3
SET

O desafio no abastecimentos de água de cidades do interior do Nordeste será pauta da reunião, nesta quinta-feira (3), entre deputados estaduais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. O encontro ocorre na sede do Poder Legislativo da Paraíba, em João Pessoa. Em pauta, o andamento das ações e projetos em comum de recursos hídricos dos estados nordestinos, como a obras da transposição do Rio São Francisco, que teve a primeira etapa inaugurada no dia 21 de agosto, em Cabrobó (PE).

O encontro em João Pessoa é organizado pelos representantes estaduais da Frente Parlamentar da Água, liderada no Rio Grande do Norte pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD). Os parlamentares discutirão sobre as necessidades de obras e abastecimento para os potiguares.

"Vamos levar os pleitos do Rio Grande do Norte de abastecimento de água e obras com recursos federais aos deputados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Paraíba para encontrarmos soluções em parceria, como aconteceu com o trecho que liga as obras de transposição do São Francisco no canal que liga a Paraíba ao Rio Grande do Norte. Juntos conseguiremos mostrar ao Governo Federal que nós, nordestinos, necessitamos dessa obra e das obras locais para garantir água para a população", disse Galeno Torquato.

Esse é o terceiro encontro entre os parlamentares do Nordeste para debater a questão de abastecimento de água e combate a seca. Em julho, os deputados paraibanos e potiguares assinaram um documento que detalhava ações, como a construção de um canal de 6,5 km que liga a barragem de Caiçara a Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, que ficou de fora do projeto original da transposição e sem o qual as águas não chegariam à cidade, nem a outras localidades do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário encontrado


3
SET

O ex-vereador e atual diretor geral do Procon-RN, Ney Lopes Júnior, comunicou hoje ao DEM sua saída do partido e apresentou ao TRE o pedido de desfiliação. Nas próximas 48 horas Ney Júnior vai se filiar ao PSD e terá a ficha abonada pelos presidentes estadual e municipal da legenda, o governador Robinson Faria e o deputado federal Fábio Faria.

“Já não faço mais parte do DEM. Nem eu nem papai (ex-deputado Ney Lopes de Souza). Saí pela falta de diálogo partidário em inúmeras ocasiões. Algumas são fatos púbicos e notórios. Preservo relações civilizadas com os ex-companheiros de partido, inclusive com o deputado Felipe Maia, amigo desde os bancos escolares. Tenho que ir para um partido onde eu seja valorizado”, disse Ney Júnior.

Ney se filiará agora ao PSD para disputar mais uma vez uma vaga na Câmara Municipal de Natal nas eleições do próximo ano.

Nenhum comentário encontrado


3
SET

Após o sucesso do Programa ‘Justiça na Praça’, o município de São Miguel, na gestão do Prefeito Dario Vieira, receberá, nos próximos dias 17 e 18, o Programa ‘Justiça e Escola’.

O Programa, realizado com professores da rede pública de ensino, prevê a disseminação do conhecimento sobre o Poder Judiciário para alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, pais e educadores. Nas salas serão realizadas atividades, oficinas e debates sobre temas jurídicos de interesse da comunidade escolar.

O programa utiliza a metodologia do programa “O Caráter Conta”, baseado em seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, ética e cidadania.

O evento acontecerá na Escola Municipal Elisiário Dias, com a presença do Poder Judiciário e a visita de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado.

Ontem, 02 de agosto, os Secretários Municipais José Barbosa e Luzinete Cesário se reuniram com os Técnicos do TJRN (Paulo, Rossini, Adriana e Ugo) para acertarem os últimos detalhes, na certeza de que o Programa será mais um investimento de sucesso da ‘Cuidando da Nossa Gente’ para a Educação do município serrano.



Nenhum comentário encontrado


2
SET
Divulgado edital com vagas remanescentes dos cursos superiores de Química e TADSA Direção Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, através do EDITAL Nº 25/2015-DG/PF/IFRN, torna pública a seleção para preenchimento de vagas remanescentes para cursos superiores de graduação, com ingresso no semestre letivo de 2015.2. As vagas apresentadas no edital são objeto de números remanescentes da seleção regida pelo Edital nº 25, da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFRN.

Estão disponibilizadas 15 vagas para o curso superior de Licenciatura Plena em Química e 23 vagas para o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

Os candidatos habilitados, listados no ANEXO II do Edital, que tiverem interesse em vaga, devem comparecer a reunião que acontecerá na quarta-feira, 9 de setembro de 2015, às 9h, no Auditório Ariano Suassuna, no Campus Pau dos Ferros do IFRN.

A entrada dos candidatos (ou seus representantes legais) no local indicado para a reunião ocorrerá com tempo de tolerância de até 10 minutos após o horário estabelecido para início da reunião. Após este período, as portas do local serão fechadas, não sendo mais permitida entrada ao local.



