1
SET

Hospital privado e Estado do Rio Grande do Norte foram condenados a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil, conforme sentença da juíza Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros. Os dois réus também deverão pagar pensão mensal equivalente a 2/3 de salário-mínimo desde a data do óbito da mãe da autora, ocorrido em 16 janeiro de 2005, até a data em que a promovente completou 18 anos de idade, ou seja, julho de 2013.

As provas contidas no processo revelam que a mãe da promovente faleceu em 16 de janeiro de 2005, em razão de complicações de parto. A mulher deu entrada no dia 30 de dezembro de 2004 no Hospital Centenário Nelson Maia. No dia seguinte, em razão da inexistência de evolução do parto, houve a transferência da mesma para o Hospital Cleodon Carlos de Andrade (Regional de Pau dos Ferros), no qual efetivamente foi realizado o procedimento, tendo sido imediatamente atestado o óbito da criança. Após o parto e diversas complicações que se seguiram, a mãe da autora foi encaminhada ao Hospital Walfredo Gurgel em Natal, onde veio a falecer.

“Trata-se de demanda na qual a autora pleiteia indenização por danos que lhe teriam sido causados pelo Estado e por Hospital privado, além do pagamento de pensão vitalícia. Inicialmente, resta comprovada a legitimidade ativa da promovente, que é a única filha da falecida”, relatou a magistrada. A juíza explicou que as responsabilidades dos dois demandados deve ser analisada sob regras distintas, considerando que, no primeiro caso, trata-se de responsabilidade administrativa e, no segundo, responsabilidade em relação de consumo.

Segundo a magistrada, quanto à existência do evento danoso relacionado ao Hospital Centenário não ha muitos documentos sobre a internação. Um profissional médico, porém, afirmou em Juízo que a gestante foi transferida daquele hospital particular sem o acompanhamento de prontuário ou qualquer outro documento que pudesse esclarecer aos profissionais que a recebiam a sua situação ou os procedimentos já realizados.

Já quanto ao Estado, a responsabilidade seria a obrigação de reparar danos sofridos por particulares que tenham sido causados por agentes do Estado, que atuaram em nome do Estado, como agentes públicos. “Esses danos podem ser patrimoniais ou morais e devem ser reparados economicamente”, completou.

Para a juíza Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, restou comprovado o dano sofrido pela parte autora e a obrigatoriedade de sua reparação, o que justifica a condenação do Estado do Rio Grande do Norte e do Hospital Centenário de Pau dos Ferros.

TJ/RN



1
SET

Meninas de 11 a 13 anos que já receberam a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) devem receber, a partir de hoje (1º), a segunda dose. A imunização será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,3 milhões de meninas nessa faixa etária já receberam a primeira dose em março deste ano. A segunda é essencial para garantir a proteção contra o HPV.

A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.

Meninas que ainda não tomaram a primeira dose também podem procurar os postos de saúde. Para receber a segunda, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose será aplicada cinco anos após a primeira.

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Ele também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres em todo o mundo estão infectadas, sendo 32% delas pelos subtipos 16 e 18.

Em relação ao câncer de colo de útero, estudos apontam que 270 mil mulheres no mundo vivem com a doença. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos este ano.



31
AGO

Disputando pela primeira vez um mandato de deputado estadual, o médico e ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, visitou, nesse final de semana, os municípios de Assu e Mossoró, ao lado do candidato a governador Robinson Farias.

Em Mossoró, onde conta com o apoio do prefeito Francisco José Silveira Junior, Galeno conheceu a comunidade de Alagoinha e se comprometeu junto à população local a lutar pela construção da estrada de acesso à localidade, que fica na zona rural, distante 16 quilômetros da sede do município.

"Sei que essa comunidade precisa de uma estrada e nós vamos lutar por ela. Eu fui prefeito de um município, que boa parte da população mora na zona rural, e sei o quanto é importante dar acesso e estrutura do homem do campo.", disse Galeno.

Mais uma vez ele explicou ao eleitor mossoroense que a sua candidatura chega para somar. "Não estamos aqui pra competir com ninguém, mas sim para lutar e ajudar a população", destacou, enfatizando, em seguida, que a cada dia aumenta sua sintonia com o povo de Mossoró. "Já me sinto muito entrosado com as pessoas de Mossoró; sinto-me cada vez mais apaixonado por essa juventude e esse povo", disse.

