21
SET

Na noite desse sábado, 20, o município de Encanto, na região do Alto Oeste potiguar, foi palco para a realização de um grande comício para receber o Deputado Estadual, Getúlio Rêgo, mostrando que a população continua ao lado daquele que mais fez pela ‘Terra de São Sebastião’.

Na 'Festa da Democracia', estiveram presentes o Prefeito, Alberone Neri, o vice-prefeito, Alex,  vereadores, o ex-gestor de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, lideranças políticas locais, além do ‘Médico Amigo’, Getúlio Rêgo.

O Prefeito Alberone destacou que a multidão que foi à praça pública para agradecer a Getúlio por todo o trabalho e dedicação que ele tem dado ao povo do Encanto, sempre presente, com serviço prestado e respeito ao cidadão. “Ele é um parlamentar presente, coerente e todos conhecem os serviços prestados por Getúlio. Por isso Alberone e todo o Encanto, vota 25.110”, declarou o Prefeito.

“Quero agradecer a todos, nesta noite, por se fazerem presentes, por estarem aqui demostrando que confiam no nosso trabalho, que vão confiar seu voto em Getúlio Rêgo para ser o representante de vocês, pela nona vez, na Assembleia Legislativa”, afirmou Getúlio Rêgo.







21
SET

A "Caravana da Mudança", de Wilma de Faria e Henrique Alves, passa neste domingo (21) por várias regiões do Rio Grande do Norte: Potengi, Seridó Central e Vale do Assú.

No início da tarde, as cidades visitadas foram Santa Maria e Riachuelo, onde as prefeitas Celina Amélia Câmara de Moura (PMDB) e Mara Lourdes Cavalcanti (PROS) pediram votos para Wilma e Henrique, relatando o muito que fizeram por suas cidades.

"Quem tiver honestidade no coração vai votar em Wilma pra senadora. Temos uma governadora hoje que nada ajuda os municípios. Mas na época de Wilma era diferente. Riachuelo deve muito a Wilma. Por isso no dia 5 de outubro o povo de Riachuelo vai votar 400".

Já Celina, assegurou: "Assim como na nossa eleição, quando abriram as urnas só deu Celina, no próximo dia 5 de outubro vamos ver a vitória de Henrique e a de Wilma em Santa Maria".

Nas duas cidades, Wilma ressaltou o quanto pretende trabalhar em Brasília para ajudar as cidades. "A concentração de recursos na União prejudica os municípios. E vamos trabalhar para mudar essa concentração de renda", frisou.

A candidata comentou ainda sobre levantamentos de intenções de votos. "Os adversários estão alardeando pesquisas que não são verdadeiras. Mas vamos mostrar que a realidade é outra. Se cuidem porque Wilma e o povo vão trabalhar para termos uma vitória bonita no dia 5 de outubro. Vitória só se constrói com união com o povo, como as muitas que tive".

Henrique reconheceu a importância da união com Wilma na sua campanha. "Vou ganhar e o muito dessa vitória é por causa do apoio de Wilma. Por isso temos que ajudar ela a ser  senadora. Wilma, eles estão nervosos, porque achavam iam eleger uma senadora para atender os interesses de um partido e o Rio Grande do Norte não quer isso. Quer uma senadora que defenda o povo, que é Wilma".

A caravana conta com participação do ministro Garibaldi Filho e do deputado estadual candidato à reeleição, Raimundo Fernandes. Em Riachuelo, estavam o ex-prefeito Marcílio (PMDB), o vice-prefeito Francisco Caetano de Sena Neto (DEM) e vários vereadores. Já em Santa Maria, o vice-prefeito Nequinho (DEM).

Os candidatos seguem para Caiçara do Rio do Vento, Lajes, Fernando Pedrosa, Angicos e Assu, onde o deputado estadual candidato à reeleição, George Soares, realiza grande mobilização em comemoração ao seu aniversário.



21
SET

Eleições gerais em perguntas e respostas. Análise de questões práticas à luz da jurisprudência do TSE. Este é o livro de Artur Cortez Bonifácio, Doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP e Membro da Corte Eleitoral do TRE/RN, e Paulo Roberto Almeida, Especialista em Direito Público e Chefe de Cartório da 46ª Zona Eleitoral. O prefácio é de Dr. Gilberto Barroso, Procurador Regional Eleitoral do RN.

O livro, que será lançado na próxima quinta-feira, dia  25,  às 19h, na Livraria Saraiva no Midway Mall, tem o propósito de apresentar respostas às principais questões de ordem jurídica vivenciadas na prática das eleições pelos seus atores principais (advogados, candidatos, contadores, Assessores Jurídicos, Membros do Ministério Público e Juízes Eleitorais), de forma didática, objetiva e fundamentada, de acordo com a atual jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).     

Os assuntos abordados na obra foram divididos conforme o caminhar do processo eleitoral: registro de candidaturas, propaganda política, pesquisas eleitorais, poder de polícia, direito de resposta, condutas vedadas aos agentes públicos, captação ilícita de sufrágio, arrecadação de recursos gastos de campanha, prestação de contas e diplomação. O trabalho incorpora os recentes diplomas legais, a saber: a Lei Complementar n.º 135, de 4 de junho de 2010 (Lei da Ficha Limpa), que alterou substancialmente a lei das inelegibilidades (Lei Complementar n.º 64/1990), bem como a Lei n.º 12.891, de 11 de dezembro de 2013, conhecida como “Minirreforma Eleitoral”, que alterou significativamente a Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/1997). 

Contendo 263 páginas, está dividida em oito capítulos e inclui tabelas esquemáticas comparativas das mudanças inseridas na lei da minirreforma eleitoral, esquemas das condutas sobre “o que pode e o que não pode” na propaganda eleitoral, bem como relaciona os principais crimes eleitorais em matéria de eleições.     