Nenhum comentário encontrado


2
SET

A turma do primeiro ano do Educandário Imaculada Conceição, em Pau dos Ferros-RN, apresentou nesta quarta-feira, 02 de agosto, um trabalho de língua estrangeira acerca da vida no campo.

Na forma de maquete, a atividade de Inglês sobre AT HOME (Em Casa), ministrada pelas professoras Eneida e Athina, teve como objetivo reforçar a  aprendizagem de nomes dos cômodos, móveis e eletro-eletrônicos existentes nas residências - temas abordados na disciplina durante o segundo bimestre do ano letivo.

Há mais de 30 anos atuando em Pau dos Ferros-RN, o Educandário Imaculada Conceição, que oferta Ensino Infantil (EICzinho), Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, é reconhecido como a melhor opção escolar do Alto Oeste potiguar.

Em função da qualidade do ensino, corpo docente capacitado, acompanhamento integral do aluno e melhor material didático, a Escola, a cada ano, aumenta seu número de estudantes.

 

 

Veja mais fotos AQUI

Nenhum comentário encontrado


2
SET
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), recebeu na manhã desta quarta-feira (2) uma visita de cortesia do presidente da Associação Norte-Rio-grandense de Criadores (ANORC), Antônio Teófilo de Andrade Filho, que esteve na Casa para convidar os deputados para a 53ª edição da Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas, a tradicional Festa do Boi.

“Recebemos hoje o convite da ANORC para participação da Assembleia na Festa do Boi 2015, oportunidade em que a Casa pretende transferir a sede do Poder Legislativo para o Parque Aristófanes Fernandes e nele realizar mais uma edição do projeto Assembleia Itinerante”, disse Ezequiel. De acordo com o parlamentar, os deputados terão a oportunidade de debater assuntos relacionados ao agronegócio e à seca.

Com mais de 50 anos de tradição, a Festa do Boi será realizada entre os dias 10 e 17 de outubro, em Parnamirim. Segundo Antônio Teófilo, a exposição gera cerca de 5 mil empregos temporários e atrai produtores e criadores de todas as regiões do país.

“Este ano, a Festa do Boi deve superar todas as expectativas em termos de qualidade técnica, geração de negócios e shows musicais, ultrapassando a marca dos R$ 150 milhões. A participação da Assembleia Legislativa só tende a abrilhantar o evento”, explica Teófilo.

O deputado Gustavo Carvalho (PROS) e o Secretário Geral da Assembleia, Augusto Carlos Viveiros também acompanharam a visita, além de outros dirigentes da ANORC.

Nenhum comentário encontrado


2
SET

Segundo informações chegadas ao blog, o governador do RN, Robinson Faria, deverá prestigiar a 19ª Feira Intermunicipal de Educação, Negócios, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar. O que não está definida, ainda, é se ele vem sexta-feira, 04, na abertura do evento, ou no sábado, dia 05.

O deputado estadual, Galeno Torquato, fará parte da comitiva do chefe do executivo potiguar e, ao lado do prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, visitarão stands, cumprimentarão o povo e assistirão – de camarote – às atrações musicais.

O Governo do RN é dos parceiros na realização da FINECAP - tradicional evento que faz parte das comemorações do aniversário de 159 anos de emancipação política do município que, este ano, acontecerá de 04 a 06 de setembro.

Nenhum comentário encontrado


1
SET
O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou hoje os números atualizados da doença no Rio Grande do Norte. De acordo com o relatório, até a semana epidemiológica nº 33, que corresponde aos dados coletados desde o início do ano até 22 de agosto, foram notificados 25.676 casos de dengue em todo o estado, dos quais 5.110 foram confirmados.

O estado se encontra livre da epidemia desde o mês de junho passado, devido à considerável diminuição no número de notificações da doença nas últimas semanas epidemiológicas. Embora a epidemia tenha acabado, a população precisa continuar vigilante e coparticipativa, tomando os cuidados básicos de prevenção.

“Temos que manter os reservatórios de água tampados, não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, não deixando água acumulada sobre a laje ou calhas, entre outros”, explica a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Kristiane Fialho.


Nenhum comentário encontrado


1
SET
O competente professor, Franklin Miguel, postou no seu perfil do facebook, para a tristeza dos que conhecem seu exitoso trabalho e dedicação de corpo e alma em prol de uma educação de qualidade na aprazível serra de Luís Gomes, que, a partir desta terça-feira, 01 de setembro, deixará a coordenação do Polo Universitário, onde atuou e fez história por oito anos ininterruptos.   

Na sua postagem, Miguel elencou um vasto rol de conquistas do PUAP – na sua gestão, com o apoio da equipe de multiprofissionais – dentre eles, o conceito AApto da CAPES, que contribuiu para que os egressos do polo fossem inseridos no mercado de trabalho, e disse que, sua saída deve-se ao fato de que a Prefeitura, na atual gestão, que quer a educação andando pra trás feito caranguejo, SUSPENDEU o convênio celebrado entre o município e o Estado do RN.

