu em Rodolfo Fernandes, em 2008, onde o tio, Chiquinho Germano, apoiou a sobrinha, Bernadete Queiroz, numa disputa contra o irmão dela, Silveira Neto, e, pouco tempo depois, aconteceu a ruptura entre o criador e a criatura.  

Ora, esses três casos, em especial, envolvendo laços consanguíneos, mostra o quanto a luta para se manter no poder é mesquinha e não há limites; nem que, para isso, seja preciso ‘tratorar’ quem estiver na frente! Se entre familiares funciona assim, quanto mais com quem não é nem ‘aderente’.

A título de ilustração, já que são muitos os casos emblemáticos de traições políticas no RN, relacionamos apenas alguns cantos de carroceria: Raimundinho Santos/Wellington Soares (Riacho de Santana), Nilton Figueiredo/José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros), Fátima Bessa x Fláuzio Bessa (‘Tubo’), em Taboleiro Grande, Dario Vieira/Galeno Torquato (São Miguel), Fabrício Torquato/Leonardo Rêgo (Pau dos Ferros), Ciro Bezerra/Edson Melo (Itaú), Jorge Dólar/Raimundinho Abílio (José da Penha), Socorro Fernandes/Expedito Salviano (Venha Ver),  Possidônio Queiroga/Ednardo Moura (Patu), e por aí vai . . .

Desde o tempo em que me envolvo com política partidária – e acompanho os pleitos eleitorais – só vi dois casamentos perfeitos nesse mundo cão de desentendimento e divórcios precoces. Um em Pau dos Ferros, entre os gestores José Fernandes de Melo/José Edmilson de Holanda, e com a dupla dinâmica do Encanto, Osvaldo Januário do Rêgo/Gonçalo da Silva Filho (‘Gonçalinho’). As dobradinhas duraram mais do que arroz solto.

Em Portalegre, Euclides Pereira e ‘Neto da Emater’, até têm se revezado no poder e tentam demonstrar amistosidade. No entanto, o apoio de um ao outro nunca foi de forma espontânea. É sempre arrancado a fórceps.  

A eleição de 2016 está chegando a galope e, com ela, mudanças consideráveis no cenário político da região. Quem for bom, que se segure na sela!



27
JAN

O juiz João Afonso Morais Pordeus, do 2º Juizado Especial da Fazenda Pública de Natal, determinou o bloqueio de R$ 10.523,00 da conta única do Governo do Estado, para realização de cirurgia - com colocação de cateter duplo – em um portador de insuficiência renal. A retenção dos valores se fez necessária, segundo o magistrado, face descumprimento de determinação pelo poder público.

Ao mesmo tempo, o paciente deve se dirigir à Central Metropolitana de Regulação (CMR/SUS), munido do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e de toda a documentação médica pertinente à doença renal, a fim de que o Estado inicie os procedimentos administrativos necessários à realização da cirurgia. O prazo concedido ao poder público para as providências é de cinco dias.

A cirurgia deverá ser realizada no Hospital Estadual Ruy Pereira dos Santos. O Estado deve anexar aos autos, no prazo de até quinze dias, após a realização da cirurgia, o respectivo comprovante de valores despendidos na concretização do procedimento cirúrgico, a fim de promover seu ressarcimento.

O Governo descumpriu decisão judicial proferida em abril de 2014, para realização da cirurgia. “Neste cenário, entendo que o melhor, senão único caminho a ser trilhado é o bloqueio de verbas públicas destinadas ao cumprimento da decisão judicial, diante dos riscos à saúde do (a) autor (a), especialmente as funções renais”, destacou o magistrado João Afonso Pordeus.



27
JAN

A série de reportagem Frutos do Sol, produzida pelo jornalista Eugênio Bezerra e pelo cinegrafista Reginaldo Pessoa, está sendo veiculada desde ontem, (26), nas edições nacional do jornal da RedeTV News. O jornal vai ao ar às 21h20min.