Já em Assu, Galeno observou que a sua candidatura está sendo bem aceita na região, já que o povo vem entendendo o seu discurso em defesa do fortalecimento dos municípios do Rio Grande do Norte. "Aqui em Assu, nós temos os apoios do vereador Odelmo e do suplente Mário Rogério. O município está se contagiando com a força do nosso trabalho, porque nós entendemos a importância de fortalecer os municípios. Temos apoio em Upanema, com vereador Gineton e em Pendências com o ex-prefeito Jailton. Cada vez mais as pessoas estão entendendo o valor do nosso trabalho", concluiu Galeno.





31
AGO

Ladeado pelo prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, vice-Zélia Leite, o ex-gestor da ‘Terra da Imaculada Conceição’, Leonardo Rêgo, vereadores, líderes políticos e um número incalculável de eleitores, o deputado estadual, Getúlio Rêgo, candidato ao nono mandato consecutivo, inaugurou seu Comitê de Campanha nesse sábado, 30, no bairro São Benedito.

Ovacionado pela multidão, o ‘Médico Amigo’, emocionado pelo grito de guerra de longas campanhas: “Getúlio Rêgo é 25.110”,  assumiu o compromisso de, novamente,  trabalhar, incansavelmente, como tem feito há 32 anos, para que sua votação se agigante na principal cidade do Alto Oeste potiguar e se reproduza nos demais municípios da ‘Tromba do Elefante’ .

“Preciso do seu voto para que eu seja, outra vez, campeão de votos em Pau dos Ferros, o coração do Alto Oeste, e, com isso, dê, de lapada, novamente, em todos os concorrentes da oposição juntos, como fiz em 2010. E isso só se consegue com trabalho - muito trabalho”, destacou Getúlio, acrescentando que existe um ‘saco de dinheiro’ do outro lado querendo cooptar seus votos pela força do poder econômico.

Getúlio também destacou o grande apoio que angariou da ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina – e de outros líderes do Médio e Alto Oeste - que, somados aos demais espalhados nos 167 municípios do RN -, poderão lhe garantir, como sempre o fizeram, uma votação sufragadora em 05 de outubro próximo.






Fotos: Franskin Leite.



30
AGO

As atrações musicais noturnas da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP) podem se apresentar até às 4h. A decisão foi da juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros, Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, publicada nessa sexta-feira, 29.

A definição do término da programação diária do evento negou a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual, a qual pedia à Justiça um horário limite de meia-noite, ou, subsidiariamente, 2h para o encerramento dos shows.

Segundo a liminar, apenas no dia 4 de setembro, a programação deverá ser realizada até à meia-noite. Já nos dias 5 e 6, a festa acontecerá até às 4h. A juíza ainda deferiu, parcialmente, o horário das 4h para o término das apresentações musicais do dia 7 de setembro.

De acordo com decisão judicial, “as partes [Ministério Público e município de Pau dos Ferros], nessa audiência de conciliação prévia requerida pelo MP, acordaram quanto ao horário de término da festa em seus primeiros três dias... Com relação a esse pacto celebrado entre as partes, bem representadas, o Juízo restringe-se a homologá-lo”.

Dessa forma, os pau-ferrenses e turistas, que chegarem à cidade para prestigiar a Finecap deste ano, irão curtir seis horas de shows, uma vez que estes estão previstos para começar às 22h. O entretenimento e lazer, algumas das propostas da feira, não serão, portanto, prejudicados.



30
AGO

Meu avô materno, CHICO CAPOTE, o patriarca da família, igual a mim no último dia 26, também completa, hoje, menos um ano de vida: 96.

Sem internet, novela das 9h e futebol na tv, ele, na base do “vamo lá minha véia”, aproveitava as noites para trabalhar na fábrica de fazer menino de vovó Raimunda Capote, de saudosa memória. 

Nesse ritmo acelerado, desceram 12 filhos, 57 netos, uns 80 bisnetos e 6 tataranetos. É gente pra todo lado!

Ele retrata - e muito bem - a data natalícia em dois versos, compostos em sextilhas, que declamou há algum tempo e que reproduzo aqui:

Me lembrei do meu passado,
Eu também já fui assim,
Andava muito ligeiro
Trilhava todo o ‘camim’;
Hoje estou velho e cansado
Ando bem ‘devagarim’.

Pra que tanta fantasia,
Sabendo que morro um dia?
Quem fica, fica gozando
E quem morre deixa a ‘famia’
Sabendo que nunca mais
Pisa nessa terra fria!

(Na foto, vôvo, o 'Capotão', como meu caçula, Esaú Capote: o único registrado com esse sobrenome).



30
AGO

Os candidatos da "União pela Mudança" comemoram a caravana realizada nessa sexta-feira (29), na região do Mato Grande. Com apoios de lideranças locais diversas nas oito cidades que passaram, eles tiveram engajamento de militâncias, mas principalmente da população, que acenou, caminhou e participou efetivamente da mobilização.