Eis o texto escrito pelo professor Franklin Miguel:

Prezados Amigos Internautas da minha querida Luís Gomes e região,

Hoje, 01 de setembro, venho a público dizer que até ontem respondi pelo Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP, instituição que ajudei desde o seu projeto inicial em 2005 junto com todos que faziam a Secretaria Mul. de Educação de Luís Gomes.

Em 2007, fui selecionado pelo MEC para ser o coordenador, mediante uma lista tríplice em que constava meu nome e o nome das professoras Zildamir Crisóstomo e Eliane Torres. Iniciamos os trabalhos com muita dificuldade, mas perseverante fomos vencendo um obstáculo após o outro, consolidando Luís Gomes como cidade universitária para orgulho e benefício de muitos.

Hoje, temos o conceito AApto da CAPES, o mais alto conceito, muitos dos nossos egressos já estão inseridos no mercado de trabalho, desempenhando sua função com brilhantíssimo e seriedade, outros até na pós stricto sensu já estão, o que evidencia a qualidade da formação ofertada.

Logo, chegará o recurso financeiro do PDDE para o polo, após uma luta de anos, documentando e institucionalizando a nossa Unidade Executora a receber esse fomento. Portanto, o PUAP está habilitado a receber o recurso e esse permitirá adequações para melhor cumprir sua missão. Essa é mais uma conquista que deixo, dentre outras.

Ao longo dessa temporada, dediquei os meus melhores esforços para, em meio às adversidades, consolidar nossa Luís Gomes como cidade universitária, sempre procurando atender a todos com a maior presteza possível, por compreender a importância de termos em nossa cidade um polo UAB.

Nessa caminhada, em muitos momentos, a mídia séria e honesta nos deu destaque e pontuou as ações desenvolvidas nesse rincão potiguar. Participamos de pesquisa nacional em parceria com a UFF do Rio de Janeiro, de todos os encontros UAB e UFRN, representando todos os polos UAB municipais no 3º Encontro da EAD/UFRN, dentre muitos outros eventos de relevante importância no cenário estadual e nacional, além de, também, promover diversos eventos acadêmicos em nossa Luís Gomes.

Hoje, deixo o PUAP, em razão da solicitação de suspensão do convênio da Prefeitura com o Estado do RN, feito pela municipalidade, em que minha jornada era cedida à municipalidade e, por sua vez, ao PUAP, uma vez que, hoje, é exigida a dedicação exclusiva para a função de coordenador de polo.

Compreendo que essa é a dinâmica predominante em nossa região após cada embate eleitoral, mas não poderia deixar apenas o silêncio. Não poderia deixar de dizer que muito fiz pela consolidação de nossa Luís Gomes como cidade universitária, que aqui dediquei parte significativa de minha vida profissional.

Agora, retorno às minhas atividades no magistério, profissão que escolhi e que tenho ampla formação, onde continuarei servindo à minha Luís Gomes, procurando sempre despertar nos jovens a esperança de que dias melhores virão e o sucesso passa pela boa educação, base da sociedade moderna.

Saio do fronte do PUAP/UAB, mas não saio do fronte da educação. Deixo, nas páginas da história da educação de Luís Gomes, minha contribuição e darei outras contribuições, pois amo minha Luís Gomes e não hesitarei em seguir defendendo os princípios que acredito em benefício da coletividade luís-gomense.

Um forte abraço.

Prof. Franklin Miguel Fernandes
Nenhum comentário encontrado


1
SET
O jurista Hélio Bicudo apresentou nesta terça-feira (1) um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, junto à Câmara dos Deputados. Bicudo diz que a presidente deve ser responsabilizada pelas ‘pedaladas fiscais’ e pelos desvios e fraudes na Petrobras.

Bicudo foi um dos fundadores do PT e, pelo partido, foi deputado federal e vice-prefeito de São Paulo. Deixou a legenda em 2005, ano em que se tornou público o escândalo do mensalão.

Em seu pedido de impeachment, o jurista lembra que Dilma foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras e por ela passaram decisões como a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, realizada em uma operação superfaturada.

Clique AQUI para ler reportagem do Valor Econômico sobre o tema.

Nenhum comentário encontrado


1
SET
Presidente da Frente Parlamentar da Água, o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) tem se empenhado na busca de melhorias na infraestrutura hídrica para população do Rio Grande do Norte. Durante essa semana estão sendo instaladas 60 caixas d’água no município de São Miguel, beneficiando as comunidades dos bairros de Nossa Senhora de Guadalupe, 13 de maio, Sabino Leite e Alto de Santa Tereza, e se espalhando até o final do mês por outras regiões do município.

O benefício é fruto de requerimento do mandato do deputado Galeno Torquato junto à Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), que está utilizando 14 caminhões pipa para realizar o abastecimento de São Miguel.

O deputado Galeno explica que a água está sendo retirada do município vizinho de Coronel João Pessoa, uma vez que o Açude do Bonito, principal reservatório de água do município, encontra-se vazio.