As matérias foram produzidas durante a visita de campo que o projeto RN Sustentável realizou com jornalistas dos principais veículos de comunicação do Estado para mostrar os projetos que serão contemplados com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

O roteiro incluiu seis cidades: Currais Novos, Caicó, Mossoró, Apodi, Caraúbas e Portalegre. Na visita, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer projetos na área socioambiental, empreendimentos solidários, pilotos de agricultura irrigada e cajucultura, além do projeto de Bandas Filarmônicas para juventude e comunidades prioritárias.



26
JAN

Reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo,  nesta segunda-feira (26), revelou que o governo Dilma Rousseff idealizou as mudanças nas regras trabalhistas e de previdência antes das eleições presidenciais de 2014. As medidas foram anunciadas pelo governo apenas no fim de dezembro.

O membro da gestão Dilma, ouvido pela Folha, disse que o governo, ainda em agosto de 2014, planejara um investimento em abono salarial para 2015 R$ 8,8 bilhões inferior ao gasto em 2014 – o menor custo seria balizado pelas novas regras, anunciadas apenas após a reeleição de Dilma Rousseff.

Essa informação comprova que a população foi enganada e que a candidata sabia que estava mentindo quando disse que não mexeria nos direitos trabalhistasnem que a vaca tussa'”, afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves.

As modificações dificultaram o acesso ao seguro desemprego e restringiram outros benefícios, como o auxílio doença e a pensão por morte.



26
JAN

O governo do RN vai pagar em dia o salário dos servidores do Estado. O calendário de pagamento de janeiro já está fechado e ocorrerá nos seguintes dias: 29 de janeiro serão pagos os salários dos aposentados e pensionistas. E, no dia 30 de janeiro, receberão os servidores da ativa da administração direta e indireta.

"Sempre tenho reiterado que o Governo não medirá esforços para cumprir o calendário de pagamento e que não estamos aqui para punir os servidores do Estado. O desequilíbrio fiscal existe, mas desde que assumimos, temos trabalhado incansavelmente para cumprir com o mínimo devido aos servidores do Estado", disse o governador, Robinson Faria.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, ainda não há condições de se estabelecer um calendário para os próximos meses, devido o desequilíbrio fiscal em que foram encontrados os cofres públicos. Segundo informações da Seplan, o valor total que será pago aos servidores estaduais é de R$ 283.764.758,87, distribuídos entre 62.596 servidores ativos; 33.447 aposentados e 10.482 pensionistas.



26
JAN

Preocupada em definir diretrizes e metas para os serviços de saneamento do município, a Prefeitura de Pau dos Ferros participou de mais um encontro com técnicos do Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN), no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC), no final da semana passada.

Estiveram presentes, na ocasião, membros do comitê de coordenação municipal que atua no processo de formulação da política de saneamento básico. Compareceram representantes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural, Educação, Infraestrutura, CDL, BNB, e demais instituições que integram o comitê.

Na oportunidade, foi apresentada a lei que institui o Conselho de Controle Social de Saneamento Básico do município. “Depois aconteceu a entrega do regimento interno do colegiado para apreciação e de um novo questionário de pesquisa de campo para subsídios na elaboração do plano de saneamento básico da nossa cidade”, disse a secretária de Meio Ambiente, Fátima Araújo.

A prefeitura tem trabalhado no intuito de promover a saúde pública e ambiental, através da formulação de medidas que garantam serviços considerados essenciais, como: abastecimento, coleta, tratamento de esgoto e manejo de águas pluviais e resíduos sólidos.





26
JAN

A Operação Lei Seca desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) reteve 51 carteiras de habilitação na madrugada desse domingo (25), na Rota do Sol. Desse total, cinco motoristas foram flagrados pela fiscalização com teor alcoólico no organismo dentro do padrão configurado como crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e esses condutores foram conduzidos à delegacia.

Durante as abordagens foram realizados 372 testes de bafômetro e mais 38 veículos foram notificados por se encontrarem estacionados em área não permitida. O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com apreensão da CNH, além da multa no valor de R$1.915,30. Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ele também é preso e responderá penalmente pelo crime, que pode resultar em punição de seis meses a três anos de prisão.