"Gostaria de agradecer esse dia de hoje, que foi muito bom, graças a Deus. Essa campanha está esquentando e na região do Mato Grande estamos muito bem. Temos certeza que aqui teremos uma bela vitória da união e do povo. Mas temos que continuar trabalhando e lutando, porque campanha é boa com emoção, com todo mundo interagindo, exatamente como aconteceu em todas as cidades que passamos", disse Wilma de Faria, candidata ao Senado.

A caravana esteve hoje em Taipu, Poço Branco, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande, Parazinho e  Jandaíra. Neste sábado (30),  passará por Ceará-Mirim e depois segue para as regiões do Vale do Assu e Salineira (Carnaubais, Itajá, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências e Macau).





30
AGO
A ‘Terra de Senhora Santana’ está, cada vez mais, se consolidando como ‘Cidade Universitária’

A noite do último dia 22 de agosto, no Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP, foi marcada pela significância de mais uma Solenidade de Colação de Grau da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, oportunidade em que foram entregues mais 4 profissionais ao mercado de trabalho, sendo: 2 bacharéis em Administração Pública, 1 licenciado em Ciências Biológicas e 1 em Geografia.

Representando a Magnifica Reitora da UFRN, professora Ângela Cruz, veio a professora Rute Sousa, atual coordenadora do curso de Ciências Biológicas a distância. Também esteve presente a vice coordenadora do curso de Ciências Biológicas a distância, professora Lillian Giotto, e o professor Jorge Raminelli, coordenador de estágio.

A oradora, Rosileide Duarte, em seu discurso, destacou a qualidade da EaD e as inúmeras oportunidades que vêm sendo oportunizadas por meio do Sistema UAB. A professora, Rute Sousa, por sua vez, enfatizou a importância dos polos presenciais e a qualidade da EaD.

Já o professor Franklin Miguel Fernandes, coordenador do PUAP, declarou está cada vez mais satisfeito com a ação da UFRN, principal parceira do PUAP.





Fotos: Elízio Almeida



30
AGO



29
AGO

O prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Junior, disse na noite dessa quinta-feira, 28, durante caminhada pelas ruas do bairro de Alto da São Manoel, que 'Mossoró irá crescer 20 anos em dois', com o apoio do médico e ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, que é candidato a deputado estadual, e demais candidatos aliados. Por sua vez, Galeno afirmou que irá trabalhar pela cidade muito mais do que muitos mossoroenses que já passaram pela Assembléia Legislativa do RN. E destacou: 'já me sinto em casa em Mossoró'.

Segundo Silveira Júnior, 'com um deputado íntegro e comprometido, como Galeno, a cidade ira ganhar um grande aliado. A caminhada teve início às 19 horas na Avenida Presidente Dutra. Uma multidão foi às ruas para declarar apoio ao candidato do prefeito.

O candidato a deputado estadual enfatizou, ainda, que o seu comprometimento com Mossoró, independe de ter nascido lá. “Ouvir a população, olhar nos olhos das pessoas e ouvir suas demandas, deixa-me cada vez mais próximo ao povo de Mossoró", afirmou.





29
AGO

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 27 de agosto, a Solenidade de Colação de Grau dos alunos dos cursos de Geografia e Letras na habilitação Língua Espanhola pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do CampusAvançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), sediado em Pau dos Ferros.

A solenidade foi presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. Ele entregou a comenda do mérito acadêmico à Antônia Nézia de Carvalho Maia Queiroz, do curso de Geografia. Ela obteve o melhor desempenho estudantil durante o curso.

O reitor parabenizou os alunos e destacou a importância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na melhoria da educação. “Queria agradecer a cada um de vocês por estar aqui após se qualificarem para melhorar a educação dos municípios em que atuam. Isso mostra a importância das universidades estaduais nesse trabalho”, frisou.

Ele ainda defendeu um reforço nos investimentos do Governo Federal para as universidades estaduais. “Nós fazemos o trabalho de interiorização do ensino superior previsto no Plano Nacional de Educação mesmo sem ter o incentivo das universidades federais e particulares”, justificou.

O Paraninfo das Turmas foi o professor Ms Jailson José dos Santos. Ele destacou a superação dos alunos do PARFOR. “Quero externar aos alunos o quanto sou grato aos alunos por esse reconhecimento. Essa formação se torna ainda mais gratificante por ser para a educação básica que investiram dois anos de suas vidas para frequentar cursos de ensino superior em finais de semana”, acrescentou.

