21
JUL

Até as 14h desta segunda-feira (21), o Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia contabilizado 11 pedidos de registro de candidatos a presidente da República, 171 a governador de Estado, 181 a senador, 6.749 a deputado federal, 16.235 a deputado estadual e 1.003 a deputado distrital (DF) nas Eleições Gerais de 2014. Os pedidos de candidaturas estão em avaliação pela Justiça Eleitoral. É importante destacar que o DivulgaCand 2014 está sujeito a atualização  de dados, sendo que eventuais números podem apresentar alterações em futuras consultas.

São Paulo e Alagoas, com nove cada um, e Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com oito cada, são os estados com mais pedidos de registro de candidatos a governador. Para o cargo de senador o estado do Pará lidera (11), seguido de Amapá e São Paulo, os dois com dez pedidos de registro cada.

São Paulo e Rio de Janeiro detêm mais pedidos de candidatos a deputado federal, no caso 1.354 e 1.068. São Paulo (1.987) e Rio de Janeiro (1.977) têm também mais pedidos de registro a deputado estadual. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com mais vagas na Câmara dos Deputados, respectivamente 70, 53 e 46.

Acre, Roraima e Ceará, com quatro cada um, têm menos pedidos de registro de candidatos a governador. Igualam-se, com quatro candidatos ao Senado cada, o Acre e o Ceará.

Tocantins (55) e Acre (63) têm menos pedidos para deputado federal. Já Sergipe (174) e Piauí (245) foram os estados que receberam os menores números de registro para deputado estadual.

O Sistema

Para acessar o DivulgaCand 2014, basta o interessado clicar no link “Eleições” na barra azul localizada no Portal do TSE na internet. E, depois, em “Eleições 2014” e “DivulgaCand”.

Ao entrar no sistema, o cidadão pode conhecer os candidatos e o número de candidaturas a presidente da República e por estado e por cargo (governador, senador, deputado federal, deputado estadual/distrital).  O DivulgaCand oferece aos eleitores maior transparência em relação a candidatos que solicitam registro à Justiça Eleitoral.

Pelo DivulgaCand 2014, clicando no nome do candidato é possível obter  dados sobre ele e seu número na urna, partido, nome e composição da coligação que o apoia, situação de seu pedido de registro, nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de sua campanha, declaração de bens e certidões. No caso dos candidatos a presidente da República e governador de Estado, pode-se ainda conhecer as respectivas propostas de governo. Para acessar o sistema, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

Acesse aqui o DivulgaCand 2014



21
JUL

O Fluminense completa 112 anos de história nesta segunda-feira, dia 21 de julho.

Pioneiro do futebol no Rio de Janeiro - e no Brasil -, o Tricolor tem a trajetória mais bonita do país entre os clubes de futebol.



21
JUL

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) recebeu na tarde desta segunda-feira (21) as chaves de 25 novos caminhões que foram entregues pela Governadora, Rosalba Ciarlini, como parte do investimento do governo do estado nos setores de manutenção e operação da companhia.

Os novos caminhões possuem braços valetadores, que servem para cavar o solo e retirar blocos grandes de rochas, essenciais para alcançar as tubulações mais profundas.  Além disso, os caminhões já vêm com diversos equipamentos acoplados, como motor-bomba, martelete, talhadeira e máquina de cortar asfalto. Os veículos foram distribuídos entre as regionais e deverão aumentar a eficiência na operação e manutenção de redes em todo o estado.

Durante a cerimônia de entrega das novas aquisições, o Presidente do Sindágua, Alberto Moura, destacou a importância deste investimento, e lembrou que há mais de 40 anos a Caern não recebia uma renovação em sua frota.

A Governadora Rosalba Ciarlini disse que a Caern está entre as 1.000 melhores empresas brasileiras, e falou da sua alegria em ver que a companhia hoje, apesar das dificuldades pelas quais já passou, tem se mostrado uma empresa viável e com condições de realizar ainda mais. “Com esses investimentos teremos uma Caern ainda mais forte, sendo um instrumento de ação social e vida melhor para o povo”, garantiu.

O Presidente da Caern, Yuri Tasso, falou sobre os desafios que enfrentou quando assumiu o comando da empresa, e afirmou que o compromisso firmado com o Governo do Estado tem sido fundamental para o desenvolvimento da companhia. “Graças a colaboração do Governo, a Caern conseguiu estabilidade econômica e, por causa disso, temos conseguido investir na empresa, dando mais qualidade de trabalho ao nosso funcionário e melhor atendimento ao povo potiguar”, disse.  



21
JUL


O encontro acontecerá no Kandice Buffet, às 19h

Na última quarta-feira, 16, numa reunião campal que aconteceu na rua José Caju, no bairro São Judas Tadeu, em Pau dos Ferros, o ex-prefeito, Leonardo Rêgo, disse aos seus aliados políticos do DEM que a sigla iria ouvir os dois principais candidatos ao Governo do RN, no pleito eleitoral de outubro próximo, antes do seu grupo tomar qualquer decisão quanto a quem vai apoiar.

O encontro com Henrique Alves (PMDB) aconteceu na noite de sexta-feira, 18, no Hotel Jatobá.

A reunião com Robinson Faria (PSD), por sua vez, está agendada para quinta-feira, 24, às 19h, no Kandice Buffet, e, assim como na do postulante ‘bacurau’, o evento contará com as presenças do deputado estadual, Getúlio Rêgo, prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, Vice, Zélia Leite, do ex-chefe do executivo da ‘Cidade Rainha do Alto Oeste’, Leonardo Rêgo, Vereadores, lideranças políticas locais e regionais e, ainda, uma legião de filiados à legenda Democrata pau-ferrense.

Pelo que se percebe nas ruas como, também, nas redes sociais, é BeM possível que o encontro com o candidato Robinson Faria tenha quatro vezes mais gente do que no que ocorreu com seu adversário.

