1
MAR

Foi com sofrimento, bolas na trave para os dois lados e bem longe de uma boa exibição, mas o Fluminense saiu de Volta Redonda com três pontos e pôs fim à série de duas derrotas consecutivas no estadual. No estádio Raulino de Oliveira, a vitória por 1 a 0 sobre o Resende – gol de Wellington Silva, aos 42 minutos do segundo tempo – aliviou a equipe que iniciou o jogo pressionada, fora do G-4 e na sexta posição.

Agora, com 15 pontos, o Tricolor tirou o Flamengo do grupo de classificação e chegou ao quarto lugar – o Rubro-Negro foi derrotado pelo Botafogo em clássico no Maracanã.

A vitória tem um pouco da participação dos poucos mais de mil torcedores tricolores, que pressionaram o técnico Cristóvão e pediram Walter em campo. O atacante atuara pela última vez no próprio Raulino de Oliveira, na derrota por 2 a 1 para o Volta Redonda, dia 18 de fevereiro. Com poucos minutos em campo, o jogador participou do lance do gol, ao chutar de primeira após passe de Fred, para finalização de Wellington Silva – que estava em posição legal.

Na próxima rodada, um novo clássico para o Fluminense. O time enfrenta o líder Botafogo, domingo, às 18h30, no Maracanã.

Globo Esporte



1
MAR

O Caderno ‘Estado’ do Jornal de Fato, edição deste domingo, 01 de março, trouxe uma matéria com a Subcoordenadora de Arte e Cultura da Seara, a Psicóloga Lídia Guedes. No texto, ela anunciou algumas propostas para os jovens que atuam nas comunidades rurais de todo o RN.

“Este ano, estamos arrumando a casa, mas o grande objetivo da Secretaria é aproximar um dos nossos principais programas, o ‘Arca das Letras’, da comunidade rural. Fazer com que o Programa chegue mais perto das famílias”, pontou Lídia, acrescentando que a divulgação e o fácil acesso da população à Secretaria, ampliam o projeto e as participações.

Ela também destacou que outra importante proposta da Seara é resgatar a cultura nas localidades rurais. “Uma das nossas metas é adentrar a cultura e a arte, cada vez mais, nos assentamentos e áreas quilombolas com a realização de atividades culturais envolvendo jovens e idosos”.

Lídia Guedes também enfatizou que a Seara pretende celebrar parcerias com outras Secretarias Estaduais, dos municípios, empresas públicas e privadas para ampliar sua atuação. “Além da arca das letras e do programa de arrecadação de livros, esperamos desenvolver outras ações mais consistentes", concluiu.

Eleições 2016

Já no campo político-partidário, Lídia Guedes, integrante da diretoria do PSD jovem estadual, disse que seu nome está à disposição do grupo liderado pelo deputado estadual, Galeno Torquato, para disputar um cargo eletivo no pleito de 2016 no município de São Miguel.

Ela, que não tem a língua presa e nem é gaga, soltou o verbo e deu uma espetada no prefeito, Dario Vieira, e na composição da Câmara de Vereadores.

Renovar é sempre muito positivo e São Miguel precisa de renovação de oxigênio, tanto no executivo, quanto no legislativo. Estamos parados no tempo. Não há mais desenvolvimento, como na época do ex-prefeito Galeno Torquato, hoje deputado. Por que não acreditar no potencial dos jovens ou daqueles que nunca ocuparam um cargo político na cidade? Acreditar e renovar é o segredo”, destacou a pretensa candidata.



1
MAR

O deputado estadual, Carlos Augusto Maia (PTdoB/RN), procurou a Fundação José Augusto, que integra a administração indireta do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, esta semana, para requerer o tombamento no patrimônio histórico e cultural do Estado do "Santuário do Lima", localizado no município de Patu, região Oeste do Estado.

Carlos Augusto foi recebido pelo diretor geral da Fundação, Rodrigo Bico, a quem verbalizou os argumentos listados em requerimento para o pleito. "Precisamos preservar as características arquitetônicas e históricas do 'Santuário'. Em visita recente, constatei situação de risco de preservação em tão importante pólo de turismo histórico e religioso. O apoio de instituições públicas a bens de uso religioso só é permitido mediante o tombamento, conforme prevê a Constituição Federal", justificou o deputado.

O Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, conhecido como Santuário do Lima, está localizado na Serra do Lima, que fica a seis quilômetros da sede do município de Patu. É considerado como um dos maiores locais de religiosidade da Região Nordeste do Brasil e foi eleito pelo voto popular como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte.

O parlamentar pediu, também, o esforço da Fundação no sentido de viabilizar o tombamento, também, em esfera nacional, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).



1
MAR

Nesta segunda-feira, 2 de março, a Receita Federal começa a receber a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). O prazo vai até o dia 30 de abril.  Este ano o fisco espera receber 27,5 milhões de declarações.

Para tornar possível a declaração, as empresas tinham até a última sexta-feira, 27 de fevereiro, para entregar comprovante de rendimentos dos funcionários. Aqueles que atrasarem esta entrega podem ser multadas em R$ 41,43 por cada documento. Pois, sem ele, não há como fazer a DIRPF.

