25
NOV

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) do município de Pau dos Ferros promoveu, há poucos dias, no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC), um seminário que tratou sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), em parceria com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN).

O encontro, que além de representações municipais contou com a coordenação estadual do programa “Bolsa Família”, teve a finalidade de apresentar as vantagens da tarifa, a qual oferece desconto de 10% a 65% para uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

“O seminário esclareceu, principalmente, a importância do processo de atualização dos dados das famílias de baixa renda, com vistas a mitigar os impactos socioeconômicos da perda do benefício”, disse a secretária Glenira Holanda.

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é regulamentada pela Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010, e atende, aproximadamente, 400 mil famílias em todo o Rio Grande do Norte. Todavia, do total já beneficiadas, cerca de 182 mil necessitam atualizar dados juntos ao Cadastro Único, condição estabelecida para a permanência nesse programa social.

Os municípios de Água Nova, Pilões, Umarizal, Olho D’Água do Borges, José da Penha, Major Sales, Paraná, Viçosa, Portalegre, São Francisco do Oeste, Luís Gomes e Almino Afonso também participaram do seminário.





25
NOV

Divulgada a relação de alunos e servidores que aturarão como FISCAIS durante a aplicação das provas do Exame de Seleção 2015.

Os convocados devem comparecer à REUNIÃO DE FISCAIS (OBRIGATÓRIA), que será realizada na próxima quinta-feira (27/11), às 18h, na Sala de Projeção (miniauditório) do Campus Pau dos Ferros do IFRN. O não comparecimento à reunião implicará na eliminação do fiscal.

Acesse a 
RELAÇÃO DE FISCAIS.

As provas do Exame de Seleção 2015 serão aplicadas no dia 30/11/2014, no turno vespertino, das 13h às 17h.



25
NOV

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 25, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, a 54ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional-CIR. O evento foi conduzido pelo Coordenador do colegiado, Temístocles Maia, que também é o gerente da VI Ursap, e teve a participação de gestores dos 37 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde e técnicos da unidade que são partes integrantes da CIR. 

Como item principal da pauta foi discutido e pactuado o SISPACTO: instrumento virtual que aponta os indicadores com resultados alcançados no ano anterior e a proposta de metas para o ano em curso.

Outros temas debatidos no encontro versaram sobre a Descentralização da Vigilância Sanitária, Situação dos casos de Tuberculose na região do Alto Oeste, avaliação das Campanhas de Vacina Antipólio e Seguimento da Tríplice Viral, Cursos sobre Cuidadores de Idosos, que serão disponibilizados nos próximos meses, e, ainda, acerca da última etapa do Processo Avaliativo do ano de 2014 da Avaliação Individual dos Servidores da Saúde-ADISS, que teve início no último dia 15 de novembro e vai se estender até 31 de dezembro vindouro (uma quarta-feira). 

A próxima reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional-CIR será realizada no dia 30 de dezembro, última terça-feira do mês, assim como estão previamente agendados os demais encontros do colegiado da 6ª Região de Saúde.



25
NOV

O PSDB recorreu nesta terça-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender a apreciação do PLN 36, do governo federal, que acaba com a meta de superávit primário. O PSDB ameaça ainda, caso a manobra dos aliados governistas seja confirmada pelo Congresso, entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) para anular todo o processo. Para os partidos de oposição, a aprovação da manobra fiscal significaria um “cheque em branco” à presidente petista depois de ela ter conduzido um governo que recorreu frequentemente a maquiagens nas contas públicas. No limite, caso não cumpra a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o governo pode ser punido com sanção criminal por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Não há espaço para mais desonerações no orçamento público, pois o mesmo já se encontra comprometido pela irresponsabilidade fiscal do governo federal neste ano de 2014”, afirma o PSDB no mandado de segurança impetrado no STF. “O que pretende a senhora presidente da República ao promover a alteração legislativa em comento, adequando a lei à atual realidade econômico-financeira do país, é fugir à sua responsabilidade”, completa o partido.

O projeto, aprovado na madrugada desta terça-feira na Comissão Mista de Orçamento, é uma vergonhosa tentativa do governo Dilma Rousseff de alterar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), por meio do PLN nº 36, de 2014, com o objetivo único e exclusivo de livrar a Presidente da República de responder por crime de responsabilidade, conforme previsto no art. 10, itens 4 e 5, da Lei 1.079, de 1950 (Lei dos Crimes de Responsabilidade do Presidente e vice-Presidente da República e Ministros).

O mandado de segurança questiona a legalidade de tramitação do referido projeto de lei na medida em que o mesmo contraria o PPA (plano plurianual), que, por sua vez, determina ao Ministério da Fazenda deve assegurar o cumprimento das metas de superávit fiscal previstas na LDO. O que se constata é que, ao invés de cumprir o planejamento orçamentário aprovado pelo Congresso Nacional, o Governo Federal descumpriu a lei e, posteriormente, quis que o Poder Legislativo aprovasse “a toque de caixa” a mudança na legislação vigente, para adequar o rombo nas contas de decorrente da irresponsável administração do dinheiro público.