Coube a Smally Galvão Moreira, graduando em Geografia, proferir o discurso em nome dos alunos. Entre reflexões sobre a educação, ele aproveitou a oportunidade para agradecer a amigos e familiares. “Chegamos ao fim desta jornada porque muitas mãos nos seguraram, muitas delas estão aqui hoje”, destacou.

PARFOR

Segundo a Coordenação de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), o PARFOR é um Programa emergencial implantado em regime de colaboração entre a CAPES, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES) com objetivo de qualificar professores da educação básica dando a eles uma segunda licenciatura.





29
AGO

Pensando em uma vida mais saudável para a população de Pau dos Ferros, a prefeitura municipal irá lançar hoje, 29, às 17h, na Praça de Eventos ‘Nossa Senhora da Conceição’, o programa “Mais Saúde”. Desenvolvido através da Secretária de Saúde, a ideia inteciona promover a prática de atividades físicas com orientações de profissionais da área.

O programa, prioritariamente voltado à preocupação com o bem-estar e qualidade de vida dos beneficiados, será realizado, conforme cronograma, de segunda a domingo, das 5h às 17h, em cinco espaços de lazer da cidade. Os polos de academia funcionarão na Praça de Eventos, Praça da Matriz e nas praças dos bairros Princesinha do Oeste, Manoel Domingos e São Geraldo.

Levando em consideração as particularidades, as metas do trabalho irão consistir na manutenção e recuperação da saúde dos pau-ferrenses. O treinamento físico norteará aspectos como a individualidade biológica, sobrecarga e interdependência volume-intensidade.

Sobre o ‘Mais Saúde’, a secretaria Patrícia Leite destacou: “Entendemos que, ao corporificar esse projeto no atual contexto do município de Pau dos Ferros, estamos influenciando de forma significativa na promoção da saúde e consequente melhoria da qualidade de vida dos moradores”.



29
AGO

O deputado estadual, Getúlio Rêgo, candidato à reeleição - rumo ao nono mandato consecutivo -, teve uma agenda bastante recheada nessa quinta-feira, 18, em Mossoró.

Na ‘Capital do Oeste’, na companhia de Felipe Maia, Cláudia Regina e Leonardo Rêgo, o ‘Médico Amigo’ visitou um call center, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, também, veículos de comunicação da ‘Terra da Santa Luzia’.

No fim da tarde, os candidatos participaram de uma missa em ação de graças pelo aniversário de Cláudia Regina, que foi celebrada na Igreja de São José.







28
AGO

A pesquisa Ibope/InterTV Cabugi divulgada nesta quinta-feira mostra o candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB) com 40% das intenções de votos. Em segundo lugar, com 28% da preferência, está Robinson Faria (PSD).

Robério Paulino (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) empataram com 2% das intenções de voto. Já o candidato Araken Farias (PSL) tem 1% da preferência do eleitorado. O porcentual de entrevistados que afirmaram votar branco ou nulo ficou em 17%, enquanto os indecisos somam 10%.

Já para o senado, as candidatas Wilma de Faria (PSB) e Fátima Bezerra (PT) aparecem tecnicamente empatadas com 35% e 34% das intenções de voto, respectivamente. Os candidatos Roberto Roconi (PSL) e Ana Célia (PSTU) empataram com 2% da preferência, enquanto Professor Lailson (PSOL) tem 1%. O porcentual para brancos e nulos é de 17% e os indecisos somam 9%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto com 812 eleitores entrevistados em 40 cidades do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.



28
AGO



28
AGO

Nesta quinta-feira, 28 de agosto, o presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Miriam Belchior, que levou ao Congresso o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015. Um dos pontos importantes é o reajuste do salário mínimo a partir de janeiro de 2015 que será de R$ 788,06.

Este aumento é de 8,8% em relação ao valor deste ano, que é de R$ 724. Com isto, o impacto para as contas públicas no próximo ano, segundo a assessoria da ministra, será de R$ 22 bilhões. A correção do salário mínimo tem como base a regra atual que calcula o valor a partir da variação da inflação do ano anterior, além do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Apesar do enfraquecimento da atividade econômica brasileira, o governo atual manteve otimismo com a recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015. No projeto de lei houve a manutenção da previsão de um crescimento de 3,0% do PIB para o ano que vem. Esta previsão é bem maior do que a alta de 1,20% estimada pelos analistas do mercado financeiro na pesquisa Focus do Banco Central.

LOA

Segundo a Constituição, a LOA, que deve ser entregue pelo Poder Executivo até o dia 31 de agosto de cada ano. Ela compreende o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público. Mas também o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.