Apesar de ser um livro lançado a poucos dias das eleições, o seu conteúdo vai além do que ocorre antes e durante as eleições de 2014, pois trata de forma específica de temas que ocorrem posteriormente, ao exemplo das prestações de contas de campanha dos candidatos e a diplomação, bem como trata de questões que seguramente se repetirão na vindoura eleição municipal. 



20
SET



20
SET

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, afirmou, nesta sexta-feira (19/09), que a pesquisa Datafolha confirma a chegada da Onda da Razão. Para ele, os eleitores estão mais atentos às propostas dos candidatos nas três últimas semanas de campanha, o que o levará para o segundo turno da disputa presidencial.

“A pesquisa aponta na direção daquilo que já estamos percebendo em todo o Brasil. A nossa candidatura cresce em praticamente todas as regiões e já temos, a partir das avaliações internas que fazemos, sinais maiores do que as pesquisas demonstram”, disse Aécio.

Aécio destacou que sua candidatura é a única em condições de derrotar a candidata do PT, Dilma Rousseff, e conduzir um governo que fortaleça a economia e melhore os índices sociais dos brasileiros.

Chegarei ao segundo turno porque a minha candidatura, e a própria pesquisa divulgada sinaliza nessa direção, é aquela que vencerá o PT no segundo turno. A minha candidatura é a que permitirá o fim desse ciclo perverso de governo do PT que fracassou na condução da economia, fracassou na melhoria dos nossos indicadores sociais e pode colocar no lugar um governo que funcione”, afirmou.

Pesquisa

Aécio subiu dois pontos percentuais, chegando a 17%, diminuindo a diferença para as demais candidatas no primeiro turno. Na análise da segunda rodada de votação, Aécio avançou e chegou a 39%, enquanto Dilma manteve-se estacionada.

O Datafolha reforça o quadro apresentado pelo Ibope na terça-feira (16/09), em que Aécio foi o único presidenciável que subiu em todos os cenários. O Datafolha ouviu 5.340 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais.

Dilma e Marina rejeitadas

De acordo com o levantamento divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (19/9), Aécio tem a menor rejeição entre os principais presidenciáveis. A atual presidente lidera a rejeição, seguida da candidata Marina Silva. 



20
SET

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil de Pau dos Ferros, que responde pela comarca de Riacho de Santana. O pai foi ouvido e autuado.

Um agricultor de 42 anos foi preso em flagrante após ser denunciado por agredir fisicamente e causar lesões no próprio filho de apenas 9 anos. O crime, caracterizado como tortura, foi registrado na cidade de Riacho de Santana-RN, na noite de quinta-feira, 18, e o suspeito da agressão foi detido pela Polícia Militar local.

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil de Pau dos Ferros, que responde pela comarca de Riacho de Santana. O pai foi ouvido e autuado pelo delegado regional Inácio Rodrigues e está detido em uma das celas do Centro de Detenção Provisório (CDP) de Pau dos Ferros, onde ficará aguardando decisão da justiça.

A criança passou por exames que confirmaram as agressões, pois apresentava vários hematomas pelo corpo. A vítima reside no Sítio Quintas, zona rural do município de Riacho de Santana, em companhia dos pais. Agressão à criança e ao adolescente é crime previsto no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA). Segundo o estatuto, encontra-se vedada qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão contra a criança e o adolescente, sendo punida qualquer ação ou omissão aos seus direitos fundamentais, do Art. 5º do ECA.

Gazeta do Oeste
Foto: Nosso Paraná



20
SET

O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros irá coordenar um grupo de trabalho cujo objetivo será fortalecer a agricultura familiar no Alto Oeste potiguar, a partir da implementação ou aperfeiçoamento do sistema de aquisição de alimentos para a merenda escolar, por parte das prefeituras da região. A criação desse grupo foi proposta pelo procurador da República Marcos de Jesus, durante audiência pública realizada no último dia 11.

A audiência teve como tema a utilização de alimentos provenientes da agricultura familiar na merenda escolar do Município de Pau dos Ferros e foi realizada no auditório do IFRN de Pau dos Ferros. Um dos objetivos era apurar se o poder público vem cumprindo o percentual mínimo de alimentos da agricultura familiar que devem ser incluídos na merenda dos alunos.

De acordo com o artigo 14 da Lei 11.947/90, no mínimo 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na aquisição de “gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações”.

Composição - Do grupo de trabalho farão parte representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Emater, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetarn), Diretoria Regional de Alimentação Escolar (8º Drae), Diretoria Regional de Educação (15ª Dired), Idiarn e Colônia de Pescadores Z27.

A primeira reunião deve ocorrer na próxima quinta-feira, dia 25, e serão discutidos temas como as regras das futuras chamadas públicas, os preços médios dos produtos da agricultura familiar e mesmo a localização das Associações e identificação de agricultores, entre outros assuntos.

Da audiência participaram representantes das associações de produtores familiares, da Emater, das secretarias de educação do Estado e do Município, do Sebrae, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Fetarn, além de diversos cidadãos que acompanharam os debates e também fizeram uso da palavra.



20
SET

O Prefeito de Antônio Martins, Zé Júlio, realizou nessa sexta-feira, 19, uma enorme mobilização política na cidade em apoio ao candidato a deputado estadual Galeno Torquato. Todo o grupo político e a população local saíram às ruas numa grande carreta para recepcionar Galeno Torquato.

Zé Júlio, assim como Galeno, é médico, gestor de um pequeno município do Alto Oeste potiguar, e, por isso, em palanque, o prefeito ressaltou a importância de eleger um deputado estadual da região; um jovem político que já tem serviços prestados e que terminou uma administração municipal com mais de 80% de aprovação.