De janeiro a dezembro de 2014 a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN autuou 3.181 motoristas nas barreiras da Lei Seca. Desse total, 793 condutores, ou seja, 24,93%, além das punições administrativas previstas no CTB, vão responder a processo criminal por ser verificado que o índice de álcool por litro de sangue configurava crime de trânsito.



26
JAN

Natal está entre as cidades mais violentas do mundo. A lista, divulgada há uma semana pela ONG mexicana Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública e Justiça Penal, coloca a capital do Rio Grande do Norte como a 11ª em índices de violência em todo o planeta, além de ser a sexta no Brasil. Pelo quarto ano consecutivo, San Pedro Sula, em Honduras, lidera o ranking.

O levantamento feito pela ONG mexicana leva em conta o número de homicídios e a tamanho total da população de toda a região metropolitana para definir o valor da taxa. De acordo com a pesquisa, foram registrados 931 assassinatos em Natal durante 2014, totalizando uma taxa de 63,68. Esse número registra crescimento em relação a 2013, quando foram registrados 838 assassinatos, com taxa de 57,62. Há um ano, a capital potiguar era a 12ª cidade da lista.

O Brasil se destaca ainda como o país com mais cidades no ranking da entidade mexicana, com 19 no total. Em 2014, Teresina, Porto Alegre e Curitiba figuram pela primeira vez no levantamento. Além de Natal, estão na lista: João Pessoa (4ª), Maceió (6ª), Fortaleza (8ª), São Luís (10ª), Vitória (15ª), Cuiabá (16ª), Salvador (17ª) Belém (18ª), Teresina (20ª), Goiânia (23ª), Recife (29ª), Campina Grande (30ª), Manaus (33ª), Porto Alegre (37ª), Aracaju (39ª), Belo Horizonte (42ª), Curitiba (44ª) e Macapá (46ª).

TN Online



26
JAN
Já em Luís Gomes, tem candidato novo “comendo pelas beiradas”

Parafraseando a presidente, Dilma Rousseff, o prefeito de Major Sales-RN, Thales Fernandes, é candidato à reeleição “nem que a vaca tussa”.

Informações chegadas daquele município dão conta que a postulação do chefe do executivo para um novo mandato não goza do apoio e simpatia da ex, Maria Elce, e, muito menos, do marido, médico Pio X Fernandes.

Segundo o que se comenta nas calçadas da fama da ‘Terra do Sagrado Coração de Jesus’, existia um acordo de gaveta para Thales Fernandes devolver o bastão a Maria Elce em 2016. Mas, pelo visto, ‘o homem’ foi picado pela mosca azul da política e deverá trair a confiança do ‘casal 20’ majorsalense.

“A intriga está feita e não tem mais volta”, comentou um morador daquela cidade, acrescentando que o grupo político situacionista vive de aparências, mas, “nos bastidores, a briga é feia”.

Ainda de acordo com a fonte, que sabe tudo do mundo político de Major Sales, o que está tirando o sono do prefeito Thales Fernandes, não é mais Maria Elce e Pio X. Eles já são cartas fora do baralho. Na verdade, quem está atormentando a vida do jovem gestor é a sombra do ex-prefeito, José Fernandes (“Dedezinho”), seu primo, que goza de carisma, aceitação e vem recebendo forte apelo popular para voltar à Prefeitura.

“O povo daqui pede a volta de Dedezinho”, comentou outro cidadão majorsalense.

Luís Gomes-RN

Não bastasse o canto de carroceria que está recebendo do prefeito, Thales Fernandes, Doutor Pio também é peixe fora d´água na política de Luís Gomes. É queda e coice juntos. Além de não poder disputar o cargo máximo do município por estar inserido na ‘Lei da Ficha Limpa’ – em virtude de ter suas contas rejeitadas pelo TCE e pela Câmara de Vereadores –, ele não tem nenhum trunfo na manga para jogar.