A Constituição Federal é clara, em seus artigos 165 e 166, ao determinar que a lei de diretrizes orçamentárias deve observar o planejamento do governo previsto no plano plurianual. Ao contrariar este, é evidente a inconstitucionalidade do projeto em questão, razão pela qual o PSDB pleiteia, junto ao STF, o reconhecimento da ilegal tramitação do projeto, bem como requer a concessão de liminar para suspender a tramitação do PLN nº 36, de 2014.



25
NOV

Não adianta mais o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), derrotado para o governo do Estado na última eleição, afirmar que irá passar os próximos quatro anos dedicando-se ao exercício do empresariado, conforme afirmou recentemente. Pelo menos foi o que publicou o ‘Jornal de Hoje’, de Natal, edição desta terça-feira, 25.

Segundo aquele meio de comunicação, numa discussão, a portas fechadas, o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o futuro presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fecharam a lista de indicações de ministeriáveis do PMDB para o próximo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

Ao todo, o PMDB deverá ser contemplado com seis ministérios. Segundo informações veiculadas esta manhã pela imprensa nacional, Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha se acertaram, num encontro que tiveram a três, acerca da divisão dos ministérios que cabem ao PMDB da Câmara e do Senado. “Ficou acordado que Eduardo Cunha, por exemplo, indicará o nome de Henrique Eduardo Alves. Temer quer fazer Eliseu Padilha ministro também. O PMDB do Senado ficaria, além da vaga já certa para Kátia Abreu, com as indicações de Eunício Oliveira e Eduardo Braga”, destaca o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja.

Não se sabe, porém, para qual ministério Henrique seria indicado. É certo que o peemedebista, em que pese ter perdido a eleição e sua indicação para o primeiro escalão do governo federal ser uma espécie de prêmio de consolação, não se mostra receptivo a um ministério de somenos importância, como o Turismo. Segundo o jornalista Claudio Humberto, sondado para a pasta, Henrique torceu o nariz e chegou a considerar ofensa. Afinal, como presidente da Câmara dos Deputados é um político influente em Brasília. A parceria com o governo Dilma Rousseff, em torno de votações importantes neste ano, deveria credenciá-lo a pastas mais essenciais, como Integração Nacional ou Saúde.



25
NOV

A Prefeitura de Pau dos Ferros divulgou hoje, 25, em diário oficial, o resultado preliminar do processo seletivo simplificado regido pelo Edital nº 003/2014, destinado à contratação de pessoal para a Secretaria de Saúde (SESAU).

Os novos profissionais irão integrar a pasta durante o prazo de 12 meses, prorrogável por igual período. As vagas a serem preenchidas são de: Auxiliar de consultório odontológico, enfermeiro, monitor, nutricionista, odontólogo e técnico em enfermagem.

A classificação dos candidatos foi divulgada em ordem decrescente, mediante a pontuação final atribuída pela Comissão de Seleção após a análise curricular.

O resultado pode ser questionado por meio de recurso devidamente fundamentado, apresentado à Comissão de Seleção, por escrito, até amanhã, 26, conforme descrito no edital do processo.

A convocação dos classificados, que assumirão um regime de trabalho de 40h semanais, deverá acontecer de acordo com os interesses e as necessidades do município.

Veja o resultado AQUI.  



25
NOV

Fortalecer a economia do Rio Grande do Norte e atrair novas indústrias estão na lista das metas do governador eleito Robinson Faria (PSD) para a próxima gestão que se inicia em janeiro de 2015. A convite da empresa, antes mesmo de ser empossado, Robinson visitou nesta terça-feira (25) a empresa do segmento têxtil Vicunha, no distrito industrial de São Gonçalo do Amarante.

Ao lado do presidente da Vicunha, Ricardo Steinbruch, o governador eleito visitou as instalações da fábrica e reafirmou o compromisso de apoiar a geração de emprego no Estado. “A Vicunha possui um moderno parque industrial e emprega mais de 2 mil funcionários no Rio Grande do Norte. Com incentivo estadual, a empresa pode ampliar o número de emprego e melhorar a geração de emprego e renda no Rio Grande do Norte”, destacou.

De acordo com o gerente industrial Vanei Moura, a empresa Vicunha fabrica 6 milhões de metros de tecido por mês, considerada a maior produção de jeans do país.  A Vicunha tem unidades nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e São Paulo e tem produção destinada à exportação através de subsidiárias na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Europa e China.

Durante a visita que também foi acompanhada pelos diretores de Operações, Altamir G. Martins e Pocho Silveira, Robinson destacou a expectativa de parcerias do Governo do Estado com a empresa.  

A Vicunha produz e comercializa índigos, brins, tecidos mistos e tecnológicos, malhas sintéticas e naturais, fibras e filamentos. Está entre os maiores produtores mundiais de índigos e brins, sendo responsável por cerca de 40% da produção nacional.