Como em 2013, o projeto chega antes da aprovação final, pelo Congresso, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 (PLN 3/2014). A LDO é responsável pela definição de metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Ela também orienta a elaboração da lei orçamentária anual e, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Ministérios

Os ministérios que terão o maior aumento na previsão de despesas para o ano de 2015 são os da Saúde, Educação e Cidades. A pasta da Saúde terá R$ 91,4 bilhões, uma alta de R$ 8,2 bilhões em relação a este ano. O ministério da Educação poderá gastar R$ 46,7 bilhões em 2015, uma alta de R$ 4,4 bilhões ante 2014. A pasta das Cidades terá um orçamento de R$ 26,3 bilhões no ano que vem, uma elevação de R$ 3,4 bilhões em relação a 2014.

Da Agência Senado



28
AGO

Pesquisa do Instituto Consult/98 FM, divulgada ontem, mostra a liderança do candidato do PMDB ao governo do Estado, o deputado federal Henrique Eduardo, com 35,12% das intenções de votos, pouco menos de 10 pontos a frente do principal adversário, o vice-governador Robinson de Faria (PSD), que tem 25,29%. Na disputa pela vaga no Senado Federal, a amostra registra um “empate técnico” entre a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PDB), com 34% das intenções de votos, e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), com 31,59%.

O empate técnico leva em consideração a margem de erro admitida pela pesquisa, de 2,2% para mais ou para menos. Com essa variação, Wilma de Faria pode cair para 31,8% e Fátima Bezerra chegar a 33,79%. No entanto, as projeções permitem uma outra situação extrema:, Wilma pode chegar até 36,2% e Fátima cair para 29,39%, o que eliminaria a possibilidade de empate técnico. O Instituto Consult ouviu 1.700 eleitores em dez áreas geográficas do Estado, abrangendo 58 municípios. O grau de confiabilidade dos resultados é de 95%.

Na eleição para o Governo do Estado, ainda pontuaram os candidatos Robério Paulino (PSOL), com 0,88%; Simone Dutra (PSTU), com 0,71% e Araken Farias (PSL), com 0,47%. Os entrevistados que disseram não ter decidido por nenhum dos candidato listados (os questionários com esses resultados são de respostas estimuladas) somaram 20,35% e os que afirmaram não saber em quem votar 17,8%.

Para o Senado Federal, os candidatos Professora Ana Célia (PSTU) teve 1,18%; Roberto Ranconi (PSL), 0,65% e Professor Lailson (PSOL), 0,59%. Os que disseram não ter nenhum candidato para o Senado 18,65% e os que não sabem 13,35%. O Instituto Consult mostrou ainda que na corrida para a presidência da República, a liderança é da presidenta Dilma Rousseff (PT), com 40,94% das intenções de votos; seguida de Marina Silva (PSB), com 25,35%, e Aécio Neves (PSDB), com 9,82%. Outros candidatos pontuaram abaixo de 1%. Os que disseram ainda não ter candidato para presidente somam 11,24% e os que não sabem em quem votarão 11,47%.

Para as eleições proporcionais, o Instituto Consultmostra  os candidatos a deputado estadual e federal mais citados. Na lista para a Câmara dos Deputados, os mais lembrados são nomes que disputam a reeleição. Na lista para a Assembléia Legislativa, além de atuais detentores de mandatos também aparecem alguns novatos (confira as duas listas nesta página).

A pesquisa mostra, ainda, os índices de rejeição de cada candidato ao governo (aqueles nos quais o eleitor não admite votar de jeito nenhum). Os resultados são: Henrique Eduardo com 13,6; Robinson Faria, 9,9;  Araken Faria 2,9; Robério Paulino com 2,1; Simone Dutra com 1,7, “todos” 19,6 e não sabe 51,6.



TN Online



28
AGO

Com caminhadas pela manhã e tarde, e participando de várias reuniões, a candidata ao Senado, Wilma de Faria, intensifica a agenda de campanha na Grande Natal. 

Nessa quarta-feira (27), além de caminhadas em Cidade Nova e bairro Nordeste, a ex-governadora esteve em São Gonçalo do Amarante e em dois bairros da zona Norte. 

Em todas as situações, lideranças promotoras dos eventos, assim como cidadãos em geral, destacaram sua forte atuação em prol da região, com a realização de investimentos nas áreas essenciais, que beneficiam toda a população: infra-estrutura, saúde, assistência social, educação e segurança. 

Foi assim na reunião em Guanduba, São Gonçalo do Amarante, com as lideranças da vereadora Valda Siqueira, com participação do prefeito Jaime Calado, onde foram apresentadas também as candidaturas de Henrique Alves ao governo e do deputado estadual, George Soares, à reeleição e da médica Zenaide Maia à Câmara Federal. 