“Agradecemos o empenho do presidente da CAERN, Marcelo Toscano, para a liberação dessas caixas d’água. A população, não apenas de São Miguel, mas de todo o Rio Grande do Norte, vem sofrendo com a estiagem e não podemos ficar parados diante disso. Toda medida que ajude a minimizar o impacto da seca deve ser tomada em benefício da população”, destacou o deputado Galeno Torquato.



Nenhum comentário encontrado


1
SET

O preço do botijão de gás sofrerá reajuste a partir desta terça-feira (1º). A Petrobras informou, na véspera, que reajustará os preços de gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado em botijões de até 13 kg (GLP P-13).

Segundo nota enviada à imprensa, a alta média será de 15%.

Desde o início do segundo ‘governo’ Dilma, a carestia voltou a tomar de assalto o bolso da população. Já havia subido energia elétrica, combustível, produtos da cesta básica e, o pior, a taxa de juros – que são escorchantes.

Também deverá subir, nos próximos meses, o preço das bebidas - já que o governo aumentou impostos sobre elas - e uma reca de outras mercadorias.

Com tanto aumento, a inflação, esse demônio que tinha sido exorcizado na era FHC, está sendo trazido de volta pelo satanás do PT.  

Pois é . . .

Dilma disse que faria o Diabo pra ganhar a eleição. Depois de vencer o pleito, ela, certamente, nomeou o Capeta como Ministro dos Quintos do Inferno Econômico.    

Nenhum comentário encontrado


1
SET

Estão abertas as inscrições para cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destinado a alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do RN. As inscrições iniciaram nessa segunda-feira (31) e seguem até o domingo (13/09). 

Nesta edição serão ofertados os cursos técnicos de Meio Ambiente, Agroecologia, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Metalurgia, Mecânica, Edificações, Saúde Bucal, Massoterapia e Estética. Existirão cursos na forma presencial e à distância.

As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), na página http://sigeduc.rn.gov.br, tendo como critério de seleção a média do último ano das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os cursos serão ofertados pela Escola de Saúde da Universidade Federal do RN e Escola Agrícola de Jundiaí, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC).  As aulas estão prevista para iniciarem na primeira quinzena de outubro. 

Nenhum comentário encontrado


1
SET

O público poderá prestigiar, a partir de amanhã, 2, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, talentos locais e regionais que participarão da 11ª edição da Vitrine Cultural Xanana Diógenes, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) de Pau dos Ferros.

Serão 25 apresentações artístico-culturais, que pretendem chamar a atenção dos espectadores. Dois shows de humor também fazem parte da programação: os artistas Alex Nogueira e Járdeson Cavalcante (Titela), encerrarão o evento, no dia 3.

A abertura da Vitrine Cultural será realizada pela Orquestra Filarmônica de Pau dos Ferros e tem horário marcado para as 19h. O prefeito Fabrício Torquato, a secretária Marta Pontes - e demais representantes da gestão - deverão estar presentes nessa ocasião de incentivo à arte.

Apresentações

Dia 02/09 (Quarta-feira)

Orquestra Filarmônica/ Pau dos Ferros
Orquestra de Violões Musical Arte
Coral Ressoart
Escola Municipal São Benedito
Escola Municipal Profa. Nila Rêgo
Escola Municipal Dr. José Torquato de Figueiredo
Escola Municipal Prof. Severino Bezerra
Escola Estadual Tarcísio Maia
Associação Beneficente Joana Mirim
Associação Cultural Desportiva Pau-ferrense de Capoeira
Secretaria de Cultura e Turismo/ José da Penha
Grupo de Dança Mistura de Raças
Grupo Os Fest Dance
Grupo Tríade

Dia 03/09 (Quinta-feira)

Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes
Escola Municipal Elpídio Virgínio Chaves
Escola Municipal Francisco Torquato do Rêgo
Escola Estadual João Escolástico
Instituto Educacional O Mundo do Saber
Educandário Imaculada Conceição
Grupo Coração do Sertão
Grupo Arte Dança
Grupo de Dança e Teatro Conexão de Ritmos
Banda Os Bastardos
Banda Provectus

Nenhum comentário encontrado


1
SET

Após meses de muito trabalho, os serviços da quadra coberta da Escola Camila de Léllis, do município de Riacho da Cruz-RN, estão finalizados.

A obra é mais uma realização da gestão empreendedora capitaneada pela refeita Bernadete Rêgo - e sua competente equipe de auxiliares -, que se empenharam na construção e conseguiram terminar os trabalhos em curto prazo.

Esta semana, a quadra poliesportiva recebeu os ajustes finais na parte interna como, também, toda pintura do piso e da parte lateral.

Agora, a obra está pronta para auxiliar nas atividades da instituição, inclusive comportando as atividades de Educação em tempo Integral por meio do Programa ‘Mais Educação’, favorecendo a escola um amplo espaço para seus eventos esportivos, culturais e pedagógicos ao longo do ano letivo.

A data da inauguração oficial ainda não foi definida.