25
NOV

Um novo serviço de informações do Judiciário Potiguar esta à disposição da população norte-rio-grandense. Nesta terça-feira (25), o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Aderson Silvino, e a secretária de Comunicação Social do TJ, jornalista Juliska Azevedo, lançaram o site da Rádio e da TV Justiça Potiguar Web, que a partir de agora oferece conteúdo com reportagens, spots e matérias de rádio, com programação 24 horas. Na parte de televisão, o internauta poderá assistir aos programas produzidos pelo TJRN, veiculados atualmente por 13 emissoras de TV.

O presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, parabenizou a equipe de jornalistas e radialistas do Poder Judiciário potiguar pela iniciativa que superou as expectativas objetivadas ao início da gestão. “O nosso objetivo era promover uma comunicação eficiente e transparente. Conseguimos mais do que isso. Essa nova plataforma é uma prova disso”, discursou. O presidente relembrou os prêmios conquistados pela equipe de comunicação social do TJRN. Aderson Silvino lembrou ainda que este site é mais um passo no caminho da transparência, de abertura do Judiciário à população.

Juliska Azevedo explicou ao público as funcionalidades da nova ferramenta. “Este é um mecanismo facilitador para o acesso à informação institucional. Tudo o que for veiculado seja em rádio, televisão, internet ou meio impresso alimentará o novo site”, explicou Juliska. Os dispositivos móveis, como smartphones, tablets, celulares e computadores também podem acessar todas as plataformas disponíveis.

Segundo a jornalista, a ferramenta trará mais publicidade às sessões de julgamento do Pleno do Tribunal de Justiça, tanto para os operadores do Direito como para o público em geral, que poderão assistir às sessões ao vivo ou o conteúdo gravado, disponível no site da TV e Rádio Justiça Potiguar.



25
NOV

O Governo do Estado confirmou que irá fazer o pagamento da segunda parcela do 13º Salário no dia 19 de dezembro. Neste caso, os servidores estaduais vão receber a parcela referente a 80% do valor total. Isso vai ocorrer porque o Estado não efetuou o pagamento da segunda parcela referente a 20% do décimo que estava programada para ocorrer em agosto passado.

Em julho, o titular da secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), Francisco Obery Rodrigues Júnior, anunciou que os servidores estaduais receberiam o adiantamento de 40% do décimo terceiro salário em duas parcelas: 20% no dia 16 de julho e igual valor em 18 de agosto. O fracionamento foi a solução encontrada pelo Governo do Estado, num “esforço adicional do Governo”.

O pagamento seria feito às custas “da redução da capacidade de investimentos e de despesas com o custeio” da máquina pública, segundo o secretário. Cada parcela do adiantamento do benefício representaria um impacto na folha de pessoal de R$ 55 milhões. A primeira parcela foi paga, no entanto, em agosto, o Governo do Estado não efetuou o pagamento previsto. O depósito na conta dos servidores não ocorreu em decorrência da medida do Executivo para tentar adequar os gastos cumprindo as leis de Responsabilidade Fiscal e de Diretrizes Orçamentárias.

Ontem, a assessoria de imprensa do Governo informou que o calendário de pagamento está programado para o dia 19 de dezembro. “A secretaria está trabalhando na composição da folha”, garantiu a assessoria. Com o pagamento de 80% do décimo terceiro, o Estado desembolsará R$ 220 milhões.



25
NOV

Por: Eliezo, Luciene, Rafael e Joyce

O profundo desejo do nosso coração é que você saiba apreciar a beleza de cada etapa da tua vida, e aproveitar a liberdade de cada uma delas. Você ainda é uma criança, mas está crescendo muito rápido; na nossa opinião, rápido demais!

Viva a vida com calma, dê passos firmes e tome tempo para apreciar as paisagens que a vida te proporciona. Seguramente, na tua jornada você vai alegrar muitos corações, assim como alegra o nosso.

Mantenha sempre a tua alegria e amor pelo próximo, porque assim o teu caminho será sempre decorado com as flores do sucesso!

Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade.

Feliz aniversário,  Heloísa!



24
NOV

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, ano letivo de 2015. O curso terá duração de 01 ano e destina-se aos servidores estaduais, municipais e da UERN que desenvolvem ações no âmbito da gestão do trabalho e do ensino na saúde.

O curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde é fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – através do Curso de Enfermagem do Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” - CAMEAM, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Secretaria de Estado da Saúde (SESAP) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS).

A coordenação do curso é do Prof. Dr. Marcelo Viana da Costa, lotado no Departamento de Enfermagem do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAMEAM/UERN). Serão ofertadas 30 vagas, sendo 20 para as secretarias municipais do RN, 5 para a SESAP e 5 para a UERN.

As inscrições, abertas nesta segunda-feira (24), serão realizadas até o dia 23 de dezembro.