Comenta-se que ele intencionava emplacar a filha, vereadora Mariana Fernandes, que não tem muita vocação para a política. Está nela na marra! Há quem diga que a parlamentar nem dispute a reeleição. Deverá mesmo é seguir a carreira de advogada. Neste caso, sobraria para a vereadora, Maria Gerusa, disputar a prefeitura. No entanto, ela tem dito que “não vai trocar o certo pelo inalcançável”.  

Enquanto isso, na ‘Terra de Senhora Santana’, existe um nome novo, sangue bom, surgindo do meio do povo e que vem com todo gás. Ele, segundo tomamos conhecimento, é um cidadão de bem e granjeia o respeito e a confiança até mesmo de futuros adversários.  Esse políticovem comendo pelas beiradas”, como se faz com papa quente.

Ninguém perde por esperar. 2016 já bate à porta.


26
JAN

Com o reajuste de "quase 100%" que entrou em vigor este mês, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), passará a receber uma remuneração maior que a de seu colega paulista, Geraldo Alckmin (PSDB). A constatação é do repórter Pedro Venceslau, em matéria feita para O Estado de S. Paulo e distribuída ontem para dezenas de jornais e portais de internet pela Agência Estado.

Segundo a reportagem, enquanto a remuneração do governador do RN pulou de R$ 11 mil para R$ 21,9 mil, a de Alckmin, que administra o estado mais rico da federação, teve reajuste de 4,7%, passando de R$ 20,6 mil mensais para R$ 21,6 mil.

No caso do Rio Grande do Norte, o aumento contemplou também o vice-governador, que passa a ganhar R$ 17,5 mil. No governo anterior, de Rosalba, o vice ganhava R$ 9 mil. Já os secretários tiveram a remuneração aumentada em 75%, de R$ 8 mil para R$ 14 mil.



25
JAN

Avenida Senador Dinarte Mariz, 756, bairro São Benedito, Pau dos Ferros-RN.

Fone: (84) 3351-4804.

 



24
JAN

Com planos de instalar uma nova CPI da Petrobras logo nos primeiros dias de fevereiro, além de fiscalizar os desmandos e falhas na gestão Dilma Rousseff, os 11 senadores do PSDB estão prontos para fazer uma oposição forte ao partido do governo no Senado.

A partir de fevereiro de 2015, a bancada do PSDB no Senado para o novo período legislativo ganha reforços de peso, com a chegada dos novos senadores Antonio Anastasia (MG), José Serra (SP) e Tasso Jereissati (CE).

Eles se juntam aos já presentes na bancada Aécio Neves (MG), Aloysio Nunes (SP), Alvaro Dias (PR), reeleito com 77% dos votos do Estado, Cássio Cunha Lima (PB), Flexa Ribeiro (PA), Lúcia Vânia (GO) e Paulo Bauer (SC).

O partido ganhou também mais um senador, no fim do ano. Ataídes de Oliveira (TO), deixou o PROS e retornou ao PSDB.

O mandato dos senadores é de oito anos. As eleições para o Senado acontecem a cada quatro anos. Assim, a cada pleito a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras.

A Constituição determina que, para se tornar senador, o cidadão precisa ter 35 anos de idade, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, domicílio eleitoral no estado que vai representar e filiação partidária.



24
JAN

Com o objetivo de incentivar uma melhor adesão ao tratamento de pessoas que vivem com HIV e Aids, começou a ser distribuído no Rio Grande do Norte, neste mês de janeiro, o medicamento 3 em 1, composto por tenofovir, lamivudina e efavirenz. O uso dessa combinação de medicamentos está previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids do Ministério da Saúde como tratamento inicial para os pacientes soropositivos.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Sônia Cristina Lins, “vamos seguir a recomendação do Ministério de inicialmente priorizar a dispensação do medicamento aos pacientes que irão começar o tratamento. A disponibilização para os demais pacientes ocorrerá de forma gradativa”. Enquanto não passarem a receber a dose tripla combinada, esses pacientes continuarão tendo acesso aos medicamentos separadamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já distribuído para o Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas no Estado, o medicamento 3 em 1 será disponibilizado também para os municípios que possuem Serviço de Atenção Especializada (SAE). A utilização da dose fixa combinada estimula a adesão ao tratamento, pois além de ser de fácil ingestão, possibilita a redução dos 3 medicamentos para apenas 1 comprimido.

