20
AGO

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN) abriu processo seletivo para a concessão da Medalha do Mérito Acadêmico para os alunos de graduação em segunda licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) no Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) e Campus Central.

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA), elaborou a relação de alunos concluintes dos Cursos de Geografia, Letras/Espanhol e Educação Física, no semestre 2014.1.

Quem tiver interesse em concorrer deve se deslocar à Secretaria do PARFOR/Pau dos Ferros ou à Secretaria da PROEG, no dia 22 de agosto em dois turnos: das 8h às 11h e das 14h às 17h.

EDITAL

REQUERIMENTO



20
AGO

Diversos gestores e técnicos da 6ª Região de Saúde participam do evento

Começou nesta quarta-feira (20) e se estenderá até a sexta (22), no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal, o XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN e o III Seminário de Educação Permanente do RN, com o tema central, “SUS 25 anos: Avanços e Enfrentamentos”.  

O evento, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), terá como objetivo proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de discussões através da troca de experiências, subsidiando a tomada de decisões da gestão do SUS nos municípios norte-rio-grandenses e fortalecendo políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas.

Na solenidade de abertura, que acontece a partir das 19 horas no auditório principal do Hotel Praiamar, o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, fará apresentação sobre financiamento e aplicação de recursos na saúde, além de expor os desafios e perspectivas para o setor, tratando de questões como autonomia financeira e alternativas de gestão.

Durante a abertura do congresso também participarão: a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, o prefeito municipal do Natal, Carlos Eduardo Alves, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Figueiredo Nardi, a diretora do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Izabel Senra e a presidenta do Cosems-RN, Salete Cunha.

Ao longo de três dias o congresso reunirá aproximadamente 700 participantes entre eles: prefeitos, secretários, técnicos municipais/estaduais, estudantes e expositores nacionais especialistas no SUS. O XIII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte finalizará suas atividades na sexta-feira (22) com a construção da ‘Carta de Natal’, que será elaborada de acordo com as discussões realizadas no evento e trará os principais desafios a serem enfrentados no SUS potiguar.

Da 6ª Região de Saúde, no Alto Oeste potiguar, além do Diretor da VI Ursap, Temístocles Maia, técnica Nara Cley, Secretária da CIR, Betânia Fontes, a Coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, Nizarene Queiroz, Cordenadora da Saúde do Trabalhador, Jaqueline Sampaio, também estão participando do evento diversos Secretários de Saúde. Dentre estes, Luís Marcos (Coronel João Pessoa), Edilma Souza (Água Nova), Netinha Rêgo (Riacho da Cruz), Neuman Azevedo (José da Penha/São Francisco do Oeste), Desirre Ferreira (Rafael Fernandes), Ângela Vilma (Major Sales), Gledson Dias (Venha Ver) e Maria Rita (Almino Afonso) e, ainda, o enfermeiro Glériston Vieira, técnico da Secretarias de Saúde de José da Penha e Água Nova.






 



20
AGO

Uma mulher de 48 anos foi presa na manhã desta quarta-feira (20) ao tentar entrar com maconha e crack no Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A droga foi encontrada no solado de um par de sandálias de borracha que a suspeita calçava. Os entorpecentes, segundo a direção, seriam entregues ao marido dela, que cumpre pena por tráfico de drogas e assalto.

Na ocasião da prisão, os agentes fizeram um vídeo que mostra como a suspeita escondeu os entorpecentes. As imagens foram cedidas ao G1 pela Coordenadoria de Administração Penitenciária do estado (Coape).

As imagens mostram a engenhosidade usada pela mulher para camuflar as drogas. É possível ver quando um dos agentes usa uma faca para cortar as sandálias. A maconha e o crack foram inseridos pelos orifícios por onde passam as correias, ficando as drogas imprensadas entre as camadas de borracha do solado.

Segundo Dinorá Simas, diretora do sistema prisional, apesar de pouca quantidade, a mulher foi autuada e presa por tentar levar drogas para dentro de uma unidade penitenciária. “Ela foi levada para a Delegacia de Polícia Civil de Encanto, onde já se encontram cinco mulheres detidas por também tentarem entrar com drogas no CDP de Pau dos Ferros”, acrescentou.

Do G1RN

 



20
AGO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, desembargador Amílcar Maia, encaminhou ao TSE pedidos feitos por 17 Juízos Eleitorais, representando 36 municípios, solicitando a atuação de Forças Federais nas Eleições 2014.

Esclarece o presidente do Tribunal que a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, em resposta a consulta que foi apresentada quando à possibilidade de que a lei, a ordem e a segurança das Eleições 2014 fossem garantidas exclusivamente por meio da Polícia Militar, assegurou o emprego daquela Corporação nesta incumbência, “não obstante possa a segurança do pleito ser reforçada nas zonas eleitorais solicitantes com o habitual envio da Força Federal”, afirmou.