Veja o link AQUI

As atividades acadêmicas do curso terão início a partir da Aula Inaugural em 26 de janeiro de 2015. Entretanto, o calendário de desenvolvimento das unidades de aprendizagem do curso iniciará em 02 de fevereiro de 2015.

Clique abaixo e saiba mais:

EDITAL

 



24
NOV

O município de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), concluiu a aplicação da segunda etapa da Provinha Brasil 2014, na semana passada. O exame, que acontece em todas as cidades do país, é destinado aos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

“A Provinha Brasil investiga as habilidades das crianças relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática”, disse a secretária de Educação, Francisca Dantas, que visitou a aplicação da avaliação em todas as escolas.

Essa foi a segunda vez que os alunos responderam o exame, o qual teve a primeira etapa realizada no começo do ano. Segundo a Seduc, a avaliação em duas vezes permite um diagnóstico mais preciso do que foi agregado durante a aprendizagem. “As informações obtidas favorecem tanto professores quanto gestores na operacionalização das atividades pedagógicas”, afirmou Francisca Dantas.

A provinha Brasil foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008 para auxiliar a rede pública de ensino no acompanhamento do processo de alfabetização, como também garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental.



24
NOV

O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças e coordenador do Projeto RN Sustentável, Obery Rodrigues, e a secretária de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Suely Pimentel, participaram da reunião para negociação da minuta contratual com a empresa Deloitte, vencedora do certame licitatório, e que a partir de janeiro inicia os trabalhos de auditoria da folha de pagamento do Estado. A reunião também contou com a presença do sócio diretor da empresa, Ricardo Teixeira, técnicos e economistas do RN Sustentável.

A modernização dos serviços públicos, o planejamento estratégico e a remodelagem de macroprocessos do Estado, visando a melhoria da gestão pública, fazem parte do Componente 3 do Projeto do RN Sustentável. A auditoria da folha de pagamento é o pontapé inicial para atingir os objetivos previstos na área de gestão pública do Projeto. Ao final da auditoria, prevista para durar 6 meses, a Deloitte vai apresentar um diagnóstico e um plano de ação que possibilitará ao Estado eliminar inconsistências na folha de pagamento e investir mais, inclusive na capacitação dos servidores.

Os recursos da contratação fazem parte do Acordo de Empréstimo 8276-BR, firmado entre Estado do Rio Grande do Norte e o Banco Mundial, instituição parceira e que acompanha todo o processo, desde os trâmites de contratação até a execução dos serviços.

Sobre a Deloitte:

No Brasil, a Deloitte é uma das líderes de mercado e conta com mais de 5.000 profissionais reconhecidos no mercado. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Ribeirão Preto.

A empresa atua no Brasil há mais de 100 anos, começando sua história em 1911, quando a Deloitte se instalou no Rio de Janeiro para auditar as companhias ferroviárias britânicas que aqui se estabeleceram. Era uma época na qual o progresso precisava de estradas para fluir, desbravando fronteiras de uma República ainda incipiente.



24
NOV

Nossas novas ofertas para comemorar a festa da padroeira de Pau dos Ferros já estão valendo a partir de hoje, 24, e irá até o dia 10 de dezembro.

Venha economizar no Rio Grande Supermercados, o ‘Campeão dos Preços Baixos’!

Loja 01 – Rua Pedro Velho, 977, Centro.

Loja 02 – Rua Manoel Alexandre, 1036, Princesinha do Oeste.

Pau dos Ferros-RN. 



24
NOV

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do RN, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS), realiza nestas quarta e quinta-feira (26 e 27), a partir das 8h, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, um encontro envolvendo todas as coordenadorias da instituição para analisar o Plano Estadual de Saúde, no período de 2012 a 2014 e a programação anual prevista para Saúde em 2015. O objetivo principal é socializar e analisar as ações já realizadas, pelas diversas unidades que formam a Sesap, e definir as diretrizes a serem repassadas como meta da futura gestão.

De acordo com Terezinha Rêgo, coordenadora de Planejamento da Sesap, cada coordenadoria que compõe a rede da saúde pública estadual irá apresentar os resultados alcançados e propor temas prioritários a serem traçados para o novo ano.

“A gestão da Sesap está bastante empenhada em processos que representam mudanças profundas de paradigma, corrigindo distorções históricas graves, que vinham comprometendo precisamente a capacidade de resposta da rede pública de saúde. Muitos desafios impediram que alcançássemos todas as metas previstas, entretanto é importante salientar que também tivemos grandes avanços. Nossa proposta é reunir todos estes dados em um Relatório Situacional para que seja apresentado à equipe de transição do Governo. Para alcançarmos as melhorias desejadas precisamos planejar com cuidado os recursos que dispomos para aplicarmos com qualidade nos projetos que demandam prioridades”, disse Terezinha Rego.

Estarão presentes gestores e técnicos das coordenadorias de Planejamento, Controle e Avaliação do Sistema de Saúde (CPCS), Promoção em Saúde (CPS), Hospitais e Unidades de Referência (COHUR), Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), Sistema Estadual de Auditoria (SEA), Administração (COAD) e Orçamento e Finanças (COF).