Acredito que o fato se deve ao clima de acirramento político – entre os chamados ‘Bicudos’ e ‘Bacuraus’ - que sempre existiu na ‘Terra da Imaculada Conceição’ e, mesmo com o esforço hercúleo dos líderes dos dois partidos, NÃO foi possível aparar as arestas aqui por essas bandas do Alto Oeste potiguar!



21
JUL

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), divulgou hoje, 21, os nomes dos 46 candidatos classificados no processo seletivo simplificado regido pelo Edital nº 002/2014, autorizado por meio da Lei Municipal nº 1.452, de 10 de junho de 2014.

O processo seletivo é destinado à contratação de pessoal, por tempo determinado, para atendimento às necessidades dos programas federais da Sedes. As vagas preenchidas são de orientador social, facilitador de oficina, assistente social, psicólogo, auxiliar administrativo, pedagogo, supervisor de cadastro único, entrevistador de cadastro único e fotógrafo; todos com 40h semanais de trabalho.

Abaixo, confira a relação dos classificados por pontuação. A lista completa dos candidatos pode ser conferida no Diário Oficial do Município n° 1.199, de 21 de julho de 2014.

Eis o Resultado: 

ORIENTADOR SOCIAL / CLASSIFICADOS
N0      INSCRITO        PONTUAÇÃO

01      MARIA IRENE CORREIA SILVA              12,5
02      MARIA DE FÁTIMA MONTE                  12,0
03      ANTÔNIA DALVANIR C. O. CARVALHO        11,0
04      TEREZA CRISTINA C. FERNANDES           10,0
05      DANÚBIA DA SILVA NAZÁRIO HOLANDA        9,0
06      GRACIANA CRISTINA LOPES PINHEIRO        9,0
07      MARIA DO SOCORRO A. DOS SANTOS          9,0
08      MARIA ALDENISA Q. NASCIMENTO COSTA      8,5
09      MARIA MEIRYLANDJA F. SILVA              8,5
10      ALINE RAYANE FERNANDES SOARES           8,0
11      FRANCISCA HERMENILDA DE SOUZA           8,0
12      ELAINE CRISTINA N. ARAÚJO               7,5
13      MARIA MARILAC LEITE                     7,5
14      VELUZIA MARIA DO NASCIMENTO             7,5

FACILITADOR DE OFICINA / CLASSIFICADOS

N0      INSCRITO        PONTUAÇÃO

01      FRANCISCO FERNANDES                     9,5
02      FRANCISCA VALNETE M. DE ARAUJO          5,0
03      JEFFERSON HENRIQUE RODRIGUES            5,0
04      ADELÚZIA MARIA DE SOUZA MAIA            4,5

ASSISTENTE SOCIAL / CLASSIFICADOS

N0      INSCRITO        PONTUAÇÃO

01      MARIA TEREZINHA DE SOUZA CAMPOS        13,5
02      ROSARY FLORENCIO Q. FREITAS             9,5
03      LAURA ELISA MARTINS NOGUEIRA            8,0
04      GERVANE CARVALHO DE AQUINO              7,5
05      ALLINY APARECIDA COSTA LOPES            7,0
06      KELINA CRÍGINA S. SALDANHA              7,0
07      ANA PAULA PIGNATARO ALMEIDA             6,5
08      PATRICIA ANTONIA DANTAS DA SILVA        6,5
09      THAYSA MATOS BENICIO                    6,5
10      FRANCISCA MERES DE FREITAS REGO         6,0
11      INGRID IREDLA DA S. REGO                6,0

PSICÓLOGO / CLASSIFICADOS

N0      INSCRITO        PONTUAÇÃO

01      DAYVID ALVES PEREIRA                    6,0
02      IANA FERNANDES CALDAS                   5,5
03      KELLY SILVA A. AGUIAR                   5,0
04      THAISA VALESKA DA C. SOUZA              4,0
05      FERNANDA MARIA F. DE QUEIROZ            4,0
06      LHEYDIANNY MARIA DE HOLANDA             4,0

AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CLASSIFICADOS

N0      INSCRITO        PONTUAÇÃO

01      ANA PAULA M. DIÓGENES                   5,0
02      FRANCISCA JUCELIA DA SILVA              5,0

PEDAGOGO / CLASSIFICADOS

N0      INSCRITO        FUNÇÃO

01      JANY EVANE LIMA DE ARAUJO              14,0
02      CRISTIANE DE FATIMA C. FREIRE          13,5
03      KATHRYNE JOAKUANA                       7,5

SUPERVISOR DE CADASTRO ÚNICO / CLASSIFICADOS

N0      INSCRITO        FUNÇÃO

01      JÚLIO CESAR M DANTAS                    4,0

ENTREVISTADOR CADASTRO ÚNICO / CLASSIFICADOS

N0      INSCRITO        PONTUAÇÃO

01      DIANDRA DANIELLE OLIVEIRA              10,0
02      MICAELLY NEGREIROS ALMEIDA              6,0
03      DAGILVAN DAMIÃO JUNIOR                  5,5
04      FRANCISCA JUCÉLIA C. SOUZA              5,5

FOTÓGRAFO / CLASSIFICADO

N0      INSCRITO        PONTUAÇÃO

01      FRANCISCO DAS CHAGAS LEITE SILVA        7,0



21
JUL

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço das operações durante o fim de semana nas rodovias do Rio Grande do Norte. Foram 21 acidentes, sendo que doze terminaram sem vítimas e nove tiveram óbitos. As colisões mais graves ocorreram na BR-304, no km 62,9 em Mossoró e no km 159 em Fernando Pedroza. Dois motociclistas morreram.