O comprovante de rendimentos traz as informações sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador em 2014 e o do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no período. Essas informações são cruzadas com as fornecidas na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que as empresas também remetem à Receita Federal até o final de fevereiro. Caso haja divergências, a declaração é retida na chamada malha fina até que as pendências sejam solucionadas.



1
MAR

O Superior Tribunal de Justiça emitiu certidão do trânsito em julgado sobre o Recurso Especial número 1413013, que inocentou o senador Garibaldi Alves Filho e o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves. Ou seja, é o final do processo no Judiciário e com a absolvição dos acusados. O processo era referente ao suposto uso da Secretaria de Governo para promover uma candidatura, que nem mesmo chegou a ser lançada.

“Um processo absurdo, sem nenhuma fundamentação legal, que foi preciso depois de tanto tempo e irresponsáveis explorações políticas, ser arquivado por unanimidade pelo STJ”, destacou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

A decisão do STJ confirma o entendimento, a unanimidade, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O processo no qual o senador e o ex-presidente da Câmara dos Deputados figuravam como acusados ganhou destaque na recente campanha eleitoral, do ano passado, onde o então candidato ao Governo Robinson Faria tentava usar o fato do processo, embora com decisões favoráveis aos dois líderes do PMDB, ainda não havia transitado em julgado. Fato que agora se confirma.

Ainda na campanha eleitoral do ano passado a coligação de Robinson Faria usou reiteradamente os fatos. E a campanha do então candidato Henrique Alves manteve o esclarecimento de que o processo, em todas as instâncias pelas quais já havia tramitado, teve absolvição inclusive com a decisão unânime da Corte do Judiciário Estadual potiguar. O fato agora culmina com o trânsito em julgado e a absolvição dos líderes peemedebistas.

TN 



1
MAR

Hermes Leite de Morais, o locutor das multidões, a voz inconfundível que, de longe, como diz o jornalista da Rede Globo, Cid Moreira, “É UM ASSOMBRO”, está de idade nova neste domingo, 01 de março.

O proprietário da Pousada PARQUE DAS SERRAS, o namorado eterno de Márcia Morais é novo ki só. Está debutando. O tempo só lhe fez adquirir experiência, aprendizados e, para a felicidade dos ao seu derredor, ainda vai percorrer longa estrada pela frente!

Na sua longeva carreira (e acompanhei de perto) Hermes Morais divulgou festas, chamou bingos, puxou passeatas políticas, anunciou comícios e, também, com sua voz marcante, inconfundível, fez milhares de "CONVITES SEPULTAMENTO" ou "MISSAS" de 7º dia em diante.

Em verdade, Hermes, pelo andar da carruagem, já que continua com a lataria conservada e afirma que o motor e outras peças funcionam plenamente, inclusive que ainda pega na chave, vai viver 970 anos. . . um a mais do que Metusalém.

Deus te abençoe, irmão!



1
MAR

“Se você me perguntar qual o maior problema que eu vejo do Estado, eu lhe digo: são as finanças estaduais. O resgate de toda valorização, o resgate dos serviços públicos, tudo isso passa pelos recursos. Então, quando não se tem recursos, você tem que fazer escolhas. Elas é que dão a dinâmica maior do serviço público”, respondeu o vice-governador do RN, Fábio Dantas, ao jornal Tribuna do Norte neste domingo, 01 de março.

Comentário do Capote

Eu desconheço quem queira ganhar a fama de caloteiro, velhaco, mau pagador, seixeiro e por aí vai. Só se estiver louco de pedra.

Ninguém, em sã consciência, vai permitir que seu nome seja inserido num cadastro de restrições, tipo SERASA, SPC, CADIN, ou ter um título protestado em cartório possuindo dinheiro em caixa para honrar seus compromissos. Chance zero. A inadimplência só surge quando falta 'papel bordado'. E isso vale pra todo mundo: governos e cidadãos comuns.

Quando o vice-governador do RN, Fábio Dantas, afirma que o “maior problema do Estado são as finanças”, ele está chovendo no molhado, mesmo com as precipitações pluviométricas estando BeM abaixo do normal em solo potiguar.

A torcida da seleção brasileira todinha já sabia, inclusive ele e Robinson Faria quando ainda eram candidatos, que a situação econômica do RN não era ‘um mar de Rosas’!

Assim sendo, não adianta choramingar, agora, que o cobertor é curto. Isso já estava na cara igual à papeira.

Ao contrário, é preciso, sim, cortar gastos, reduzir a máquina administrativa e criar os mecanismos necessários para que o Estado saia dessa pindaíba sem, contudo, penalizar empresários com arrocho fiscal, tampouco servidores públicos com a negação de ganhos salariais e/ou acordos trabalhistas garantidos pela gestão passada.