 



24
NOV

A segunda parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começa a ser paga desta segunda-feira (24), informou o Ministério da Previdência Social na última quinta-feira (20).

O pagamento ocorre juntamente com os depósitos dos benefícios referentes à folha de novembro e segue até o dia 5 de dezembro. Ao todo; 27,6 milhões de benefícios terão direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 14,4 bilhões nesta parcela da gratificação natalina.

Os depósitos começam nesta segunda-feira (24) para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.

Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados, a partir do dia 1º de dezembro. A Previdência Social ressalta que o valor a ser depositado sofrerá desconto de Imposto de Renda (IR). 



22
NOV

O sucateiro que se tornou um personagem da cultura popular nordestina, Joaquim Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga", morreu hoje pela manhã, por volta de 9h30, aos 87 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. Ele estava internado no hospital São Vicente, em Barbalha, no Ceará.

‘Seu Lunga’ morava com a esposa Carmelita Rodrigues Camilo e foi desse matrimônio que nasceram 13 filhos.

Veja uma das entrevistas 'bem-humoradas' de 'Seu Lunga' AQUI.

Diário do Nordeste



22
NOV

Investigação realizada pela Delegacia da Polícia Civil de Pau dos Ferros conseguiu localizar o esconderijo do foragido da justiça pau-ferrense, Victor Eduardo Peixoto de Queiroz.

Na tarde do dia 26 de março deste ano, Victor matou Lindonjonson Fabrício, 22 anos, com um tiro de espingarda caligre 12 à queima roupa. O crime aconteceu dentro da loja 'Ailson Motos', localizada na avenida Independência, principal da cidade, ao lado da lanchonete de Júnior Lanches (Relembre o caso  AQUI).

VICTOR fugiu e passou a morar na cidade de Mulungu/CE. A polícia cearense foi avisada do local do esconderijo e realizou a prisão. Uma equipe da delegacia de Pau dos Ferros viajou até Fortaleza para pegar Victor e trazê-lo à Pau dos Ferros.

Segundo informações de um policial, desde ontem, Victor já se encontra em solo pauferrense, preso no CDP de Pau dos Ferros, ficando, agora, à disposição da justiça para ir a júri popular.

Este é mais um caso solucionado pela competente equipe da Polícia Civil de Pau dos Ferros, capitaneada pelo delegado Inácio Rodrigues.



21
NOV

Nesta sexta feira, 21, a VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, através do núcleo de Saúde do Trabalhador, realizou, em grande estilo, o evento do ‘Novembro AZUL’. Todos os servidores da instituição participaram deste dia especial.

A conscientização e a importância dos exames preventivos do câncer de próstata foram os temas principais do evento. Alunos do curso de Educação Física da UERN iniciaram as atividades com ginástica laboral e, em seguida, o médico urologista Dr. Tarcísio Lucena, ministrou uma palestra.

Já a fisioterapeuta, Dra Celeste Oliveira, desenvolveu ações de acupuntura em regiões do corpo para o alívio de dores e tensões musculares dos funcionários.

O Laboratório Regional, por sua vez, disponibilizou exames de PSA a todos os homens e, ainda, teste de glicemia e teste rápido de HIV, além de atualização das vacinas.

Um grupo de enfermeiros e técnicos de enfermagem  verificou a Pressão Arterial dos funcionários da VI Ursap.

Para abrilhantar ainda mais o evento, houve apresentação de violeiros; valorizando a nossa cultura e fazendo um trabalho educativo através do ‘repente’, a arte do improviso no cancioneiro popular nordestino.

A celebração do ‘Novembro Azul’ da VI Ursap foi encerrada com um almoço.













Veja mais fotos AQUI.



21
NOV

O feriado do dia 21 de novembro foi celebrado pelos natalenses com a festa religiosa de Nossa Senhora da Apresentação nesta sexta-feira (21). Ao lado dos fieis e peregrinos, o governador eleito, Robinson Faria (PSD), e a senadora eleita, Fátima Bezerra (PT), participaram da procissão no centro da cidade e conversaram com populares.

Durante a procissão, Robinson parabenizou o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha pela programação em homenagem a santa e falou sobre fé. “Em todos os momentos da vida temos que ter fé, acreditar em dias melhores. É bonito ver a fé das pessoas durante a procissão pedindo bênçãos e homenageando a nossa cidade e nosso Rio Grande do Norte”, destacou Robinson.

A festa da padroeira foi encerrada com missa na Catedral Metropolitana.  





21
NOV

Na noite de ontem, 20, no auditório do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Pau dos Ferros, o prefeito Fabrício Torquato participou da abertura da Semana Global do Empreendedorismo, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Ele estava ladeado pelo presidente da CDL local, empresário Edilton Souza.