Também foi assim no encontro do vereador Luiz Almir no Aliança, bairro Nossa Senhora da Apresentação, quando foram reforçadas as campanhas de Henrique, além de Zenaide Maia e do deputado estadual Gustavo Carvalho à reeleição. 

E ainda no Santarém, onde o vereador Dickson Júnior e seu pai, o ex-presidente da Câmara de Natal, Dickson Nasser, reuniram amigos para pedir o trabalho multiplicador para Wilma e Henrique, além de Kelps Lima (deputado estadual) e Rogério Marinho (deputado federal).

"Henrique tem condições e está disposto a tirar nosso estado do fundo do poço e quero ser a senadora que vai ajudar ele na segurança, saúde, educação. Fui uma governadora municipalista e serei uma senadora também municipalista, porque o cidadão mora nas cidades e merecem respeito e serviços públicos funcionando. Por isso, vou defender o pacto federativo, para fortalecer municípios e estados, para que tenham condições financeiras para arcar com essas áreas essenciais", disse nas várias ocasiões. 



28
AGO

Em reunião extraordinária nessa quarta-feira, 27, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), aprovou uma nova forma de ingresso na instituição para este ano. A UERN vai adotar 40% de ingresso pelo Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI) e 60% pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

O processo seletivo misto foi aprovado por 15 votos a favor, 2 abstenções e nenhum voto contra. Antes, o CONSEPE aprovou a recomendação do Ministério Público (MP) por 14 votos a favor e 2 abstenções. “Abstive-me de votar pelo sistema misto porque entendo que os alunos já estão acostumados com o ENEM e também porque, com essa nova forma, a UERN vai perder recursos”, justificou o estudante do 7º ano de Comunicação, Francisco das Chagas de Medeiros, para quem a integralidade daria mais suporte à política estudantil da instituição.

Atendendo convite do reitor Pedro Fernandes, o promotor Olegário Gurgel, um dos autores da recomendação para a UERN não adotar o ENEM como forma única de ingresso, participou da reunião do CONSEPE. “De forma alguma o Ministério Público quer interferir na autonomia da Universidade”, afirmou, acrescentando que o MP discordou apenas do tempo e do modo como o colegiado tinha mudado o ingresso. O promotor esclareceu que o MP não quis e não tem como fazer intervenção nas decisões da UERN, reconhecendo que a decisão deliberativa é do CONSEPE.

O reitor Pedro Fernandes também disse entender que a nova decisão do CONSEPE não feriu a autonomia da Universidade e que o colegiado consolidou a postura de diálogo da Universidade. “A UERN tem insistido no diálogo com todas as instâncias”, completou o reitor, elogiando o comportamento dos conselheiros diante de um tema que poderia ter sido conflituoso.

Com a adesão de 60% ao ENEM/SiSU, a UERN receberá R$ 1 milhão 950 mil ( R$ 300 mil a menos do que com a adesão total). A partir de 2016, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte adotará o ENEM como única forma de seleção. A UERN teve o cuidado de assegurar as cotas sociais para alunos de escola pública e para as pessoas com deficiência. Em breve, o CONSEPE se reunirá para definição do edital do PSV.

Além do promotor de justiça, a reunião contou com a participação do diretor da COMPERVE, professor Egberto Mesquita e assessor jurídico, Lauro Gurgel.



28
AGO

A uma semana do início da décima oitava edição da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), os pau-ferrenses já podem perceber no entorno da Praça de Eventos “Nossa Senhora da Conceição” grande parte da estrutura física do evento.

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros trabalha em ritmo acelerado para concluir o cenário de uma das maiores festas da região, que traz à cidade milhares de turistas todos os anos. Os serviços de montagem de estandes para expositores, camarotes e barracas para alimentação estão todos dentro do prazo estipulado pelo município.

Feira que comemora a emancipação política da cidade, a Finecap deste ano acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro, promovendo a cultura e fomentando a economia local. Grandes shows – a exemplo de Waldonys, Os Nonatos, Luan e Forró Estilizado, Dorgival Dantas e Gabriel Diniz – chamarão a atenção do público. “As atrações musicais são atrativas para qualquer pessoa desta cidade, da região, ou mesmo de todo o Nordeste”, enfatizou o prefeito Fabrício Torquato.

As expectativas também estão voltadas para o show do humorista Zé Lezin. Artista de renome nacional, o paraibano se apresentará na próxima quinta-feira, 4, no encerramento da Vitrine Cultural “Xanana Diógenes”, projeto que incentiva manifestações artísticas e se realizará a partir do dia 2.