Ao todo, os policiais fiscalizaram 1.588 veículos, aplicando 402 notificações. No combate a embriaguez, 321 motoristas foram submetidos ao teste de bafômetro, sendo 36 deles autuados por dirigir sob efeito de álcool. A PRF também recolheu 36 carteiras de habilitação.

Duas pessoas foram presas. Uma por tráfico de drogas e uma por porte ilegal de arma de fogo. Além de 15 pessoas submetidas a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por posse de pequenas quantidades de entorpecentes. 



21
JUL

O Diário Oficial do Estado (D.O.E) de sábado (19), publicou a nomeação em caráter efetivo, de 734 candidatos classificados em concurso público – Edital nº 001/2010-SEARH/SESAP, do Quadro Geral de Pessoal do Estado para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os convocados serão encaminhados para reforçar os serviços da região Metropolitana.

Entre os nomeados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, neste sábado, estão 35 médicos (Clínicos, Pneumologista, Urologista e Ultrassonografista), 174  enfermeiros e 471 técnicos de enfermagem, 22 Farmacêuticos Bioquímicos  e 32 técnicos em Radiologia.

Desde 2012, foram convocados mais de 2300 servidores, para trabalharem na Rede Estadual de Saúde.

Os profissionais convocados devem se apresentar na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), situada no 9° andar do edifício sede da Sesap, na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730 - Centro, Natal, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A relação de exames e documentos necessários se encontra disponível no site da Sesap: www.saude.rn.gov.br.



20
JUL

O deputado Walter Alves, candidato a federal pelo PMDB, participou da Festa da Colheita, em Cruzeta, e do Almoço da Fazenda Furna da Onça, em Currais Novos; eventos tradicionais da região Seridó.

O primeiro dos compromissos do deputado Walter foi em Cruzeta, onde, atendendo ao convite do prefeito Nena Dantas, participou da Festa da Colheita, tradicional evento que apresenta a produção local.

O segundo compromisso foi o Almoço da Fazenda Furna da Onça, organizado, todos os anos, pelo deputado estadual, Ezequiel Ferreira.



20
JUL

Durante os dias 21 a 25 de julho, o Engenheiro Agrônomo, Allisson Américo, da CODESAOP, participará do Encontro Nacional da Embrapa que acontecerá na cidade de Portalegre, localizada no Alto Oeste potiguar. O evento contará com representação de todas as Embrapas do Brasil, sendo elas: Embrapa Meio Norte; Embrapa Milho e Sorgo; Embrapa Semiárido; Embrapa Tabuleiros Costeiros; Embrapa Informação Tecnológicas, DTT (Brasília); MDA, MDS e CODESAOP.

O evento, pioneiro na região, terá o nome de Oficina de Formação em Monitoramento e Avaliação Projetos da Embrapa de Apoio ao PBSM – Ano 2014 e ocorrerá no Hotel Portal da Serra.

O principal objetivo do encontro é a construção de metodologia para o monitoramento e avaliação dos impactos dos projetos da Embrapa no contexto do PBSM – Plano Brasil Sem Miséria.

“É com muito orgulho e satisfação que sediaremos, em nossa região, pela primeira vez, um Encontro Nacional da Embrapa onde, durante cinco dias, estaremos desenvolvendo atividades de avaliação e monitoramento das tecnologias de convivência com o semiárido já implantadas pela empresa nos municípios de Dr. Severiano, Marcelino Vieira, Paraná, Luiz Gomes, Portalegre e Frutuoso Gomes. Essas cidades receberam Fogões Ecoeficientes, Fossas Verdes, Cisternas Calçadão e Enxurrada, com capacidade para 52 mil litros de água”, destacou Allison.

O engenheiro disse, ainda, que, na próxima terça-feira, 23, a equipe estará no município de Dr. Severiano onde irá oficializar a entrega de mais 20 Cisternas Calçadão e Enxurradas para os municípios de Venha-Ver, Coronel João Pessoa, Encanto e Riacho da Cruz. “Convidamos os senhores Prefeitos, Secretários de Agricultura e Técnicos desses Municípios para a solenidade de homologação”, conclamou o Agrônomo, Allisson Américo.

Ainda no dia 23, acontecerão, simultaneamente, visitas aos municípios os quais já têm suas tecnologias implantadas para avaliação e monitoramento de campo.

“Certos da grandiosidade do evento para a nossa região e dos benefícios por ele trazidos, esperamos contar com o apoio de todos os segmentos da sociedade”, finalizou  Allisson Américo.



20
JUL

O jogo duplo e o gesto destemperado de Henrique Alves, ao arrancar o microfone das mãos de ‘Gugu de Elias’, na última sexta-feira, 18, em Pau dos Ferros, NÃO ajudou em nada ao candidato do PMDB ao Governo do RN. Foi, de fato, uma bola nas costas.

Além de não ter conseguido o apoio do DEMocratas, ainda perdeu – e muito – votos dos bacuraus.

“Fiquei com vergonha dessa palhaçada”, disse-me um PMDBista ‘das antigas’, que estava no Hotel Hertz e, como afirmou, saiu do encontro antes do término "com o rabo entre as pernas".

Pelo que soube, a dupla Bráulio Figueiredo/Maison Rêgo, candidatos a prefeito e vice na eleição de 2012, e, ainda, o empresário Xavier Pneus não deram ‘o ar da graça’ la´no evento político.

Parece que a estratégia de Henrique Alves de usar a tese de partida de dominó, querendo bater nas duas pontas (‘Lá e Lô’), não vingou aqui na 'Terra dos Vaqueiros Bravios’.

Assim sendo, o que ‘JÁ’ estava ruim, pode piorar!





20
JUL

Notícias extraoficiais, chegadas à redação, dão conta de que poderá haver um rompimento na sociedade da Clínica de Doenças Renais de Pau dos Ferros-RN.

Segundo informações, o 'casamento de Bebé com Tomé' anda em crise e a separação é questão de poucos dias.