28
FEV

O 15º criminoso mais procurado pela United States Marshal, organização policial americana responsável pela busca e captura de foragidos internacionais, Victor Arden Barnard (53), foi preso na noite desta sexta-feira (27), por policiais militares do Pelotão de Pipa e do Destacamento Policial Militar de Tibau do Sul, pertencentes ao 8º Batalhão de Policia Militar (8º BPM), em um condomínio fechado na praia de Pipa, litoral sul do estado do Rio Grande do Norte. Victor Arden Barnard é líder de uma seita religiosa americana e acusado de abusar sexualmente de duas menores, em Minnesota, nos Estados Unidos, em pelo menos 59 vezes.

Na hora da prisão, ele se encontrava acompanhado de Maria Cristina Cajazeiras Liberato (33), presa em flagrante com a acusação de favorecimento pessoal por auxiliar o criminoso no Brasil. Com eles a Polícia Militar apreendeu computadores, celulares, chips telefônicos, pen-drives, agendas, entre outros objetos.

As buscas pelo infrator, no país, iniciaram há pelo menos cinco meses por meio de um trabalho integrado de investigação entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Polícia Civil e Militar) e a Policia Federal. O trabalho do serviço de inteligência realizado neste período, levou a PM ao local exato onde Victor Arden Barnard residia há quase 6 meses.

A seita, liderada por Victor Arden Barnard, nos EUA, tinha vários seguidores, entre eles crianças e adolescentes, que eram abusadas sexualmente pelo infrator com a alegação de que o criminoso era um enviado de Deus e que, um ato sexual ao ser praticado com ele, seria o caminho para purificação da alma destas jovens, que, segundo ele, permaneceriam virgens mesmo após o sexo.

Victor Arden Barnard e Maria Cristina Cajazeiras foram conduzidos pela PM até a sede da Policia Federal, em Lagoa Nova, em Natal, onde ficaram à disposição da justiça. Victor Arden Barnard será extraditado do país.



28
FEV

A defesa do Exame da Ordem e a proteção da sociedade são as prioridades da Agenda Legislativa 2015. O documento, apresentado em jantar oferecido esta semana pela Ordem dos Advogados do Brasil aos senadores e à Mesa Diretora do Senado Federal, reúne as principais propostas dos advogados para pauta do Parlamento deste ano.

Documento da OAB informa que a cada Exame da Ordem são aprovadas, em média, 20 mil pessoas. Como são realizadas três provas anuais, 60 mil novos advogados começam a atuar por ano no Brasil. Em 2013, o país teve 95 mil concluintes no curso de Direito. Destes, 64.501 foram aprovados no Exame.

“A história de luta da nossa entidade, sempre ao lado da sociedade, põe em primeiro lugar a defesa e a proteção do cidadão contra o profissional sem qualificação. É essa a garantia que dá o Exame de Ordem. E da qual não podemos nem devemos, como brasileiros e profissionais, abrir mão”, destacou o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

A reforma política, a correção da tabela do Imposto de Renda e a presença obrigatória do advogado no inquérito policial são outros pontos que a OAB defenderá no decorrer do ano. No lançamento da Agenda, ao se dirigir aos parlamentares, o presidente Marcus Vinicius destacou o trabalho do senador Garibaldi Filho como ministro da Previdência Social.

Ele aplaudiu a iniciativa do ex-ministro potiguar em assinar acordo de cooperação técnica que permitiu o acesso de advogados aos processos de seus clientes no sistema de processo eletrônico de recursos de benefícios da Previdência Social, o e-Recursos. “Vossa excelência abriu as portas da Previdência para os advogados”, comentou. 



28
FEV

Na última quinta-feira (26) a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou a Resolução Nº 4/2015 com a relação dos Juízos Eleitorais competentes para o recebimento das contas dos órgãos partidários municipais e zonais deste Estado, a serem apresentadas no ano de 2015.

Cada juízo eleitoral ficará responsável pela recepção das contas dos órgãos partidários municipais abrangidos por sua jurisdição. Nos municípios onde existe mais de uma zona eleitoral, haverá apenas um juízo receptor. Em Natal será a 1º zona eleitoral, em Mossoró a 34ª e em Parnamirim a 50ª.

A norma aprovada regulamenta o que preconiza a Resolução do TSE nº 23.432/2014, que, também, delimita o prazo de entrega das prestações anuais dos órgãos partidários até o dia 30 de abril do ano subsequente.



28
FEV

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Água Nova-RN executa, a passos largos, o Programa de Corte de Terras, beneficiando todos os agricultores cadastrados na ‘Terra de Nossa Senhora de Fátima’. O Secretário, Reginaldo Cândido, acompanha a evolução das ações governamentais, sob a orientação da Prefeita, Rafaela Carvalho.

A meta é atender todos os agricultores

Segundo o titular da pasta da agricultura, estão sendo utilizados dois tratores para execução do corte de terras no município, com a expectativa de atender a todos os agricultores este ano. O programa corte de terras teve início pelo Sítio Cotovelo, sendo que, nos próximos dias, todas as comunidades rurais agua-novenses serão atendidas.

Reginaldo Cândido ressalta, ainda, que “investir na agricultura familiar, criando mecanismos para desenvolver e incentivar o aumento da área cultivada do município, são metas da prefeita Rafaela Carvalho”.