Os municípios que solicitaram tropas federais até agora são: Macaíba, Ielmo Marinho, Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, São José de Campestre, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Caicó, Carnaubais, Ipanguaçu, Mossoró, Serra do Mel, Baraúna, Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Umarizal, Olho D´Agua dos Borges, Luiz Gomes, José da Penha, Major Sales, Paraná, Monte Alegre, Lagoa Salgada, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Pendências, Alto do Rodrigues, Pedro Avelino, Cruzeta, São José do Seridó e Coronel Ezequiel.



20
AGO

A Prefeitura de São Miguel, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, deu início à execução dos serviços de melhorias na estrutura e mobilidade na Escola Municipal ‘Elisiário Dias’, localizada na sede do município.

Pelo seu porte, a escola, que é a maior unidade da rede municipal de ensino micaelense, passará por reestruturação física para, assim, melhor atender às necessidades de alunos e funcionários.

O prefeito, Dario Vieira, juntamente com sua equipe de auxiliares, não mede esforços para cuidar sempre e melhor da ‘Terra do Arcanjo’ e sua gente em todas áreas da administração. E no campo da Educação não é diferente. Os investimentos são maciços.

O chefe do executivo enfatiza que a reforma é necessária para dar melhores condições de trabalho aos profissionais como, também, proporcionar um espaço mais amplo aos estudantes.

Além da parte física, a escola tem passado por mudanças significativas em sua forma de funcionamento, trazendo melhorias na qualidade da educação dos jovens micaelenses, como a criação recente do corpo de Gestão; formado pelos professores Helton Borges (Coordenador), Elis Cristina, Laísse de Souza e Neide Chaves (membros).



20
AGO

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte definiu a realização de mais um Mutirão de Conciliação, voltado ao pagamento do Seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT. Desta vez, a ação concentrada se dará na 1ª Vara Cível da Comarca de Pau dos Ferros, agendada para o próximo dia 11 de setembro 2014.

De acordo com juíza Ana Orgete Vieira, o mutirão realizará 33 audiências, sempre na busca pela conciliação, as quais se estenderão em todo o dia nas dependências do Fórum da Comarca, com o auxílio apenas dos servidores da própria Vara.

Para tanto, a magistrada solicitou e o TJRN acatou a suspensão do atendimento ao público e o fornecimento de informações processuais.

No entanto, nos dias do mutirão ficam suspensos os prazos processuais e os judiciais, mas a ação não prejudicará o recebimento regular das petições iniciais e de pedidos cuja apreciação exija urgência.

Em alguns municípios do Estado, como Areia Branca, o mutirão obteve o índice de 70% de acordos, com a realização, por exemplo, de 52 audiências e o valor negociado superou os R$ 230 mil.



20
AGO

Notícias extraoficiais chegadas à redação do Blog do Capote, nesta quarta-feira, 20, dão conta de que o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo, poderá, a qualquer momento, abandonar a candidatura de Henrique Alves ao governo do RN.

Segundo informações, doutor Nilton estaria insatisfeito com o tratamento que o líder bacurau vem dando ao grupo DEMocrata na ‘Cidade Rainha do Alto Oeste’.

A fonte não soube dizer se, além de Henrique, NF vai largar, também, a postulação de  Gustavo Fernandes, deputado estadual que disputa a reeleição, e outros nomes da Coligação ‘União Pela Mudança’, como Walter Alves, candidato a federal, e Wilma de Faria, ao Senado.

Se a notícia vier mesmo a se confirmar, creio que o resultado nas urnas em outubro próximo não sofrerá nenhuma alteração, não. Ao contrário, é possível, sim, que até melhore de forma substancial – em virtude de que havia algumas resistências entre os eleitores bicudos em votar no ‘filho de Aluízio Alves’; justamente pelo apoio que ele recebia da ala Niltista. E aqui, na 'Terra dos Vaqueiros Bravios', Nilton Figueiredo acumula sucessivas derrotas.  

Já no caso de ‘Gugu de Elias’, o que já estava ruim, pode piorar – e muito!  



20
AGO

O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, vereadores e demais lideranças municipais convidam a população para participar de reunião a ser realizada nesta quarta-feira, 20, no Kandice Buffet, às19h. O encontro irá tratar do apoio do grupo para o Senado Federal nas eleições deste ano, que deverá ser Fátima Bezerra (PT).

Fabrício Torquato, que já está apoiando o candidato Henrique Alves (PMDB) para o Governo do Estado, Felipe Maia (DEM) para a Câmara de Deputados e o candidato Getúlio Rêgo (DEM) para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, irá anunciar o quarto nome a receber o apoio do município com vistas ao pleito do dia 5 de outubro.  



20
AGO

Este é mais um ano em que não será permitida a venda e o consumo de bebidas em garrafas e objetos de vidro na Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP). A decisão da Prefeitura de Pau dos Ferros faz parte do cumprimento da Lei Orgânica do Município.

Por se tratar de um evento que promove a cidadania, é necessário que este ocorra de maneira pacífica, com segurança e sem qualquer violação à integridade física dos participantes e do público em geral. Por isso, bares e vendedores fixos e ambulantes instalados no entorno da Praça de Eventos “Nossa Senhora da Conceição” não poderão comercializar as bebidas em recipientes de vidro.