A dose combinada passou a ser distribuída pelo Ministério da Saúde para todos os estados brasileiros neste mês de janeiro. A medida deverá beneficiar 100 mil novos pacientes com HIV e Aids. O Ministério investiu R$ 36 milhões na aquisição de 7,3 milhões de comprimidos, suficientes para atender os pacientes nos próximos doze meses.



24
JAN

Os motoristas da Secretaria de Saúde (SESAU) do município de Pau dos Ferros participaram, na última quinta-feira, 22, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Pedro Diógenes Júnior, de uma capacitação ministrada pela psicóloga Maria Tereza.

Com o intuito de estimular e resgatar uma melhor convivência no âmbito de trabalho, a oportunidade foi importante para a reconstrução da tendência produtiva dos servidores, que durante a rotina diária têm a mente voltada a diversos tipos de situações, assim podendo vivenciar uma contra-produção.

Desse modo, segundo a secretária Patrícia Leite, “é preciso uma educação permanente em saúde. E esta deve acontecer em todos os níveis”. Para a titular da pasta da Saúde municipal, o motorista assume papel fundamental tanto ao prestar serviços à população quanto ao atender às demandas do próprio ambiente de trabalho.

Capacitações como essa têm se tornado frequentes na gestão atual, preocupada em qualificar os profissionais e oferecer aos pau-ferrenses serviços de forma adequada.



24
JAN

O corpo do vereador pau-ferrense, Manoel Augusto, que faleceu na última quinta-feira, 22, em Brasília, será velado nesta sábado, 24, a partir das 5h, no Plenário da Casa Legislativa.

O Presidente da Câmara Municipal, Gilson Rêgo (DEM), em nome de todos os parlamentares e funcionários, lamenta o falecimento precoce do vereador licenciado, Manoel Augusto de Queiroz (DEM), vítima de um câncer no pâncreas.

“Com o seu espírito de homem público, Manoel Florêncio exerceu todos seus mandatos com dignidade; trabalhando, arduamente, pelos menos favorecidos, sempre procurando, também, respostas satisfatórias aos anseios da população”, disse Gilson.

O corpo de Manoel Florêncio será velado hoje, no Plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 5h, com solenidade às 8h.



23
JAN

Com o falecimento do Vereador Manoel Florêncio, fato ocorrido ontem em Brasília, supunha-se, de forma equivocada, - e era esse o pensamento de mutios pau-ferrenses - que a vaga deixada por ele fosse preenchida pelo edil, Eraldo Alves (DEM), segundo suplente da Coligação ‘Trabalho e Progresso’, que obteve 683 votos no pleito de 2012.

No entanto, a batalha judicial’, que era travada entre 'Manel' e o parlamentar Edgar de Queiroz, pela efetivação no cargo, já havia sido encerrada. Edgar conseguiu a vitória com o reconhecimento do seu registro de candidatura junto ao TRE. Deste modo, uma coisa não está intimamente ligada à outra. O 'X da Questão' também é outro. 

Na verdade, Manoel – que estava de licença para tratamento de saúde - ocupava  a vaga deixada por Marta Pontes, que se afastou do cargo para assumir a Secretaria de Cultura de Pau dos Ferros. Com a saída dos dois, assumiu Eraldo.

Porém, mesmo com essa vitória, o mandato de Edgar continua sendo questionado na justiça. Desta vez, a discussão é sobre sua diplomação. O vereador do PRB está no cargo por força de Liminar conseguida junto ao TSE. Caso o diploma dele seja cassado, seus votos serão computados para a Coligação ‘Para o BeM de Todos” e, deste modo, quem assume é ‘Renato de Assis Bigodão’, primeiro suplente da coligação com 476 votos obtidos.

Mesmo antes do julgamento do mérito do TSE, a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros, com fulcro na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município, extinguiu o mandato de Edgar de Queiroz em virtude de sua “condenação criminal, transitada em julgado”. Ele ainda pode apresentar defesa e recorrer da decisão.