O chefe do Executivo municipal prestigiou as palestras “Movimentação: como afastar a mesmice e melhorar os resultados” e “Um jeito arretado de empreender”, esta última ministrada pelo criador da Fan Page “Nação Nordestina” no Facebook, Bráulio Bessa.

As discussões fizeram parte de uma programação montada pelo Sebrae com o intuito de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, o qual foi composta ainda por oficinas e workshops, realizados nesta sexta-feira, 21.

Para Fabrício Torquato, a Semana Global do Empreendedorismo é uma oportunidade relevante para dar continuidade ao trabalho de alavancar a economia do município. “Pau dos Ferros hoje já conta com mais de 500 microempreendedores individuais. E a prefeitura, em parceria com o Sebrae, tem feito um trabalho permanente de conscientização visando trazer novos adeptos para a cultura empreendedora”, disse o prefeito.

A gestão 'Mais Trabalho, Mais Compromisso' reconhece o poder do impacto do empreendedorismo nos setores econômicos e sociais, e, por isso, participa ativamente do movimento empreendedor. “Quando o município chega junto à sua população, à classe empresarial, aos pequenos comerciantes, às pessoas que têm pequenos negócios é um ponto muito importante para o desenvolvimento da cidade”, concluiu Fabrício Torquato.
 





21
NOV

O Escritório de Administração e Contabilidade Pública, de Arimatéia Chaves, radicado em Pau dos Ferros, foi parabenizado pela equipe do SIOPS no RN nessa quinta-feira, 20, por sempre entregar os relatórios bimestrais em dia das Prefeituras de Água Nova e Riacho de Santana.

“Parabéns aos responsáveis pelo SIOPS dos municípios de Água Nova e Riacho de Santana, que estão com os bimestrais em dia”, escreveu na rede social facebook, o técnico Wintemberb Rodrigues, do Núcleo SIOPS no RN.  

Já uma das renomadas profissionais do escritório ‘A & C’, Lilian Mabel, radiante e lisonjeada pelo reconhecimento do árduo trabalho desempenhado pela equipe, destacou: “nosso trabalho é árduo e poucas vezes reconhecido. Então, temos muito orgulho dos resultados da nossa dedicação constante, e agradecemos, desde já, o reconhecimento da equipe do SIOPS. O Escritório tem na seriedade, comprometimento e apoio total aos nossos clientes, o nosso maior diferencial”.

O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) é o instrumento para o acompanhamento do cumprimento do dispositivo constitucional que determina aplicação mínima de recursos em ações e serviços públicos de saúde.

Escritório de Administração e Contabilidade Pública: Avenida Getúlio Vargas, 1537, Centro, Pau dos Ferros-RN. Fone: (84) 3351-5034.



21
NOV

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, determinou que sejam tomadas as providências para a requisição de técnicos do Tribunal de Contas da União, da Receita Federal e do Banco Central para auxiliar no exame da prestação de contas da candidata reeleita à Presidência da República, Dilma Rousseff, do Comitê Financeiro Nacional e do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.

A determinação do presidente atendeu a uma solicitação do relator da prestação de contas de Dilma Rousseff, ministro Gilmar Mendes, que fez o pedido com base no disposto no artigo 30,§ 3º da Lei nº 9.504/97 ( Lei das Eleições). De acordo com esta norma, a Justiça Eleitoral poderá requisitar técnicos para efetuar o exame das contas pelo tempo que for necessário.

Os acordos de cooperação técnica entre o TSE, a Receita Federal e demais órgãos da Administração Pública são comuns e fazem parte da rotina dos trabalhos do tribunal. O TSE e Advocacia Geral da União (AGU), por exemplo, mantêm acordo para a cobrança do ressarcimento dos custos com novas eleições realizadas devido à cassação de mandato de candidatos.

Além da AGU, o TSE mantém convênios com a Receita Federal, com o Banco Central e com o Tribunal de Contas da União (TCU) para intercâmbio de informações e auditoria. Nas eleições de 2010, auditores do TCU auxiliaram o TSE no exame das contas de Dilma Rousseff, eleita presidente.



20
NOV

O deputado Kelps Lima (SDD), membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), foi designado relator do Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado a contratar um empréstimo de R$ 850 milhões com o Banco do Brasil. Tal mensagem foi discutida durante reunião da CCJ, na manhã desta quinta-feira (20) e deverá ser apreciada na próxima semana, após conclusão do parecer. Além de Kelps Lima, o deputado George Soares (PR) também foi escolhido relator da matéria que cria o Fundo Estadual de Apoio a Modernização da Infraestrutura dos Municípios do RN. Os dois Projetos estão correlacionados.

Durante a reunião da CCJ, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) afirmou que a área da Saúde é uma das que mais precisam de recursos, portanto, defendeu o empréstimo. “Temos uma preocupação emergencial com a Saúde Pública. Em Mossoró, por exemplo, desde julho não são realizadas cirurgias e centenas de pessoas estão morrendo sem direito a um atendimento”, declarou. O parlamentar fez um apelo, durante a reunião, para que os recursos sejam disponibilizados ainda este ano. “As pessoas estão fazendo filas em busca de atendimento. Essa é a primeira grande preocupação, não podemos esperar para 2015, pois existem vidas em jogo”, argumentou.