“Todo o custo da execução do Programa Corte de Terras no município é bancado pelo governo municipal, concluiu o secretário”.





'Água Nova Rumo ao Futuro'



28
FEV

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pau dos Ferros-RN alerta os Associados e Clientes sobre a circulação de cédulas falsas no município altoeoestano.

No seu perfil na rede social facebook, a CDL publicou que o próprio presidente da entidade, empresário Edilton Souza, quase foi vítima do golpe nessa sexta-feira, 27.  

“Vira e mexe os comerciantes são surpreendidos com o aparecimento de cédulas falsas e, se não percebem a tempo, têm de arcar com o prejuízo. Isso aconteceu em instantes com o empresário Edilton Honorato de Souza, presidente da CDL Pau dos Ferros. Ele recebeu uma cédula de R$ 100,00 falsa na sua empresa; felizmente, percebeu a tempo”, diz a postagem.

O Banco Central do Brasil elenca 12 itens que devem ser observados na cédula de R$ 100, 00 para evitar ser vítima de estelionatários.

Ei-los:

1 - Marca d´água

Segure a cédula contra a luz, olhando para o lado que contém a numeração. Observe na área clara, do lado esquerdo, a marca d´água em tons que variam do claro ao escuro. As cédulas de R$ 100,00 apresentam como marca d´água a figura da República. 

2 - Fibras coloridas

Pequenos fios espalhados no papel, nas cores vermelha, azul e verde, podem ser vistos em ambos os lados, ao longo de toda a cédula. 

3 - Impressão em alto-relevo

As figuras da República e da garoupa, as legendas "BANCO CENTRAL DO BRASIL" e "CEM REAIS", a tarja contendo a palavra "REAIS" e os números indicativos do valor da cédula (100) possuem alto-relevo e podem ser sentidos com os dedos. 

4 - Fundos especiais

São formados por linhas retas e sinuosas, extremamente finas, que dão colorido a toda a cédula. 

5 - Microimpressões



27
FEV

A Secretária de Educação a Distância – SEDIS, órgão da administração direta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, anualmente, lança a sua agenda institucional, um impresso de excelente qualidade e utilidade para todos que fazem a educação a distância – EAD no âmbito da instituição.

Na edição 2015 da aludida agenda, especificamente no mês de maio, é dado destaque a cada um dos Polos UAB vinculados à UFRN e, como não poderia ser diferente, por óbvio, o Polo Universitário “Professora Alzenir Pereira Firmino Nunes (‘Criança’)” ou, simplesmente, Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP, tem o seu destaque explicitado, mostrando um pouco do município que, apesar de pequeno, tem, através do Polo, se destacado em toda região, sendo uma referência além-fronteiras potiguares e seus egressos logrado êxito profissional para sua satisfação pessoal, alegria de seus familiares e engrandecimento da equipe da EaD.

O professor Esp. Franklin Miguel Fernandes, coordenador do PUAP, enfatiza “que os profissionais egressos do PUAP estão fazendo a diferença por onde passam, mostrando que é possível, sim, ser um melhor educador e um administrador público comprometido verdadeiramente com os princípios que devem reger a Administração Pública”. 





27
FEV

Depois de Dilma Rousseff se basear na delação premiada de Pedro Barusco para atribuir o início da corrupção na Petrobras ao governo de FHC, as redes sociais não perdoaram a presidente.

As piadas diziam que a culpa pela extinção dos dinossauros caberia a FHC, assim como os atentados ao World Trade Center, a morte de Ayrton Senna, a derrota na Copa de 1950, a Gripe Espanhola, entre outros.

Além de responder Dilma dizendo que a atitude dela era a de quem “bate a carteira e grita ‘pega ladrão”, FHC resolveu entrar na brincadeira. Com uma cédula de dois reais à mão, o ex-presidente foi fotografado pelo senador Cássio Cunha Lima fazendo referência ao Plano Real e ironizando: “Foi FHC”.

Por Lauro Jardim

 



27
FEV

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (27), em reunião extraordinária, os novos valores para as bandeiras tarifárias, que começam a valer a partir de segunda-feira (2).

Com isso, o preço para a bandeira amarela passará de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos para R$ 2,50. No caso da bandeira vermelha, o adicional passará de R$ 3 para R$ 5,50. Não há cobrança no caso da bandeira verde. Consumidores do Amazonas, Amapá e de Roraima também não pagam a taxa, pois esses estados não estão plenamente conectados ao Sistema Interligado Nacional. A Aneel também definiu hoje que as permissionárias de distribuição de energia, que até então não tinham aplicação de bandeira tarifária, começam a cobrar o adicional a partir de julho.

O sistema de bandeiras tarifárias, que permite a cobrança de um valor extra na conta de luz de acordo com o custo de geração de energia, entrou em vigor no início do ano. Nos dois primeiros meses de 2015, a bandeira aplicada foi a vermelha, que também deve ser adotada em março, por causa do uso intenso da energia de termelétricas, que é mais cara do que a gerada por usinas hidrelétricas.