Assim sendo, a vaga de vereador, antes disputada na justiça por Edgar e o saudoso Manoel Florêncio, agora está sendo pleiteada por Renato Alves; tanto no campo adminitsrativo da Casa Legislativa, quanto na esfera judicial.   



23
JAN

Em reunião que aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 22, a Prefeita de Riacho da Cruz-RN, Bernadete Rêgo, autorizou o Secretário Municipal de Educação, Giordano Freitas, a implementar, já no mês de janeiro, o Reajuste do Piso Salarial do Magistério com o percentual de 13,01% nos vencimentos dos professores, como, também, o pagamento do terço de férias dos profissionais da educação.

"Valorizar os educadores foi e sempre será prioridade de nossa administração", ressaltou a Prefeita Bernadete Rêgo.

Secretário de Educação, Giordano, ao lado da Prefeita, Bernadete, e do Vice-Prefeito, Adiel



23
JAN

A Prefeitura de Pau dos Ferros decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do vereador Manoel Augusto de Queiroz (Manoel Florêncio), ocorrida na tarde de ontem, 22, em Brasília.

O parlamentar, que estava na capital do país para tratamento de saúde, ocupava pela terceira vez uma cadeira no Legislativo municipal. Em seu segundo mandato, assumiu os cargos de presidente (2009-2010) e vice-presidente (2011-2012) da Câmara de Vereadores.

Pau-ferrense, Manoel Florêncio tinha 49 anos, era casado e pai de quatro filhos. Dedicado à população, o vereador estava afastado da vida pública desde julho do ano passado, quando requereu licença.

Diante da ocasião, o prefeito, Fabrício Torquato, lamentou. “Pau dos Ferros perdeu um grande amigo. Homem honrado, que dedicou sua vida e seu trabalho ao nosso povo. Sempre presente nas ruas, nas calçadas e nos lares. ‘Manel’, como carinhosamente chamávamos, não media esforços para ajudar a todos. Inteligente e atuante, sua carreira política foi marcada pela popularidade e bom senso”.

Para o chefe do Executivo municipal, o parlamentar foi além de um colega. “Manoel Florêncio foi um irmão que esteve presente nos momentos mais importantes da minha vida política. Na nossa convivência, fui inspirando pela sua simplicidade, firmeza, humildade e fortaleza. Junto-me aos familiares e amigos neste momento difícil, com a certeza de que Deus o levou para perto de Si”, disse Fabrício.



23
JAN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e diversos órgãos parceiros promovem, no dia 4 de fevereiro, em Pau dos Ferros (RN), o Seminário Regional de Sensibilização para Implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento será realizado no auditório do IFRN, a partir das 8h, e é uma promoção do grupo de trabalho criado pelo MPF e que conta com representantes do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Emater-RN, Secretaria de Estado da Educação, Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetarn), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conab e Colônia de Pescadores Z22.

O MPF, por meio do procurador da República Marcos de Jesus, enviou recomendação aos 38 prefeitos da área de atuação da Procuradoria da República em Pau dos Ferros, para que, no prazo de 90 dias, implementem a criação do serviço de inspeção municipal e, em mais 120 dias, promovam sua adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Atualmente, apenas 11 das 38 cidades já aprovaram leis tratando do SIM, mas somente duas regulamentaram essa legislação e nenhuma aderiu ao Suasa.  

Sem o devido funcionamento do serviço de inspeção municipal há enfraquecimento da agricultura familiar na região, pois os agricultores não podem vender seus produtos de origem animal no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, os municípios que não cumprirem as normas do PNAE podem ser suspensos do programa e deixar de receber recursos federais para alimentação escolar e, se comprarem os alimentos sem a prévia e necessária inspeção, colocarão em risco a saúde dos estudantes.

Foram convidados para o seminário do dia 4 de fevereiro prefeitos; secretários municipais de agricultura, de educação e de saúde; e presidentes de Câmaras Municipais dos 38 municípios da região; além de representantes de agricultores familiares, pescadores e apicultores. O Grupo de Trabalho de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Alto Oeste Potiguar foi criado por iniciativa do MPF, após uma audiência pública sobre o tema, realizada em setembro de 2014.