Quem for flagrado desobedecendo ao decreto municipal com a instrução será orientado a substituir a garrafa ou o copo por recipientes descartáveis e, caso se negue, terá o objeto apreendido. Desse modo, para evitar constrangimentos, zelar pela saúde da população e garantir a festa, a Secretaria de Meio Ambiente tem promovido a campanha “Diversão com Segurança: Finecap sem Vidro”. O objetivo é o incentivo ao uso de garrafas de plástico, uma forma, principalmente, de prevenir acidentes.

 



20
AGO

Nesta quarta-feira, 20 de agosto, os Municípios receberão a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de agosto. O repasse com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) será de R$ 429.207.018,46. Já em valores brutos, somada a retenção do Fundo, o montante é de R$ 536.508.773,08.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que este decêndio obteve um aumento de 2,56% em relação a estimativa da Receita Federal. Em termos reais esse segundo repasse apresentou um aumento de 29% em relação a repasse do mesmo período do ano passado.

Com este novo repasse, no acumulado de 2014 o FPM apresenta crescimento de 4,5%, em termos reais, somando R$ 51,316 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 49,106 bilhões.

Previsão do FPM

De acordo com a Receita Federal, a previsão do FPM para agosto é de um crescimento de 20,5% em relação a julho. A CNM alerta, porém, que este valor é apenas uma estimativa, e está  sujeito a alterações. Ainda de acordo com a previsão no último dia 8 de agosto, para o 3º decêndio será de R$ 1.410.773.250,00, valor bruto e nominal.

A Confederação salienta mais uma vez que de junho até outubro o repasse do FPM historicamente é menor, e que os aos gestores municipais tenham prudência para enfrentar esses meses.



20
AGO

Publicada no início desta semana, sentença proferida pelo juiz Jessé de Andrade Alexandria que condena a administração municipal de Antônio Martins ao pagamento de salários atrasados ao funcionalismo público local. As verbas devidas são relativas ao mês de dezembro e ao 13º salário de 2012. O processo tramita na Vara Única da Comarca de Martins.

O Ministério Público ajuizou ação contra o município, acusando a falta de quitação de salários. Juntou, inclusive, Boletins de Ocorrência comprovando o não pagamento. Durante audiência, a promotoria requereu a procedência do pedido quanto ao atraso do 13º salário e do pagamento do mês de dezembro, situação confirmada pelo próprio representante municipal.

Para o magistrado, o inadimplemento salarial por parte da administração acarreta danos imensuráveis para o funcionalismo público, pois, além da verba laboral possuir caráter alimentar, o atraso no pagamento abala todo o cotidiano do servidor público, "que necessita de tais verbas para educação, moradia, saúde”.

Jessé Alexandria disse não ver obstáculo para a procedência do pedido do MP, uma vez que o inadimplemento de todo funcionalismo público foi confirmado pelos próprios representantes da prefeitura de Antônio Martins. “Sendo assim, não há outro caminho a ser trilhado que não seja pela procedência da pretensão autoral”, arrematou o juiz, antes de determinar o pagamento dos referidos valores.



19
AGO

O prefeito Francisco José Júnior, presidente municipal do PSD, realizou nesta terça-feira, 19, a primeira caminhada em Mossoró com o médico e ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, seu candidato a deputado estadual. Ao lado do pai, ex-deputado Francisco José, e de vereadores que apoiam este projeto, o prefeito percorreu as principais ruas do bairro Boa Vista.

As lideranças começaram o percurso pela rua Francisco Romualdo, atravessaram o bairro terminando na Praça Raimundo Rubira. Uma multidão acompanhou o trajeto empunhando bandeiras e confirmando o voto no candidato do prefeito. Durante os discursos, o vereador Flávio Tácito, enalteceu a competência de Galeno Torquato e enfatizou que ele será sim mais um deputado de Mossoró.

O ex-deputado Francisco José, que é enfermeiro, disse conhecer o trabalho de Galeno como médico e convocou a militância e a população de Mossoró para apostar neste projeto. “Com Galeno nós teremos mais um braço forte para lutar pela saúde de Mossoró”, disse o irmãozinho.

O prefeito Francisco José Júnior foi novamente enfático no discurso de que Mossoró precisa de todos os apoios possíveis para continuar sendo referência para uma região tão grande. “Precisamos unir forças por Mossoró, porque aqui é base para mais de 60 municípios. Não podemos seguir sozinhos, nem fechar as portas para as lideranças de outras cidades e regiões. Precisamos sim, de alguém como Galeno que está disposto olhar de forma especial para Mossoró e nos ajudar a administrar com o povo e para o povo”, completou Francisco José Júnior.





19
AGO

Após receber apoio da família de Eduardo Campos, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) conquistou o posto de vice na chapa presidencial de Marina Silva. A Executiva Nacional do PSB tem uma reunião marcada para esta quarta-feira, 20, a qual a chapa deve ser formalizada. A decisão de colocar Albuquerque como vice foi sacramentada após uma série de reuniões em Recife, das quais participaram parentes e aliados de Campos e os dois principais dirigentes nacionais do partido: o presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, e o secretário-geral, Carlos Siqueira. As informações são do Jornal ‘O Globo’.