Espaço ainda de geração de emprego e renda e fortalecimento do turismo, a Finecap 2014 tem tudo para ser sucesso. “Este ano com certeza será, a exemplo de outras edições, uma grande Finecap”, disse Fabrício Torquato.







28
AGO

A Prefeitura de São Miguel, através da Secretaria de Educação, implantou na segunda-feira, 25 de agosto, O PROJETO: “PNEU VELHO, PARQUE NOVO!” - É PRECISO RECICLAR PARA BRINCAR. Trata-se de criar estratégias significativas de mudar a percepção de Meio Ambiente não só do público alvo do projeto, bem como, envolver a comunidade em geral. E, a partir disso, possibilitar ações de revitalizar parques e brinquedos na educação infantil através dos recursos naturais da reutilização e reciclagem de pneus.

A Metodologia participativa do projeto envolve: Prefeitura; Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo; Secretaria de Obras; Secretaria de Finanças; Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Diretores das Unidades escolares; Engenheiro/arquiteto; Grupos Solidários.






27
AGO

Em pesquisa divulgada na tarde desta quarta-feira, 27, o Deputado Estadual, Getúlio Rêgo, candidato à reeleição, foi o terceiro nome mais lembrado, de forma espontânea, entre os potiguares para a eleição do próximo dia 05 de outubro.

A Pesquisa que foi realizada pelo BlogdoBG e a 98FM, mostra que Getúlio Rego é um nome certo para renovar o seu mantado, fruto de muito trabalho e respeito ao povo.

O nome de Getúlio vem ganhando destaque e recebendo diversos apoios, especialmente na região Oeste do Estado.

A pesquisa foi registrada com o número BR 00439/2014, tem margem de erro de 2.2%, com confiabilidade de 95%, e pesquisou as intenções de voto para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.



27
AGO

A SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS (SETEPE) será realizada pelo Departamento de Educação (DE) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no período de 15 a 17 de outubro de 2014, em Pau dos Ferros - RN.

Em sua 5ª edição, a SETEPE tem como tema “O ensino na sociedade contemporânea: tensões e perspectivas”, possibilitando uma maior ampliação da agenda de debates e interlocução de saberes e experiências por meio de conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos de trabalho, atividades culturais, colóquio de licenciatura do PIBID e momentos de intervivência de práticas pedagógicas exitosas na educação básica.

As inscrições para apresentação de trabalhos, na forma de comunicação oral, em GT e, de práticas pedagógicas exitosas na educação básica, no Momento de Intervivência, começaram dia 04 de agosto e se estenderá até 24 de setembro de 2014, no site do evento http://www.setepe2014.com.br.



27
AGO

Com uma proposta inovadora em Pau dos Ferros, a “Tutti Dolce – Café & Doceria”, vem para suprir uma lacuna no comércio pau-ferrense, com um espaço para aqueles que desejam um diferencial no seu dia.

Especializado em cafés, sobremesas, além de salgados, a Tutti Dolce reúne tudo isso em um espaço aconchegante, climatizado e pronto para receber aqueles que desejam apreciar receitas diferenciadas.

Localizada na Rua Hipólito Cassiano, 702, é o local onde é possível encontrar, com exclusividade, todas as deliciosas trufas da Cacau Show, chocolates Kopenhagem, além de diversos outros produtos importados.

A “Tutti Dolce – Café & Doceria”, funciona de quarta-feira a domingo, das 14h às 20h30min.



27
AGO

As Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) divulgaram o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de agosto, que será da seguinte forma:  

Nesta sexta-feira (29), ao meio dia, será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação (inclusive UERN), bem como todos os servidores do DETRAN, IDEMA, DEI, JUCERN e IPEM, independente do valor do salário, que representam um total de 60.055 servidores;

Ainda ao meio dia da sexta-feira, recebem os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 2 mil líquidos – que somam 33.409 servidores;

No dia 10 de setembro, quarta-feira, ao meio dia, serão creditados os salários dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 2 mil líquidos - 9.377 servidores no total.

93.464 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 91% da folha do Estado.

Os outros 9% (9.377 servidores) receberão no dia 10 de setembro.



27
AGO

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Saúde, ficou em terceiro lugar na categoria “grande empresa” na etapa regional do Prêmio IEL de Estágio 2014. A prefeitura foi reconhecida por meio do projeto “Circuito Livre: Esporte sobre Rodas”, que acontece desde o ano passado e incentiva a prática de atividades físicas, especialmente, esportes sobre rodas.