Nenhum comentário encontrado


31
AGO

Leonardo Rêgo cumpriu agenda, nesse domingo, 30, no município de Apodi. Durante o dia, percorreu as comunidades dos Sítios Grossos e Barro Vermelho, profundamente afetadas pela seca.

No período em que esteve à frente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Leonardo, em parceria com a Administração do Prefeito Flaviano Monteiro, beneficiou 13 comunidades rurais com perfurações de poços tubulares e 6 comunidades com a implantação de sistemas de dessalinização, totalizando 19 comunidades contempladas com investimentos de infraestrutura hídrica.

Ontem, acompanhado pelo ex-secretário de agricultura, Charton Rêgo, e pelos amigos Gilvan Alves, Jailson Ferreira, Pedro Acioly, Isac Raniê, Ernilson Lima, Cristiano do Córrego e demais parceiros, foi recebido com entusiasmo pela população da zona rural com um almoço de confraternização em agradecimento à atenção e aos serviços prestados àquelas comunidades.





Nenhum comentário encontrado


31
AGO

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar publicou nesta segunda-feira, 31, a relação dos 100 ‘Cabeças’ do Congresso Nacional desta legislatura.

Na definição do DIAP, os ‘cabeças’ são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades, como a de protagonista do processo legislativo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.

Na lista, NÃO consta o nome de nenhum deputado do RN. Já no senado, foram inseridos José Agripino (DEM) e Fátima Bezerra (PT).

Clique aqui e veja o resumo da publicação e a lista completa dos 100 Cabeças do Congresso Nacional.

Nenhum comentário encontrado


31
AGO

Ter mestrado é o sonho de muitos profissionais em todo o país e será uma realidade para os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O sonho vai se tornar realidade através de convênio assinado nesta segunda-feira (31) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza e a reitora Ângela Paiva, da UFRN.

“A nossa gestão na Assembleia é focada em planejamento e na valorização dos servidores, garantindo novos investimentos em qualificação, como o aumento nos cursos oferecidos pelo ILP e agora o tão sonhado mestrado. É uma honra saber que um servidor terá acesso gratuito a um mestrado de gestão pública aqui na Assembleia”, afirma Ezequiel.

O convênio vai permitir que a Casa, através do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), passe a oferecer aos seus servidores o Mestrado Profissional em Gestão Pública.

A qualificação contínua dos servidores é uma das prioridades da atual gestão e com o convênio, a Casa Legislativa será a primeira no País a oferecer a pós-graduação stricto sensu.

Nenhum comentário encontrado


31
AGO

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta segunda-feira (31), a 22ª edição da série “Os Cabeças do Congresso Nacional”.

Na relação dos 100 parlamentares mais influentes em 2015, o PSDB aparece com sete indicados no Senado Federal, o que representa 80% de sua bancada. São eles: Aécio Neves (MG), Aloysio Nunes Ferreira (SP), Álvaro Dias (PR), Antônio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB), José Serra (SP) e Tasso Jereissati (CE). Anastasia, Serra e Tasso entraram na lista deste ano dos “Cabeças” do Congresso.

O PSDB ocupa o terceiro lugar em número de parlamentares tanto na Câmara quanto no Senado e foi considerado, pelo Diap, a segunda legenda com mais influentes entre os 28 partidos com representação no Congresso Nacional.

Deputados influentes

Pelo PSDB na Câmara, aparecem como “cabeças” nesta 22ª edição do estudo os seguintes deputados: o líder da bancada, Carlos Sampaio (SP); o 1º vice-líder, Nilson Leitão (MT); o líder da Oposição, Bruno Araújo (PE); além de Domingos Sávio (MG), Luiz Carlos Hauly (PR), Marcus Pestana (MG) e Paulo Abi-Ackel (MG).

Parlamentar diferenciado

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2015. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação.

Nenhum comentário encontrado


31
AGO

Os servidores da saúde do estado do RN completaram neste domingo (30), 80 dias de greve. Para marcar esta data, nesta segunda-feira (31), a categoria realizou um ato público em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e levou um bolo para lembrar a governador Robinson Faria e o secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, os 80 dias do movimento grevista.

O governo negou a reposição salarial e não cumpriu os compromissos que assumiu nas negociações, como a mudança de nível. Esse bolo é uma mensagem de ‘desaniversário’, para lembrá-lo do tratamento que ele vem fazendo com os servidores”, denuncia Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN.

Uma nova audiência de negociação está marcada para esta terça-feira (01), às 17h, na Governadoria. Os servidores farão uma vigília durante todo o dia. “Esperamos que o governo garanta o que havia prometido e avance em uma proposta de reajuste, como fez para a UERN”, afirma Simone.