— Eu me senti honrado em receber essa missão, com o apoio do PSB de Pernambuco; de Renata (viúva de Campos); do prefeito do Recife, Geraldo Júlio; e do candidato (ao governo de Pernambuco) Paulo Câmara; de representar o pensamento, a trajetória, o legado de Eduardo Campos junto com Marina. A morte de Eduardo Campos não foi em vão — afirmou Albuquerque, na saída do encontro com Amaral e Siqueira.

Albuquerque esteve na casa de Renata Campos, nesta terça-feira à tarde, junto com Geraldo Júlio, Paulo Câmara, e o presidente do PSB do estado, Sileno Guedes. Após receber o aval da viúva, foi ao encontro de Amaral e Siqueira:

— Essas consultas nos levam a anunciar, ressaltando que cabe à Executiva decidir, que será levada a proposta para a reunião de termos Marina, candidata à Presidência, e o deputado Beto Albuquerque a vice. A questão não era chegar com uma proposta à Executiva, mas conseguir consenso. A Renata seria unanimidade dentro do partido, mas ela declinou o convite — explicou Amaral.

Albuquerque afirmou que não é necessária uma carta compromisso para que sejam mantidos os projetos que vinham sendo defendidos por Campos nem as alianças estaduais. Afirmou que o programa de governo, que ainda não foi divulgado, é suficiente. Ressaltou que as alianças regionais costuradas por Campos serão mantidas. O PSB poderá, no entanto, fazer “considerações” sobre o que pensa do processo eleitoral.

Amaral afirmou que o lançamento oficial da campanha deve ser no Recife, no próximo fim de semana. A intenção é reunir lideranças do partido para demonstrar unidade em torno da nova chapa. Desde sexta-feira, o nome de Albuquerque passou a circular como opção dentro do PSB. Ele é candidato ao Senado no Rio Grande do Sul, mas tinha poucas chances. Além disso, era um dos parlamentares mais ligados a Campos e foi um dos primeiros a defender a candidatura própria à Presidência.



19
AGO

Na sexta-feira, 15, no auditório do Campus Avançado Profa Maria Elisa de Albuquerque Maia, o Curso de Enfermagem junto com a Secretaria Municipal de Saúde realizaram um encontro para discussão das Redes de Atenção à Saúde – RAS.

O momento foi aberto pela Profa. Andrezza Karine, coordenadora do Curso de Enfermagem e pela Secretária de Saúde do município de Pau dos Ferros, Patrícia Leite. Na ocasião, tanto a secretária de saúde como a coordenadora do Curso ressaltaram a importância desse momento para debate das fortalezas e necessidade para implantação e consolidação das Redes de Atenção à Pessoa com Deficiência, Rede de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Rede de Atenção Psicossocial.

A atividade se constitui como momento final da disciplina Enfermagem e Saúde Coletiva, coordenada pelo Prof. Marcelo Viana, onde foram apresentados os resultados da captação da realidade das Redes de Atenção do município. Os alunos do quarto período do curso de enfermagem conduziram a apresentação do debate e discussão com os profissionais de saúde.

A secretária de Saúde de Pau dos Ferros, Patrícia Leite, reconheceu a importância do evento como estratégia de fortalecimento dos esforços atuais para a melhoria das condições de oferta dos serviços de saúde do município. A Coordenadora do Curso, Profa. Andrezza Karine, por sua vez, abordou na fala inicial a riqueza do momento para fortalecer as relações ensino-serviço-comunidade. Reiterou ainda que o processo de formação estaria incompleto sem essa relação com os serviços de saúde.

O tom do debate foi reconhecer que academia, gestores e trabalhadores de saúde estão comprometidos com a reflexão do contexto atual e na construção coletiva de dispositivos para enfrentamento das necessidades apresentadas no evento.



19
AGO

O Odontólogo do PSF de Água Nova-RN, Érique Venícius, começou a executar ações referentes ao Programa de Saúde Bucal do Programa Saúde na Escola (PSE) nas escolas do Município. As atividades contaram com o apoio do Auxiliar de Consultório Dentário do PSF, Altamiro Neto, e a Nutricionista do NASF, Valéria Inajara.

Foram apresentados vídeos que mostraram aos alunos Técnicas de Escovação Bucal e Combate à Cárie. Além disso, o profissional apresentou às crianças como se escovar corretamente os dentes, fazendo uso da moldeira.

Após toda a explanação, foi realizada a aplicação de flúor. 







19
AGO

Aprovados para o Quadro de Pessoal atuarão nos hospitais da região metropolitana

A Governadora, Rosalba Ciarlini, participou na tarde desta terça-feira (19) da cerimônia de acolhida dos novos servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Cerca de 200 novos servidores de diversas especialidades médicas representaram os 734 aprovados no último concurso público, realizado em 2010. Além da Chefe do Executivo Estadual, participaram do evento, realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, diretores de hospitais, coordenadores e gestores da Sesap. 