A partir da primeira semana de março, a Aneel vai fazer uma campanha nacional para esclarecer os consumidores sobre o sistema de bandeiras tarifárias e estimular o uso consciente e o combate ao desperdício de energia elétrica.

Ainda nesta sexta-feira, a agência também vai aprovar os valores do reajuste tarifário extraordinário que deve ser aplicado a todas as distribuidoras de energia do país.

Agência Brasil



27
FEV

A Polícia Militar do RN, por meio do 7º Batalhão de Policia Militar (7º BPM), conseguiu efetuar, na noite desta quinta-feira (26), a prisão em flagrante de Francisco das Chagas Silva, 50 anos de idade, por porte ilegal de arma de fogo na cidade de Umarizal, situada no Oeste Potiguar. 

Os policiais militares realizavam abordagens de rotina no bairro Caraíbas quando, ao revistarem o senhor Francisco, encontraram sob sua posse um revólver calibre 32, Smith Wesson, com cinco munições intactas.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde ficará à disposição da Justiça. 



27
FEV

O Juiz Federal substituto, Lauro Henrique Lobo Bandeira, da 12ª Vara, Subseção Judiciária de Pau dos Ferros, intimou o presidente da Câmara Municipal da 'Terra dos Vaqueiros Bravios', Gilson Rêgo, para “desligar, de imediato, o senhor Edgar de Queiroz do cargo de Vereador . . .”

Na Carta Precatória, que chegou hoje, mas está datada do dia 13 de fevereiro último, o magistrado diz que se o presidente da Casa Legislativa não cumprir a decisão, “incorrerá em crime de desobediência”.

A decisão do juiz só veio corroborar a medida tomada pela Mesa Diretora da Câmara, por meio do Ato Administrativo nº 01/2015, que extinguiu o mandato eletivo de Edgar de Queiroz na Sessão Extraordinária realizada no dia  02 de fevereiro pretérito, por ele ter condenação penal transitada em julgado e, consequentemente, estar com seus direitos políticos suspensos.  

Conforme dispõe o artigo 14 da Constituição Federal, é premissa basilar e inafastável que o cidadão, para exercer qualquer cargo político, necessita estar no gozo da plenitude dos seus direitos políticos, pois, do contrário, ele não pode votar, nem ser votado, e, por consequência, não poderá ser eleito, nem muito menos exercer qualquer mandato eletivo.

E foi amparado na Carta Magna do País, na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno, que a Mesa Diretora da Câmara Municipal tomou aquela decisão que, hoje, foi ratificada pelo Poder Judiciário.

A vaga foi assumida no dia 03 de fevereiro pelo primeiro suplente da coligação “Para o Bem de Todos”, Renato Alves (PMDB), que obteve 476 votos nas eleições de 2012.



27
FEV

Na sua política de valorizando dos professores, a Prefeitura de Pau dos Ferros garantiu o pagamento do reajuste de 13,01% do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público, conforme determina o Artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Hoje, 27, os servidores já podem receber os vencimentos com o aumento.

De acordo com a Secretaria de Educação (SEDUC), desde março do ano passado, o município adequou o orçamento e o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério do Público, de forma a contemplar, de maneira sustentável, o pagamento do piso nacional dos profissionais da Educação Básica.

Além do reajuste salarial, os servidores garantiram na jornada de trabalho a hora-atividade, que reserva um terço do tempo do professor em exercício de docência e suporte pedagógico para estudos, planejamento, avaliação do trabalho didático, reuniões, articulação com a comunidade escolar, dentre outras atividades pedagógicas.

Para a secretária Aldaceia Oliveira, tudo isso faz parte de uma política de valorização do Magistério Público. “Valorizar o magistério implica em considerar, é claro, a remuneração, mas também as condições de trabalho e formação. E a gestão tem caminhado nesse horizonte, considerando os desafios do processo”, esclareceu.



27
FEV

A Secretária Municipal de Assistência Social de Riacho da Cruz-RN, Ciena Diógenes, participa, nesta sexta-feira, 27,, da Assembleia Geral Ordinária do Colegiado Estadual do Gestores Municipais da Assistência Social do Rio Grande do Norte - COEGEMAS-RN, em Natal/RN.

No evento, a titular da SEMAS riacho-cruzense fez parte da composição da Mesa de Abertura dos Trabalhos do dia que, dentre outros assuntos, tem como Pauta: Apresentação de Boa Prática (Municipalização do SUAS no município de Guamaré), espaço para a CAOPI apresentar plano de trabalho para ajudar os municípios a construírem seus planos juntamente com outros parceiros e encaminhamentos sobre os atrasos nos repasses federais.



27
FEV

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) protocolou esta semana requerimento ao governador Robinson Faria (PSD) e ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), solicitando a recuperação do trecho da RN-041 que liga os municípios de Currais Novos a Lagoa Nova, além da sinalização vertical e horizontal da via.

O deputado justifica que a “rodovia estadual que sobe a serra de Santana não tem sinalização horizontal nem vertical em diversos trechos. Muitas curvas são fechadas sem a mínima condição de permitir tranquilidade aos motoristas, já que não há sinalização”.