Vamos apurar e voltaremos com maiores detalhes sobre o desfecho.



20
JUL

A visita de Henrique Alves ao Alto Oeste previa uma passagem para conversar com as lideranças locais do DEM portalegrense.

Entretanto, em reunião realizada anteriormente, o líder político, José Augusto, já tinha ouvido o posicionamento, quase unânime, do grupo para evitar o apoio às pretensões de Henrique e Wilma.

Assim, por uma demonstração inequívoca de coerência e respeito aos correligionários portalegrenses, o líder José Augusto não se deu ao trabalho nem de reunir os amigos para ouvir os argumentos de Henrique e Wilma.

Em Portalegre, o DEM já fechou questão e não apoiará Henrique/Wilma e a consequência natural é a abertura de negociações para oficializar o apoio do grupo, totalmente coeso, ao projeto de Robinson e Fátima Bezerra.

Aliás, com o aval dos correligionários, o líder democrata, José Augusto, já tem conversa agendada nos próximos dias com Robinson Faria.

Vamos aguardar...

Do Sertão Potiguar



20
JUL

Foi lançado na última sexta-feira, 18, o programa Mais RN, que contempla estratégias de desenvolvimento econômico do estado até 2035. A solenidade foi realizada no auditório da Casa da Indústria e contou com autoridades, classe empresarial e representantes de entidades de classe, dentre estes o Presidente e o Secretário da CDL de Pau dos Ferros, Edilton Souza e Raimundo Rêgo. Na ocasião, foi lançado o portal Mais RN, que compila dados da economia potiguar. 

Iniciado em 2013, os estudos foram realizados pela Macroplan com parceria das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, e reúne informações com um diagnóstico das principais áreas do estado como economia e educação. Do relatório, saíram as principais potencialidades de investimentos em negócios. O evento teve a apresentação do Diretor Presidente e fundador da Macroplan, Cláudio Porto.

De acordo com a Governadora, Rosalba Ciarlini,  o ‘Mais RN’ surge para dar força ao RN Sustentável, programa do Banco Mundial em conjunto com o Governo do RN, lançado este ano para fomentar o desenvolvimento em todas as áreas no estado, contemplando todos os 167 municípios do estado.

Para a Chefe do Executivo potiguar, as informações reunidas são os instrumentos necessários para os termos de cooperação técnica. “Nós já tínhamos os estudos atualizados, mostrando todo o potencial do nosso estado nas principais áreas, mostrando os caminhos do desenvolvimento e da sustentabilidade para formamos políticas públicas com as devidas orientações técnicas. Esta é uma iniciativa do Governo do RN, FIERN e das instituições parceiras para fortalecer o crescimento do RN nas próximas décadas”, declarou.

Já o presidente da FIERN, Amaro Sales, agradeceu à Governadora pelo empenho no projeto e comentou que o Mais RN é um marco para o estado. “Esse dia entrará para a história do RN. O pacto de cooperação técnica refletirá na indústria, comércio e no empreendedorismo dos mais novos que estão chegando”, encerrou.





20
JUL

Não se fala noutra coisa nas calçadas da fama de Pau dos Ferros e na região do Alto Oeste, senão o vexame sofrido pelo deputado estadual, Gustavo Fernandes, na última sexta-feira, 18, no Hotel Hertz deste município. O assunto está rendendo mais do que arroz solto!

Pois, é. . .

O ‘filho de Elias’, igual a ‘Raimundo Jacó’, no episódio contado pelo rei do baião, Luiz Gonzaga, na música ‘Respeita Januário’, quando ‘pensava que estava agradando’ Henrique Alves - e demais comitiva - que vieram à ‘Cidade Rainha do Alto Oeste no intuito de UNIR ‘bicudos e bacuraus’ num só palanque, teve o microfone arrancado das mãos pelo candidato do PMDB ao governo do RN.

Gustavo, que discursa ruim para ‘dedéu’, estava usando sua oratória, que mais afasta do que agrega, na intenção de afagar os aliados políticos presentes ao evento. Deu errado do começo ao fim.

Num determinado momento do ‘leriado’, depois que nominou sua lista de candidatos ao pleito de outubro, ele começou a vomitar asneiras, referindo-se ao DEM, afirmando que “se o lado de lá estão (sic) se colocando à disposição de dar apoio a você . . .” Foi nessa hora que Henrique, com mão de ferro, tirou o ‘aparelho da boca’ de Gugu Fernandes e o contrariou, afirmando que “eles não estão se colocando à disposição, coisa nenhuma. Vamos ser verdadeiros aqui. Eu é que estou tendo a humildade de procurar para pedir o apoio. O que vão fazer eu não sei, mas da parte deles eu quero ter apenas o respeito para falar"!

Pelo vídeo, percebe-se, nitidamente, que o jovem e inexperiente deputado, Gustavo Fernandes, ficou mais desconfiado do que cachorro em dia de mudança à procura de um buraco para se socar.

É, deputado Gustavo Fernandes, o senhor perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Como disse o Senador/Ministro, Garibaldi Filho, certa vez, num jantar na casa do então prefeito, Leonardo Rêgo, numa noite de FINECAP, "o deputado, além de inexperiente, é atabalhoado"!

Pois diga!



20
JUL

O candidato à Presidência da República pela coligação ‘Muda Brasil’, Aécio Neves, iniciou nesse sábado (19/7) visita à região do Cariri, no sul do estado do Ceará, onde assumiu o compromisso de investir fortemente em favor do desenvolvimento do Nordeste. Ao chegar a Juazeiro do Norte, Aécio citou como exemplo o trabalho desenvolvido nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri e no Norte de Minas em sua gestão como governador de Minas Gerais, região que tem IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) próximo ao da região Nordeste e que, por isso, recebeu atenção especial da gestão estadual.