Além destes pontos, a greve reivindica ainda a manutenção dos adicionais de insalubridade e noturno na aposentadoria. Os adicionais vêm sendo retirados a pedido do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nas aposentadorias pedidas desde julho de 2014, quando os deputados realizaram uma revisão na Constituição Estadual. O Sindsaúde e demais sindicatos da saúde acompanham o andamento de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que pode corrigir a mudança e garantir o pagamento dos adicionais. A proposta já foi aprovada em uma comissão e será analisada por uma comissão especial, antes de ir a Plenário.

Nenhum comentário encontrado


31
AGO

A Prefeitura de Pau dos Ferros recebeu recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 2ª Promotoria de Justiça desta Comarca, para que observe o cumprimento das normas técnicas e legislação em vigor a respeito da acessibilidade na realização de festas.

A medida vale especialmente para garantir o bom funcionamento da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar (Finecap), a ser realizada entre os dias 4 e 6 de setembro de 2015, na praça de eventos em Pau dos Ferros.

Chegou ao conhecimento do MPRN a existência de diversos camarotes a serem instalados para a realização do evento. Com isso, a Prefeitura deve viabilizar o acesso a esses camarotes promovendo as adaptações necessárias, através da colocação de rampas, atentando para a inclinação prescrita na NBR 9050:2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A recomendação visa garantir o acesso, o ingresso e a permanência da pessoa com deficiência em todos os serviços oferecidos à comunidade, que é um dos objetivos da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência, nos termos do Decreto nº. 3.298/99.

O MPRN requisita, ainda, no prazo de cinco dias, informações sobre as providências adotadas pela Prefeitura de Pau dos Ferros para o cumprimento da recomendação, bem como que seja encaminhado à 2ª Promotoria de Justiça o alvará de funcionamento para a realização do evento. 

Nenhum comentário encontrado


31
AGO

Nenhum comentário encontrado


30
AGO

O ex-prefeito de Major Sales, Carlos José Fernandes, o ‘Dedezinho’, foi recebido com festa nesse sábado, 29, por alguns amigos na fazenda de ‘Naldo de Nezim’.

No cardápio, além das comidas regionais, foi servido política como prato principal do almoço e, na sobremesa, o ‘chamamento’ para que ele dispute, novamente, o cargo de prefeito e recupere o tempo perdido imposto pelas gestões que lhe sucederam.

Em decorrência da má gestão, que está fazendo o município andar pra trás feito caranguejo, a cada dia cresce o apelo popular para que ele volte a dirigir os destinos do município.

Dedezinho governou a ‘Terra do Sagrado Coração de Jesus’ por oito anos seguidos, fez uma administração empreendedora e saiu com índices de aprovação nas alturas.

Segundo um morador da cidade, “Dedezinho é mais forte do que o fumo do velho Abdias e vai comer a rifa em 2016”.







30
AGO

Ao lado de todos os governadores tucanos e de várias lideranças nacionais e regionais, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, ressaltou neste sábado (29/08), em Cuiabá, que a filiação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, ao partido representa um momento histórico para a vida pública nacional, marcada por sucessivos escândalos de corrupção no governo federal e por uma grave crise econômica.

“Pedro Taques é uma pessoa com ideias, com história, uma vida irretocável, com demonstração permanente de amor a sua gente e a sua terra. Ele não é apenas mais um governador do PSDB, é a esperança de mais honestidade na vida pública. Hoje o Brasil comemora a aliança da boa política”, ressaltou Aécio Neves durante evento de filiação que reuniu cerca de 5 mil pessoas no centro de convenções do HOTEL Fazenda Cuiabá.

A chegada de Taques ao ninho tucano levou a Cuiabá os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Pará, Simão Jatene, do Paraná, Beto Richa, de Goiás, Marconi Perillo, e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Os senadores José Serra (SP) e Cyro Miranda (GO), os deputados federais Nilson Leitão, presidente do partido em Mato Grosso, e Bruno Araújo, e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Aníbal, também participaram do evento, que reuniu ainda várias lideranças regionais.

Com a filiação de Taques, o PSDB passa a governar seis estados, onde vivem 75 milhões de brasileiros.

Aécio Neves destacou que a chegada de mais um governador consolida o PSDB como o partido com os melhores quadros para ajudar o Brasil a superar o momento de grave crise econômica provocada pela desastrada gestão da presidente Dilma Rousseff. “Nenhum partido do Brasil tem os quadros com a qualificação que tem o PSDB. Somos hoje a esperança dos brasileiros de acabarmos com esse ciclo perverso de governo do PT para introduzir no Brasil um novo momento onde a ética e eficiência possam caminhar juntas”, destacou.

Antes de subir ao palco, Aécio e as lideranças tucanas deram uma entrevista coletiva à imprensa. Ao falar sobre os motivos que levaram o PSDB a convidar o governador de Mato Grosso para se filiar ao partido, o senador destacou a trajetória de Pedro Taques na vida pública.