Galeno elogiou o trabalho que o Prefeito Zé Julio tem desenvolvido pelo município nos últimos anos, agradeceu o apoio e a confiança da população e se comprometeu em trabalhar pelo município de Antônio Martins, ajudando o Prefeito e atendendo as demandas das famílias e comunidades locais.

Galeno ressaltou a amizade pessoal que tem com o Prefeito Zé Julio, que conhece o seu trabalho e que, assim como ele, tem compromisso com o serviço público. O grande comício em Antônio Martins finalizou a agenda do dia de Galeno Torquato, que esteve também com grupos políticos que o apoiam nos municípios de Apodi e Caraúbas. O candidato ainda realizou um comício relâmpago em Frutuoso Gomes. 





20
SET

A caminhada era para ser das mulheres, mas contagiou os homens, as crianças, os idosos, fazendo com que cerca de 10 mil santa cruzenses fossem às ruas na noite desta sexta-feira (19) para acompanhar os candidatos da "União pela Mudança", nesta que foi a maior mobilização do Trairi.

Organizada pelo deputado estadual candidato à reeleição, Tomba Farias, e sua mulher, a prefeita Fernanda Costa, a passeata percorreu várias ruas com milhares de pessoas dançando e cantando os jingles dos candidatos da coligação, numa demonstração que emocionou a candidata ao Senado, Wilma de Faria, a esposa do candidato a governador Henrique Alves, Laurita Arruda, e o candidato a deputado federal, vereador Rafael Motta.

"Essa guerreira está emocionada. Tomba, você deu show com essa multidão nas ruas, mas nosso parabéns maior vai para o povo de Santa Cruz", ressaltou a ex-governadora, que enfatizou as dificuldades vivenciadas pelas mulheres. "Essa mulher aqui foi a primeira deputada federal do Rio Grande do Norte, a primeira prefeita da capital e a primeira mulher a governar o estado. Talvez pareça muito atrevimento, mas é coragem e ousadia que nós, mulheres, temos".

Wilma observou que, por onde passou, foi bem avaliada e deixou saudade, como muitos potiguares dizem aonde quer que vá. "Por isso não estou preocupada e sigo firme e forte. Sei que o povo está conosco e nos dará a vitória mais uma vez para trabalharmos muito mais por todo o Rio Grande do Norte".

Segundo a prefeita Fernanda, "a verdadeira senadora de Santa Cruz é Wilma, que foi quem trabalhou, quem tem história com nosso povo, diferente de outros que sequer recebem prefeitos e escutam nossos problemas quando vamos em busca de soluções para nossa terra e nosso povo. Wilma foi uma governadora municipalista e é de uma senadora assim que estamos precisando".

Já Tomba enfatizou: "Toda vez que procurei Wilma, ela me ajudou. Foi assim quando procurei para fazer calçamentos, para terminar o teatro, pra fazer a Vila de Todos, para concluir o Auto de Santa Rita e para tantas outras coisas. Para ajudar Fernanda a fazer muito mais por Santa Cruz, me ajudem votando em Wilma".

Laurita, que representava Henrique, observou a maior defesa do candidato a governador nesta campanha: "Henrique costuma dizer que para ele o que vale é o voto casado com o Senado, de como é importante Wilma vencer a eleição para ajudá-lo. Vocês precisam eleger essa senadora que vai lutar pelo povo e não vai baixar a cabeça pro seu partido, como outros por aí".

Rafael Motta frisou o acirramento da campanha para o Senado, destacando a capacidade de Wilma para vencer eleições difíceis. "A maior pesquisa é no dia 5 de outubro. E tenho certeza que Wilma, que faz da adversidade a oportunidade de mais crescimento, será a senadora eleita no Rio Grande do Norte".



20
SET

No dia 21 de dezembro de 1982, portanto, há quase 32 anos, o município de São Miguel, localizado na região do Alto Oeste do RN, tomava conhecimento da morte do Monsenhor José Aires Neto, acontecimento que causou tristeza na população da ‘Terra do Arcanjo’.

Mesmo nesse período todo de sua partida para outro plano, sua história continua viva na memória de seus paroquianos.

E para homenagear esta figura histórica no município serrano, a Prefeitura de São Miguel, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e o Grupo ‘Três Corações’, juntamente com os colaboradores, têm a honra de apresentar a I Exposição Fotográfica Monsenhor José Aires Neto.

Na exposição serão mostrados vários objetos que pertenceram ao religioso e 70 fotografias que contam a sua trajetória em São Miguel e região. Todo esse acervo fará parte do Memorial Monsenhor José Aires. A exposição será aberta ao público, nos dias 26 e 27 de setembro, na Biblioteca Municipal ‘Raimundo Guimarães Nunes’, em São Miguel.





20
SET
A Prefeitura de Pau dos Ferros, na gestão do prefeito Fabrício Torquato e do empenho das pastas de governo, tem realizado importantes obras na cidade, geradoras de benefícios à população.

Atualmente, além da construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da urbanização da Avenida Dinarte Mariz, no bairro São Benedito, uma obra percebida por todos é a reforma da Praça ‘José Lopes Chaves’, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade.

Iniciados no mês de julho, os serviços na José Lopes Chaves, num curto espaço de tempo,  serão revertidos em uma melhor qualidade de vida dos pau-ferrenses. No local, que está sendo modernizado, funcionará um pólo de academia, com espaços destinados à atividade física. A prevenção de doenças e promoção da saúde é um dos objetivos da reforma, a qual está avaliada em R$ 223.233,91.