“Ao fim do meu governo, eu havia gasto três vezes mais por habitante do que se gastava antes, porque você apenas diminui as diferenças tratando de forma desigual aqueles que são desiguais. Vamos tratar essa região com absoluta prioridade no campo da infraestrutura e no fomento das atividades econômicas”, disse ao novamente destacar que seu objetivo é oferecer um Brasil mais generoso aos que mais precisam do apoio do Estado.

Aécio reafirmou o compromisso não só com a manutenção, mas também com o aprimoramento de programas sociais, como o Bolsa Família. Ele rechaçou os boatos que o PT tem espalhado de que sua candidatura seria contra o programa.

“Para cada mentira que eles falarem, vamos dizer 10 verdades”, disse Aécio, que creditou a boataria ao avanço de seu nome nas pesquisas de intenção de voto. “O PT é hoje um partido à beira de um ataque de nervos”, afirmou.

Aécio foi recebido em Juazeiro do Norte pelo ex-governador do Ceará Tasso Jereissati, candidato ao Senado pelo PSDB, e pelo senador Eunício Oliveira, que concorre ao governo cearense pelo PMDB. Ele também foi saudado pelo prefeito da cidade, Raimundo Antônio de Macêdo (PMDB), conhecido como Raimundão, e por uma multidão que o esperava no aeroporto local.

Em seguida, o grupo saiu em carreata formada por mais de 150 automóveis em direção à vizinha cidade do Crato, distante 20 quilômetros. A caravana com bandeiras da candidatura Aécio foi aplaudida durante todo o percurso, até chegar à ExpoCrato, a principal feira agropecuária do Ceará. O evento é uma grande festa no município, atraindo uma multidão para barracas de comidas típicas, parque de diversões e apresentações musicais.

Acompanhado de Tasso Jereissati e do prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos (PMDB), entre outras lideranças políticas do estado, Aécio cumprimentou visitantes da feira, posou para fotos e falou sobre compromissos assumidos junto à população. Para Tasso, a visita de Aécio ao Ceará é o início da candidatura na região Nordeste. A visita à região do Cariri continua neste domingo, 20.



20
JUL

Na última sexta-feira (18), a Governadora, Rosalba Ciarlini, recebeu o Reitor da UERN, Pedro Fernandes, que estava acompanhado do presidente da Associação dos Docentes da UERN, Valdomiro Morais, e da presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da instituição, Rita de Cássia. O Consultor Geral do Estado, José Marcelo, também participou da reunião. 

O objetivo do encontro foi abrir o diálogo sobre a campanha salarial dos servidores da Universidade que pleiteiam reajuste a ser pago a partir de 2015. “Nossa intenção é abrir o diálogo e nos antecipar para evitar desentendimentos futuros”, disse o Reitor.

A Governadora falou sobre a importância de receber os representantes das categorias. “Queremos seguir pelo caminho do diálogo para que possamos planejar as ações e atender as demandas que existem”, destacou a Chefe do Executivo potiguar. 



20
JUL


Candidato a deputado federal visitou feira livre, festa do ex-aluno e campeonato de judô

A cerimônia que concedeu ao presidente estadual do PROS, o vereador natalense, Rafael Motta, o título de cidadão caicoense não foi o único compromisso do candidato a deputado federal em Caicó. Na manhã e tarde desse sábado (19), ele também visitou a feira livre da cidade, participou da festa do ex-aluno do Colégio Diocesano Seridoense (CDS) e assistiu ao Campeonato Regional de Judô.

Desses três compromissos, o primeiro foi a feira livre, onde Rafael Motta tomou café da manhã e elogiou a diversidade gastronômica e a qualidade da carne de sol e do queijo, “reconhecidos pelo mundo inteiro”, conforme frisou. Depois, Rafael foi para a festa do ex-aluno do CDS, um dos colégios mais tradicionais do Rio Grande do Norte.

Lá, Rafael Motta esteve acompanhado pelo amigo e deputado estadual caicoense Vivaldo Costa, também do PROS. Elogiou, inclusive, a feirinha de livros, montada na festa e com o intuito de promover a cultura local. “Muito interessante esse espaço por incentivar a literatura seridoense, com livros apenas de autores de Caicó”, ressaltou Motta.

Depois, Rafael Motta ainda assistiu ao Campeonato Regional de Judô. “Caicó merece elogio pela forma como divulga e ressalta a sua cultura. Por isso, receber o título de cidadão caicoense me deixou muito feliz e honrado. Sem dúvida, aumenta minha responsabilidade por trabalhar pela cidade”, afirmou Rafael Motta. O título e cidadão caicoense foi proposto pela vereadora Mara Costa, também do PROS, e entregue a Rafael Motta em evento realizado na noite da última sexta-feira, 18.



 



20
JUL

Quem esteve na manhã desse sábado, 19 de julho, em Caraúbas/RN, foi o deputado estadual e candidato à reeleição Getúlio Rêgo (DEM), que foi recepcionado, na residência do Presidente do Diretório Municipal do Partido Republicano, Paulo Brasil, por lideranças e correligionários.

A motivação da visita do deputado Getúlio Rêgo ao município foi o apoio já esperado por parte da oposição caraubense a sua candidatura à reeleição.

O evento contou com a presença do empresário e articulador político, o ex-prefeito Eugênio Alves, que, junto com Paulo Brasil, declararam apoio a Getúlio Rêgo na corrida pelo nono mandato consecutivo na Assembleia Legislativa potiguar. 

Icém Caraúbas



18
JUL

A seção Painel, da Folha de S. Paulo, traz outros dados da pesquisa Datafolha que devem estar deixando petistas com as barbas arrepiadas.