O líder do Governo na Assembleia também falou da importância do detalhamento sobre a aplicação dos recursos. “Temos que investir em coisas que gerem oportunidades de crescimento econômico. Defendo que haja um detalhamento dos recursos, como serão aplicados, em que municípios. Estamos aqui para dar nossa contribuição sem abrir mão da coerência. Quero ajudar o próximo Governo no que for bom para a sociedade”, disse Getúlio.



20
NOV

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 20, na VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, uma reunião sobre a ‘Atualização do Teste Rápido Bioeasy’ para diagnóstico de HIV.

O encontro, coordenado pelos técnicos da VI Ursap, Zumira Ferreira e Paulo Bernardino, e prestigiado pelo gerente da instituição, Temístocles Lucena, foi destinado aos enfermeiros dos 37 municípios da região do Alto Oeste potiguar e teve o objetivo de esclarecer que empresa Alere foi a vencedora do processo licitatório para aquisição de Testes Rápidos HIV - T1, realizado recentemente pelo Ministério da Saúde e, desta forma, a partir deste mês, todos os pedidos de T1 serão atendidos, em sua totalidade, com os testes Bioeasy HIV fornecidos pela Alere.

Na reunião também foram apresentados os novos formulários para solicitação das demandas e do Boletim Mensal Informativo dos testes de HIV e Sífilis realizados pelas Unidades Básicas de Saúde de cada município como, também, a bula do novo teste rápido.

Desde 29 de outubro pretérito, o fluxo de coleta de exames de CD4 e Carga Viral para os pacientes em tratamento do HIV/AIDS na 6ª Região estão sendo executados pelo Laboratório Regional, contíguo à VI Ursap. Antes desse período, o público-alvo se deslocava até o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, ou o Gizelda Trigueiro, em Natal, para realizar os procedimentos.

Já no SAE-Serviço de Atenção Especializada de Pau dos Ferros, que deveria disponibilizar acompanhamento médico e de enfermagem para os pacientes com HIV/AIDS, atualmente só faz a dispensação de medicamentos e o tratamento psicológico. Os demais serviços de sua competência ainda têm de ser realizados em Mossoró ou Natal.





20
NOV

Ontem (19), por volta das 21h, um homem armado de faca invadiu a residência de uma tradicional família de Pau dos Ferros, localizada na Av. Getúlio Vargas, e manteve, durante 30 minutos, a filha (60 anos) e pai (90 anos) sob ameaça, caso não fosse entregue o dinheiro que havia na residência.

Segundo um policial que passou a informação, o assaltante levou mais de 20 mil reais em espécie.

O caso estava sendo mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações. Neste momento, a equipe da delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros acabou de prender o assaltante e apreender o dinheiro do assalto.

O acusado, Marcelo Varjão, já havia comprado um revólver, calibre 38, por R$ 1000 reais, que também foi apreendido no momento da prisão.

 



20
NOV

O município de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), concluiu ontem, 19, o calendário ecológico de ações de educação ambiental, executado nas instituições de ensino da cidade. Dessa vez, foram beneficiados com o projeto “Ecoeducação” os alunos do Campus Avançado Maria Elisa Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica para as diretrizes, os princípios e as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Sema desenvolveu ações como: Palestra, exposição de mesa temática com objetos reciclados, dinâmica de separação de resíduos recicláveis e não recicláveis, e oficina de fabricação de compoteiras.

“A culminância do Ecoeducação aconteceu com I Feira Ambiental. O evento retratou para a comunidade escolar e, para o público em geral, a importância da coleta seletiva e a reutilização dos resíduos sólidos”, disse a secretária Fátima Araújo.

I Feira Ambiental

A I Feira Ambiental de Pau dos Ferros foi realizada, na semana passada, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição. Durante três noites, a população prestigiou as atividades culturais e visitou estandes criativos organizados pelas redes municipal e estadual de ensino sobre a temática dos resíduos sólidos, o que contribuiu para o sucesso do evento, que ainda contou com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Agamenon (ACAMARA).

“O momento contribuiu, de fato, com a reflexão de hábitos e atitudes que professamos no dia a dia, na perspectiva do exercício da cidadania frente às questões ambientais”, avaliou Fátima Araújo.







20
NOV

A Operação da Lei Seca, desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com o Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), terá continuidade na noite desta quinta-feira (20). As blitzen vão acontecer na Zona Sul de Natal envolvendo as avenidas Roberto Freire, Ayrton Senna, Via Costeira, Rota do Sol e outras áreas e terá um caráter móvel, com abordagens em diferentes pontos da capital.