“Nós recebemos um dos mais preparados homens públicos da sua geração. Pedro Taques é respeitado em Mato Grosso, mas é admirado em todo o Brasil. A sua trajetória exemplar no Senado Federal, sua compreensão dos problemas do Brasil e sua visão moderna de administração pública, fazem dele um quadro cobiçado por todos os partidos políticos sérios do país. Por isso, estamos todos do PSDB aqui dar a Pedro Taques as boas vindas, para que possamos, quando chegar o momento, iniciarmos um virtuoso ciclo no país, de crescimento e justiça social”, afirmou Aécio Neves.

Nenhum comentário encontrado


29
AGO

Neste fim de semana, o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, tem cumprido extensa agenda política. O presidente do DEM da principal cidade do Alto Oeste potiguar participou de várias convenções da sua legenda na região.

E Portalegre, reduto da sua família, não poderia ficar fora do roteiro.

Em cada evento, o ex-gestor da Terra dos Vaqueiros Bravios, eleito várias vezes  como o ‘Prefeito Empreendedor' do RN, e é um dos ícones da legenda no Estado, por onde passou, foi aplaudido de pé - comparado com os desastres administrativos atuais.

Em Portalegre, Léo esteve ladeado de nomes de proa na legenda, como o senador José Agripino, e o deputados estadual Getúlio Rêgo. A Vice prefeita de Pau dos Ferros, Zélia Leite, a prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rêgo, ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, e alguns vereadores de Pau dos Ferros e da região, também fizeram parte da comitiva.

O DEM está percorrendo o estado no intuito de fortalecer a sigla com vistas ao embate eleitoral do próximo ano.


]

Nenhum comentário encontrado


28
AGO

A Portaria 1.241 publica pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (20) divulgou o resultado da fase de avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) de 2014 e os valores a serem transferidos aos Estados, Distrito Federal e Municípios que aderiram ao Programa.

Os entes federativos beneficiados desta Portaria que estejam com repasses do componente de Vigilância em Saúde bloqueados por não alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), não farão jus aos recursos previstos nesta legislação caso a regularização da alimentação dos sistemas SIM e SINAN ocorra após 90  dias da data de publicação do bloqueio, conforme disposto no § 2º do art. 39 da Portaria nº 1.378/GM/MS, de 9 de julho de 2013.

Confira AQUI os valores recebidos pelos municípios do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário encontrado


28
AGO

Após quase dois anos da aprovação no primeiro concurso realizado pela Assembleia Legislativa, quinze convocados tomaram posse na solenidade realizada esta manhã (28) no auditório da Casa. O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), assegurou que este seria o seu compromisso desde o início da gestão e afirmou que irá trabalhar com afinco para assegurar a convocação de outros aprovados.

“Tomamos medidas de baixar custos, reduzir despesas para mostrar o interesse da Assembleia em ter em seus quadros pessoas que se prepararam e passaram num concurso que não foi fácil. Esse é o meu desejo e podem ter certeza de todos os parlamentares desta Casa. Trabalharemos com afinco para que outras convocações aconteçam. Esse era um sonho da Casa que começou com Ricardo Motta e agora temos a honra de empossar os aprovados”, afirmou Ezequiel. O presidente da Casa ressaltou que o concurso foi feito no ano de 2013 na gestão do deputado Ricardo Motta (PROS), atendendo a demanda da sociedade.

O secretário geral da ALRN, Carlos Augusto Viveiros, afirmou que o momento era de satisfação entre os parlamentares e servidores e que foi possível devido ao trabalho feito com agilidade, modernidade e segurança jurídica, alguns dos eixos do Planejamento Estratégico que foi implantado nos cem primeiros dias de gestão e que vem norteando o funcionamento dos setores da Assembleia Legislativa.

No auditório da Casa, os novos servidores aguardavam a posse com ansiedade. Amanda Niblan Minardi, que conquistou uma das três vagas para o cargo de taquígrafo, e se mudou de Belo Horizonte com a família, disse que estava muito feliz por esse momento ter se concretizado. “Estávamos aguardando a minha nomeação e para mim é vida nova, um marco. Estou realizando um sonho porque era aqui que eu queria trabalhar”, disse.

Nenhum comentário encontrado


28
AGO

O Partido Democratas de Portalegre-RN realizará sua Convenção Municipal neste sábado, 29, no Clube ACEP, a partir das 10h.

Na pauta, consta a eleição dos membros do Diretório, escolha de delegados à convenção estadual e outros temas partidários.

Nenhum comentário encontrado


28
AGO

Em sessão ordinária realizada nessa quinta-feira, 27, na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, os vereadores, com a ausência do parlamentar vereador Francisco José (DEM), debateram e votaram 01 (um) Projeto de Lei, 01 (uma) Indicação e 04 (quatro) requerimentos. 

De autoria da vereadora, Tércia Batalha (PSB), o Projeto de Lei Nº 1647/2016 denomina logradouro de Maria Regina Gameleira, no Núcleo José Nicodemos de Lima, no Bairro Riacho do Meio. Em sua defesa, Tércia lembra da simplicidade e o amor que a homenageada tinha com a sua família, onde esta continua contribuindo para o desenvolvimento do município. A vereadora, Itacira Aires (DEM), prestou, também, a sua homenagem a “Dona Maroquinha” que, segundo a vereadora, é uma forma de deixá-la viva na memória dos familiares.