Confira aqui detalhes sobre as recomendações enviadas às Prefeituras:

Convite para o seminário 

Municípios que fazem parte da circunscrição da PRM em Pau dos Ferros: Alexandria, Água Nova, Almino Afonso, Antônio Martins, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D'Água dos Borges, Paraná, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Venha-Ver, Viçosa



23
JAN

Sempre atento aos anseios do povo norte-rio--grandense, o deputado estadual, Getúlio Rêgo, incluiu, no orçamento aprovado pela AL, a pavimentação da estrada que liga a comunidade rural Miranda às cidades de Caraúbas e Upanema.

A obra é um sonho antigo dos moradores mirandenses, que sempre contaram com a solidariedade e sensibilidade do Deputado frente aos percalços diários enfrentados.



22
JAN

Faleceu na tarde desta quinta-feira, 22, em Brasília, vítima de um câncer no pâncreas, o vereador Manoel Augusto de Queiroz, do Democratas.

No dia 15 de julho de 2014, ‘Manoel Florêncio’, como era popularmente conhecido, entrou com um requerimento de licença para que pudesse iniciar o seu tratamento de saúde na capital do País.

Manoel Augusto nasceu no dia 01 de junho de 1965, em Pau dos Ferros. Ele era filho do segundo casamento de Pedro Florêncio de Queiroz e Maria Augusta de Queiroz.

O parlamentar era casado e pai de 04 filhos, dos quais duas adotivas.  Ocupava o cargo de vereador desde o ano de 2004, sendo presidente da Casa Legislativa pau-ferrense no biênio 2009-2010.

Em janeiro de 2009, o Blog do Capote, que estende votos pesar à família enlutada,  escreveu um breve histórico sobre Manoel Florêncio. (AQUI e AQUI).

Ei-la:

A História política dele é antiga. Posto que, no período de 1982 a 1986, fora Assessor Parlamentar do seu tio, deputado federal Antônio Florêncio de Queiroz - que conseguira ser eleito por quatro legislaturas consecutivas: 1970-1986 -; ano em que se candidatou a vice-governador, numa chapa encabeçada pelo seu colega de bancada, João Faustino e, numa batalha hercúlea contra o “Plano Cruzado” do Governo Sarney, não conseguiram derrotar seu opositor, o peemedebista Geraldo José de Melo.

No que concerne ao seu nível de escolaridade, ele concluiu o ensino médio na Escola Estadual “31 de Março” e, em função das excelentes notas, ganhara uma bolsa para estagiar no Banco do Nordeste do Brasil S/A.

Por outro lado, seu irmão ANTÔNIO Augusto de Queiroz (“Toninho”) ficou lá em Brasília, formou-se em Jornalismo é Analista Político e um dos Diretores do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar-DIAP que, no último dia 19 de dezembro, completou 30 anos de relevantes serviços prestados ao Congresso Nacional e à Sociedade brasileira.

Em decorrência do seu tio, ex-deputado Antônio Florêncio, ser, também, à época, um bem-sucedido empresário do ramo de sal, ele, em 1987, estagiou na SALMAC lá no município de Mossoró.

Em seguida, no período de 1987 a 1995 fora Gerente-Geral do Supermercado Martins, localizado na “Terra da Resistência”.

Ainda em 1995, viera residir em Pau dos Ferros onde montou, em sociedade, uma oficina especializada em motocicletas que durou até o ano 2000.

Nesse intervalo, seu irmão, Francisco Augusto de Queiroz (“Xixico”), conseguira ser eleito para exercer um mandato eletivo na Câmara Municipal pau-ferrense, durante o biênio 1997-2000.

Daí, atendendo a um chamamento dos seus familiares e amigos, abraçou também - e de vez a idéia – e postulou uma vaga naquela Casa Legislativa (pelo PSDB) numa Chapa que tinha o deputado estadual, Getúlio Rêgo como cabeça e o ex-prefeito, Aliatá Chaves, na condição de vice.