Um deles: Aécio Neves (PSDB) cresce em São Paulo. No mês passado, apenas 24% dos eleitores de Geraldo Alckmin escolhiam o presidenciável tucano; agora, são 33% — e, não custa lembrar, o atual governador aparece com 54% das intenções de voto. No primeiro turno, Aécio foi o único nome que cresceu no Estado fora da margem de erro: de 20% para 25%. Dilma oscilou de 23% para 25%, e Eduardo Campos (PSB), de 6% para 8%.

O busílis, no entanto, está no segundo turno: a petista perde para o tucano por 50% a 31%; Campos a venceria por 48% a 32%.

Informa ainda o Painel:

Alerta vermelho - A avaliação do governo Dilma caiu nas grandes cidades brasileiras. O percentual de eleitores que consideram a gestão ótima ou boa recuou de 30% para 25% nos municípios com mais de 500 mil habitantes. A classificação ruim ou péssima subiu de 31% para 37%.

Nuvem carregada – Para estrategistas do PT, as grandes cidades são polos com capacidade de transmitir “carga negativa” ao resto do eleitorado. Por enquanto, a avaliação positiva da presidente nos municípios pequenos permanece estável, em 42%.

Por Reinaldo Azevedo



18
JUL

O Conselho Regional de Contabilidade do RN promoverá, no próximo dia 29, o seminário Prestação de Contas Eleitorais – Eleições Limpas – Aspectos Jurídicos e Contábeis das Eleições de 2014. O evento será realizado em parceria com o TRE/RN e a OAB/RN e acontece no auditório do CRCRN, das 8h às 18h, com participação gratuita. As inscrições estão abertas eletronicamente através do site www.crcrn.org.br, a partir desta sexta-feira (18).

O presidente do Conselho de Contabilidade, João Gregório Júnior, salientou que uma das funções do seminário é difundir as regras para as eleições deste ano. “A obrigatoriedade da assinatura do contador na prestação de contas eleitorais é uma das novidades para este ano, prevista na Resolução n.º 23.406/14, do TSE, divulgada no mês de março. Esse foi um grande avanço não só para a classe, mas, sobretudo, para a sociedade, pois garante maior lisura aos dados apresentados. É preciso que se diga que  uma correta prestação de contas precisa ter coerência. E é isso que a assinatura do profissional contábil vai trazer”, defendeu Gregório Júnior.

Ele acrescentou que o entendimento do TSE é o reconhecimento da importância do profissional de contabilidade no trâmite eleitoral. O Seminário regional está dentro de uma parceria nacional promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) com o objetivo de orientar os profissionais da Contabilidade e candidatos a cargos políticos sobre a Resolução nº 23.406. Tocantins, São Paulo, Mato Grosso e Roraima foram os primeiros estados da federação a receber o Seminário, ainda no mês de junho.

Desde o dia 10 de junho os candidatos já podem começar a realizar gastos e contabilizá-los na prestação de contas eleitoral da eleição deste ano. Entretanto, em relação aos gastos, há exigências como a de que o efetivo desembolso financeiro seja realizado apenas após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato ou do comitê financeiro e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

“A resolução do TSE é bem clara neste sentido ao falar que o dia 10 de junho é o momento a partir do qual, considerada a data efetiva da realização da respectiva convenção partidária, é permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física de comitês financeiros de candidatos e de partidos políticos. Portanto, há a necessidade de observarmos a convenção partidária”, explicou o presidente do CRCRN.



18
JUL

A primeira mobilização de campanha da coligação ‘Liderados Pelo Povo’, no interior do RN, foi realizada na noite dessa quinta-feira (17) na cidade de Mossoró. Um encontro organizado pelo prefeito, Francisco José Júnior (PSD), reuniu centenas de pessoas para apresentação dos candidatos ao Governo, Robinson Faria (PSD), ao Senado, Fátima Bezerra (PT) e o deputado federal Fábio Faria (PSD), que busca a reeleição.

"Fábio é um deputado que tem mostrado trabalho, defende os municípios e tem projetos relevantes tramitando no Congresso Nacional. É um voto consciente, com a certeza de que daremos continuidade a uma grande parceria que beneficiará muito a cidade de Mossoró", disse o prefeito.

Para Fábio Faria, a escolha de Mossoró para ponto de partida da campanha se deve ao fato da segunda cidade mais importante do Estado e "ter dado recente demonstração de maturidade política ao eleger um prefeito jovem, com propostas de uma administração moderna, focada no desenvolvimento econômico e social do município".

O deputado federal, Betinho Rosado (PP), candidato à reeleição, também participou da ‘Festa da Democracia’. 



17
JUL

Informações quentinhas, iguais a pão saindo do forno, dão conta de que a suposta reunião que o candidato Henrique Alves teria com o PMDB de Pau dos Ferros, nesta sexta-feira, 18, no Hotel Hertz, NÃO vai acontecer.

Segundo a fonte, Henrique Alves, igual a quem é traído, foi o último a saber desse encontro que foi agendado sem combinar com ele.

Não estou sabendo, nem marquei e muito menos autorizei ninguém a agendar nenhuma reunião com o PMDB de Pau dos Ferros”, teria dito Henrique Alves, fumando numa catemba, lá pelas bandas de Natal.

A fonte BeM informada do que se passa na política potiguar, ainda disse que o filho de Aluízio Alves, o ‘bacurau’, ficou espumando pela boca, como cachorro doido quando come ‘bola’ recheada de sonrisal, no momento em que soube que o convite - sem sua autorização - estava sendo veiculado por uma emissora de rádio pau-ferrense.

Eita!!!



17
JUL

Na pesquisa anterior, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Campos, 9%.

Instituto ouviu 5.377 eleitores; margem de erro é de dois pontos percentuais.

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (17), mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Aécio Neves (PSDB), com 20%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos últimos dias 1º e 2, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 9%.

Somados, os adversários de Dilma acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição. Um candidato vence a eleição no primeiro turno se consegue mais votos que a soma de todos os rivais.