No planejamento da obra, o chefe do Executivo municipal e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), decidiram por preservar a arborização existente na praça. Contudo, recentemente, depois da análise de laudos técnicos, houve a necessidade da retirada de algumas árvores. “Como no decorrer da reforma foi observada a fragilidade de alguns coqueiros, foi preciso retirá-los, porém, mantendo as demais árvores intactas”, disse a secretária Fátima Araújo.

Ainda segundo a titular da pasta de Meio Ambiente, a secretaria tem tentado preservar e acompanhar toda a arborização do local. De acordo com Fátima Araújo, esse trabalho não tem sido fácil, porque as raízes de muitas plantas estão prejudicadas. Em breve, serão colocadas manilhas (tubos de concreto) para a adubagem e manutenção adequada das árvores.

“A Prefeitura de Pau dos Ferros tem uma luta constante em prol da preservação e conservação da arborização do município, ponto preponderante para a cidade se tornar mais bonita e ambientalmente equilibrada”, enfatizou Fátima Araújo, ao lembrar a responsabilidade da gestão atual na realização de qualquer serviço público.

A Sema também informou que o projeto da Praça José Lopes Chaves inclui nova arborização. Portanto, logo mais plantas irão se juntar as já existentes. Um cenário que se prepara para bem atender a população.




Maquetes da Praça



19
SET

O prefeito do Encanto/RN, Alberone Neri (DEM) comandará neste sábado, 20, grande mobilização política com a presença do Deputado Estadual Getúlio Rêgo. O ato político terá início a partir das 19h, na praça da Matriz, e servirá para reforçar o compromisso da  maioria do povo de Encanto com este grande parlamentar que tem contribuído, de forma substancial, com  a administração do município.

O evento reforçará o apoio do prefeito Alberone, Vice-prefeito Alex Medeiros, Vereradores, Nonato Guedes, Rosa Queiroz, Suerleido, Anchieta Fernandes e Atevaldo Nazário e demais lideranças locais ligadas ao grupo do prefeito Encantense à postulação de Getúlio rumo ao nono mandato consecutivo na Assembleia Leguslativa do RN.

Ao mesmo tempo em que ultima os preparativos para a grande movimentação política, o Prefeito, Alberone Neri, ao lado do Vice prefeito, Alex Medeiros, estão visitando as comunidades do município apresentando seus candidatos às eleições deste ano. Alberone informou que está para concluir a zona rural e, nestes últimos dias de campanha, deverá percorrer a zona urbana da ‘Terra de São Sebastião’.



19
SET

Após o esclarecimento realizado pela Prefeita Klébia Bessa, na audiência na Comarca de Portalegre-RN, reconheço que a matéria publicada em meu blog, no tocante a um suposto Corte de Energia no Prédio do Centro de Reabilitação ‘Jacob Bessa’, no município de Taboleiro Grande-RN, é inverídica.

O que ocorreu, naquele período, é que o corte de energia, na verdade, foi de um barraco (quiosque), de cor azul, que fica próximo à unidade de saúde. Desta feita, reconheço o meu erro e me retrato, publicamente, pelos comentários realizados no Blog e, também, pessoalmente, à pessoa física da Prefeita, Klébia Bessa, com a qual não tenho nenhum problema pessoal, tampouco político, e a quem peço minhas escusas pela matéria inverídica sobre sua gestão.

Saliento, todavia, que a postagem foi reproduzida pegando como base - e pauta jornalística - algumas postagens do facebook de moradores do município de Taboleiro Grande que, alheios à realidade dos fatos, talvez por questões políticas, exibiram fotos de um suposto corte no fornecimeno de energia elétrica nessa rede social; que teve 17 curtidas, 24 comentários e dois compartilhamentos endossando uma falsa notícia que, assim como fez o Jornal de Fato de Mossoró, recentemente, também induziu toda imprensa do RN a cometer ‘BARRIGADAS’ sobre a cassação do mandato eletivo da prefeita, Klébia Bessa, no TSE – um episódio de grandes proporções que, assim com este,  não aconteceu.





19
SET

Esta sexta-feira (19) é o último dia em que as autoridades podem deter ou prender candidatos a cargos eletivos nas eleições gerais deste ano. A partir deste sábado (20), quando faltarão 15 dias para o primeiro turno das Eleições 2014, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. É o que estabelece o parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

O mesmo artigo determina também que, a partir de 30 de setembro (cinco dias antes da eleição) até 48 horas após o término do pleito, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

Segundo turno

Da mesma forma, o candidato que concorrer ao segundo turno para presidente da República ou governador de Estado não poderá ser preso ou detido a partir de 11 de outubro, salvo em flagrante delito. O segundo turno da eleição será no dia 26 de outubro.

A partir de 21 de outubro até 48 horas após o encerramento da eleição em segundo turno, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou devido à condenação criminal por crime inafiançável, ou, ainda, por descumprimento a salvo-conduto.



19
SET

Sob orientação do Professor Ms. Márcio Monteiro Maia, discentes do Campus do IFRN Pau dos Ferros estão produzindo diversos vídeos curta-metragem  com temáticas sociais e culturais da região do Alto Oeste Potiguar. Os curtas estão sendo apresentados pelos alunos do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, além dos alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, Apicultura e Informática. Os curtas começaram a ser apresentado no último dia 15 e se estenderá até 24 de setembro, durante as aulas de sociologia.

Os vídeos são produzidos a partir de pesquisa social na região, visando a identificação das expressões culturais como lendas locais, autos, danças, música, folclore, turismo, além das problemáticas sociais relevantes como minorias, impactos da seca, desigualdade social, diversidade religiosa, feiras livres e assuntos polêmicos como aborto, legalização de drogas, gravidez na adolescência e preconceitos em suas diversas manifestações.