Segundo o chefe de gabinete do Detran, Manuel Ferreira, o objetivo é evitar a ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo condutores alcoolizados. “Esperamos alcançar o que ocorreu em momentos anteriores, quando não aconteceram ocorrências no momento em que a operação estava sendo realizada. Se você for beber eleja o motorista da rodada ou volte de táxi. Você resguarda a sua vida, a dos amigos e a dos pedestres de uma forma geral”, alertou.

De janeiro a setembro deste ano a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN autuou 2.541 motorista nas barreiras da Lei Seca. Deste total, 12,04% não portavam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no momento da abordagem ou não possuíam o documento que permite dirigir veículo automotor.

Já 24,67% dos condutores advertidos, além das punições administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vão responder a processo criminal por ser averiguado que o índice de álcool por litro de sangue no organismo era igual ou superior 0,34 mg/l, o que configura crime de trânsito.



20
NOV


Pessoas da ‘terceira idade’ também são agraciadas com momentos de lazer

Teve inicio na última segunda feira, 17, e será concluída amanhã, 21, a Oficina de Bordado Ponto Cruz em Cobre Bolo para o grupo de Idosos ‘Construindo Amizades’ do município de Água Nova-RN. A atividade está acontecendo na sede do CRAS.

Segundo Caliane Pereira, que está ministrando a oficina, o momento é de muita aprendizagem, conversa, troca de experiências e solidariedade entre os integrantes. “Além da excelente relação interpessoal, percebe-se muito interesse e o empenho de cada um em desenvolver as suas produções e ajudar os demais que, porventura, sintam alguma dificuldade na aprendizagem”, destacou a instrutora.

Além das oficinas, que são ações corriqueiras ofertadas à população da ‘melhor idade’, a Prefeitura de Água Nova também proporciona momentos de lazer e entretenimento.  

Recentemente, o grupo de idosos, ainda em comemoração ao seu dia, participou de um jantar na Pizzaria Água na Boca, em Pau dos Ferros. Poucos dias depois, o CRAS, juntamente com a equipe do NASF, os levou para um passeio e visita ao Olho d'Água Park Hotel, em Caraúbas. Na ocasião houve música ao vivo, banho de piscina e atividades de hidroginástica.

Já na próxima terça-feira, dia 25, eles irão conhecer a renomada praia deCanoa Quebrada’, em Aracati-CE. O grupo de idoso poderá, mais uma vez, curtir essa fase tão importante em suas vidas.

A Prefeitura de Água Nova, gerida por Rafaela Carvalho, demonstra, claramente, que no ‘Governo de Todos’ os cidadãos aguanovenses, independentemente da idade, recebem a atenção e o merecido respeito da gestão pública!  







20
NOV


Diretoria eleita para o biênio 2015-2016 vai recorrer à Justiça

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, realizada na manhã desta quinta-feira, 20, foi aprovado o Requerimento 039/14, de autoria do vereador Edgar Queiroz, que versava sobre a anulação da eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa, que aconteceu em 14 de março de 2013, e a realização de novo pleito para o biênio 2015-2016.

Na sua justificativa, Edgar Queiroz alegou que a eleição do comando do Poder Legislativo, em 2013, foi feita de forma irregular, já que, na época, ele não teve o direito de votar, nem ser votado, acrescentando que, em virtude de que seu mandato eletivo estava sub judice - e o resultado positivo poderia lhe garantir a posse -, a Câmara não deveria ter antecipado o certame.  

Após longa discussão, inclusive com ânimos exaltados, a proposição foi acatada pelo placar de 5 a 3. Além do autor, Edgar Queiroz, votaram a favor do requerimento:  Antônio Avelino, Tércia Batalha, Eraldo Alves e Kasumaro Kenned. Rumaram na posição contrária os vereadores Gilson Rêgo, Gugu Bessa e Francisco José (Gordo do Bar).

Como não houve empate, a presidente da Câmara, Itacira Aires, não precisou declarar seu voto que, no caso, seria de minerva. Com o requerimento aprovado, a Casa Legislativa deverá marcar a data da nova eleição nos próximos dias.

No entanto, a batalha não deverá parar por aí. O seu desfecho, pelo visto, vai cair nas mãos da Justiça; já que o até então presidente eleito, Gilson Rêgo, e demais membros da Mesa Diretora, que tomariam posse em 2015, Gugu Bessa e Gordo do Bar, vão impetrar uma ação para manter o resultado e a legitimidade do pleito ocorrido em março pretérito.

Naquela eleição, o parlamentar Democrata obteve seis votos. Além do seu, ele conquistou o apoio de Itacira Aires, atual gestora da Casa Legislativa, Gordo do Bar, Gugu Bessa, Marta da 36 e Manoel Florêncio.

A ala oposicionista, que apresentou o vereador Antônio Avelino (PP) como postulante ao cargo, obteve apenas três sufrágios: o dele e os de Tércia e Kasumaro.

Esse quiproquó ainda vai render mais do que arroz solto!

 



Usuários On-line: Database INSERT Error: Entrada '1416999298' duplicada para a chave 'PRIMARY'