Ezequiel justificou ainda a necessidade da recuperação da rodovia porque algumas crateras já começaram a aparecer, obrigando os motoristas a redobrarem a atenção em diversos pontos dos seus 27 quilômetros.

“Vale salientar que a RN-041 é a principal responsável pelo escoamento de castanhas de caju, mandioca e hortaliças produzidas em Lagoa Nova. Para evitar acidentes graves, solicito do DER a recuperação da estrada”, acrescentou.

Ezequiel também encaminhou, por meio da Mesa Diretora, requerimento ao superintendente do DNIT-RN, Walter Fernandes, sugerindo que sejam tomadas medidas preventivas no trecho da rodovia BR-226 entre os municípios de Florânia e São Vicente, também na região Seridó.



27
FEV

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (26) o desarquivamento de duas propostas da área social. O PLS 577/2007, que concede seguro-desemprego a pequenos produtores vítimas de calamidades, e o PLS 250/2009, que permite a inclusão de estudantes de cooperativas no ProUni, haviam sido engavetados no fim do ano passado por decurso de prazo.

De autoria do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o PLS 577/2007 garante a pequenos produtores rurais o direito de receber seguro-desemprego na ocorrência de estiagem, geada ou enchente. Parceiros, meeiros e arrendatários rurais também seriam contemplados.

O pagamento seria no valor de um salário mínimo e estaria garantido por um máximo de cinco meses. Seria preciso comprovar inscrição na Previdência Social, não recebimento de outro benefício previdenciário e exercício de atividade rural no ano anterior.

Já o PLS 250/2009, da ex-senadora Marisa Serrano, assegura bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para estudantes que tenham cursado o ensino médio em cooperativas educacionais. Alunos de instituições educacionais filantrópicas e de escolas conveniadas com o poder público também seriam beneficiados.

O PLS 577/2007 já foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e ainda precisa passar pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS). O PLS 250/2009, aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), pode ser votado diretamente pelo Plenário.

O requerimento para resgatar os projetos foi de iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS).



27
FEV

Nesta data, em 1987, nasceu Iomária RAFAELA Lima de Souza CARVALHO. Ela é a primogênita, de uma prole de três filhos, do casal Iromar Carvalho/Maura Souza. Logo, há 28 anos, viera habitar o Planeta Terra aquela que, em 2012, foi eleita a mais jovem prefeita do município de Água Nova como, também, do Rio Grande do Norte, e a terceira do Brasil, com apenas um quarto de século de vida.

Sempre determinada no que faz, Rafaela Carvalho, que é parte integrante de uma família tradicional da política aguanovense, acatou o convite e abraçou a causa de dar continuidade ao trabalho profícuo da gestão bem avaliada de sua tia, Iliene Carvalho, que governou o município por oito ininterruptos.

Naquele pleito, adotando um estilo simples de fazer campanha, e 'calçando as sandálias da humildade' que lhe é peculiar, angariou altíssima aceitação popular e, de forma inédita na cidade, sagrou-se vitoriosa com maioria de votos em todas as urnas.

Rafaela costumava falar que sua candidatura tinha uma razão de ser, pois sempre foi desejo seu, desde criança, um dia governar sua cidade e os destinos do seu honrado povo.

Usando as palavras do poeta, ela declarou num comício: “o sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas o sonho que se sonha juntos, torna-se realidade. E é, exatamente, isso o que estamos fazendo aqui neste momento: SONHANDO juntos para torná-lo uma realidade duradoura", destacou.

E usando da grande qualidade da abnegação que tem, arrematou: “Para concretização desse sonho, tive de abandonar uma carreira promissora e um projeto de vida pessoal no mundo estudantil. Pois, percebi que, para mim, agora, o mais o importante era doar meu tempo e minhas energias físicas em prol do bem coletivo do querido povo de Água Nova”!

Assim sendo, desde janeiro de 2013, quando tomou posse, Rafaela Carvalho tem mantido um ritmo acelerado de trabalho para cumprir, passo a passo, todos os compromissos assumidos em praça pública. E para atingir essa meta, tem feito um esforço hercúleo, mostrando que também sabe administrar as adversidades.

Apesar da seca, uma das maiores dos últimos 50 anos no semiárido nordestino, e das constantes quedas nas receitas do município, o ‘Governo de Todos’, gerido por ela, vem executado inúmeras obras estruturantes e realizado ações que têm melhorado - de forma significativa – a qualidade de vida dos seus munícipes.

Deste modo, como bem esboçava seu slogan, “UM PRESENTE PARA O FUTURO”, Rafaela Carvalho é, sim, a aniversariante desta sexta-feira, 27, mas o verdadeiro presente quem continua ganhando é o valoroso povo de Água Nova!

O blog estende-lhe efusivos abraços de parabéns!


Prefeita Rafaela Carvalho ladeada por familiares



27
FEV

Foi creditado nesta sexta-feira, 27, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3.º decêndio do mês de fevereiro de 2015, que será de R$ 1.698.466.470,72.