Segundo o Professor Márcio, a atividade é fruto de um projeto piloto de experiência avaliativa e destaca: “A atividade visa proporcionar aos alunos vivências de aprendizagem, capazes de fomentar sua formação crítica através do contato com realidades e temas de relevância global a partir do local.”

O material produzido deverá ser utilizado para a elaboração de uma mostra de vídeos curta-metragem no Campus, produzidos pelos alunos, que proporcionarão espaço para discussão de temas e contribuição na formação integral.

O projeto foi construído em conjunto com a monitoria de Sociologia, através da Aluna Raquel Cardoso, e contou com a colaboração de alunos do 3º do Curso Técnico Integrado em Informática por meio de suas experiências na produção de dois vídeos, apresentados por Karine Lopes e Felipe Alison.



19
SET

Nesta data, há alguns anos, nasceu SOCORRO Capote, a responsável direta por minha vinda ao à Terra. Não sei se o Planeta ganhou alguma coisa com isso; nem os demais habitantes. Mas, tenho certeza absoluta que ela achou muito bom me conceber e, num gesto divinal, “ter soprado nas minhas narinas o fôlego de vida”. Do contrário, teria interrompido a gravidez, como fazem, de forma espontânea, algumas mulheres rotuladas de “mães”; e eu, inadvertidamente, teria ido pro beleléu - sem, ao menos, ter dado minha contribuição para a perpetuação da espécie Capote.

Hoje, estou aqui, como um fruto sagrado de seu ventre, somado aos sete bilhões de passageiros desta espaçonave que não sabemos, ainda, até aonde vai e quando interromperá a sua viagem. 

Agradeço a Deus por isso. Porque uma mãe, de verdade, além do seu materno e abençoado papel natural, quando precisa, também exerce a função de pai, médica, enfermeira, professora - e tudo quanto estiver ao seu alcance - só para ver o filho bem e feliz!

Minha mãe e eu, sem estarmos inseridos no "Complexo de Édipo", temos algumas coisas em comum. Além da baixa estatura, somos, também, apreciadores das mesmas iguarias, principalmente das preparadas por ela, torcemos pelo Fluminense e, via de regra, somos afeitos à mesma corrente política. Dificilmente há, entre nós, um choque de opiniões. Não raro, convergirmos em todos nossos ideais e pontos de vista, salvo quando o assunto permeia pelo campo etílico; posto que ela, diferentemente de mim, não aprecia nem os bons vinhos portugueses envelhecidos em barris de carvalho.

Mesmo contrariado, haja vista que não comemoro aniversário natalício por defender a tese de que, a cada ano, celebramos ou choramos MENOS UM ANO de vida, dedico à minha genitora a música “MÃE”, de autoria da dupla “Os Nonatos”, pelo fato da canção ter uma letra que, na essência, sintetiza muito bem o que é ser a representante legal do Criador aqui no plano terrestre.

Ei-la: 





18
SET



18
SET

O 2.º decêndio de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será creditado nesta sexta-feira, 19, é  de R$ 557.048.676,91 - descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O montante bruto, sem a retenção, é de R$ 696.310.846,14.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), este repasse teve um aumento de 11% em relação a estimativa da Receita Federal. Em termos reais, quando se considera a inflação, houve crescimento de 31,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Após este decêndio, o acumulado do FPM em 2014 é de R$ 56,719 bilhões - crescimento de 5,1%, em termos reais. No mesmo período de 2013, o acumulado ficou em R$ 53,960 bilhões.



18
SET

A cidade de Areia Branca parou na noite desta quinta-feira (18) para receber a maior caravana que já viu nesta campanha até o momento - de Wilma de Faria e Henrique Alves.

Nas calçadas, nas esquinas, nas praças e em todos os lugares, crianças, jovens e idosos acenaram positivamente para os candidatos durante carreata que percorreu varias ruas da cidade.

Ao lado da vice-prefeita Lidiane Michele Campos Garcia (PSB), do ex-prefeito candidato a deputado estadual Manoel Cunha, o Sousa (PP), do presidente da Câmara, Sandro, e dos vereadores Duarte Júnior, Aldo, Netinho e Djalma - a ex-governadora e o presidente da Câmara Federal tiveram uma das maiores receptividades desta eleição.

"Tenho muito prazer de estar vivendo mais uma vez essa festa democrática. Por isso, peço o voto de vocês, porque só se ganha eleição com apoio popular. E quero deixar claro que a gente vai continuar trabalhando para ajudar os municípios, como fiz quando era governadora e levei investimentos para todo o Rio Grande do Norte", disse Wilma.

A ex-governadora relatou vários investimentos que levou para Areia Branca, como a ampliação do Hospital Sara Kubitchek, construções de escolas, estradas e várias ações sociais. "Ampliamos o programa do leite, pagávamos os servidores em dia e as coisas funcionavam. E essa união com Henrique Alves e seu PMDB, além de mais 17 partidos, é importante para resgatarmos tudo isso e fazer muito mais", explicou.

Para Sousa, a calorosa receptividade demonstra que os moradores da cidade querem Wilma senadora e Henrique governador, porque trabalham muito pelo interior. "Wilma me ajudou a fazer hospital, trouxe o Restaurante Popular, entre tantas outras coisas, e se já foi minha grande parceira, imagine eu deputado e ela senadora o que ainda faremos por Areja Branca?", questionou. "Só junta essa quantidade de gente em um comício numa noite de quinta quem tem muito serviço prestado. Quero agradecer a todos que mandaram beijos e acenaram positivamente".