O prefeito Fabrício Torquato recebeu do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) um certificado de participação no prêmio, em cerimônia realizada na noite de ontem, 26, na Casa da Indústria, em Natal. “Um reconhecimento dessa natureza, pelo IEL e pela Fiern, é um grande estímulo para a nossa equipe, que busca sempre avançar com projetos que, de verdade, criem vínculos fortes com a sociedade”, disse Fabrício Torquato.

O estagiário inscrito pelo município foi Alberring Bruno da Silva Lima, aluno do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A instituição também recebeu agradecimentos do chefe do Executivo pau-ferrense.

A Prefeitura de Pau dos Ferros chegou até a final da etapa estadual do prêmio ao lado da Prefeitura Municipal do Natal e Petrobras, que ficou em primeiro lugar na categoria, com o projeto “Estudos e Práticas em Elevação de Petróleo



27
AGO

Com a força de um Deputado atuante e com serviços prestados em todo o Estado, é que Getúlio Rêgo tem recebido, de forma espontânea, apoio em diversos municípios do do RN, especialmente na região Oeste.

Um destes municípios foi o apoio recebido pelo parlamentar na cidade de Felipe Guerra, onde Getúlio tem sido representado por uma série de lideranças políticas locais, que estão dando apoio ao seu nome.

Segundo Getúlio, estas demonstrações de apoio acontecem em vários municípios e estão aumentando a aceitação ao seu nome para a conquista do nono mandato consecutivo na Assembleia Legislativa.

De acordo com uma das lideranças politicas em Felipe Guerra, Max Morais, o trabalho tem sido muito bem aceito entre os felipe-guerrenses, “pois o nome de Getúlio é conhecido por sua atenção aos eleitores, pelo serviço prestado e por ser o parlamentar atuante ao longo dos seus 32 anos de mandato”, afirmou Max.

Com tantos apoios obtidos, Getúlio é um dos nomes mais certos a terem o seu mandato renovado na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano.





26
AGO



24
AGO

O presidente do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB de Luís Gomes, empresário Joanismar Sobreira (‘Naninha’) prestigiou a visita do candidato a Presidente da Repúlica, Aécio Neves (PSDB), àa cidade de Iguatu / CE, importante polo econômico localizado na região Centro-Sul do estado.

Na oportunidade, ‘Naninha’ pode ver e sentir - de perto - o caminhar da campanha de sucesso rumo ao Palácio do Planalto de Aécio Neves que, com os últimos acontecimentos do mundo da política e o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, tende a apresentar novos indicadores da disputa que apenas começou seu trajeto. Ele também esteve ao lado do candidato ao Senado pelo Ceará, empresário Tasso Jereissati, também do PSDB, que lidera todas as pesquisas de intenções de votos no estado.

Após prestigiar a visita do presidenciável e sua caravana, ‘Naninha’ aproveitou para ver, in loco, as obras de instalação do seu mais novo empreendimento em solo iguatuense: a Power Físico Academia II que, seguindo o padrão de qualidade da Power Fisio I, instalada em Luís Gomes – RN, vai oferecer, em breve ,o que há de melhor na categoria, para que a população de Iguatu possa praticar seu exercício físico com conforto, segurança e rigoroso acompanhamento profissional especializado; o que garantirá a satisfação de todos e uma considerável melhora na qualidade de vida.

Diante os fatos e fotos é possível destacar que Naninha, além de um habilidoso empresário, gerador de emprego e renda a centenas de famílias, um potencial nome para as disputas políticas – num futuro próximo - na aprazível Serra de Luís Gomes, a ‘Terra de Senhora Santana’.







23
AGO

Faleceu às 7h deste sábado, 23, de causas naturais, na UTI do Hospital Regional de Pau dos Ferros, a senhora Maria Lilosa Lopes de Holanda, 76 anos.

Dona ‘Lilosa’ deixa viúvo o senhor José Saldanha de Holanda (‘Ermano’), com quem teve 06 filhos: Ernandes Lopes de Holanda (‘Nandinho’) , Ernani (‘Nenovo’), Erlando Lopes de Holanda (‘Galego’), Lúcia Lopes de Holanda , Lucileide Lopes de Holanda e José Armando Lopes de Holanda (‘Maninho’).

O corpo está velado na sua residência, localizada na rua Hipólito Cassiano, 371, Centro, de onde sairá para sepultamento amanhã, às 9h, no Cemitério Público ‘Parque da Saudade’.

Estendemos votos de pesar à família enlutada.



Usuários On-line: Database INSERT Error: Entrada '1409578594' duplicada para a chave 'PRIMARY'