Através da Indicação Nº 010/2010, o vereador, Gugu Bessa (DEM), solicita ao Sr. Walter Gomes de Sousa, Diretor Geral do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – a providência para recuperação, através desassoreamento (drenagem ou limpeza), da Barragem de Pau dos Ferros. De acordo com Gugu, a recuperação se faz necessária para que, quando chegar o período chuvoso, o município não enfrente outros problemas que dificulte a retomada do seu abastecimento.

O vereador, Gilson Rêgo (DEM), apresentou o Requerimento Nº 118/2015 solicitando ao chefe do executivo a perfuração e instalação de um poço, assim como, a instalação de uma caixa d’água na Rua Antônio de Castro Feitosa, no Bairro Frei Damião. Na justificativa, o vereador, autor da proposição, alerta dizendo que no bairro, em tela, não existe nenhum poço perfurado. “O local citado no requerimento, antes da abertura da rua, tinha um riacho, talvez, com um parecer técnico, possa notar que há uma grande porcentagem de ter lençóis freáticos bem localizados”, disse o vereador.

Na discussão do Requerimento, a vereadora Tércia Batalha manifesta a sua preocupação com a perfuração de poços na zona urbana, principalmente, na Rua solicitada pelo autor. A vereadora explicou que, até pouco tempo, era uma rua intransitável devido aos esgotos e foças despejados nesta localidade. “Compreendemos que a contaminação é algo natural, por isso a preocupação pela qualidade dessa água”, complementa. Sobre a caixa solicitada por Gilson, a vereadora garantiu que, das próximas que serão instaladas no município, já há uma reservada para o bairro.

A vereadora Itacira Aires concluiu o debate falando sobre as máquinas do Governo do Estado que estão em Pau dos Ferros realizando o serviço de perfuração de poços. “Já foi perfurado no Bairro Manoel Deodato, Domingos Gameleira, hoje, iniciaria no Bairro São Geraldo e, em seguida, bairro Paraíso”, afirmou Itacira.  

Em seguida, foram apresentados os Requerimentos Nº 119/2015 e Nº 121/2015, de autoria do vereador Renato Alves (PMDB) que solicitam, respectivamente, um redutor de velocidade na Rua São João, em frente à Editte Serigrafia, no Bairro São Benedito, e a elevação e paisagismo dos canteiros da Rua Joaquim Torquato, no bairro São Judas Tadeu. O vereador os defendeu como sendo um pedido da população, o primeiro para que sejam evitados os acidentes. No segundo, com a solicitação aceita, a rua ficara mais bonita e agradável.

O vereador, Gugu Bessa (DEM), através do Requerimento Nº 120/2015, voltou a solicitar ao Prefeito a construção de um redutor de velocidade em frente à Creche Municipal da Rua Severino Rêgo, no Bairro Paraíso, visto que a localização há um grande número de crianças utilizando a via. Na votação, a proposição foi reprovada pelos vereadores Tércia Batalha, Itacira Aires, Kasumaro Kened e Eraldo Alves na justificativa em que o pedido já foi feito nesta legislatura, estando assim prejudicado.

Nenhum comentário encontrado


28
AGO

O Prefeito Dario Vieira realizou reunião com os agricultores do Município de São Miguel, com o intuito da orientação aos interessados sobre os procedimentos para contratação para aquisição de produtos agrícolas para a merenda escolar. Na oportunidade, o técnico da EMATER-RN, Geórgio Cavalcante, falou sobre compra direta, limites de venda anual para cada agricultor, documentação necessária para aptidão para participarem no processo de compra.

A Secretária de Educação, Luzinete Cesário, falou sobre os valores de repasses que estão previstos para o Município de São Miguel no ano corrente, como também da atuação da Secretaria de Educação na elaboração do processo e cuidado para o cumprimento das exigências do FNDE e controles externos.

O responsável pela realização da sessão, Walkei Pessoa, falou sobre a publicidade do edital, prazos e exigências do edital, como também as obrigações da Contratante e do Contratado. Falou, também, sobre a execução contratual.

O Prefeito, Dario Vieira, finalizou a reunião, agradecendo pela recepção, que foi uma calorosa salva de palmas sempre que seu nome era anunciado, como também elogiou a participação dos presentes e disse que o Município está disposto e aberto ao diálogo com todos, já que o interesse é que todos os vencedores do futuro processo, ou seja, os agricultores locais.

Estiveram presentes: representante de sindicatos, Conselho da Merenda Escolar, funcionários públicos, agricultores e população interessada em obter informações sobre o tema. Prefeitura Municipal de São Miguel Governo Cuidando da Nossa Gente.

Nenhum comentário encontrado


Usuários On-line: 130
Setembro 2015
DSTQQSS
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30




































































Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.