18
SET

Tive a honra e a grata satisfação de receber nesta quinta-feira, 18, em Pau dos Ferros, a visita do amigo e ex-colega de classe no Curso de Letras da UERN/CAMEAM, nos anos 90, o alexandriense, George Veras (ao centro). Ele veio me presentear com o livro ‘Patronos Escolares’, que compilou pegando recortes de jornais com perfis traçados de insignes vultos potiguares pelo escritor, Manoel Jácome de Lima (in memorian), que estavam reunidos, há anos, numa pasta bastante preservada na casa de familiares do autor, que faleceu em 1980, aos 92 anos. Também ganhei um cordel sobre a Origem e História de Alexandria.

A obra, que foi lançada pelo Instituto ‘Zulmirinha Veras’ e a União Brasileira de Escritores do RN, versa sobre a história dos ‘Grupos Escolares’, que foram criados em cada município sede de comarcas no RN pelo Governador Alberto Maranhão, em 1907, e traz os dados bibliográficos de cada figura histórica, representativa da elite cultural e político-social potiguar, que emprestou seu nome às 41 unidades de ensino. Dentre estas, desfilam pessoas renomadas como: Nísia Floresta, Augusto Severo e Auta de Souza.

Consta, também, no rol de personalidades, o comerciante e político altooestano, Joaquim Correia, que batizou o ’Grupo Escolar’ de Pau dos Ferros, construído por ele em 1910, e onde, hoje, está instalado o ‘Centro Cultural’ homônimo.  

George Veras, o organizador do brilhante compêndio, também é advogado militante, mas dedica parte de seu precioso tempo para atuar, incessantemente, no setor cultural com ênfase para a realização de pesquisas históricas e o incentivo à revelação de valores; notadamente no campo literário. Ele é sócio-fundador do Instituto ‘Zulmirinha Veras’, em Alexandria, e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, do qual é diretor-financeiro.



18
SET

Em reunião com alguns segmentos da sociedade, escolas e setor empresarial, o articulador do Selo Unicef e chefe de Gabinete da Prefeitura de São Miguel-RN, José Barbosa, juntamente com o CMDCA e equipe intersetorial, oficializou, nesta quinta-feira, 18, na Secretaria Municipal de Educação, algumas ações do Selo Unicef edição 2013-2016.

As ações são a ‘Semana do Bebê’ e Projeto ‘Criança Feliz’, que acontece de 05 a 12 de outubro; a Assembleia do Núcleo de Participação e Desenvolvimento d@ Adolescente; e o Projeto ‘Autoridades Mirins’, que acontece em alusão ao aniversário de emancipação do Município de São Miguel no dia 11 de dezembro.

Estiveram presentes, além da equipe setorial, formada pelos secretários municipais, o CMDA, os diretores da rede municipal de ensino, Escola Gilney de Souza, profissionais da área da Saúde, CREAS e CRAS, representante dos artistas da terra, Carla Talita, representante da arte cênica, Edicarlos Oliveira e o Conselho Tutelar, que vem dando uma parcela de contribuição imprescindível na seguridade dos direitos da criança e do adolescente na cidade de São Miguel, além dos adolescentes que são protagonistas diretos das ações do Selo.

Na ocasião, foi oficializado a nomeação, através do Selo Unicef, como Embaixador, o Senhor Leonardo Gonçalves (empresário, colunista e idealizador do projeto Criança Feliz), como os Padrinhos e madrinhas do Selo: Welton Bezerra, Elisdência Bezerra e Décia Claudia, assim como os parceiros do selo que são empresários que colaboram e participam dos projetos sociais em nossa cidade. 

Foi um momento histórico, no qual a gestão ‘Cuidando de Nossa Gente’ reconhece as ações e firma parcerias com segundo e terceiro setores da sociedade para melhorar a vida da criança e do adolescente da ‘Terra do Arcanjo’.







18
SET

O prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, decretou luto oficial de três dias – a contar desta quinta-feira, 18 – em todo o território municipal em virtude do falecimento do ex-pároco da cidade, o padre Luiz Sampaio do Rêgo, ocorrido na noite de ontem, 17, no município de Barbalha, no Ceará.

O padre Luiz Sampaio esteve à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição por quatro anos, de 1991 a 1994.  Durante a administração do sacerdote, várias pastorais, movimentos e comunidades foram criados, a exemplo da Comunidade Dom Bosco, no bairro Frei Damião. Atualmente, aos 76 anos, o padre era vigário da Paróquia de São João Bosco, no bairro Guamoré, em Natal.

O corpo do presbítero Luiz Sampaio do Rêgo chegará a Pau dos Ferros nas primeiras horas de amanhã, 19, e será velado na Capela de São João Bosco, no bairro Frei Damião, a partir das 5h. O sepultamento irá acontecer às 16h, no Cemitério Público São Manoel.

O prefeito Fabrício Torquato, em nome de todos os servidores municipais, apresenta sinceros sentimentos aos católicos pau-ferrenses e a toda a família enlutada.



18
SET

O juiz titular da Comarca de Pau dos Ferros, Rivaldo Pereira Neto, já definiu quando serão colhidos os próximos depoimentos de testemunhas relacionadas à chamada “Operação Elefante Branco”, que resultou na prisão de 41 pessoas, em maio de 2013, suspeitas de integrarem uma quadrilha que traficava drogas entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

Depois de ouvir sete testemunhas de acusação, na última terça-feira, dia 16, o magistrado definiu o dia 22 de setembro para que fossem colhidos os depoimentos de testemunhas, que residem fora das comarcas, arroladas pelas defesas dos réus. Todos os depoimentos serão - como em todas as audiências - gravados em CD, na forma do artigo 405, do Código de Processo Penal.