Os novos servidores assistiram às palestras “Avaliação de Desempenho, Direitos e Deveres dos Servidores” e “Acesso com Qualidade”, ministrada pela Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur). 

Os aprovados para o Quadro Geral de Pessoal atuarão nos hospitais da região metropolitana de Natal. São 35 médicos (Clínicos, Pneumologistas, Urologistas e Ultrassonografistas), 174 enfermeiros e 471 técnicos de enfermagem, 22 Farmacêuticos Bioquímicos e 32 técnicos em Radiologia. Desde 2012, o Governo do RN já convocou mais de 2.300 servidores para trabalhar na rede estadual de Saúde. 

A Governadora deu as boas-vindas aos novos servidores e falou sobre a importância da convocação para o melhor funcionamento da saúde no Estado. “Sabemos que esse é apenas um passo para continuar estruturando um dos setores mais importantes do Rio Grande do Norte. Sabemos das dificuldades da pasta, mas sempre contamos com os nossos servidores, que tratam com prioridade esse trabalho muito nobre”, declarou Rosalba Ciarlini, observando ainda que é necessária vigilância para o cumprimento da Emenda Constitucional 29, que destina parte da receita do Produto Interno Bruto para investimentos na Saúde.

 



19
AGO

O candidato à presidência da República pelo PSDB, senador Aécio Neves, confirmou uma nova visita à capital potiguar na próxima quinta-feira, 21. Aécio volta ao Rio Grande do Norte para cumprir a agenda que estava programada no dia 13 de agosto, mas foi cancelada após o tucano tomar conhecimento da queda do avião em que estava o presidenciável Eduardo Campo (PSB).

“O eleitor potiguar terá oportunidade de conhecer de perto o único candidato à presidência da República capaz de mudar o Brasil, e o Rio Grande do Norte com certeza dará sua contribuição para que o país retome o caminho do desenvolvimento”, destacou Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB-RN e candidato a deputado federal.

Conforme planejado anteriormente, a passagem de Aécio Neves por Natal irá contemplar uma visita à fábrica Guararapes, em Extremoz, coletiva de imprensa na sede do diretório estadual do PSDB no RN e caminhada pelo bairro do Alecrim.

Programação:

12h50 – Visita à fábrica Guararapes, onde será recebido pelos empresários Nevaldo Rocha e Flávio Rocha (Rodovia RN-160, km 3 – Extremoz);

15h30 – Entrevista coletiva na sede do PSDB-RN (Rua Vereador Cícero Azevedo, nº 28 – Lagoa Seca, próximo ao Juvino Barreto) e

16h30 – Caminhada no Bairro Alecrim e visita ao camelódromo (Saída na Avenida Amaro Barreto e chegada na Avenida Coronel Estevam)



19
AGO

Prefeito, Francisco José, reafirmou apoio à candidatura de Galeno Torquato a deputado estadual 
 

O prefeito Francisco José Júnior, presidente do diretório municipal do PSD, inaugurou na noite desta segunda-feira, 18, o Comitê 55, a casa da liberdade do candidato Robinson Faria 55, que disputa o Governo do Estado nas eleições deste ano. O comitê, localizado na rua Raimundo Leão de Moura, 1100, no bairro Nova Betânia, ficou cheia de militantes e de lideranças de toda a região Oeste.

Robinson Faria (PSD) foi enfático ao dizer que a luta pela vitória depende de cada um dos potiguares e lembrou que a única força que pode mudar a história do Estado é o voto livre. “Não são ex-governadores que vencem campanha, mas a consciência livre do povo”, destacou. Segundo ele, Mossoró é decisiva para a sua campanha e a participação do Prefeito é essencial nesta luta que começou com a sua vitória. “Francisco José Júnior foi o primeiro a vencer o acordão no Rio Grande do Norte e agora nós vamos repetir o feito para garantir verdadeiras mudanças para o nosso povo”, completou.

Francisco José Júnior destacou que agora, de fato, a campanha de Robinson será destaque em Mossoró. “Nossa campanha já está nas ruas porque o povo quer, mas ela vai começar a aparecer agora, a partir deste momento, por isso, cada esforço, cada voto, cada militante é importante e fundamental para construirmos a vitória mais bonita da história política do Rio Grande do Norte”, reforçou.

O Prefeito aproveitou a ocasião para lançar a candidatura de seu deputado estadual, médico e ex-prefeito de São Miguel, no alto Oeste, Galeno Torquato (PSD). No palanque, entre as lideranças, estava o seu pai, ex-deputado Francisco José, que teve a candidatura interrompida por descuido do partido PROS. O irmãozinho, como é conhecido em Mossoró, declarou que, fora da disputa, estará agora lutando em favor do amigo Galeno Torquato que também representa mudança na política potiguar. Esse discurso foi acompanhado por Jório Nogueira (PSD), um dos 10 vereadores da cidade que acompanham o candidato de Francisco José Júnior.

Galeno Torquato reafirmou o interesse de se tornar mais um deputado de Mossoró e destinar 30% de suas emendas para a cidade. Compromisso assumido também pelo deputado federal e candidato a reeleição, Fábio Faria (PSD), que garantiu 30% de seu gabinete para os interesses da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. “Mossoró é uma cidade importante e merece do nosso mandato um olhar especial”, disse.