Este valor é referente ao total descontando a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, isto é, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 2.123.083.088,40.

Em comparação com o terceiro decêndio de fevereiro de 2014, este teve um crescimento expressivo de 14,1%, isso em termos brutos e nominais, sem considerar a inflação. 



27
FEV

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) tratará da questão da meteorologia na primeira sessão do Seminário Técnico da EMPARN de 2015, que se realizará na próxima segunda-feira (02 de março) no Auditório da Sede da Empresa, em Parnamirim.

Nos dois últimos anos, a EMPARN tem promovido seu Seminário Técnico com o objetivo de promover palestras para os seus funcionários e o público externo sobre temas de interesse do setor agropecuário, em especial do Estado do Rio Grande do Norte. As palestras têm tratado de resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da própria instituição e de organizações parceiras ou congêneres, como as universidades e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de abordar questões relacionadas a problemas emergentes do setor, de tal forma a enriquecer o debate sobre áreas importantes do setor rural norte-rio-grandense.

Este ano, com as suas novas instalações recém inauguradas, a EMPARN cria as condições de receber de forma confortável o público externo interessado em debater questões da pesquisa científica e tecnológica agropecuária e contribuir no encaminhamento de soluções. Assim, em sua sessão de abertura anual, o seminário enfocará as “Incertezas da Meteorologia na Previsão Climática”, com o objetivo de manter acesa a discussão sobre o clima na região do Semiárido do Nordeste, após três anos consecutivos de seca. A palestra será apresentada pelo pesquisador meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, e iniciará às 9h, após a qual haverá debate com a participação do público presente



26
FEV

Na extensa agenda administrativa que cumpre em Brasília, o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, também esteve com o Deputado Federal Fábio Faria. A audiência aconteceu nessa quarta-feira (25) e resultou na liberação de uma emenda no valor de 650 mil reais para o município. O valor será destinado, na íntegra, para a construção do novo abatedouro público.

De acordo com Fabrício Torquato, esta aquisição só tem a beneficiar os pau-ferrenses. "Todos acompanhamos a problemática do atual abatedouro público da nossa cidade, obra inacabada e embargada pelo Ministério Público. Agora, com essa emenda, conseguiremos construí-lo em um espaço legal, fora da área urbana, como pede a lei", afirmou.

A audiência com Fábio Faria também rendeu a destinação de outra verba para Pau dos Ferros: investimentos em pavimentação. "O Deputado Fábio Faria assumiu o compromisso de também nos ajudar com investimentos em obras de pavimentação, para ampliarmos essa importante ação em nossa cidade. Seguramente, trarão mais dignidade e qualidade de vida aos pau-ferrenses", concluiu.



26
FEV

Quando o Governador do RN, Robinson Faria, e o secretário de Estado da Tributação, André Horta, assinaram o Decreto que reduzirá o ICMS de Querosene de Aviação (QAV), durante solenidade hoje no Auditório da Governadoria, ambos estavam assinalando, também, uma nova realidade para o turismo do Estado que, com essa iniciativa, deverá crescer e colocar de volta Natal e o Rio Grande do Norte na trilha dos melhores destinos turísticos do Brasil e do mundo, ampliando a oferta de voos nacionais e internacionais.

“Nasci em Natal e me criei em Ponta Negra e nunca me canso de me encantar com as belezas da nossa capital e do Estado. Vi o apogeu do turismo e também seu declínio nos últimos anos. E sempre me perguntava, como Natal, a capital mais bonita do Nordeste, localizada a apenas seis horas de voo da África e da Europa e com excelência na rede hoteleira não é colocada como a melhor capital do turismo do Nordeste? Pois agora, sem medo de ousadia e de ser um sonhador, sei que Natal se tornará a melhor capital turística do Nordeste”, disse o Governador Robinson Faria durante seu pronunciamento.

No início de fevereiro, Robinson Faria, juntamente com o secretário de Turismo, Ruy Gaspar, viajou a São Paulo onde teve reuniões com presidentes e diretores das principais operadoras de viagem e companhias aéreas do Brasil, para negociar a ampliação de voos, a partir da assinatura desse Decreto. Ambos contaram com a companhia do CEO do Consórcio Inframérica, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, Alysson Barros Paolinelli, convidado a se pronunciar como representante do trade turístico durante a solenidade de assinatura.

“Eu vinha, pessoalmente, nessa batalha há dois anos para que o estado retomasse seu status no turismo. Acompanhei o Governador num esforço pessoal, cumprindo uma agenda extensa em São Paulo, para dar esse passo histórico para o Estado”, testemunhou o diretor da Inframérica, que aproveitou a oportunidade para pedir ao Governador o término dos acessos ao Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, e que teve dele a garantia de que em até um ano o Governo do Estado concluirá as obras restantes.

O secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar, também falou na solenidade, e reconheceu no Governador uma disposição diferenciada. “Como empresário, presidente da ABIH e secretário de Turismo, gostaria de registrar que o Governador foi rápido, agiu como se age na iniciativa privada. Agora os empresários é que terão de correr atrás”, provocou.