Na última audiência, que aconteceu na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, um forte aparato de segurança foi montado, já que além das testemunhas arroladas para prestarem depoimento, um total de 36 acusados, sendo 28 presos do Estado do CE, Pau dos Ferros, Mossoró, Caraúbas, Caicó, Parnamirim, e Nísia Floresta (Alcaçuz), foram levados ao local.

Investigações

Segundo os autos, alguns dos acusados são supostos integrantes do PCC, facção criminosa paulista, e movimentam milhares de reais mensalmente e grande quantidade de droga, segundo informações iniciais da Polícia Civil do RN. A investigação mostrou que as transações eram coordenadas de dentro de presídios no Ceará e o esquema de distribuição fazia parte da estratégia de crescimento do PCC paulista no Nordeste.

As investigações duraram cerca de seis meses e foram coordenadas em parceria com o delegado Pedro Viana, titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Fortaleza. A droga saía do Paraguai, passava pelo Mato Grosso, São Paulo e seguia para Fortaleza, de onde era distribuída para cidades como Mossoró, chegando até Pau dos Ferros, ambas na região Oeste potiguar.

Em razão deste caso, o Poder Judiciário instaurou um colegiado de magistrados, composto por três juízes criminais com o fim de decidir sobre pedidos de liberdade provisória, revogação de prisão preventiva e relaxamento de prisão, bem como aplicação e revogação de medidas cautelares diversas de prisão e a transferência de presos e colocação em regime disciplinar diferenciado.



18
SET

O empresário queria receber o pagamento de 31 pneus que, segundo a magistrada, não ficou provado que foram entregues ao município na gestão de Nilton Figueiredo

A juíza também o condenou a pagar R$ 1.500 de multa por custas judiciais

Foi publicada nesta quinta-feira, 18, na página do e-SAJ, do Tribunal de Justiça do RN, uma Sentença na qual a juíza de Direito da Comarca de Pau dos Ferros, Ana Orgette de Souza Fernandes Vieira, julgou IMPROCEDENTE uma ação movida pelo empresário Francisco Xavier do Rêgo (‘Xavier Pneus), contra a Prefeitura de Pau dos Ferros.

Xavier pleiteava, perante a Justiça, receber o pagamento da quantia de R$ 26.302,31 (vinte e seis mil, trezentos e dois reais e trinta e um centavos) por uma suposta dívida contraída pelo município demandado, em 31 de dezembro de 2004, na aquisição de 31 pneus sem licitação e, muito menos, sem provas de que a mercadoria tenha sido realmente entregue, pois não há assinatura de recebimento na Nota Fiscal apresentada.

A magistrada escreveu, na sua decisão, “que não foi, sequer, afirmada a existência de licitação, nem ao menos foi mencionada a existência de qualquer contrato formalizado entre as partes, no qual tenham sido estabelecidos os materiais a serem adquiridos e as condições de pagamento. A contratação, se ocorreu, deu-se verbalmente”, destacou.

E prosseguiu: “A parte autora fundamenta seu pedido de cobrança nos documentos acostados à inicial e nas declarações prestadas pelo declarante (Kécio Leocádio do Rêgo) ouvido em audiência de instrução”, acrescentando que “analisando a nota fiscal de fl.11, percebe-se que a compra teria sido realizada no último dia da gestão de Nilton Figueiredo, ou seja, em 31 de dezembro de 2014. Assim, no último dia de seu mandato, o prefeito teria dado ordem de aquisição de 31 pneus, sem qualquer procedimento licitatório antecedente. Ressalte-se que a nota fiscal não identifica qualquer recebedor da mercadoria, e a prova oral produzida também não conseguiu comprovar esse efetivo recebimento”.

A doutora Ana Orgette também ponderou “que foi ajuizada ação civil pública  justamente para apurar a regularidade das despesas contraídas por Nilton Figueiredo no último quadrimestre de sua gestão. A despesa discutida nesta demanda está inserida no quadro analisado na referida ACP, a qual culminou com a condenação de Nilton Figueiredo e primeiro grau por ato de improbidade administrativa”.

Além disso, a Juíza Condenou a parte demandante, ‘Xavier Pneus’, no pagamento das custas e honorários, estes arbitrados em R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).








17
SET

A Ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, anunciou, na noite desta quarta-feira, 17, apoio à candidatura de Henrique Alves ao Governo do Estado. O candidato participou da ‘Reunião do Abraço’, na Estrada da Raiz, e se comprometeu a expandir para todo o Rio Grande do Norte o projeto de segurança criado por Cláudia Regina, a Base Integrada Cidadã (BIC).

“Henrique é o candidato que eu confio e acredito, porque tem compromisso com Mossoró. Ele veio dizer ao nosso povo que vai trabalhar pela segurança, assim como nós fizemos”, destacou Cláudia Regina. Henrique também assumiu outros compromissos, como a construção de uma maternidade pública e atração de empresas para Mossoró.

Já Henrique ‘levantou a bola’ de Cláudia Regina afirmando que ela é uma mulher forte e que tem brilho próprio.

"Essa é uma das reuniões mais conscientes que eu participei na vida pública aqui em Mossoró. Parabéns! Revê-la com essa força, entusiasmo e brilho nos olhos, me deixa muito feliz. Cláudia Regina é uma das maiores lutadoras que já conheci", Henrique Eduardo Alves.

Em Mossoró, além de Henrique para o governo, Claúdia Regina apoia os candidatos, à reeleição, Felipe Maia para deputado federal e Getúlio Rêgo, a estadual.   

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, também participou do encontro que selou a aliança política.  








17
SET

Faleceu na noite desta quarta-feira, 17, por volta de 20h20min, no município de Barbalha/ CE, de causas naturais, o Padre Luiz Sampaio do Rêgo, 76 anos.