19
AGO

O deputado Walter Alves, candidato a federal pelo PMDB, cumpriu agenda política em Natal nessa segunda-feira (18). Foram cinco movimentações e, em todas, ele destacou a preparação de Henrique Alves para ser o governador do Rio Grande do Norte.

Walter lembrou que Henrique é o atual presidente da Câmara dos Deputados e que terá o prestígio e a força política necessárias para conseguir recursos federais, independentemente do próximo Presidente da República.

“O Rio Grande do Norte precisa de pessoas com experiência na vida pública, de pessoas que tenham prestígio e conhecimento para conseguir recursos federais, de pessoas que saibam como fazer o Estado crescer. Por isso, por uma questão de preparação, meu voto é Henrique Alves para o Governo. Henrique é o mais preparado para ser governador.



18
AGO

O prefeito de São Miguel, Dario Vieira, recebeu na tarde desta segunda-feira, 18, os atletas campeões de FUTSAL, modalidade Juvenil, em Pau dos Ferros, durante os JERS´s. Eles irão representar a cidade, no mês de outubro, em Natal.

“Quero parabenizar a cada um desses atletas e também a Escola ‘Gilney de Souza’, que auxilia neste projeto”, enfatizou o chefe do executivo.

Ao receber os atletas Dr. Dario se comprometeu em continuar no apoio para que, tanto estes, quanto outros desportistas, tragam mais vitórias e medalhas para São Miguel. 





18
AGO

Se os âncoras do ‘Jornal Nacional’, William Bonner e Patrícia Poeta, encostarem na parede a candidata Dilma Rousseff, nesta segunda-feira, 18, como fizeram com Aécio Neves e Eduardo Campos na semana passada, serão os 15 minutos MAIS LONGOS da vida da 'Chefe da Nação'.

15 minutos com uma ‘faca no pescoço’ rendem mais do que arroz solto, dor de dente ou de ouvido durante a madrugada!

É uma eternidade . . .



18
AGO

O candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), apresentou suas propostas de governo na manhã desta segunda-feira (18) durante II Painel Fisco e Sociedade, na sede do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern). Com tema livre, o candidato falou não só de administração tributária, mas também de seu plano para questões como Saúde e Segurança. "Falta gestão e planejamento aos sucessivos governos. São gestões muito convencionais. Qual dos últimos governos teve uma proposta inovadora? Uma proposta ousada?", indagou.

O presidente do Sindifern, Pedro Lopes, solicitou que o candidato se comprometesse com três propostas da categoria: continuidade da política de preenchimento dos cargos da Secretaria de Tributação por auditores fiscais já que o trabalho requer um tratamento técnico e isonômico ao contribuinte; preservação da política de meritocracia, com premiação para cumprimento das metas de arrecadação e de fiscalização; autonomia administrativa e financeira, com implantação do Fundo Tributário destinado a financiar a aquisição de equipamentos e capacitação de recursos humanos.

Antes do painel, em reunião com a diretoria do Sindifern, o presidente Pedro Lopes e o vice-presidente, José Ribamar Damasceno, ressaltaram a importância do apoio de Robinson Faria à categoria quando foi presidente da Assembleia Legislativa.

"O senhor proporcionou talvez a mais importante lei para o fisco, que foi o fim da vaga por nível, possibilitando a todo auditor fiscal chegar ao final de carreira", disse Pedro Lopes, referindo-se à lei complementar 399 de 2009.

Robinson respondeu a perguntas dos auditores e após o painel, ele a candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) conversaram sobre sua caminhada pelo Rio Grande do Norte. 



18
AGO

Os servidores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte decidiram, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de agosto. A deliberação foi tomada durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã da última sexta-feira (15), quando ocorreu o Apagão Geral em frente ao prédio do Tribunal Regional do Trabalho, no bairro de Lagoa Nova.

A movimentação teve um número recorde de servidores e decisão inédita de uma paralisação dos servidores do TRE em pleno ano eleitoral. Com a greve ficam vão funcionar apenas 30% dos serviços no TRE, TRT e Justiça Federal.

No país quatro estados já estão em greve: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina além do Distrito Federal. Entram em greve na próxima semana, igualmente com o Rio Grande do Norte, os Estados de Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro. Os demais realizam piquetes e apagões de 24 horas.

O movimento nacional tem como objetivo pressionar o Supremo Tribunal Federal a negociar com o Governo e garantir o orçamento em sua integralidade, para que o reajuste da categoria seja reencaminhado ao Congresso, e que o Executivo inclua orçamento, tudo a tempo, para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).  O prazo para isso se encerra no dia 30 de agosto. A categoria está há seis anos sem aumento e a mobilização é em defesa de um reajuste emergencial, as perdas salarias se encontram na casa dos 50%.