O resultado não lhe fora satisfatório e ele obtivera, apenas, 297 sufrágios.

Em 2004 aconteceu sua primeira vitória ao Legislativo Pau-ferrense. Filiado ao PMDB, elegeu-se com 874 sufrágios. Em 2008, numa “briga de ‘cachorro grande”, foi cotado para ser o candiidato a vice-prefeito na chapa majoritária encabeçada pelo então candidato à  reeleição, Leonardo Rêgo. Ele abdicou em favor do atual gestor, Fabrício Torquato, e decidiu se candidatar, outra vez, ao cargo de vereador. Obteve 672 votos. Nesse mandado, ele presidiu a Casa Legislativa no biênio 2009-2010. No biênio seguinte, foi vice-presidente de Eraldo Alves.

P.S. Na sua última disputa, em 2012, conseguiu 747 votos. O mandato foi questionado na Justiça Eleitoral – num vai e vem – com o parlamentar Edgar Queiroz; ação que ainda está judicializada.

A vaga de Manoel Florêncio deverá ser ocupada, em definitivo, nesta legislatura, pelo vereador Eraldo Alves (DEM), que preenchia o espaço deixado pela edil, Marta Pontes (DEM), que pediu afastamento das funções para assumir a titularidade da Secretaria Municipal de Cultura de Pau dos Ferros.  



22
JAN

O Detran/RN e o Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizaram uma blitz na tarde dessa quarta-feira (21) na cidade de Parnamirim. A intervenção foi planejada para fiscalizar a situação regulamentar das motocicletas e resultou na apreensão de 32 veículos e outros dois foram recuperados por constarem no cadastro do Órgão com queixa de roubo.

De acordo com o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adryano Barbosa, as motocicletas apreendidas foram encaminhadas ao pátio do Departamento e só serão liberadas após a regularização das pendências existentes em cada veículo. “É importante ressaltar que os proprietários têm um prazo de 90 dias para normalizar as irregularidades dessas motocicletas, pois após esse prazo o bem pode ser levado a leilão público”, alertou.

As blitzen direcionadas a fiscalização de motocicletas efetivadas pelo Detran e o CPRE vão continuar por todo o ano. As principais autuações resultam de alterações estruturais como escapamento inadequado e cor adulterada, e ainda a falta de espelhos retrovisores e com pneus em estado de degradação. Também é averiguada a falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e documentação do veículo vencida.

“A intenção é combater as irregularidades de forma permanente, e com isso estamos trabalhando na promoção de um trânsito mais seguro, em prol da redução de acidentes e de vítimas”, concluiu o coordenador.



22
JAN

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou o Edital 4/2015, voltado a seleção de alunos para cursos técnicos subsequentes a distância oferecidos pelo Programa Profuncionário. Podem se inscrever no processo seletivo servidores de escolas públicas que tenham feito o ensino médio, ou curso equivalente, e que exerçam, na escola pública a que estão vinculados, função relacionada com a área do curso pretendido.

Campus Pau dos Ferros do IFRN, através do CampusEaD, está ofertando 50 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Secretaria Escolar.

Os interessados poderão se inscrever no período de 15 de janeiro de 2015, a partir das 14h, a 26 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas de forma online pelo site http://ingresso.ifrn.edu.br. A seleção se baseará na classificação dos candidatos, que farão uma prova objetiva de Português e de Matemática. As provas serão aplicadas no dia 22 de fevereiro de 2015, das 13h às 17h.

Além de Pau dos Ferros estão sendo ofertadas vagas para os campi de Apodi; Caicó; Currais Novos; EaD; João Câmara; Mossoró; Natal-Zona Norte; Nova Cruz; Parnamirim; Santa Cruz; São Gonçalo e Polo UAB de Lajes, podendo ser de Secretaria, Alimentação e Infraestrutura Escolar.

Acesse:

Página do processo seletivo

Link para realização e acompanhamento da inscrição



Usuários On-line: 38
Janeiro 2015
DSTQQSS
1
4
11
28
29
30
31






































































Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.