A pesquisa é a primeira realizada após o início oficial da campanha eleitoral, no último dia 6. Desde essa data, candidatos têm autorização da Justiça Eleitoral para realizar comícios, propaganda na rua e na internet, entre outras atividades de campanha. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em 19 de agosto.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam passou de 11% no começo do mês para 14% agora. Brancos e nulos eram 13%, percentual que se manteve. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha 4%.

Veja os números do Datafolha na pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Dilma Rousseff (PT): 36%
Aécio Neves (PSDB): 20%
Eduardo Campos (PSB): 8%
Pastor Everaldo (PSC): 3%
José Maria (PSTU): 1%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
Eymael (PSDC): 1%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 13%
- Não sabe: 14%

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:

Dilma Rousseff: 44%
Aécio Neves: 40%
- Brancos ou nulos: 10%
- Não sabem: 5%

- Dilma Rousseff: 45%
Eduardo Campos: 38%
- Brancos ou nulos: 11%
- Não sabem: 6%

Rejeição

A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Confira abaixo:

- Dilma Roussef: 35%
Pastor Everaldo: 18%
- Aécio Neves: 17%
Zé Maria: 16%
Eymael e Levy Fidelix: 14%
- Eduardo Campos e Rui Costa: 12%
Luciana GenroMauro Iasi e Eduardo Jorge: 11%
- Não rejeitam ninguém: 11%
- Rejeitam todos: 6%
- Não sabem: 11%

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e na quarta (16). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00219/2014.

Do G1/Brasília 



17
JUL

A Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) do município de Pau dos Ferros já está realizando as inscrições para a Vitrine Cultural Xanana Diógenes deste ano. Os interessados devem procurar a sede da Secult – localizada na Avenida Senador Dinarte Mariz, n° 421, bairro São Benedito – das 8h às 17h, em qualquer dia da semana, até 8 de agosto.

Grupos locais e de cidades e Estados vizinhos, com mais de 10 componentes, podem participar do evento, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. Mostra artística de grande alcance de público, o projeto 2014 tem como tema “Vitrine Cultural: 10 Anos de Sucesso”.

O evento sempre antecede a realização da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), e proporciona à população de Pau dos Ferros e região diversas atrações culturais, enquanto promove dinamicidade, lazer e turismo.

Para mais informações sobre as inscrições, estão disponíveis os números (84) 8170-3645 – Vivo e 
(84) 9653-5487 – TIM.



17
JUL

A Prefeitura de São Miguel/RN, através da Secretaria Municipal do Bem Estar Social, Trabalho e Habitação, entregou camisetas para os participantes dos grupos da ‘Melhor Idade’.

Os Grupos de Convivência para Idosos têm por objetivo oferecer garantia de convívio com oportunidades e ações para o enfrentamento das condições de vida, promover o fortalecimento de laços familiares ou comunitários, proporcionar a socialização ou ressocialização através de atividades sociais, físicas, culturais, recreativas e incentivar a inclusão social evitando o isolamento.

As atividades desenvolvidas junto aos participantes dos grupos são: oficinas de arte e de artesanato, que envolve tanto o público masculino quanto o feminino; palestras educativas; exercícios físicos; mobilização para eventos recreativos como passeios, confraternização e jogos.

As ações são desenvolvidas, semanalmente, por profissionais de diversas áreas nos seguintes grupos: São Miguel Arcanjo- Bairro Alto Santa Tereza, Renovação - Bairro Centro, Idosos Felizes - Bairro Treze de Maio, Alegria de Viver - Sítio Cachoeirinha, Viva a Vida - Bairro Sabino Leite, Vida Feliz – Vila Oiteiro.

Essas atividades contribuem com a melhoria da qualidade de vida das pessoas inseridas nos grupos”, destacou o prefeito, Dario Vieira, reafirmando o compromisso da gestão ‘Cuidando de Nossa Gente’ em continuar desenvolvendo projetos voltados à  ‘Melhor Idade’.









17
JUL

O Ex-prefeito de Pau dos Ferros, que comandou reunião nessa quarta-feira, 16, com aliados do grupo Democratas, formado por ele, pelo atual prefeito Fabrício Torquato, pela vice-prefeita Zélia Leite, vereadores e por militantes do partido, Leonardo Rêgo confirmou a indisposição do grupo em se compor com o PMDB local para apoiar a candidatura do deputado Henrique Alves ao Governo do RN.

"Com o PMDB de Pau dos Ferros eu não me misturo", adiantou Leonardo, explicando que, na reunião de ontem, ele não falou em 'unir' os dois grupos pelo bem de Pau dos Ferros, tampouco “formar dois palanques em torno de Henrique Alves”.

Leonardo disse que ficou acertado que o grupo - e seus militantes-amigos - vão ouvir o candidato Henrique e, da mesma forma, sugerida por ele, que se houver disposição por parte do outro candidato, Robinson Faria, o grupo democrata também irá ouvi-lo.

O ex-gestor pau-ferrense afirmou, ainda, que, no encontro, houve quem não concordasse nem em ouvir Henrique, mas a maioria se propôs a escutar o que o candidato terá a dizer na reunião de amanhã.

Leonardo enfatizou, também, a possibilidade "zero" de estar junto do grupo adversário em Pau dos Ferros. ”Eu disse isso ao próprio Henrique", afirmou.

O grupo ao qual Leonardo se refere é liderado pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo, pelo ex-diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes, e pelo deputado estadual, Gustavo Fernandes.

O ex-prefeito Leonardo Rêgo lembrou que, das duas chapas que disputam o Governo do Rio Grande do Norte, nenhum dos candidatos subiu no palanque deles na campanha de 2012.