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte (Sintrajurn), Leandro Gonçalves, cruzar os braços em um ano de eleição é a única maneira que os servidores possuem para forçar o Executivo a negociar. “Somente a greve para abrir um canal de negociação”, disse ele ressaltando a importância de se juntar aos demais sindicatos do País. “Cada Estado que entra reforça o movimento e anima os outros para entrar também e garantir que não haja corte no orçamento”.

A greve por tempo indeterminado foi aprovada por unanimidade a partir do dia 21 de agosto, além da realização de uma Assembleia Geral no primeiro dia de paralisação como também atos públicos nos dias 21, 25 e 26 deste mês, todos em frente a sede do Tribunal Regional Eleitoral.

De Fato



18
AGO

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão começa nesta terça-feira, 19 de agosto, e vai até o dia 2 de outubro – três dias antes do primeiro turno das Eleições Gerais 2014. O horário eleitoral é reservado para exposição dos candidatos a presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

De acordo com a Lei 9.504/1997 - Lei das Eleições -, a propaganda eleitoral dos candidatos a presidente da República deve ocorrer às terças e quintas-feiras e aos sábados das 7h às 7h25min e das 12h às 12h25min no rádio, e das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min na televisão.

A propaganda dos candidatos a governador será às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 7h20min e das 12h às 12h20min no rádio, e das 13h às 13h20min e das 20h30min às 20h50min na televisão. A dos senadores está definida para as segundas, quartas e sextas-feiras das 7h40min às 7h50min e das 12h40min às 12h50min no rádio, e das 13h40min às 13h50min e das 21h10min às 21h20min na televisão.

Deputado

Candidatos a deputado federal vão se expor nas terças e quintas-feiras e aos sábados das 7h25min às 7h50min e das 12h25min às 12h50min no rádio, e das 13h25min às 13h50min e das 20h55min às 21h20min na televisão. A propaganda de deputado estadual ou distrital deve ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h20min às 7h40min e das 12h20min às 12h40min no rádio, e das 13h20min às 13h40min e das 20h50min às 21h10min na televisão.

A divisão dos tempos de propaganda para presidente é calculada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com as alianças partidárias e a ordem da primeira apresentação é definida sorteio. Para as demais é feito um rodízio. No caso de outros cargos, o tempo é fixado pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Estado, em resolução.

Segundo turno

Em caso de segundo turno, a data-limite para o início do novo horário eleitoral gratuito é 11 de outubro - 15 dias antes do pleito. O horário termina no dia 24 de outubro e segundo turno está marcado para o dia 26.

Neste caso, os blocos de 20 minutos no rádio e na TV serão distribuídos igualitariamente entre os partidos ou as coligações dos candidatos concorrentes. Inicia aquele que teve maior votação e alternando-se essa ordem a cada programa.



18
AGO

O projeto “Circuito Livre: Esporte sobre Rodas”, idealizado pela Prefeitura de Pau dos Ferros e executado pela Secretaria de Saúde (SESAU), foi reconhecido com a classificação na etapa regional do Prêmio IEL de Estágio deste ano. No resultado, divulgado na última sexta-feira, 15, o município aparece como um dos finalistas da categoria grande empresa, ao lado da Petrobras e da Prefeitura de Natal.

Um aluno do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Alberring Bruno da Silva Lima, foi o estagiário inscrito pela prefeitura para participar do prêmio. Sob a orientação do professor-especialista Francisco Gama da Silva, o estudante tem atuado no projeto no auxílio aos participantes.

Segundo a secretária de Administração, Eliriane Pinheiro, o programa de estágio do município de Pau dos Ferros oportuniza jovens a vivenciarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Além de possibilitar a entrada desses jovens no mercado de trabalho e colaborar com a qualidade da educação da cidade”, disse a secretária.

O Circuito Livre: Esporte sobre Rodas é voltado à prática de esportes e tem sido desenvolvido desde o ano passado, na Avenida Getúlio Vargas. O projeto concorre a vencedor do prêmio, no dia 26 deste mês, na Casa da Indústria, em Natal, em evento aberto ao público.

A solenidade de premiação da etapa nacional do Prêmio IEL de Estágio será realizada no dia 15 de outubro. As organizações vencedoras, como também seus estagiários e instituições de ensino, receberão troféus e certificados.



17
AGO

Na noite desse sábado, 16, o candidato ao Governo do RN, Henrique Alves, encerrou sua peregrinação na região do Alto Oeste potiguar no município de Água Nova; depois de passar por várias cidades na sua ‘Caravana da Mudança'.

Na ‘Terra de Nossa Senhora de Fátima’, após ouvir palavras de apoio à sua postulação ao Governo do RN por parte do PDMB local e, ainda, ao cargo para senado com Wilma de Faria, Henrique presenciou a negativa de solidariedade à campanha de Gustavo Fernandes.

Com sua voz rouca, o ‘filho de Aluízio Alves,’ que lidera todas as intenções de votos ao cargo máximo do RN na chapa majoritária, mesmo conclamando apoio a ‘Gugu de Elias’, não convenceu o líder político, Iromar Carvalho, nem a prefeita, Rafaela Carvalho, que decidiram manter a decisão de sufragar o nome do ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, como candidato a deputado estadual.