Num primeiro momento, o corpo será velado em Juazeiro do Norte, Ceará, a pedido dos fiéis, e chegará a Pau dos Ferros na sexta-feira, 19, onde também será velado (em local ainda não divulgado) e será sepultado no túmulo de seus genitores no cemitério público ‘São Manoel’ (horário incerto).

Pe. Luiz Sampaio nasceu no dia 10 de junho de 1938, em Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar, e foi criado no município do Encanto. Ele é filho do casal Raimundo Francisco Sampaio e Antônia Guedes do Rêgo (in memorian). Ele foi ordenado aos 09 de junho de 1991 (memória de São Jose de Anchieta) na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Pau dos Ferros/ RN, pela imposição e Oração Consecratória de D. Jose Freire de Oliveira Neto (in memorian).

Em Pau dos Ferros, foi Administrador desta Paróquia, entre os anos de 1991 a 1994, onde criou várias pastorais, serviços e movimentos e, ainda, muitas comunidades nasceram e se tornaram grandes propagadoras da palavra de Deus. Entre elas destacamos a Comunidade D. Bosco que, até hoje, segue a mesma espiritualidade de seu fundador.

Padre Luiz também foi vigário em Juazeiro do Norte, no Santuário do ‘Sagrado Coração de Jesus’ (1995 a 2006), onde fez um grande trabalho de Evangelização (templo em que os salesianos estão até hoje sob a direção), e, em seguida, foi transferido para Areia Branca/ RN (2006 até 2012) e, atualmente, era vigário da Paróquia de São João Bosco, no bairro Guamoré, na cidade do Natal/ RN.



17
SET

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (SUVISA) vem esclarecer aos proprietários e responsáveis técnicos das farmácias do Rio Grande do Norte sobre uma tentativa de golpe que vem ocorrendo em nosso Estado. 

Pessoas se passando por fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estão cobrando taxas indevidas e chantageando as farmácias com ameaças de fechar o estabelecimento, caso não paguem a “Taxa para Autorização de Funcionamento da ANVISA”, a qual deverá ser depositada em uma conta por eles fornecida.

A SUVISA alerta que se trata de um golpe. A ANVISA, órgão da esfera federal, não realiza inspeção nos estados ou nos municípios. Esta inspeção é de competência da Vigilância Sanitária local. Quando há necessidade da presença da ANVISA a inspeção é feita conjuntamente com os fiscais do Estado ou do Município.

Portanto, a SUVISA reitera que fiquem atentos e que, caso sofram esse tipo de abordagem, não façam nenhum depósito bancário. Denunciem, através do telefone (84) 3232-2557, ou entrem em contato com os fiscais das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) ou das Vigilâncias Sanitárias (VISAS) dos seus municípios.



17
SET

Notícias extraoficiais chegadas ao blog dão conta de que um dos assessores da campanha do deputado estadual, Gustavo Fernandes, candidato à reeleição, Roberto Salém de Miranda, 59 anos, foi encontrado morto na Pousada do Anízio, em Pau dos Ferros, nesta quarta-feira, 17.

Segundo populares, Roberto, que era o responsável pela divulgação das mobilizações políticas de Gustavo, sofreu um infarto fulminante. Alguns amigos, que o esparavam para o almoço, estranharam a demora e foram ao quarto averiguar. Ao chegarem, encontram Roberto sem vida dentro de uma rede.

O corpo ficou na pousada até o final da tarde à espera da chegada do ITEP, que o levou para a unidade do órgão, em Mossoró, para necrópsia.

Poderemos voltar, a qualquer momento, com informações adicionais.



17
SET

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou nessa terça-feira, 16, a lista de concorrência referente ao Edital Nº 21/2014 do processo seletivo para os cursos superiores de graduação via ENEM. Ao todo, foram 1069 candidatos inscritos para concorrer as vagas ofertadas pelos cursos de graduação em Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Física e Técnico em Logística.

O curso ofertado pelo Campus Pau dos Ferros do IFRN, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), foi o mais procurado, com demanda de 10,78 candidatos por vaga, o que representa 431 inscritos.

O processo utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2010, 2011, 2012 ou 2013 do ENEM, sendo esta informada pelo próprio candidato no momento da inscrição.

Concorrência

Página do Processo Seletivo



17
SET

Nas eleições do próximo dia 5 de outubro, mais de 2,4 milhões de mesários estarão trabalhando para atender os 142,8 milhões de eleitores que estão aptos a votar nas eleições gerais deste ano.

Mais da metade desses mesários são voluntários, ou seja, se apresentaram de livre e espontânea vontade à Justiça Eleitoral para colaborar com o exercício da democracia no dia da eleição. Os mesários estarão espalhados pelos 5.570 municípios do país e também em 141 cidades de 89 países onde os brasileiros podem votar. “O mesário tem um papel essencial no processo eleitoral e participação importante no exercício da cidadania”, destacou a secretária de gestão de pessoas e coordenadora do Grupo de Trabalho de Mesários do TSE, Zélia Miranda.

Os mesários que foram convocados receberam a comunicação por meio dos Correios, que foi enviada até o dia 6 de agosto. Entre as funções desenvolvidas por eles na seção eleitoral estão a de presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente. No dia da eleição, são os mesários os responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação. Eles não podem usar vestuário ou objetos que contenham qualquer propaganda de partido, coligação ou candidato.

Benefícios

O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Caso o mesário não possa comparecer, ele deve enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa.

Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa, ao juiz eleitoral, será de 30 dias. Caso contrário, o mesário será multado. As regras e penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas na legislação eleitoral (Lei nº 9.504/97).



Usuários On-line: 2
Setembro 2014
DSTQQSS
22
23
24
25
26
27
28
29
30






































































Blog do Capote - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.