"Nem Henrique, nem Robinson, nem Wilma, tampouco Fátima apoiaram nosso projeto político em 2012", disse o ex-prefeito, reafirmando que as reuniões, uma marcada com Henrique, e outra que poderá vir a ser marcada por Robinson, servirão para que o grupo tome uma decisão totalmente afinado.

"O deputado Getúlio deixou claro para o deputado Henrique que não vai impor nada e vai respeitar a condição política de cada município", concluiu Leonardo.

Thaísa Galvão/Com Adaptações



17
JUL

A biometria garante ainda mais segurança dos eleitores brasileiros na hora de votar. Nas Eleições 2014, mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais. No Rio Grande do Norte, 49 municípios vão utilizar o sistema biométrico para a captação de votos. No total serão 1.115.978 eleitores.

A seguir, a relação dos municípios que terão eleição com biometria:

Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Areia Branca, Assú, Baraúna, Barcelona, Bom Jesus, Brejinho, Caraúbas, Carnaubais, Encanto, Equador, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, João Dias, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lucrecia, Macaíba, Macau, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Parelhas, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pilões, Porto do Mangue, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, Ruy Barbosa, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São José de Mipibu, São Tomé, Serra do Mel, Tibau, Timbaúba dos Batistas e Vera Cruz.



17
JUL

Vinte e dois médicos cubanos do Programa Mais Médicos ameaçam abandonar suas atividades em Araçatuba, no interior de São Paulo, porque a prefeitura da cidade - administrada pelo PT - não pagou os auxílios de moradia e alimentação devidos a eles. Além de não pagá-los, segundo eles, a prefeitura também os constrange ao cobrar notas fiscais e comprovantes dos gastos com os auxílios.

Os médicos também acusam a prefeitura de se negar a fazer os repasses individuais a eles - conforme determina a lei - quando o médico é casado com outro profissional do mesmo programa. Para piorar, a prefeitura anunciou que reduzirá em 32% o valor do auxílio-moradia aos profissionais cubanos.

Pela portaria interministerial 1.369, de 8 de julho de 2013, que regulamenta o Programa Mais Médicos, o pagamento dos auxílios é uma obrigação que cabe a cada município incluído no programa. Os municípios são obrigados a arcar com o fornecimento de moradia, alimentação, água e transporte dos profissionais, enquanto o salário é pago pelo governo federal

Por causa da situação, os médicos dizem que querem deixar a cidade e procurar "outros municípios, onde seremos mais respeitados". Cada médico recebe R$ 2,5 mil de auxílio moradia e R$ 500,00 de auxílio alimentação. Esses benefícios deveriam ter sido pagos no dia 1° deste mês

"Com o atraso não temos dinheiro para pagar o aluguel e as outras despesas com energia elétrica, gás, condomínio e água", contou um casal de médicos cubanos que pediu para não ser identificado. O casal disse que a Prefeitura também não quer pagar os auxílios individuais para cada um. "Eles querem que a gente receba somente um auxílio para cada casal, pensamos que isso não é legal", afirmou o casal.

Na terça-feira, 15, a prefeitura, além de não pagar os médicos, anunciou que reduzirá o valor do auxílio-moradia. Os auxílios foram instituídos por lei municipal, de 30 de dezembro de 2013, que estabeleceu o valor máximo de até R$ 2,5 mil para auxílio-moradia e R$ 500 para auxílio-alimentação.




17
JUL

A prática é feita sem o acompanhamento de um especialista, representando grave risco à saúde da população. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) se posiciona em sinal de alerta e pede para que as pessoas não comprem o produto sem a indicação de um cirurgião-dentista, pois prejudicam sua saúde bucal, muitas vezes sem recuperação.

Para o cirurgião-dentista Ricardo Cruz, presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) – que reúne ortodontistas de todo o País –, é preocupante o uso desses produtos por pessoas não habilitadas e sem a regulamentação da Agência Nacional  de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois a cola usada para fixar os aparelhos pode prejudicar o esmalte dos dentes e trazer lesões na mucosa da boca, além de causar problemas ao organismo, por se tratar da ingestão de um produto tóxico, “com o risco, inclusive, do uso de produtos cancerígenos, podendo causar retração na gengiva, perda óssea e lesões que levam à perda dos dentes”, diz Cruz.

Segundo levantamento da Anvisa, todos os produtos usados em tratamentos que entram em contato com o corpo humano devem ser regularizados na agência. De acordo com o mestre em Odontologia Legal, Malthus Galvão, pelo Código Penal, podemos cogitar o crime de “Lesão Corporal”, culposo ou até doloso, por dolo eventual, hipótese em que o autor assume o risco de produzir o resultado. No mesmo diploma legal, o crime de “Perigo para a vida ou saúde de outrem” também pode ser cometido.

Os jovens estão usando até cerdas de vassouras como fios para chamar atenção, pelas cores diferentes e, segundo os adolescentes, esses aparelhos coloridos representam um símbolo de ostentação, com isso, o que seria para corrigir problemas de fala e de dentição, entre outros, virou símbolo de poder econômico. No entanto, há o perigo do modismo se espalhar por todo o País, criando uma rede clandestina de venda e se instalando como um problema de saúde pública.



16
JUL

Faleceu na tarde desta quarta-feira, 16, por volta das 15h45min, vítima de infarto, o servidor aposentado da Caern, distrito de Pau dos Ferros, Antônio Ferreira Neto, 57 anos. Ele ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Regional, mas os médicos não conseguiram reanimá-lo.

O corpo está sendo velado na sua residência, localizada na rua ‘13 de Maio’, 625, de onde sairá para sepultamento, nesta quinta-feira, 17, às 16h, no Cemitério Público ‘Parque da Saudade’.

Antônio deixa viúva a senhora Maria Augusta (diretora da E.E. ‘4 de Setembro’) e duas filhas.

O blog estende votos de pesar à família enlutada!



Usuários On-line: 5
Julho 2014
DSTQQSS
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31




































































Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.