26
FEV

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 26, através do Requerimento nº 001/2015, os vereadores oposicionistas, Gutemberg Bessa (DEM), Renato Alves (PMDB), Gilson Rêgo (DEM) e Francisco José (DEM), solicitaram ao prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, o retorno do calendário esportivo do município altooestano.

A solicitação foi feita após uma cobrança incansável da população, principalmente dos jovens, que pedem a volta dos campeonatos municipais que existiam em diversas modalidades, como o futebol (mirim, juvenil, adulto e veterano), karatê e capoeira.

Segundo o vereador Gutemberg Bessa (DEM), existiu, no ano de 2014, a previsão de R$ 1.700.000,00 na Lei Orçamentaria para o incentivo ao esporte e, no entanto, foi realizada apenas a copa de ciclismo; mesmo assim, com a ajuda de patrocinadores. O vereador ainda cita nas suas palavras o fato de, até então, não ter sido nomeado secretário de esportes e nem coordenador. Vale salientar que a secretaria existe há mais de um ano e meio.

De acordo com o líder do governo, o vereador Eraldo Alves (DEM), em relação à matéria defendida pelo vereador Gutemberg Bessa, reconhece a importância do requerimento e afirma que, segundo o prefeito, até março vindouro estará sendo nomeado o secretário e toda a sua equipe.

Colocado em votação, o requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos.





26
FEV

O Rio Grande do Norte atingiu na madrugada desta quinta-feira (26) a marca de 12 ataques à bancos e caixas eletrônicos no decorrer deste ano. Antes da explosão de um equipamento de agência do Bradesco em muncípio da Grande Natal, o estado já tinha registrado outro crime no início desta semana.

Na última segunda-feira (23), também durante a madrugada, bandidos explodiram um caixa eletrônico do Bradesco em Cerra Corá, além de cercar a delegacia de Polícia Civil local. Outra ação criminosa similar foi registrada no estado no último dia 09.

Na ocasião, o alvo foi o equipamento bancário do Banco do Brasil na cidade de Cruzeta. O ataque foi praticado com uso de maçarico. Antes disso, o RN já tinha contabilizado outros dez ataques.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública apontou na primeira semana deste mês que pelo menos 10 unidades bancárias já teriam sido alvos de criminosos no Rio Grande do Norte este ano.

Três dos crimes aconteceram este mês, já incluindo o arrombamento em Cruzeta. Os demais foram registrados em janeiro – sendo que cinco deles somente na última semana do primeiro mês do ano.

Quanto aos crimes registrados este ano, são investigados arrombamentos e/ou explosões ocorridos nas cidades de Natal, Serra Caiada, Paraú, Messias Targino, São Pedro, Macaíba, Alto do Rodrigues, São Bento do Norte e o de Cruzeta.

De Fato



26
FEV

As constantes mudanças, atreladas ao impacto da globalização e efeitos das tecnologias da informação e comunicação estão transformando a natureza do trabalho e das relações de emprego, exigindo melhor preparação e acompanhamento das mudanças, tantos dos que já estão inseridos quanto das novas gerações.

Pensando na importância do apoio ao jovem quanto ao seu projeto de vida profissional e sobre qual carreira seguir, o Campus Pau dos Ferros do IFRN dispõe de serviço deOrientação Profissional (OP), um trabalho que engloba o autoconhecimento e a análise da realidade atual do mercado de trabalho e suas perspectivas. O público-alvo prioriza alunos que estejam no último ano, concluindo curso técnico ou superior. Havendo vagas remanescentes, alunos de outras séries podem se inscrever.

A atividade é realizada em grupo, sob coordenação da psicóloga do Campus, Elaine  Macedo. O grupo de OP contempla um variado repertório de técnicas e materiais de trabalho, de maneira que o processo é desenvolvido num clima de confiança, descontração e auxílio mútuo. "Os antigos testes vocacionais estão sendo  substituídos por uma orientação mais ampla, capaz de ajudar na formulação de um projeto profissional mais consciente e com mais chances de sucesso", afirma Elaine.

INSCRIÇÕES

O aluno concluinte que desejar participar dos grupos, deverá efetuar inscrição na Sala da Assistência Estudantil (Sala 4), diretamente com a psicóloga do Campus, nos seguintes horários: segundas-feiras (das 16 às 22h), terças-feiras (das 13h às 19h) ou quintas e  sextas-feiras (das 8h às 14h).



26
FEV

Depois de duas derrotas, para Volta Redonda e Vasco, e da saída do G-4 da Taça Guanabara, o jogo contra o Resende, domingo, pela sétima rodada, ganhou peso para o Fluminense. Isso porque logo depois o Tricolor terá outro rival pela frente: no dia 8 de março, enfrenta o Botafogo, que hoje lidera a competição. 

A partida do fim de semana será disputada no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 18h30 (de Brasília). Compromisso que é encarado como uma importante chance de recuperação. É a oportunidade de voltar a ficar entre os quatro primeiros e de evitar que uma crise se instaure nas Laranjeiras.  



Usuários On-line: 85
Março 2015
DSTQQSS
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31




































































Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.