Segundo Iromar, “Galeno é quem reúne mais condições para trazer os benefícios que Água Nova precisa para resolver suas demandas” – diferentemente de Gustavo, cujas palavras não passam de um risco na água.





17
AGO

Mostrando a sua força para as eleições deste ano, o Deputado Estadual, Getúlio Rêgo (DEM), realizou uma grande festa para o lançamento da sua candidatura em busca do seu nono mandato consecutivo.

Com grande prestígio político, conquistado ao longo dos seus mais de 30 anos de vida pública, Getúlio reuniu diversas lideranças Estaduais para um mega evento, com a presença de milhares de eleitores de Pau dos Ferros e também de várias cidades da região.

Ao lado do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (DEM), do Prefeito e vice, Fabrício Torquato (DEM) e Zélia Leite (DEM), respectivamente, Getúlio contou também com a participação do postulante ao cargo de Governador, Henrique Alves (PMDB), do Senador, José Agripino (DEM), do Deputado Federal, Felipe Maia (DEM), do Presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), além de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores e lideranças políticas da região do Alto oeste potiguar..

No discurso, Getúlio demonstrou a sua surpresa com a dimensão que aquele evento havia tomado, tamanho era o número de lideranças políticas e, principalmente, de eleitores prestigiando o evento.

“Agradeço a todos vocês pela presença e, principalmente, pelo apoio, pois vocês estão, neste momento, compartilhando comigo um dos momentos mais felizes da minha vida pública, e, por isto, reafirmo o meu compromisso de seguir lutando com a mesma determinação e empenho que tive nestes oito mandatos”, destacou o campeão de vitórias, Getúlio Rêgo.





16
AGO

A ‘Caravana da Mudança’, que já percorreu diversos municípios do estado, cumpre agenda neste sábado, 16, na região do Alto Oeste potiguar.

O candidato ao Governo do RN, deputado Federal, Henrique Alves, e sua comitiva,  visita os municípios de Luís Gomes, Paraná, Major Sales, José da Penha, Riacho de Santana, Rafael Fernandes, Água Nova e Pau dos Ferros.

A chegada à ‘Terra dos Vaqueiros Bravios’ está prevista para as 19h30min. Henrique vem prestigiar o lançamento da candidatura do deputado estadual, Getúlio Rêgo (DEM), que disputará seu nono mandato eletivo ininterrupto para a Assembleia Legislativa.

Em Pau dos Ferros, a ‘Festa da Democracia’ acontecerá no Éden Clube.


Reunião de Henrique Alves com o DEM de Pau dos Ferros no mês de julho 



15
AGO

A VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste do RN, celebrou, de forma simultânea, nesta sexta-feira, 15, o ‘Dia dos Pais’ e o ‘Dia do Homem’.

O evento, coordenado pela Equipe Técnica, teve uma vasta programação. Na grade, houve a leitura de um discurso temático, feito pela enfermeira Eliana Fixina, que versou sobre o ‘Homem’, enquanto ‘Ser Humano,’ no seu processo de amadurecimento e crescimento intelectual, amigo, pai, companheiro, filho, profissional, sensível e chorão, sem, contudo, passar a ideia de que essa postura faz-lhe perder a masculinidade.

Além disso, houve a veiculação de um vídeo - contendo fotos dos servidores exercendo suas atividades laborais e nos momentos de lazer proporcionados pela unidade – numa justa homenagem aos homens da VI Ursap.

Durante o dia, também foram realizados alguns procedimentos na área de saúde, tais como: alongamento corporal, exame de glicemia, verificação da pressão arterial e avaliação do IMC.

A comemoração foi encerrada com um recheado café-da-manhã e a entrega de um kit/brinde contendo uma camiseta da campanha de Hepatites, CD´s de vários estilos musicais e preservativos.

Esta celebração não é um fato isolado na VI Ursap. Os servidores também se reúnem, todos os anos, para festejar o ‘Dia das Mães’, ‘São João’, aniversários dos servidores, ‘Dia do Funcionário Público’, Natal e outras datas comemorativas julgadas importantes.





Veja mais fotos AQUI.



15
AGO

A Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, através da Vigilância Sanitária, e a Secretaria de Meio Ambiente, reuniram nessa quinta-feira, 14, no auditório da Educação, comerciantes de barracas que irão se instalar na Praça de Eventos “Nossa Senhora da Conceição” durante a realização da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), que acontecerá de 04 a 07 de setembro.

O treinamento, que teve a presença do prefeito Fabrício Torquato, serviu para orientar os barraqueiros quanto ao atendimento ao público e a cuidados ambientais. Uma nutricionista falou, por exemplo, sobre a necessidade de higiene no manejo e conservação do que será servido, observando a importância de se usar luvas, toucas e aventais.

Além de esclarecimentos das regras de trabalho e conhecimentos técnicos básicos referentes à manipulação dos alimentos, foi possível a elucidação de dúvidas dos comerciantes, que todos os anos aproveitam o evento para obter lucros e aumentar a renda familiar.





Usuários On-line: Database INSERT Error: Entrada '1408594778' duplicada para a chave 'PRIMARY'